Navegando por Autor "Barbosa, Alexandro"
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TCC A capacidade de pagamento dos estados brasileiros e distrito federal frente às crises financeiras(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Almeida, Flávio Augusto Fernandes Targino de; Barbosa, Alexandro; Lima, Severino Cesário de; Holanda, Victor Branco deDesde o ano de 2008 surgiu nos Estados Unidos, com forte impacto em toda a economia mundial, considerável recessão financeira, atribuída à crise imobiliária. Ainda, nos anos subsequentes noticia-se uma crise brasileira relacionada a questões políticas, notadamente a partir de 2012. Assim, o objetivo do presente estudo é identificar os impactos causados pelos momentos deficitários na capacidade de pagamento dos Estados e Distrito Federal. Em seguida, trata dos conceitos pertinentes às raízes das crises, da compreensão teórica dos fatores que influenciaram o desequilíbrio financeiro a partir da teoria da escolha pública, bem como dos modelos de avaliação da capacidade financeira, especialmente o da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), que é utilizado pela União para avaliar o risco de crédito dos Estados, Distrito Federal e Municípios, no qual se pretende firmar a teoria de base. Por fim, na análise de dados e discussão dos resultados obtidos entre os anos de 2007 e 2016, verifica que nenhum Ente, no período estudado, atingiu a pior classificação atribuída ao modelo, qual seja, “D-”, contudo, constata que vivenciaram seus piores momentos nos anos de 2009, 2012 e 2015, mostrando que tanto as crises vindas do exterior, como as crises nascidas por erros de políticas públicas podem afetar a capacidade de pagamento dos Estados e Distrito Federal. Para tanto, usa da pesquisa documental, pois se baseia nos Relatórios de Gestão Fiscal (RGF) e nas contas anuais dos Estados e Distrito Federal que contém as Receitas Orçamentárias e Despesas Empenhadas de cada Ente, apresentando abordagem quantitativa, tendo em vista que os dados obtidos serão quantificados e tratados por meio de técnicas estatísticas. Isto posto, o estudo realizado tem significativa relevância, tendo em vista que avalia a capacidade de pagamento dos Estados e Distrito Federal e sua relação com a crise, mostrando a importância dos impactos desta no cenário nacional e, por conseguinte, no fornecimento dos serviços básicos à população, além do prejuízo nas futuras transações que dependam de garantia por parte da União.TCC A eficiência econômica das operadoras de planos de saúde do nordeste: um estudo das operadoras odontológicas utilizando análise envoltória de dados(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Gonçalves, Aline Dayane Leônez; Barbosa, Alexandro; Souza, Fabia Jaiany Viana de; Holanda, Victor Branco deO Sistema de Saúde Brasileiro é composto por um conjunto de serviços do setor público e privado voltados para atividades de promoção, proteção e recuperação da saúde, é constituído por pelo menos dois subsistemas: Governamental (Sistema Único de Saúde) e Privado (Sistema Suplementar de Saúde). Esta pesquisa foca-se no Sistema de Saúde Suplementar que é regulamentado pela Lei 9656/1998 e fiscalizado pela ANS (Agência Nacional de Saúde suplementar). O objetivo deste trabalho é analisar a eficiência econômica das Operadoras de Planos de Saúde Exclusivamente Odontológicos ativas no Nordeste. Para isso, foi utilizada a Análise Envoltória de Dados (DEA) sobre os dados contábeis das operadoras em estudo, do período de 2011 a 2014 fornecidos pela ANS, possibilitando medir a eficiência econômica das operadoras que estão agrupadas em duas modalidades: cooperativa odontológica e odontologia de grupo. Buscou-se também responder a seguinte hipótese: Há eficiência de escala no âmbito das operadoras de planos de saúde exclusivamente odontológicos do nordeste. Com isso, esta pesquisa possui elevada importância social, pois a participação da assistência privada à saúde no Brasil é bastante significativa, já que 25% da população Brasileira possui planos de saúde e 10% possuem planos exclusivamente odontológicos. Contudo a identificação do nível de eficiência em que a empresa está operando é útil para orientá-la a melhorar seu desempenho ou implantar tecnologias para aumentar a produção de forma mais racional. Como também, para servir como suporte a sociedade na tomada de decisões quanto a contratação de planos. Assim, os principais resultados obtidos neste trabalho foram: A maioria das operadoras avaliadas precisam melhorar seu desempenho econômico, pois no modelo BCC a média da eficiência das operadoras ficou entre 0,71 e 0,75, nos quatro anos analisados, onde apenas seis operadoras foram eficientes em 2011, 2012 e 2013 e oito em 2014. Já no modelo CCR apenas duas operadoras apresentaram-se eficientes em 2011 e 2014, três em 2013 e uma em 2012, indicando uma média de eficiência entre 0,5 e 0,67, no período analisado. Ao testar a eficiência de escala concluiu-se que há eficiência crescente de escala no âmbito da operadoras odontológicas. Assim o DEA mostrou-se adequado para determinar o nível de eficiência das Operadoras.TCC Análise bibliométrica e análise de conteúdo dos trabalhos vencedores do prêmio Chico Ribeiro dos anos de 2013 a 2015(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Pires, Daniel Felipe de Souza; Holanda, Victor Branco de; Barbosa, Alexandro; Oliveira Sobrinho, Luiz Vieira deO presente trabalho apresenta uma análise bibliométrica e análise de conteúdo dos artigos vencedores do Prêmio Chico Ribeiro de 2013 a 2015, realizado no Congresso Internacional de Informação de Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público. Foi realizado um mapeamento das informações através da revisão bibliométrica e análise de conteúdo. Para isso foram analisados 23 artigos ganhadores de 2013 a 2015, aplicando as análises anteriormente citadas sobre variáveis as áreas estudadas, menção do Sistema de Informação de Custos do Governo Federal, métodos de custeio mais abordados nas pesquisas, facilidades e dificuldades encontradas, principais referenciais teóricos, principais conclusões, entre outros. Sobre os resultados encontrados, destacam-se uma maior consciência em favor da utilização de Sistemas de Informações de Custos, um avanço em relação à transparência, uma diversidade de citações de órgãos públicos e uma relevante participação de autores neste tema, tais como Victor Holanda, Nelson Machado, Ilse Maria Beuren, entre outros.Dissertação Análise comparativa do desempenho econômico e financeiro das empresas brasileiras do setor de utilidade pública(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-28) Sousa, José Matheus Barbosa de; Barbosa, Alexandro; https://orcid.org/0000-0001-8572-0637; http://lattes.cnpq.br/5747730761816822; http://lattes.cnpq.br/1050792939510119; Oliveira, Atelmo Ferreira de; https://orcid.org/0000-0001-8861-0724; http://lattes.cnpq.br/5033606012933010; Baggio, Daniel KnebelO presente trabalho objetiva identificar quais são os componentes relevantes para análise do desempenho econômico e financeiro do Setor de Utilidade Pública Brasileiro e suas respectivas similaridades em relação aos resultados observados entre os serviços de Energia, Gás, Água e Esgotos, discutindo aspectos sobre a importância da análise comparativa e os ideais da Teoria Institucional de que empresas que operam em condições semelhantes apresentam desempenhos semelhantes. Para tanto, dentro dessa perspectiva, a pesquisa possui caráter quantitativo e descritivo. Portanto, foram analisados, no período de 2010 a 2021, 15 índices econômicos e financeiros calculados com o uso dos dados coletados manualmente e disponíveis nas Demonstrações Financeiras divulgadas por estas organizações. Fez-se uso da Análise Fatorial para identificação dos componentes do desempenho econômico e financeiro e testes de médias para as hipóteses propostas. O resultado da Análise Fatorial Exploratória, com 8 índices, foi a extração de 3 fatores os quais explicam 78,84% da variância dos dados originais, sendo o Fator 01 intitulado de Endividamento, o Fator 02, Liquidez e o Fator 03, Lucratividade. As evidências encontradas mostram que, dentro do Setor de Utilidade Pública Brasileiro, os componentes do desempenho econômico e financeiro, Endividamento (Fator 01), Liquidez (Fator 02) e Lucratividade (Fator 03), apresentam-se estatisticamente diferentes em função do tipo de serviço que prestam, e que as empresas prestadoras do serviço de Energia não possuem melhor resultado se analisadas de forma ampla. Quanto à comparação entre as empresas de capital aberto ou fechado, os componentes do desempenho apresentaram-se diferentes em função do serviço que prestam, dando destaque às empresas de Energia de capital aberto que apresentaram melhores resultados em todos os componentes em relação às demais empresas prestadoras de serviços de Gás e Água e Esgotos. Foi possível identificar também diferença de desempenho entre as empresas com gestão privada ou pública, dando ênfase à influência que as subvenções podem causar no desempenho das empresas públicas, principalmente nas de Gás, Água e Esgotos. Os achados corroboram estudos anteriores e endossam a discussão de que se devem considerar as características específicas das organizações em suas análises de desempenho. Além disso, o estudo contribui para a fomentação e o debate de políticas públicas que busquem o melhoramento dos serviços prestados por esse setor, com base nos fatores de influência de seu desempenho, somado ao entendimento de que a manutenção da qualidade nesses serviços é essencial para a sociedade como um todo.TCC Análise da arrecadação de ISS a partir da condição financeira nas capitais do nordeste em 2019 e 2020(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-16) Bispo, Luan Barbosa; Silva, José Jailson da; Silva, José Jailson da; Araújo Neto, Pedro Lopes de; Barbosa, AlexandroA pandemia do novo Coronavirus (COVID-19) aterrorizou o mundo todo devido o perigo proporcionado pelo vírus à vida humana. Tentando amenizar o número de mortes decorrentes da doença, os países adotaram medidas de segurança para diminuir a propagação do vírus. No Brasil, algumas das medidas foram o isolamento social e o “lockdown”, que obrigou a interrupção ou reforma de algumas atividades econômicas, o que proporcionou um cenário de insegurança na economia do país. Com isso, o presente trabalhou buscou analisar o impacto da pandemia na arrecadação do Imposto sobre serviço de qualquer natureza (ISSQN) a partir da condição financeira nas capitais nordestinas. Foram analisadas três capitais, sendo elas: Natal/RN, João Pessoa/PB e Maceió/AL. A partir dos dados divulgados pelos municípios no Sistema de informações contábeis e fiscais do setor público (SICONFI) foram calculados índices que possibilitaram a análise da solvência de caixa, solvência orçamentária e solvência de longo prazo dos municípios analisados.TCC Uma análise da capacidade econômica e financeira da CAERN e CAGEPA à luz do Decreto 10.710/2021(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-16) Supra Neto, Adelmo de Albuquerque; Barbosa, Alexandro; HTTPS://orcid.org/0000-0001-8572-0637; http://lattes.cnpq.br/5747730761816822; Silva, José Jailson da; HTTPS://www.cnpq.br/curriculoweb/pkg_menu.menu?; Araújo Neto, Pedro Lopes de; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jspVerificar se os parâmetros dos indicadores econômicos e financeiros exigidos pelo decreto 10.710/2021 são atingidos pelas CAERN e CAGEPA, seguindo a abordagem da análise financeira e econômica vertical e horizontal das referidas concessionárias no período de 2016 a 2020 é o objetivo deste trabalho. Como metodologia utilizou-se gráficos com o aprimoramento do Microsoft Excell® e elaboração de figuras comparativas. Modelos comparativos da CAGEPA e CAERN envolvendo técnicas de análise horizontal e vertical, índices de liquidez geral, seca e corrente, margem líquida, retorno sobre o patrimônio líquido e obedecido á metodologia do decreto lei 10.710/2021, considerado novo marco do saneamento público, que passou a exigir capacidade financeira e econômica das empresas de saneamento previamente para participarem de licitações públicas que por ventura venham a serem realizadas pelos municípios de seus sistemas de abastecimento de água e coleta de esgoto, e que estão com contratos a vencer ou vencidos. As exigências de atingirem parâmetros de indicadores financeiros e econômicos suscitou a coleta de dados nas demonstrações financeiras da CAERN e CAGEPA, o cálculo dos indicadores pela metodologia do decreto e a identificação e comparação com os parâmetros exigidos, sendo escolhidos o parâmetro da mediana nos anos de 2016 a 2020, no que foi constatado que tanto a CAERN quanto a CAGEPA atingiram a todos os 4 parâmetros dos indicadores da Lei 10.710/2021, estando aptas a participarem das concorrências pública que por ventura estiverem interessadas.TCC Análise da capacidade financeira das companhias brasileiras de saneamento básico(Ciências Contábeis, 2012-07-06) Rodrigues, Rodolfo Maia Rosado Cascudo; Barbosa, AlexandroDissertação Análise da eficiência do gasto público em ações e serviços de saúde nas capitais brasileiras(2018-04-12) Silva, Francisco Felipe da; Gomes, Anailson Márcio; ; ; Barbosa, Alexandro; ; Lucena, Wenner Glaucio Lopes;Considerando os óbices para a otimização do gasto público em saúde e a obtenção de um padrão único de desempenho que atenda às diferentes realidades socioeconômicas da população, esta pesquisa objetivou identificar quais fatores estão associados com a eficiência econômica das capitais brasileiras na alocação do gasto com ações e serviços públicos de saúde, no período de 2006 a 2015. Para tanto, o primeiro estágio da pesquisa utilizou a Análise Envoltória de Dados, com retornos variáveis de escala e orientação para outputs, para identificar as capitais eficientes no período, as variações de produtividade e o conjunto de referência para as capitais ineficientes (benchmarks). O segundo estágio da pesquisa utilizou a análise de regressão por Mínimos Quadrados Ordinários (MQO), com dados em painel e efeitos aleatórios, para encontrar os seus determinantes. Foi utilizada como variável dependente os escores de eficiência calculados no primeiro estágio, e como variáveis explicativas, fatores exógenos sobre os quais os gestores não possuem controle em curto prazo. Os resultados da pesquisa revelam que dez capitais foram eficientes em todos os períodos analisados (Salvador, Rio de Janeiro, Rio Branco, Recife, Porto Alegre, Manaus, João Pessoa, Fortaleza, Boa Vista e Belo Horizonte), e apenas duas capitais foram eficientes em apenas um ano (Vitória e Campo Grande). As capitais que tiveram os melhores escores de eficiência foram aquelas que tiveram os menores gastos per capita. 