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    TCC
    A modelagem de processos e a mensuração de indicadores como estratégias para o aumento de resultados comerciais, em um marketplace de beleza: um estudo de caso
    (2025-07-11) Melo, Cecília Medeiros; Cabral, Marco Antonio Leandro; Barbosa, Joelton Fonseca; Julião, Rodrigo Bessa
    Em um cenário cada vez mais digital, em que o consumo online cresceu mais de 30% nos últimos três anos, segundo dados da eMarketer, os hábitos de compra vêm passando por significativas transformações. Nesse contexto, torna-se essencial que marketplaces inovem sua base de sellers e ampliem seus portfólios, a fim de oferecer experiências mais atrativas aos consumidores. Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo, por meio de um estudo de caso, aplicar a modelagem de processos e a mensuração de indicadores como ferramentas para otimizar os fluxos comerciais de um marketplace de beleza. A proposta busca promover um crescimento mais eficiente da plataforma, por meio da automação de etapas críticas e da redução de desgastes operacionais. Para isso, o processo atual ("As Is") foi mapeado com o uso da plataforma Lucidchart, seguindo a notação BPMN (Business Process Model and Notation), o que possibilitou a identificação de gargalos e oportunidades de melhoria. A partir desse diagnóstico, foi modelado o processo futuro ("To Be"), com a implementação de ferramentas como Google Forms, Google Sheets, lembretes automatizados, calculadora de prioridades e WhatsApp Web, além da padronização da comunicação e centralização das informações. Elaborou-se também uma integração entre os sistemas internos utilizados pelos times e um aprimoramento no sistema de gerenciamento de relacionamento com parceiros (CRM, internamente denominado de “BackOffice”), resultando na criação de dashboards de monitoramento para o funil comercial. Os impactos foram significativos: o tempo médio para fechamento de contratos com novos parceiros reduziu de cerca de dois meses para apenas duas semanas, houve diminuição de retrabalhos e a jornada dos sellers passou a ser mais fluida, padronizada e eficiente.
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    Dissertação
    Análise de estratégias para redução dos riscos ergonômicos na atividade de plasmaferese utilizando o método FITradeoff: um estudo de caso no centro de hematologia
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-10-11) Dantas, Gisele de Souza; Souza, Ricardo Pires de; https://orcid.org/0000-0002-2922-0985; http://lattes.cnpq.br/6380923718767667; Barbosa, Joelton Fonseca; Silva, Lucas Borges Leal da; Lira, Ana Luisa Brandão de Carvalho
    Esta pesquisa teve como objetivo propor um modelo de apoio à decisão para a escolha de estratégias destinadas à redução dos riscos ergonômicos na atividade de plasmaferese em um centro de hematologia localizado na cidade de Fortaleza, Ceará. A plasmaferese é uma técnica amplamente utilizada em procedimentos terapêuticos e transfusionais, e a ergonomia desempenha um papel crucial na proteção dos profissionais de saúde envolvidos nessas atividades. A exposição a posturas inadequadas e movimentos repetitivos pode levar ao desenvolvimento de distúrbios musculoesqueléticos, gerando impactos tanto para a saúde dos trabalhadores quanto para a qualidade do serviço prestado. Neste contexto, é fundamental a adoção de estratégias que minimizem esses riscos, promovendo um ambiente de trabalho mais seguro e eficiente. No contexto de problemas de grande complexidade na área da saúde, uma ferramenta amplamente aceita é a análise de decisão multicritério. As decisões nesse campo envolvem a consideração de múltiplos objetivos, além de critérios que têm profundas implicações éticas, o que exige uma abordagem cuidadosa e integrada. A análise de decisão multicritério permite a investigação desses objetivos e critérios, considerando os possíveis conflitos entre as diferentes partes interessadas. Para essa finalidade, é comum a combinação do Value-Focused Thinking com o método FITradeoff, uma técnica de apoio à decisão que auxilia na hierarquização de alternativas, fornecendo uma base sólida para decisões mais informadas e estratégicas. O modelo desenvolvido nesta pesquisa aplicou essa abordagem ao contexto da plasmaferese, considerando 7 critérios e 5 alternativas que representam diferentes estratégias ergonômicas para reduzir os riscos da atividade. A aplicação do modelo foi realizada junto à coordenadora da atividade de plasmaferese do hemocentro, permitindo uma hierarquização das alternativas da mais eficaz para a menos eficaz. Sob a perspectiva da coordenadora, o modelo foi validado como uma ferramenta útil e eficiente, fornecendo um procedimento estruturado que expressa suas preferências e contribui para decisões mais estratégicas e seguras na implementação de medidas ergonômicas.
