Navegando por Autor "Barbosa, Luana Kalinka Cordeiro"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC O ensino de música para autistas: reflexões a partir de uma experiência em Natal-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013) Barbosa, Luana Kalinka Cordeiro; Souza, Catarina Shin Lima de; Mendes, Jean Joubert Freitas; Mosca, Maristela de OliveiraEste trabalho tem como objetivo principal refletir sobre a educação musical de autistas. Sugerindo uma abordagem do ensino de música para esse perfil de aluno em um ambiente não formal. Para isso, apresenta conceitos e classificações relacionadas ao autismo e à educação musical, discute uma proposta metodológica e reforça a mesma com reflexões baseadas na prática docente da autora e de profissionais entrevistados. A proposta é sugerida sob um viés prático e aponta para a permanente atualização docente. Restringindo a pesquisa a uma parcela dessa inquietação, questionando-se quais são os fatores complicadores do ensino musical no referido contexto, delimitando geograficamente a abrangência da observação à cidade de Natal - RN. Identificando três desses fatores. O primeiro foi perceber que há poucos profissionais que trabalham com Educação Musical para alunos autistas. O segundo fator se mostrou como sendo a necessidade de adaptação de métodos gerais de trabalho com o referido perfil de alunos para o ensino específico de música. E, por fim, o terceiro fator consiste na carência de critérios para escolha e gradação do conteúdo musical a ser ensinado aos alunos com esse perfil. A partir dessa observação, foi elaborado um projeto que se dedica a investigar o s aspectos envolvidos na Educação Musical para autistas. O projeto tem como objetivo indicar e dar suporte a futuras ações que intentem viabilizar e popularizar o ensino de Música a alunos com Transtorno do Espectro Autist (TEA), auxiliando na inclusão dos mesmos em espaços educacionais comuns a alunos não autistas.