57% das indicações para o conjunto de benchmarks ficaram concentradas em cinco capitais das regiões Norte (Rio Branco) e Nordeste (João Pessoa, Recife, Salvador e Fortaleza) do país. Quanto aos fatores determinantes dos níveis de eficiência, três variáveis apresentaram-se significantes: o Produto Interno Bruto per capita, a taxa de urbanização e o percentual da população beneficiada com o abastecimento de água potável. Portanto, conclui-se que o desempenho médio das capitais é considerado satisfatório, embora a variação de produtividade no período tenha sido insuficiente para maioria delas. Neste sentido, há um longo caminho a seguir pelo conjunto das capitais brasileiras para alcançar a máxima eficiência, obter maior produtividade e proporcionar maiores níveis bem-estar social. Isto passa por maiores investimentos distribuição de renda, abastecimento de água potável e urbanização.Artigo Análise de tendência dos estudos enfocados em custos e eficiência do setor de saneamento básico(2012) Oliveira, Daniele Eufrásio de; Assi, Luiza Adélia da Silva; Barbosa, Alexandro; Oliveira Sobrinho, Luiz Vieira de; Coelho, Izabel de MedeirosTCC Análise do desempenho financeiro da associação Chapecoense de Futebol entre 2014 e 2017(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-15) Coutinho, Giovanni dos Santos; Barbosa, Alexandro; Barbosa, Alexandro; Dantas, Marke Geisy da Silva; Rodrigues, Rodolfo Maia Rosado CascudoO principal objetivo deste trabalho é analisar o desempenho financeiro da Associação Chapecoense de Futebol entre 2014 e 2017. A pesquisa é considerada descritiva quanto aos objetivos, e o procedimento utilizado foi o estudo de caso. Para o desenvolvimento do estudo foi necessário coletar os dados financeiros dos clubes que disputaram a primeira divisão do Campeonato Brasileiro de 2013 a 2017, essas informações constam nas demonstrações financeiras dessas equipes que as disponibilizaram em seus Websites. Em linhas gerais, é possível afirmar que o desempenho financeiro dos clubes participantes da Série A do “Brasileirão” no quinquênio 2014-2017 foi ruim, e que é essencial para a sobrevivência dessas instituições que elas se mantenham cautelosas e realizem planejamentos financeiros mais robustos assim como modernizem e profissionalizem suas gestões. Conforme a análise de percentis realizada, é possível afirmar que o desempenho financeiro da Associação Chapecoense de Futebol nas quatro temporadas em que disputou a Série A do “Brasileirão” pode ser considerado de satisfatório a ótimo, segundo o critério de avaliação adotado, que mescla perfis comportamentais de desempenho (péssimo, ruim, regular, razoável, satisfatório, ótimo e excelente) e os percentis da análise, constatou-se que em 58% das observações realizadas os indicadores contábeis foram classificados em satisfatórios ou ótimos, o que nos leva a crer que a performance financeira do clube também pode ser avaliada de forma análoga.TCC Análise do nível das variações apresentadas no processo de confrontação da previsão com a arrecadação da receita pública dos estados brasileiros(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014) Porto, Thiago Francisco de Lira; Barbosa, Alexandro; GOMES, Anailson Marcio; CELESTINO, Maxwell dos SantosTratando da elaboração do orçamento no âmbito da administração pública, a previsão de receitas constitui-se um fator decisivo. É por meio dela que o ente público traça seus programas de trabalho para o exercício financeiro, ou seja, são com base na estimativa das receitas que são fixadas as despesas do orçamento, bem como o montante de recursos que será destinado aos programas governamentais. Por se tratar de uma previsão, é comum que a receita efetivamente realizada seja diferente daquela que foi orçada (informação que só se obtém no encerramento do exercício) o que pode gerar a descontinuidade de programas por falta de recursos. Uma falha acentuada no calculo de estimativa da receita poderá resultar em várias interpretações, se a maior, por exemplo, a de que o executivo estaria superestimando as receitas quando da elaboração do orçamento, a fim de obter do legislativo autorização para a realização de despesas que muito provavelmente não seriam honradas, se a menor o estado teria uma receita sem uma previa destinação, deixando de atender alguma demanda da população. Este trabalho tem como objetivo analisar a variação no processo de orçamentação das receitas dos estados brasileiros. A pesquisa foi desenvolvida no período compreendido entre 2006 a 2012. Para mensurar o Nível das variações no processo de planejamento orçamentário, foi calculada a média percentual de acerto (MA%) de cada estado e por região do Brasil. Foi utilizado ainda, o desvio-padrão (DP) para analisar qual era o comportamento dos principais estados em comparação a sua região de origem. Dando assim, como resultado que na região norte do país o estado do Amazonas obteve maior média de acerto e menor desvio-padrão demonstrando que no período analisado o estado foi constante no acerto da previsão. No nordeste, o Maranhão obteve maior média de arrecadação e na região Sudeste foi o estado de São Paulo. Entretanto, na Região sul e centro-oeste com Santa Catarina e Goiás respectivamente foram os que tiveram as melhores médias, porém com um alto desvio- padrão para a região implicando dizer que não são constantemente eficientes no processo de orçamentação das receitas.TCC Análise do nível de evidenciação das demonstrações contábeis das empresas de saneamento básico com a interpretação técnica ICPC 17 - Contratos de concessão: evidenciação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-12) Santos, Ícaro Emanuel Bezerra; Barbosa, Alexandro; https://orcid.org/0000-0001-8572-0637; http://lattes.cnpq.br/5747730761816822; Vieira, Luis Manuel Esteves da Rocha; https://orcid.org/0000-0001-7850-7838; http://lattes.cnpq.br/6524384879855273; Donato, Igor Thierry Silva; http://lattes.cnpq.br/3627581587577397O presente estudo tem como objetivo identificar o nível de evidenciação das concessionárias de águas e esgotos com a Interpretação Técnica ICPC 17 - Contratos de Concessão: Evidenciação e os fatores que influenciam neste nível, que foi calculado com base nos dados obtidos nas demonstrações financeiras e suas notas explicativas. A amostra foi obtida no Sistema Nacional de Informações Sobre Saneamento (SNIS), composta por 63 empresas que operam como sociedades anônimas, para o período compreendido entre 2020 e 2022. Os dados foram analisados por meio de checklist onde foram atribuídas notas para atendimento total, parcial ou não atendimento dos quesitos estipulados. As empresas estudadas apresentaram índice médio de divulgação de 57,43%. Para identificar os fatores que podem influenciar o nível de evidenciação das empresas foi utilizada a técnica de regressão Generalized Estimating Equation (GEE), visando analisar a ligação entre o nível de evidenciação das empresas estudadas e as variáveis CVM, Big Four, Propriedade, Alcance, ROA e Ativo total. Os resultados encontrados indicam que ser de propriedade privada, ser de abrangência regional ou microrregional, ter maior rentabilidade, bem como ter maior ativo total são fatores que tem relação positiva com um maior índice de evidenciação.TCC Análise dos indicadores de gestão fiscal dos municípios e do indicador de governança eletrônica dos municípios brasileiros: um estudo sobre as capitais do Brasil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Oliveira, Adonis Silva de; Holanda, Victor Branco de; Barbosa, Alexandro; Silva, Maurício Corrêa daO trabalho utilizou para analisar o objeto de análise, o Índice FIRJAN Gestão Fiscal (IFGF) e o Índice de Governança eletrônica dos Municípios Brasileiros (IGMB) implementado por Mello (2009), para avaliar a Gestão Fiscal dos Municípios das Capitais do Brasil, foram estabelecidos rankings. E para avaliar o nível de Governança eletrônica nos Municípios, foi utilizado IGMB que é composto por cinco subgrupos: práticas conteúdo, práticas Serviço, práticas Participação Cidadã, práticas Privacidade e Segurança, e práticas Usabilidade e Acessibilidade. O IFGF é composto por cinco indicadores de gestão fiscal: receita própria, gastos com o pessoal, investimentos, liquidez e custo da dívida. A pesquisa se configura como descritiva. Analisado os dados, foi constatado que, Manaus foi o melhor Município em relação eficiência da gestão fiscal, com 0,76 de nota final. O partido político que obteve a melhor nota, foi o PRB 0,73 nota do IFGF final. A região Sudeste foi a melhor no índice de gestão fiscal, 0,69 nota final. Vale destacar que nenhuma das Prefeituras avaliadas, não conseguiram a nota de excelência, ou seja, Conceito A. Além disso, foi obtido uma relação entre o IFGF final, com o IFGF investimento, quanto melhor for o IFGF geral, mais a Prefeitura, terá recursos para investir. Analisado os resultados do IGMB, observou-se que São Paulo foi o município com maior pontuação, com 80,19% das práticas de governança eletrônica implantadas. Verificou-se ainda, que websites possuem níveis médios de governança eletrônica, entretanto, não incentivam a participação do cidadão nas ações do governo.TCC Análise dos indicadores econômico-financeiros do time de futebol RB Bragantino antes e depois da parceria com a Red Bull entre 2013 e 2020(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-14) Araújo, Nycollas Gabriel Alves de; Barbosa, Alexandro; Barbosa, Alexandro; Dantas, Marke Geisy da Silva; Silva, José Jailson daO futebol é o esporte mais popular do mundo e por isso tem um mercado com arrecadação milionária. Com isso, alguns magnatas, grupos e empresas estão adquirindo os direitos dos clubes a fim de aumentar sua marca e o seu valor. Tendo isso em vista, essa onda de clubes-empresa foi se espalhando e chegou ao Brasil por parte da empresa Red Bull que, em 2019, adquiriu os direitos do time paulista Clube Atlético Bragantino. Este passou a se chamar Red Bull Bragantino e conseguiu muitos feitos no futebol, bem