Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Barbosa, Júlia Paula de souza"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    A relação entre a aprendizagem lúdica e o desenvolvimento infantil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-08) Barbosa, Júlia Paula de souza; Bezerra, Josenildo Soares; http://lattes.cnpq.br/3180430351323798; 0000-0003-4485-1774; http://lattes.cnpq.br/4060016033565089; Bezerra, Josenildo Soares; Soares Júnior, Azemar dos Santos; Santos Oliveira, William Breno dos
    Quando se fala em ludicidade, refere-se a palavra lúdico que está diretamente ligado aos jogos e brincadeiras; mas na educação a ludicidade não é só brincar, ela está relacionada com a espontaneidade e a autonomia das crianças. O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo sobre como a atividade lúdica pode potencializar o desenvolvimento das crianças; apresentar como as atividades lúdicas favorecem a aprendizagem significativa utilizando jogos, brinquedos e brincadeiras saindo assim do mecanismo dos métodos tradicionais de alfabetização. Terá como objetivo também fazer com que professores da educação infantil veja o quão importante e acolhedor é trabalhar com o lúdico, fazendo assim com que a criança construa suas semelhanças com o mundo e o seu desenvolvimento como sujeito. A ludicidade será apresentada como defende os autores Piaget e Vygotsky como uma ferramenta pedagógica que busca o desenvolvimento cognitivo, intelectual e social dos alunos; o que vem a tornar a ludicidade um instrumento que pode ser utilizado para o desenvolvimento de qualquer pessoa e, portanto, deve ser levado em consideração pelos educadores em qualquer nível de ensino. Qualquer atividade lúdica provoca estímulos nas pessoas, explorando seus sentidos vitais, operatórios e psicomotores, propiciando o desenvolvimento completo das suas funções cognitivas. Para o desenvolvimento da pesquisa será utilizado um questionário feito com pedagogas, as observações feitas na sala de aula durante o estágio e será utilizado artigos retirados da internet como um meio de guia para a realização do trabalho, dessa maneira, a metodologia utilizada embasa-se em pesquisas de cunho documental, tendo como método de apresentação o qualitativo.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM