Navegando por Autor "Barbosa, Ismenia Veronica"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Abordagem de temas em saúde pública por meio de atividades lúdicas com professoras da educação infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-07-23) Barbosa, Ismenia Veronica; Costa, Ivaneide Alves Soares da; ; http://lattes.cnpq.br/2971840301895348; ; http://lattes.cnpq.br/2049916665126753; Mohr, Adriana; ; http://lattes.cnpq.br/3231406048465358; Almeida, Elineí Araújo de; ; http://lattes.cnpq.br/3865714707038562; Silva, Márcia Gorette Lima da; ; http://lattes.cnpq.br/6965522706601294O objetivo desta pesquisa foi o de propor a inclusão de temas acerca da Saúde Pública na prática de professoras da Educação Infantil, em um Centro Municipal de Educação Infantil da cidade do Natal-RN, por meio de atividades lúdicas. Para atingir esses objetivos, três questões de estudo foram pesquisadas: quais são as principais doenças de interesse de estudo das professoras a partir do seu contexto de vivência e do entorno do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI)? Como propiciar a fundamentação teórica sobre doenças de importância em saúde pública propostas pelas professoras? Como orientar e acompanhar a elaboração de materiais didáticos pelas professoras? Para responder a essas questões de estudo foram organizadas atividades que seguiram as seguintes etapas: a primeira deu-se com a apresentação do projeto de pesquisa para as professoras e a aplicação do questionário com perguntas abertas. A segunda contou também com uma apresentação para as professoras da caracterização da área de estudo e a realização de aulas dialógicas sobre doenças relacionadas à saúde pública. A terceira etapa deu-se com a elaboração das histórias infantis musicadas que abordavam as doenças selecionadas pela equipe docente tais como Dengue, Ectoparasitoses, Hepatite A, influenza A (H1N1), Rotavírus, Helmintoses e Protozoonoses. Cada história é acompanhada por uma ou mais músicas que foram compostas ou selecionadas pelas professoras de acordo com o tema de cada narrativa. Como resultado desse trabalho foi produzido um material didático-pedagógico, no formato de um e-book, intitulado AS HISTÓRIAS QUE NÃO LHE CONTARAM , que proporcionou informação científica em uma linguagem acessível tanto para os pedagogos quanto para as crianças, tendo sido previamente avaliada por especialistas em educação em saúde e educação infantil. As atividades propostas foram satisfatórias pelo fato de ter gerado um produto de autoria do grupo pesquisado em conjunto com a pesquisadora (o e-book), além de ter proporcionado interesse e envolvimento das docentes pelo trabalho, e, principalmente porque essas profissionais desenvolveram o interesse pela pesquisa, tendo elaborado um projeto sobre o tema em estudo (saúde pública) para desenvolver em outros centros infantis, alertando outros profissionais da Educação Infantil. Esperamos que este material possa contribuir e levar ao conhecimento científico, além de propor alternativas que auxilie no processo de ensino e aprendizagem, por meio de material didático lúdico ligado à realidade dos alunos