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    TCC
    Análise de perfil epidemiológico de um plano de saúde para apoio à decisão estratégica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-05) Albuquerque, Rafael Costa de; Souza, Ricardo Pires de; https://lattes.cnpq.br/8943639610265138; Cabral, Marco Antonio Leandro; Barbosa, Joelton Fonseca; Albuquerque, Rafael Costa de
    A transição demográfica no Brasil causou o envelhecimento da população e aumento da expectativa de vida. Paralelamente, com o aumento das condições financeiras e sociais, o padrão de doenças predominantes entre brasileiros mudou de doenças agudas para doenças crônicas. Como consequência desses fenômenos, há uma mudança nos padrões de utilização de serviços médicos e um aumento crescente dos custos assistenciais para organizações de assistência à saúde. Esse aumento obriga as empresas do mercado de saúde suplementar a tomarem decisões assertivas e que garantam sua sustentabilidade econômica. O presente trabalho tem como objetivo analisar o perfil epidemiológico da carteira de beneficiários de um plano de saúde com intuito de apoiar decisões estratégicas para redução de custos através de prevenção e promoção de saúde. Para a coleta de dados sobre perfil epidemiológico da população de associados foi selecionada uma amostra estratificada proporcional de 368 beneficiários que foram submetidos a um questionário sociodemográfico sobre alimentação, hábitos de vida e condições de saúde. Foi realizada uma análise gráfica dos dados levantados e a elaboração de testes estatísticos para verificar associação entre variáveis relacionadas ao estado de saúde e possíveis fatores de risco. Os principais desafios encontrados a partir da análise foram altas porcentagens de grupos de faixas etárias de associados com hipertensão e diabetes, parcelas de associados diagnosticados com hipertensão e depressão que não utilizam medicamentos para controlar a doença, índices de obesidade em idosos e adultos e faixas etárias com baixa prática de atividade física e níveis altos de sedentarismo. Como propostas de intervenção, foram sugeridos a criação de programas de conscientização e acompanhamento periódicos acerca de temas prioritários, melhoria e ampliação do programa atual de qualidade de vida de idosos para outras faixas etárias e, por último, investimento em gestão informacional da carteira de associados, visando promover um cuidado mais eficiente e eficaz orientados por dados.
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    TCC
    Análise de resultados da aplicação da teoria das restrições na confecção de peças de vestuário
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-05) Silva, Raul Nunes da; Santos, Sandra Rufino; https://orcid.org/0000-0002-5047-1041; http://lattes.cnpq.br/7918356337724287; https://orcid.org/0009-0009-2414-8513; https://lattes.cnpq.br/7317321926431591; Barbosa, Joelton Fonseca; http://lattes.cnpq.br/7910377572634313; Cabral, Marco Antonio Leandro; http://lattes.cnpq.br/5534453101318814
    No cenário atual, em que a moda está cada vez mais diversificada e com tendências relativamente passageiras, essas questões intensificam a necessidade das indústrias se adaptarem as exigências mercadológicas, visto que o não acompanhamento desse ritmo fará com que percam espaço no mercado, abrindo oportunidades para novos concorrentes. Essas mudanças impactam diretamente o sistema produtivo das empresas, dessa forma, é preciso atuar firmemente no aprimoramento do gerenciamento produtivo nas confecções. Este trabalho tem como objetivo principal avaliar a produtividade operacional através da implementação da teoria das restrições nas células de confecção, por meio do acompanhamento mensal e avaliação dos resultados obtidos. Para atingir este objetivo foi realizada uma pesquisa-ação, com metodologia da pesquisa de natureza aplicada, com uma abordagem quantitativa e caráter explicativo. No que diz respeito aos procedimentos metodológicos, foram incluídas entrevistas, análises documentais disponibilizadas e observações in loco para melhor compreensão. Para dar embasamento a este estudo, foram explorados temas como Administração da Produção, Teoria das Restrições, Planejamento e Controle da Capacidade Produtiva e Balanceamento da produção. A partir da implementação e acompanhamento foi possível identificar os fatores que influenciaram na utilização das unidades de produção, e assim realizar as comparações necessárias para compreender como a Teoria das Restrições impacta no resultado de um sistema produtivo. Além disso, para reforçar alguns questionamentos e justificativas, foi aplicado um questionário com a liderança da área produtiva (confecção). Contudo, observou-se que a aplicação correta e o acompanhamento constante da metodologia TOC é capaz de aumentar os ganhos de produtividade, pois o resultado da pequena unidade produtiva (PUP) 25 estudada teve um aumento de 4,5%, em relação ao período anterior onde não havia a implementação estruturada, como também o acompanhamento devido.
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    TCC
    Análise de viabilidade econômica para apoio à transformação de uma casa em um empreendimento comercial
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 0025-07-10) Oliveira, Igor Gabriel Araujo Luz de; Rocha, Miriam Karla; Aramayo, Jesús Leodaly Salazar; Barbosa, Joelton Fonseca
    O crescimento do empreendedorismo no Brasil, impulsionado pela relevância das micro e pequenas empresas na economia e pelo aumento de investimentos em cidades como Natal/RN, destaca a necessidade de análises de viabilidade econômica para novos negócios, especialmente diante das altas taxas de mortalidade de empreendimentos. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo analisar a viabilidade econômica, através de simulações de cenários, da transformação de uma residência na Zona Sul de Natal/RN em um empreendimento comercial de lojas para locação, utilizando um framework prático estruturado em seis etapas: (1) definição do projeto de empreendimento, (2) realização de pesquisa de mercado, (3) mensuração e definição dos recursos físicos, (4) análise da viabilidade técnica, (5) análise da viabilidade econômica com aplicação dos principais indicadores financeiros (VPL, TIR, Payback Descontado) e (6) avaliação dos resultados obtidos. A metodologia envolveu desde o levantamento de dados mercadológicos e físicos do imóvel, além da estruturação de uma planilha financeira com projeções de receitas e custos no fluxo de caixa. Também foi realizada uma análise de sensibilidade com a simulação de três cenários de receita potencial (50%, 70% e 100%), a fim de entender a solidez do projeto frente a variações de receita. Os principais resultados consistem na obtenção de diferentes valores de VPL, chegando a -R$595.684,62, no cenário pessimista até -R$112.813,58, no cenário otimista, no horizonte de 20 anos não ocorreu retorno do investimento em tempo (payback descontado). Já a TIR também apresentou resultados distintos entre os cenários: 12,63% no cenário otimista, 6,53% no cenário realista e 2,47% no cenário pessimista, sendo nos três cenários o inferior à TMA adotada (15%), o que reforça a inviabilidade do estudo. Essa variação permitiu uma análise comparativa entre os cenários simulados, com base nos indicadores financeiros aplicados VPL, Payback Descontado e TIR, possibilitando ao investidor avaliar com maior clareza os riscos e benefícios associados à transformação da residência em empreendimento comercial, e assim tomar uma decisão mais embasada quanto à viabilidade do projeto. O estudo conclui que a aplicação desse método fornece uma base sólida para tomada de decisão do não investimento, e com isso, permite ao investidor avaliar riscos e perfil de retorno, considerando perfil conservador, moderado ou arrojado e pode ser base inicial para outros projetos de transformação imobiliária e para minimização dos riscos.