como feitos econômicos que valorizaram a marca do Bragantino. Posto isto, observa-se a relevância de se analisar o desenvolvimento econômico do RB Bragantino entre 2013 e 2020, antes e após ser comprado pela Red Bull. Essa análise ocorreu através dos cálculos dos índices com base nas demonstrações contábeis as quais foram feitas com os indicadores de rentabilidade sobre o patrimônio líquido, rentabilidade sobre o ativo, liquidez corrente, composição do endividamento, crescimento das vendas, a margem líquida, giro do ativo e endividamento geral. A presente pesquisa se qualifica como qualitativa descritiva, utilizando coleta de dados e análise e interpretação dos resultados, além da pesquisa bibliográfica. Os resultados apontam melhora em metade dos indicadores, sendo eles rentabilidade sobre o patrimônio líquido, liquidez corrente, crescimento das vendas e endividamento geral; uma tendência a estabilização nos indicadores de margem líquida e giro do ativo; os indicadores que apresentaram piora foram: rentabilidade sobre o ativo e composição do endividamento. O desenvolvimento financeiro do clube foi satisfatório, tendo mais indicadores que melhoraram do que indicadores que pioraram.TCC Análise econômico - financeira da Concessionária Estadual de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário do Rio Grande do Norte - CAERN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12-05) Silva, Heleno Ribeiro da; Barbosa, Alexandro; Barbosa, Alexandro; Steppan, Adriana Isabel Backes; Borges, Gilmara Mendes da CostaO presente trabalho teve como objetivo descrever a utilização de indicadores de análise de balanços no processo de análise do desempenho econômico-financeiro da Companhia de Saneamento do Rio Grande do Norte (CAERN). Para alcançar o objetivo foram coletados os dados dos demonstrativos contábeis da companhia publicados no Diário Oficial do Rio Grande do Norte como, também, os que se encontram disponíveis no sítio eletrônico da CAERN. Os dados foram apresentados em tabelas processadas utilizando-se a planilha eletrônica Microsoft Office Excel 2003. Conforme os resultados obtidos no decorrer da pesquisa, os indicadores demonstram que os investimentos a curto de 2013 a 2017, mostrou resultados positivos, já no exercício de 2015, verificou-se redução de 23,01%. Isso se justifica pelo acumulado das obrigações a curto prazo, que foi de 28,49%, desse modo, esse crescimento ocorreu principalmente pela aquisição de empréstimos e financiamentos e das obrigações com contribuições sociais, além dos encargos financeiros sobre empréstimo, que além dessas, outras despesas também impactaram negativamente nos indicadores da empresa. Portanto, constatou- se um baixo investimento em bens e imobilizado da companhia, já que esses ativos estão relacionados diretamente com as atividades principal da companhia. Conclui-se, portanto, que a companhia necessita melhorar sua política de investimentos, principalmente, em ativos permanentes, para garantir dessa maneira melhor qualidade dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário à população, como precisa melhorar a política de cobrança da companhia, já que de acordo com os dados analisados, constatou-se o alto índice de inadimplência com os títulos do contas a receber a mais de 181 dias, afetando dessa forma o caixa da empresa. Tendo em vista, a importância das empresas prestadoras de serviço da área de Saneamento Básico e Esgotamento Sanitário do país, o presente trabalho tem como objetivo o estudo e a relevância das informações das demonstrações contábeis, e dados gerados pela análise dos índices econômicos, tendo como enfoque o Balanço Patrimonial, e as Demonstrações do Resultado do Exercício. Levando em consideração a importância dos indicadores econômico-financeiros da Concessionárias de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário do Rio Grande do Norte – CAERN, no período pré-definido entre 2013 a 2017. Certamente, a perdas no contas a receber, tem contribuído para falta de investimento, principalmente em ativos permanentes da companhia.TCC Apuração do custo global das principais atividades referentes aos processos de execução fiscal do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Freire, Hugo Barros Dias; Barbosa, Alexandro; Tavares, Adilson de Lima; Dantas, Marke Geisy da SilvaCom a dificuldade de se medir o custo das principais atividades referentes aos processos de execução fiscal do Rio Grande do Norte e sua relevância na utilização das informações de custos para uma gestão mais eficiente, o estudo tem como objetivo apurar o custo global das principais atividades referentes aos processos de execução fiscal do Rio Grande do Norte. Para isso, foi realizado o mapeamento das principais atividades no trafego dos processos do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), como também adotado o modelo de custos baseados em atividades e tempo (TDABC), conceituado pelo autor KAPLAN e ANDERSEN (2004). A coleta de dados se deu de forma documental e de aplicação de entrevistas com os chefes das varas, sendo coletados 2812 processos e analisados seus repectivos tramites processuais empiricamente nas varas de Natal e de 21 cidades do interior do estado no periodo de Fervereiro/2016 a Novembro/2016. Atraves do estudo realizado observa-se que as principais atividades dos processos de execução fiscal tem um custo de R$ 27.522.092 o que representa 3,89% do custo total do TJRN. Comparou-se o custo por varas de Natal e dos interiores, mostrando as que mais consumiram recursos durante o ano de 2015 e na contramão, as que menos foram dispendiosas para o Tribunal.TCC As melhores práticas do Conselho de Administração dentro do sistema bancário(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Silva, Adriana Severiano Reis; Holanda, Victor Branco de; Barbosa, Alexandro; Souza, Fábia Jaiany Viana deNo sistema capitalista moderno existe uma separação crescente entre as funções dos acionistas, donos da empresa, e os gestores, que dirigem a companhia. Essa separação entre propriedade e gestão pode ocasionar conflitos de interesses entre as duas partes. A Governança Corporativa entra nesse contexto de conflito de agência, pois é considerada como uma prática que une os interesses das diferentes partes de uma organização, como os acionistas, diretoria, fornecedores e clientes. Os principais interesses que se pode observar nas empresas adeptas a Governança Corporativa seria o aumento do valor da Instituição, além de viabilizar seu acesso ao capital com intenção de ganhar ou manter-se no mercado. O seguinte trabalho faz uma abordagem sobre a Governança Corporativa dentro Sistema Financeiro, partindo da ideia que os bancos são mais complexos que as empresas de outros segmentos, por isso eles são submetidos a um maior controle governamental, e necessitam de constante aprimoramento da boa governança, justificando assim o trabalho do Conselho de Administração para desenvolver melhoras no controle interno. O objetivo dessa pesquisa é apresentar os benefícios em se ter um bom Conselho de Administração dentro de uma Instituição Financeira, partindo das normas e regras de condutas, que são denominadas de “códigos de melhores práticas”, com o destaque no Código Brasileiro das Melhores Práticas de Governança Corporativa do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Para a construção desse trabalho, foram utilizadas pesquisas bibliográficas e qualitativas, a coleta de dados foi realizada por meio de consultas de materiais referentes ao tema, e que deram base para a definição da amostra com o conjunto de dez bancos, e a criação de diversas tabelas. Como a que se referia “as Instituições Financeiras x Recomendações sobre o Conselho de Administração”, em que foi analisado o conselho de cada um dos participantes da amostra, através de algumas recomendações com elevado grau de importância para a boa governança praticada pelo Conselho. Como resultado da análise dessa primeira tabela foram determinadas pontuações para cada uma das recomendações analisadas, que serviram como base para a construção do ranking entre os bancos pré-definidos. Com esse estudo pode-se observar que o Conselho de Administração é como um grupo importante para a boa governança devido a sua capacidade de interagir os interesses da diretoria com os acionistas, porém dentro da amostra dos bancos em alguns casos não foi constituído da forma adequada para cumprir com todos os propósitos que foram determinados para ele.Dissertação A Associação entre a ética corporativa e a eficiência econômico-financeira: análise em companhias brasileiras listadas na B3(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-03-19) Gonçalves, Aline Dayane Leonêz; Lucena, Edzana Roberta Ferreira da Cunha Vieira; Mota, Renato Henrique Gurgel; ; http://lattes.cnpq.br/6602112968915730; ; http://lattes.cnpq.br/4055324644123917; ; http://lattes.cnpq.br/2931760663364806; Barbosa, Alexandro; ; http://lattes.cnpq.br/5747730761816822; Mazzer, Lilian Perobon; ; http://lattes.cnpq.br/2978947243034361O objetivo do presente estudo é identificar a associação entre a ética corporativa e a eficiência econômico-financeira das empresas. Assim, com base nas Teorias da Sinalização, dos Stakeholders e da Agência, é possível inferir que a implantação e a divulgação de códigos de ética com qualidade, além de ser utilizado como mecanismo de controle de riscos, tem fundamental importância para apresentar maior credibilidade para o mercado, podendo, assim, influenciar nos resultados financeiros e econômicos das entidades. Para analisar se a implantação de um código de ética de qualidade pode de fato influenciar nos resultados econômico-financeiros, analisou-se a amostra de 201 empresas brasileiras não-financeiras listadas na Bolsa de Valores do Brasil (Brasil, Bolsa, Balcão - B3). Primeiramente, verificouse a qualidade dos códigos de ética divulgados pelas empresas em 2018 com base em um modelo