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Navegando por Autor "Barbosa, Diana Paula Soares"

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    Dissertação
    Reuso do patrimônio ferroviário: uma proposta de uso misto para as antigas oficinas da estrada de ferro central do Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-09-25) Barbosa, Diana Paula Soares; Nascimento, José Clewton do; ; http://lattes.cnpq.br/3481803473530409; ; http://lattes.cnpq.br/7541591502495872; Cavalcanti, Emanuel Ramos; ; http://lattes.cnpq.br/6805137553894905; Cavalcante, Eunadia Silva; ; http://lattes.cnpq.br/1742544253160099; Medeiros, Gabriel Leopoldino Paulo de; ; http://lattes.cnpq.br/7028732859529672
    A prática do restauro de bens imóveis, ainda representa um desafio contemporâneo pois, em algumas situações, ainda é tratado de forma isolada, relacionando-se puramente ao objeto físico. Entretanto as posturas atuais das intervenções patrimoniais refletem os conceitos de conservação integrada e da preservação da integridade e autenticidade do edifício. No caso das edificações representantes da arquitetura ferroviária estes conceitos possuem ampla aplicabilidade, pois tratamos da conservação de estruturas físicas de grande representatividade histórica e social, que necessitam ser identificadas e valorizadas no projeto de restauro. Acrescenta-se à discussão as questões que circundam a gestão de bens protegidos e as implicações que refletem na sua preservação. Este trabalho consiste em um projeto arquitetônico para um edifício de uso misto destinado a espaços residenciais, comerciais e culturais com ênfase na preservação do patrimônio cultural, em particular, do patrimônio cultural ferroviário. Foi desenvolvido com o objetivo de propor uma intervenção com vistas ao reuso de uma edificação valorada e incluída na Lista do Patrimônio Cultural Ferroviário, localizada em uma área central de interesse social do município de Natal/RN, mas que se encontra em estado de subutilização, considerando as funções sociais da propriedade e do patrimônio edificado. Para desenvolver a proposta arquitetônica, foi inicialmente realizado um aprofundamento teórico-conceitual sobre o tema, através de pesquisas bibliográficas e estudos de referências projetuais (precedentes ou correlatos). Em seguida, foi desenvolvida a programação arquitetônica, com a exposição dos dilemas e definição das metas de projeto. A partir dessa base, e com o auxílio das disciplinas e orientações acadêmicas, o processo projetual foi gradualmente sendo desenvolvido e mapeado, através de diversas formas de registro em meios analógicos e digitais, desde as etapas iniciais de estudos de condicionantes, concepção e desenvolvimento do partido arquitetônico. Tendo em vista seus objetivos específicos, o trabalho procurou estudar estratégias arquitetônicas para promoção e reabilitação do espaço urbano através da valorização de seu patrimônio arquitetônico. Como resultado dos estudos (e simulações) realizados, chegou-se a uma proposta de intervenção que visa o reconhecimento do valor artístico da arquitetura industrial ferroviária, mas que admite a integração social como um importante fator agregador de valor cultural.
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