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    TCC
    Análise de viabilidade econômica para implantação da cultura do coco-verde irrigado em uma propriedade rural
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-09) Ferreira, Gabriel Lemos; Barbosa, Joelton Fonseca; Rocha, Miriam Karla; Mariz, Fernanda Barreto de Almeida Rocha
    Dentre as grandes áreas da engenharia de produção, o presente trabalho está situado na área de conhecimento da engenharia econômica, objetivando realizar uma análise econômica de viabilidade para implantação de um projeto de fruticultura irrigada do coco-anão-verde em uma propriedade rural no município de São José do Mipibu, Rio Grande do Norte, com área disponível para o plantio de 3 hectares. Diante disso, foi realizada a escolha da cultura do coco-anão-verde, do sistema de irrigação via gotejamento e a mensuração dos investimentos iniciais, dos custos operacionais e das receitas esperadas, buscando ao máximo refletir a realidade atual do produtor rural. Com base nos valores e informações encontradas, foi desenvolvido o fluxo de caixa do empreendimento e obtido uma taxa mínima de atratividade (TMA) para o projeto, que proporcionou a aplicação das ferramentas de análise econômica como valor presente líquido (VPL), taxa interna de retorno (TIR), tempo de payback e índice de lucratividade (IL). Ademais, foram também desenvolvidas a análise de sensibilidade, análise de cenários e a simulação de Monte Carlo. Nesse contexto, foi encontrada uma TMA para o projeto de 17,58% e, mediante a elaboração do fluxo de caixa do projeto, chegou-se a um desembolso total do produtor de R$ 114.031,46 e um desembolso descontado de R$ 108.596,04, para execução do projeto até o 3° ano onde, a partir desse ponto, começam as entradas de caixa. Além disso, o estudo resultou em satisfatórios resultados acerca da viabilidade do projeto, alcançando bons números no cenário base projetado, com o VPL estimado em R$ 104.726,30, uma TIR de 28,14%, um tempo de payback simples de 4,88 anos, payback descontado de 7,62 anos e IL de 1,96. Ademais, apresenta como variável mais sensível o preço de venda do fruto, capaz de resistir até 15% de variação negativa. Na análise de cenários, foi capaz de resistir a 5% de decréscimos nos preços de venda e 5% de aumento nas saídas de caixa. Por fim, nas duas simulações de Monte Carlo aplicadas, trouxe uma possibilidade de sucesso acima de 70%. Tudo isso, evidencia o potencial que a fruticultura do coco verde possui em gerar valor ao produtor rural, de maneira consistente e rentável ao longo dos anos.
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    TCC
    Análise do impacto da automatização de processos em uma startup de delivery
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-06-18) Lima, Vinicius Teixeira de; Barbosa, Joelton Fonseca; Cabral, Marco Antônio Leandro; Silva, Lucas Borges Leal da
    Com a digitalização acelerada no mundo e a busca incessante por praticidade e comodidade da sociedade, o mercado de startups de delivery vem crescendo em uma velocidade evidente, principalmente durante e após o período da pandemia da COVID-19, visto que as pessoas precisaram adotar o lockdown por um longo período. Assim, é de suma importância que este mercado adote processos cada vez mais ágeis buscando atender o aumento constante da demanda e pensando em um modelo de negócio escalável e de qualidade. O presente estudo tem como escopo a análise do impacto da automatização de processos na fabricação de protótipos em uma startup de delivery. Com o propósito de abordar a questão-problema, a pesquisa adotou uma abordagem aplicada, combinando métodos de estudo de caso e exploratório-normativo. A implementação da presente pesquisa seguiu a metodologia do PDCA (Plan, Do, Check, Act), visando assegurar a aplicabilidade prática e o acompanhamento dos resultados obtidos durante a sua implementação. Inicialmente, foi realizado um diagnóstico do setor mediante o mapeamento do processo de ativação de campanha comercial, permitindo assim a visualização e planejamento das etapas a serem executadas. Reconhecendo a importância da padronização e mensuração de resultados, foram levantados indicadores de qualidade com o objetivo de identificar o impacto que a automatização de processo traz em uma empresa. Com a implementação dos indicadores, foi estabelecida uma rotina de acompanhamento e controle dos resultados, utilizando-se de ações elaboradas através da ferramenta 5W1H. Após uma análise de três meses antes e depois da implementação do projeto, constatou-se que em um ano a empresa terá uma redução de no mínimo 44% do seu tempo de execução do macroprocesso do setor.