de pontuação numérica, resultante da soma da quantidade de critérios atendidos preestabelecidos por órgãos reguladores. Em seguida, identificou-se o escore de eficiência econômico-financeira, utilizando a Análise Envoltória de Dados (DEA) e informações coletadas dos relatórios financeiros, do período de 2015 a 2019, divulgados pelas empresas em estudo, sendo considerados como Inputs - Despesas Operacionais, Capital de Terceiros e Capital Próprio - e como Outputs - Vendas Líquidas e Fluxo de Caixa das Atividades Operacionais. Por fim, fez-se a relação entre o indicador da qualidade do código de ética com o escore de eficiência econômico-financeira através da Análise de Correspondência (ANACOR). Desse modo, pode-se concluir que, em média, as empresas apresentaram indicador de qualidade (QCE) moderado, com 42,78% apresentando indicador de qualidade satisfatória. Já em relação à eficiência econômico-financeira, apenas 15,92% das empresas foram eficientes nos períodos analisados e 52,24% apresentaram escores (SE) baixos. Contudo, ao analisar a associação entre as duas variáveis (QCE e SE), não foi possível afirmar que há relação positiva entre as variáveis observadas. Assim, não foi possível validar a afirmação teórica de que a qualidade do código de ética influencia positivamente nos resultados econômico-financeiros das empresas.TCC Auditoria governamental no programa nacional de alimentação escola: um estudo de caso na Escola Estadual Joaquim Torres(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Campos, André Luiz de Araújo; Silva, José Jailson da; Barbosa, Alexandro; Araújo Neto, Pedro Lopes deO trabalho apresentado tem como objetivo analisar a conformidade do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE através de auditoria operacional numa escola estadual na cidade de Natal-RN. Para alcance dos resultados, foi aplicada uma auditoria na Escola Estadual Joaquim Torres. Foi verificado todos os pontos citados e exigidos por lei que rege o programa, além de entrevistas e inspeções físicas no local para averiguar a conformidade e opinião dos usuários. É um programa de pouco conhecimento da sociedade, mas que é de relevante impacto na qualidade de vida dos usuários, ficou claro que apesar do baixo recurso alocado para o programa, a gestão da escola é fundamental para o desempenho e execução do mesmo. Por meio deste trabalho de auditoria, observou-se que a escola estudada não atingiu todos os requisitos obrigatórios, mas de certa forma foram consideradas as limitações que vão além do que a administração da escola pode realizar. Dessa forma, a auditoria atingiu um grau satisfatório, no entanto foram feitas recomendações para que a escola consiga atingir os requisitos obrigatórios pré-estabelecidos no PNAE.TCC Avaliação do grau de eficiência na qualidade dos recursos públicos destinados à educação básica nos municípios do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Araújo, Wesley Paulino de; Holanda, Victor Branco de; Barbosa, Alexandro; Araújo Neto, Pedro Lopes deA área educacional é uma das que mais recebem recursos públicos que são destinados para melhorar os índices de desempenho dos alunos e garantir uma educação de qualidade a milhares de cidadãos. No Brasil investimentos na área educacional, principalmente na educação básica, foram garantidos por força de lei e está presente em nossa Constituição Federal um investimento mínimo destinado a essa área. A atenção dada a essa área se dá pelo fato de que estudos apontam que países que possuem grandes índices de desenvolvimento humano e econômico são os que mais investem ou investiram na educação. Os dados da pesquisa apontaram um crescimento significativo nos recursos do Fundeb transferidos para os municípios do Estado do Rio Grande do Norte nos anos analisados com o objetivo de melhorar o desempenho das escolas dedicadas à educação básica. Apesar de haver crescido os investimentos na educação básica o consenso que há na maioria da população é que os recursos públicos são utilizados de forma ineficiente. Desta forma o estudo procura analisar a eficiência dos recursos públicos destinados à educação básica no Estado do Rio Grande do Norte. O estudo analisou os recursos do Fundeb e os índices do Ideb dos anos de 2011, 2013 e 2015 para forma uma fronteira de eficiência, para formação da fronteira foi utilizada a metodologia DEA, o estudo pode ser qualificado tanto como qualitativo como quantitativo. Os resultados apontaram que apenas os municípios de Acari, Ouro Branco, Rafael Godeiro, São João do Sabugi, Taboleiro Grande, Viçosa, Maxaranguape e Ipueira conseguiram ser totalmente eficientes. Os resultados também apontaram que os municípios que mais se aproximaram da eficiência total se concentravam nas mesorregiões: Oeste Potiguar e Central potiguar e possuem baixa densidade demográfica, já os municípios menos eficientes se concentraram nas mesorregiões: Leste Potiguar e Agreste Potiguar e possuem alta densidade demográfica.