Navegando por Autor "Barbosa, Giordano Kairo da Rocha"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Habilidades, competências e a intenção empreendedora nos cursos de Ciências agrarias da Universidade federal do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-20) Barbosa, Giordano Kairo da Rocha; Mattos., Karen Maria da Costa; Souza., Janete Gouveia de; Marques Junior, SergioA educação empreendedora, especialmente nas ciências agrárias, ainda é pouco desenvolvida. Implementar o ensino empreendedor nas fases iniciais é crucial, pois crianças e adolescentes são mais propensos a explorar e têm menor aversão ao risco. Nas instituições de ensino superior, a inclusão de matérias lúdicas e práticas pode despertar o interesse pelo empreendedorismo e na UFRN, a educação empreendedora nas ciências agrárias ainda é incipiente. Contudo, há uma demanda crescente dos docentes para estimular esse aprendizado, por meio de grupos de estudo, matérias específicas e o movimento empresa júnior, que oferece experiência prática e desenvolvimento de competências. Ter atitude empreendedora significa agir para transformar ideias em realidade, influenciada pelo meio sócio-cultural e educação. A população-alvo desta pesquisa era composta por alunos dos cursos de graduação de ciências agrárias da UFRN, com uma amostra de 120 estudantes, utilizou-se uma análise descritiva comparando as respostas com estudos similares, baseando-se na Teoria do Comportamento Planejado. Foi observado que a influência parental, embora significativa, não é suficiente para desenvolver a intenção empreendedora, mas a influência das amizades é notável, o medo e a aversão ao risco também foram destacados, indicando uma falta de experiência e estudo sobre o assunto. Conclui-se que a educação empreendedora nas ciências agrárias ainda enfrenta desafios, mas há uma forte vontade de empreender entre os estudantes.