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    TCC
    Análise estratégica e gestão por indicadores no setor de compras de uma empresa varejista
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-27) Tenorio, Luca Lucena; Barbosa, Joelton Fonseca; Cabral, Marco Antonio Leandro; 0009-0000-4040-3785; https://lattes.cnpq.br/7131551709434804; Souza, Ricardo Pires de; Julião, Rodrigo Bessa Julião
    O setor de compras assume nas organizações uma posição de grande responsabilidade, uma vez que influencia diretamente na satisfação das necessidades dos consumidores. O presente estudo tem como objetivo realizar um diagnóstico organizacional capaz de auxiliar no levantamento de melhorias para o setor de compras de uma empresa varejista na cidade de Natal/RN. Para a coleta de dados, realizaram-se análises de documentos, observação direta e entrevistas semiestruturadas, além da participação em reuniões corporativas. Na etapa de diagnóstico, aplicou-se a análise SWOT cruzada para compreender, de maneira aprofundada, as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças enfrentadas pelo departamento, bem como possíveis estratégias a serem seguidas. O resultado mostrou que apesar de possuir um elevado tempo de mercado, a empresa ainda detinha processos pouco padronizados, inconstância na metrificação do desempenho da equipe e interferência da alta gestão no planejamento do setor. Posteriormente, elaborou-se um documento com a presença da metodologia OKR, cujos objetivos e resultados-chave auxiliam no acompanhamento mensurável de metas e indicadores de desempenho, de modo a garantir um alinhamento estratégico do setor com o propósito da organização e solucionar as dores diagnosticadas. Pode-se inferir que a combinação das ferramentas se mostrou de considerável utilidade para o setor, sendo recomendado um estudo complementar para averiguar o impacto das melhorias propostas.
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    TCC
    Aplicação de previsão de demanda para otimização do setor de licenciamento em um varejo de moda
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-06-10) Câmara, Marcel Vilela Maia Amorim da; Cabral, Marco Antônio Leandro; http://lattes.cnpq.br/4982003122834020; Agra Neto, João; Barbosa, Joelton Fonseca
    As empresas inseridas no segmento do varejo vivenciam desafios e obstáculos para chegar no seu consumidor final. No ramo de vestuário, essa afirmação não é diferente, pois os consumidores estão sempre atentos às novas tendências e por consequência, os produtos se tornam ainda mais perecíveis. Hoje, não podemos mais assumir que uma camiseta básica preta estará sempre no topo do desempenho, os clientes estão atentos ao acabamento, à modelagem, ao formato da gola, à qualidade após lavagem, etc. A previsão de demanda trazida neste trabalho, buscará fornecer mais acuracidade e eficácia na compra dos produtos de vestuário no setor de licenciamento. Como resultado, houve a aplicação do método de suavização exponencial Holt-Winters, um dos métodos de previsão de demanda quantitativo, para fornecer um respaldo matemático nas compras, fazendo-as condizentes com a necessidade do negócio. Além disso, também foram evidenciados quais indicadores o setor deve acompanhar para a melhor tomada de decisão e por fim, foi documentado um plano de ação em cinco etapas para otimizar toda a rotina de ações e análises do fluxo do setor, com a finalidade de garantir que o produto alcance seu máximo rendimento até o final do seu ciclo de vida.
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    TCC
    Aplicação dos princípios do lean office na área de cobrança de uma fintech
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-04) Oliveira, Matheus Marques; Souza, Ricardo Pires de; https://lattes.cnpq.br/6056680124771379; Cabral, Marco Antonio Leandro; Barbosa, Joelton Fonseca
    O presente estudo se justifica pela intensa competitividade dos diversos segmentos de uma fintech, o que acarreta na necessidade de geração de resultados atrativos por parte das empresas a fim de captar investimentos. Para isso, a aplicação do Lean Office e seus benefícios são bastante difundidos na busca por aumentar a eficiência operacional, reduzir os desperdícios, melhorar a gestão organizacional e contribuir para o crescimento das empresas em ambientes administrativos. O objetivo geral do trabalho é diagnosticar e otimizar processos da área de cobrança de uma Fintech, a partir das ferramentas, métodos e ações de implementação dos princípios do Lean Office. De forma mais específica, buscou-se a identificação e redução de desperdícios operacionais, otimização do tempo de trabalho da equipe visando um melhor aproveitamento e qualidade do serviço prestado, organização e facilitação da visão dos processos e das políticas da área e intensificação dos controles gerenciais de modo que se tenha uma manutenção constante da operação. A pesquisa-ação foi realizada na área da Engenharia de Operações e Processos de Produção, da Engenharia de Produção, sendo transmitida com método de caráter aplicado, com objetivos descritivos e abordada de modo qualitativo. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas não estruturadas, análise de observação participante e de documentos relevantes, além de diálogos com os envolvidos nos processos estudados. A partir da aplicação e adaptação dos princípios das ferramentas Kanban, Kaizen, 5W1H, Poka Yoke, Andon, VSM ou Mapa de Fluxo de Valor (MFV) e Heijunka, foi possível alcançar os objetivos propostos e concluir que a metodologia trouxe benefícios importantes para a operação, como a redução significativa do lead time de macroprocessos, aumento do nível de satisfação dos clientes, redução de custos operacionais, otimização do tempo de trabalho da equipe, melhor organização dos fluxos dos processos e introdução de uma cultura de melhoria contínua em diversos aspectos da área.
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    Dissertação
    Avaliação da maturidade da cultura de segurança em Parques Eólicos brasileiros: aplicação do Modelo de Bradley
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-30) Semente, Rômulo Soares; Barbosa, Joelton Fonseca; https://orcid.org/0000-0003-3447-8240; http://lattes.cnpq.br/7910377572634313; http://lattes.cnpq.br/5633305866928688; Souza, Ricardo Pires de; Lucena, André Duarte
    No início da década de 1970, vários países começaram a questionar o uso de fontes energéticas provenientes de fontes fósseis e de recursos não renováveis, uma vez que o seu esgotamento seria inevitável e, sobretudo porque a emissão de gases tóxicos e de material particulado que se depositam na atmosfera crescia freneticamente, ameaçando a qualidade de vida na Terra, das próximas gerações. Neste sentido, era primordial a mudança da matriz energética, o que levou a expansão da procura de fontes de energia limpa. Dentre estas matrizes, o vento, ou seja, a geração da energia eólica, que desde os anos de 1990 vem crescendo em todo mundo, inclusive no Brasil, país geograficamente privilegiado neste setor, onde, em 2021, havia 84 parques eólicos em fase de projetos e 21 em construção, e, por conseguinte um contingente significativo de trabalhadores envolvidos e de ocorrências de acidentes nos canteiros de obra. No entanto, foi observada a escassez de dados sobre estas ocorrências, embora se estime que haja a subnotificação de tais acidentes. É fato que a construção civil (apesar das normas de Segurança no Trabalho já publicadas) apresenta elevada taxa de acidentes em seus canteiros, o que pode estar relacionado com a própria cultura organizacional difundida nestes empreendimentos. Este cenário motivou a formulação da seguinte questão de pesquisa: qual a influência da cultura organizacional para o cumprimento das normas implantadas pelos programas de Saúde e Segurança do Trabalho na construção dos parques eólicos brasileiros? Logo, o objetivo geral deste estudo é analisar a influência da cultura organizacional para o cumprimento das normas implantadas pelos programas de Saúde e Segurança do Trabalho na construção dos parques eólicos brasileiros. Para tanto, foi elaborado um estudo de caso, de natureza aplicada, tendo como objeto dois canteiros de obra de parques eólicos (um situado na Bahia, outro no Rio Grande do Norte). Segundo os objetivos do estudo, o delineamento da pesquisa é descritivo e exploratório, sendo que sua argumentação lógica seguiu o método indutivo. Os dados secundários foram coletados por meio da pesquisa bibliográfica e os dados primários pelo próprio pesquisador, por meio da observação sistemática participante, apoiada no diário de campo. Foi usado o Modelo de Bradley para o enquadramento dos dados sobre o número de acidentes e a maturidade da cultura de segurança organizacional nos dois empreendimentos eólicos estudados. A análise dos resultados seguiu a abordagem qualitativa. Como resultado foi evidenciado que as duas obras pesquisadas (Bahia e Rio Grande do Norte) encontram-se na fase de reatividade, como demonstraram a quantidade de ocorrências de acordo com o modelo de Bradley. Neste sentido, percebeu-se que as altas lideranças apresentam baixíssimos envolvimentos com os processos de Segurança do Trabalho, o que pode ser decorrente do curto espaço de tempo que dura cada obra (projeto de construção do parque eólico). Logo, constatou-se a ausência de maturidade na cultura de segurança, ou seja, parece que não é prioridade da alta liderança a segurança do trabalhador.
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    TCC
    Avaliação dos impactos gerados pela certificação ISO 55001 na gestão de ativos em um empreendimento multiuso
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-06) Carvalho, Antonio Gustavo Ferreira de; Viana, Herbert Ricardo Garcia; Barbosa, Joelton Fonseca; Borges, Jader Morais
    O presente trabalho tem como objetivo evidenciar, através de um estudo de caso único, os impactos gerados com a implementação da ISO 55001 como ferramenta crucial para gestão da manutenção de ativos da Arena das Dunas, como empreendimento multiuso. Além de investigar as melhorias referentes aos resultados, o trabalho visa verificar se houve um maior controle dos ativos a partir da implementação da certificação. Trazendo o cenário de empreendimentos multiuso como local central do estudo, o trabalho tem o intuito de colocar a manutenção como peça fundamental para que as organizações, principalmente aquelas com maior variedade de funcionalidades e diversidade no seu funcionamento, tenham seus ativos bem gerenciados e consequentemente uma melhor gestão do negócio. Baseando-se em indicadores que foram definidos pela organização e com foco inicial na certificação, o estudo apresenta as fases de estruturação, análise dos resultados obtidos e finalização do processo de certificação com o alcance do objetivo final. Trazendo resultados como o avanço de indicadores que foram analisados e maior controle e gerenciamento das áreas que envolvem a manutenção, o trabalho finaliza fazendo um apanhado de como o empreendimento focou em ter uma gestão de ativos direcionada na prevenção e atrelada aos processos já existentes.
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    TCC
    BPM como estratégia operacional: estudo de caso em rede de varejo regional
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-09) Dantas, Arliandro Ramon da Fonseca Pereira; Barbosa, Joelton Fonseca; Cabral, Marco Antonio Leandro; Souza, Ricardo Pires de; Julião, Rodrigo Bessa
    Este estudo apresenta a aplicação prática da metodologia Business Process Management (BPM) como estratégia operacional em uma rede varejista supermercadista de atuação regional, com ênfase na padronização e melhoria dos processos comerciais e na qualificação da gestão estratégica. A pesquisa concentrou-se no segmento de limpeza, tendo como objeto de análise o item Água Sanitária, e abrangeu o diagnóstico, o redesenho dos fluxos de trabalho e a implementação de Procedimentos Operacionais Padrão (POPs), com suporte de ferramentas como SIPOC, BPMN e Business Intelligence (BI). Os resultados foram expressivos, onde houve um crescimento de 27,72% nas vendas da categoria analisada, além do avanço significativo nos níveis de maturidade de processos da empresa. A pesquisa analisou a integração entre métodos acadêmicos e práticas gerenciais, e como essa integração pode gerar melhorias concretas na eficiência operacional, no desempenho comercial e no alinhamento entre os níveis tático e estratégico. O estudo reforça a aplicabilidade do BPM como ferramenta eficaz de transformação organizacional em ambientes varejistas altamente competitivos.
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    Tese
    Comportamento mecânico de materiais compósitos submetidos a impacto de baixa velocidade na presença de concentradores de tensão
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-03-27) Neto, José Lira Braga; Freire Junior, Raimundo Carlos Silverio; Amorim Júnior, Wanderley Ferreira de; ; ; ; Barbosa, Joelton Fonseca; ; Alves, Salete Martins; ; Amico, Sandro Campos;
    Os compósitos vêm sendo amplamente utilizados em diversos setores da engenhariam devido alta resistência específica e alto módulo específico. Com a crescente aplicação de compósitos, é cada vez mais importante entender, prever e controlar suas falhas nas quais os defeitos podem desempenhar um papel fundamental. Defeitos são imperfeições de materiais gerados na fabricação ou durante serviços prolongados. Um dos defeitos mais comuns ao processamento de compósitos refere-se à formação de vazios. Os vazios causam a redução das propriedades mecânicas e por isso, torna-se importante avaliar o comportamento do material na presença deste tipo de defeito. Outro fator que pode levar a uma redução nas propriedades são os danos causados por impactos de baixa velocidade, gerando danos internos no material comprometendo sua integridade. Este trabalho tem objetivo é avaliar o comportamento devido ao impacto de baixa velocidade em compósitos poliméricos considerando concentradores de tensão (dois furos laterais ao ponto de impacto) e encontrar as propriedades mecânicas residuais destes materiais por meio do FAI (Flexural After Impact). Na análise das propriedades residuais se desmembrará os efeitos do dano e dos concentradores de tensão avaliando suas influências individuais no aumento do fator de concentração de tensão (K). Este desmembramento será realizado através de ensaios que considerem os efeitos isolados de cada caso e uma formulação que os relaciona. Além disso, também avaliará a influência do percentual de vazios no impacto e na resistência residual desenvolvendo-se dois compósitos a base de tecido de fibra de vidro-E com percentuais de vazios diferentes. Pelos ensaios realizados, verificou-se que o dano causado pelo impacto aumentou em 18% o fator de concentração do material, porém nas amostras ensaiadas com furos laterais o dano possuiu uma influência de somente 5% na diminuição da resistência residual
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    Dissertação
    O efeito da autocorrelação no desempenho do gráfico T2 de hotelling: caso bivariado
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-09-19) Barbosa, Joelton Fonseca; Medeiros, Pledson Guedes de; ; http://lattes.cnpq.br/5283839079235343; ; http://lattes.cnpq.br/7910377572634313; Valença, Dione Maria; ; http://lattes.cnpq.br/7402574019454862; Costa, Antonio Fernando Branco; ; http://lattes.cnpq.br/6100382011052492
    O grafico de controle T2 de Hotelling tem sido o principal dispositivo estatístico utilizado no monitoramento de processos multivariados. Atualmente com o desenvolvimento tecnológico dos sistemas de controle e automação possibilitou uma elevada taxa de coletas das informações dos sistemas produtivos em intervalos de tempo muito curto, provocando uma dependência entre os resultados das observações. Este fenômeno conhecido como autocorrelação provoca no controle estatístico de processos multivariado uma grande quantidade de alarmes falsos, prejudicando no desempenho do gráfico. Isto acarreta na violação do pressuposto de independência e da normalidade da distribuição. Nesta dissertação considerou-se não só a correlação entre duas variáveis, mas também a dependência entre observações de uma mesma variável, isto e, a autocorrelação. Estudou-se, por meio de simulação, o caso bivariado e o efeito da autocorrelação no desempenho do gráfico T2 de Hotelling
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    TCC
    Estruturação do setor comercial em uma empresa de gestão em saúde
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-04) Veloso, Lais Sundfeld; de Carvalho, Fabrícia Gonçalves; Cabral, Marco Antonio Leandro; Barbosa, Joelton Fonseca
    No cenário atual, em que as empresas buscam incessantemente o crescimento e a sustentabilidade, é imprescindível que adotem estratégias para impulsionar seu desenvolvimento. Nesse contexto, o setor comercial desempenha um papel fundamental, sendo responsável por impulsionar as vendas e expandir a base de clientes. Um processo de vendas bem estruturado constitui um elemento essencial para aprimorar a eficiência e a eficácia das atividades comerciais. Ele possibilita a otimização dos recursos disponíveis, garantindo sua utilização da forma mais eficiente possível. Além disso, um processo de vendas estruturado assegura um atendimento de qualidade aos clientes, proporcionando uma base sólida para o estabelecimento de relacionamentos duradouros. Ao implementar estratégias voltadas para a melhoria dos processos de vendas, a empresa pode promover seu crescimento e fortalecer sua posição no mercado. O presente trabalho tem como objetivo desenvolver e implementar um processo de vendas efetivo, buscando melhorar o faturamento e número de clientes em uma empresa de gestão em saúde em Natal/RN. Para isto, é realizada uma pesquisa-ação de natureza aplicada, com foco exploratório e abordagem combinada, envolvendo tanto métodos quantitativos quanto qualitativos. Como fundamentação teórica para o desenvolvimento do estudo os conceitos relevantes de gestão estratégica, gestão de processos, gestão da informação e vendas são abordados. A partir do diagnóstico situacional do setor comercial da empresa, elabora-se um plano de ação a fim de reestruturar e promover o crescimento dele. Por fim são implementadas cinco ações, incluindo a incorporação de novas ferramentas, métodos e processos. Essas medidas visam fortalecer o desempenho do setor, otimizar a eficiência e aumentar a produtividade da equipe, além de melhorar o atendimento aos clientes. como resultados das mudanças implementadas, surge a conquista de novos clientes, aumento das vendas e consolidação da empresa no mercado. Destaca-se ainda a importância de um processo de vendas bem-feito para o crescimento saudável da empresa e para atingir resultados consistentes.
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    TCC
    Estudo de tempos e métodos para melhoria de processo crítico em uma empresa prestadora de serviços
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-28) Segundo, Gabriel Córdula Firmino; Silva, Lucas Borges Leal da; Cabral, Marco Antônio Leandro; Barbosa, Joelton Fonseca
    Para sobreviver no atual mercado, com a alta competitividade aparente as empresas necessitam aprimorar seus processos e proporcionar um melhor desempenho, reduzindo desperdícios e otimizando recursos, buscando assim o aumento da qualidade tanto dos produtos e serviços oferecidos, quanto dos procedimentos internos. Sendo assim o atual trabalho tem como objetivo analisar os processos de um setor pertencente a uma empresa prestadora de serviços, a fim de identificar oportunidades de melhoria aplicando métodos para medir e reduzir o tempo de execução das atividades. A proposta do trabalho se dá em diagnosticar os processos críticos através do mapeamento de processos chaves, identificando assim o de maior necessidade de aprimoramento, utilizando de ferramentas de priorização. Aplicando, em seguida, a remodelagem do processo com a aplicação de recursos automatizados e, por fim, mensurar quantitativamente a partir do estudo de tempos e movimentos além de comprovar os ganhos através de análises estatísticas. Como resultado, foi comprovado estatisticamente que a melhoria implementada apresentou significativos ganhos de desempenho e redução do tempo de execução.
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    TCC
    Estudo de viabilidade econômica para a criação de um restaurante delivery
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-15) Carvalho, Igor Teixeira Campos de; Aramayo, Jesús Leodaly Salazar; http://lattes.cnpq.br/5256663726919593; Rocha, Miriam Karla; http://lattes.cnpq.br/1389310423761626; Barbosa, Joelton Fonseca; http://lattes.cnpq.br/7910377572634313
    Para realizar um estudo de viabilidade econômica abrangente é crucial analisar diversos indicadores que fornecem uma visão clara sobre a rentabilidade e sustentabilidade do empreendimento. Sendo assim, o presente estudo teve como objetivo desenvolver um modelo de análise de investimentos para avaliar a viabilidade econômica da criação de um restaurante delivery especializado na entrega de marmitas, utilizando uma análise detalhada de indicadores econômicos como Valor Presente Líquido (VPL), Payback, Fluxo de Caixa Descontado (FCD) e Taxa Interna de Retorno (TIR). Quanto ao método, foi desenvolvido um estudo de caso para uma empresa de delivery especializada em marmitas, sendo assim, foi realizada uma pesquisa descritiva e quantitativa. Como principais resultados, observou-se que no cenário otimista, o payback é alcançado em aproximadamente 1,5 anos, refletindo um retorno rápido devido às condições favoráveis de vendas e controle de custos. No cenário realista, o payback é alcançado em cerca de 2,5 anos, enquanto no cenário pessimista, o retorno do investimento é mais lento, ocorrendo em aproximadamente 4 anos. Quanto a taxa interna de retorno, no cenário otimista, a TIR é de 25%, no realista, a TIR é de 18% e no cenário pessimista, a TIR é de 12%. Já o VPL no cenário otimista ao final de cinco anos é de R$900.000,00, o realista, é de R$600.000,00 e o pessimista, é de R$100.000,00. Sendo assim, o Fluxo de Caixa Descontado é positivo, mas significativamente menor do que nos outros cenários, sugerindo margens de lucro apertadas e maior vulnerabilidade a flutuações de mercado. Este cenário destaca a necessidade de estratégias rigorosas de controle de custos e flexibilidade operacional para mitigar riscos. Os resultados dos indicadores econômicos para os três cenários mostram claramente a variabilidade do desempenho do negócio em diferentes condições de mercado.
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    Gestão de projetos sob a perspectivas das áreas de conhecimento do PMBOK: estratégias para monitorar a eficiência e controlar a rentabilidade de projetos ambientais.
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-08) Oliveira, Kadja Maria de Melo; Barbosa, Joelton Fonseca; http://lattes.cnpq.br/7910377572634313; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; http://lattes.cnpq.br/4742833301655917; Rezende, Julio Francisco Dantas de; http://lattes.cnpq.br/7433758989886841
    A competência em gestão de projetos é um elemento estratégico para a competitividade empresarial, especialmente em um viés de crescente complexidade e na busca por rápidos resultados. A metodologia Project Management Body of Knowledge (PMBOK) foi adotada como referência no presente estudo por ser amplamente reconhecida e aceita na área de gestão de projetos. O objetivo foi demonstrar como a implementação de processos de monitoramento e controle adaptados do Guia PMBOK pode contribuir para tornar a gestão de projetos da empresa mais eficiente, no que se refere ao monitoramento da rentabilidade e controle financeiro dos projetos. Este estudo foi desenvolvido inicialmente por meio de intervenções no gerenciamento de custos, integração, recursos e aquisições de uma consultoria que atua no segmento de projetos ambientais complexos. Durante o estudo foram propostos e implementados melhorias e otimizações nas fontes de dados da organização, especialmente relacionadas ao valor planejado no orçamento e o valor real gasto durante a execução do projeto. Cerca de três meses após a implementação destas melhorias, foi possível medir a eficácia e aplicabilidades dessas otimizações, através de um formulário de pesquisa com os colaboradores. Adicionalmente, foram sugeridos alguns indicadores de desempenho visando aprimorar ainda mais o monitoramento e controle financeiro da rentabilidade dos projetos. Em conclusão, o estudo alcançou os objetivos estabelecidos, evidenciando que a reorganização das fontes de dados aprimorou a capacidade da organização em monitorar os seus projetos, criando uma base sólida para uma gestão de projetos menos reativa.
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    Implementação de práticas de gestão do conhecimento em escritório de projetos: pesquisa-ação no escritório de projetos institucionais do Tribunal Regional do Trabalho
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-04) Lima, Beatriz Pessoa de; Aramayo, Jesus Leodaly Salazar; https://orcid.org/0000-0002-5951-0270; http://lattes.cnpq.br/5256663726919593; http://lattes.cnpq.br/1679397492016529; Almeida, Mariana Rodrigues de; https://orcid.org/0000-0001-7491-0742; http://lattes.cnpq.br/7356242205950550; Barbosa, Joelton Fonseca; https://orcid.org/0000-0003-3447-8240; http://lattes.cnpq.br/7910377572634313
    A aplicação de metodologias, como a gestão de projetos e do conhecimento, nas organizações surge da necessidade de otimizar atividades administrativas e melhorar a qualidade dos serviços prestados à sociedade. A gestão de projetos, com metas definidas, busca implementar melhorias sem interferir no fluxo de trabalho e colocar em prática as ações do plano estratégico. Por sua vez, a gestão do conhecimento visa otimizar a criação, utilização e compartilhamento de conhecimento dentro da organização. Ao realizar um comparativo entre as iniciativas pública e privada, torna-se evidente que o setor público apresenta oportunidades de aprimoramento na gestão do conhecimento, as quais têm o potencial de tornar seus processos mais eficientes. Nesse contexto, o objetivo da pesquisa é aprimorar a gestão do conhecimento aplicada no Escritório de Gestão de Projetos Institucionais (EPROJ) do Tribunal Regional do Trabalho da 21º região através da análise exploratória, identificação da problemática, sugestão de planos de ação e validação da eficácia por meio das ferramentas de gestão do conhecimento. A metodologia utilizada no estudo foi a pesquisa-ação, através de uma abordagem combinada, que fez uso de entrevistas, analise documental e observação para compreender o cenário atual, identificar as fraquezas presentes nas práticas de gestão do conhecimento e embasar a proposição de planos de ação. Também, aplicou-se um formulário para avaliar a efetividade da implementação das ferramentas de gestão do conhecimento no enfrentamento das fraquezas identificadas. Os resultados revelaram a ausência de um modelo de gestão do conhecimento estruturado no EPROJ. Diante desse cenário, foram propostos cinco planos de ação, cada um com o objetivo de mitigar um conjunto específico de fraquezas. Esses planos foram implementados e, cerca de um ano após o início de sua execução, foram submetidos a uma avaliação de eficácia. Essa avaliação consistiu na aplicação de um formulário que captou a percepção do gestor em relação à mitigação do conjunto de fraquezas relacionadas a cada plano de ação. Esses resultados evidenciam que a gestão do conhecimento não apenas combateu as fraquezas, mas também agregou valor ao gerenciamento de projetos, proporcionando metodologias e ferramentas capazes de simplificar e tornar mais eficaz o processo de criação, compartilhamento e utilização do conhecimento
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