Navegando por Autor "Barbosa, Mayara Lima"
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Artigo Avaliação da segurança do paciente neonatal: construção e validação de protocolo e checklist(Acta Paulista de Enfermagem, 2022) Saraiva, Cecília Olívia Paraguai de Oliveira; Andrade, Fernanda Belmiro de; Chiavone, Flávia Barreto Tavares; Barbosa, Mayara Lima; Medeiros, Suzane Gomes de; Souza, Nilba Lima de; Martins, Quenia Camille Soares; Santos, Viviane Euzébia Pereira; https://orcid.org/0000-0003-4225-5194Objetivo: Construir e validar conteúdo e aparência de um protocolo gráfico e checklist para a avaliação da segurança do paciente em unidade de terapia intensiva neonatal. Métodos: Pesquisa metodológica, desenvolvida no período de março a setembro de 2018, em duas etapas: construção do protocolo e checklist, e validação de conteúdo e aparência. Utilizou-se a técnica Delphi para avaliação das ferramentas, e o consenso entre os juízes foi mensurado pelo Coeficiente de Validade de Conteúdo. Considerou-se válido o item com mais de 80% de concordância. Resultados: Os instrumentos apresentaram Coeficiente de validade de conteúdo de 0,97 na segunda rodada Delphi, para validade de conteúdo. A estimativa geral dos instrumentos para validação de aparência foi de 0,99 na Delphi II. Após inclusão de alterações sugeridas 100% dos juízes recomendaram o uso do protocolo e do checklist. Conclusão: O protocolo e o checklist foram considerados válidos e sua utilização constitui importante meio para verificar as condições que comprometem o cuidado seguro ao neonatoTese Construção, validação e avaliação de objeto virtual de aprendizagem para apoiar o ensino sobre a saúde das pessoas privadas de liberdade(2019-06-19) Barbosa, Mayara Lima; Santos, Viviane Euzebia Pereira; ; ; Cogo, Ana Luisa Petersen; ; Costa, Gabriela Maria Cavalcanti; ; Ferreira Júnior, Marcos Antonio; ; Salvador, Petala Tuani Cândido de Oliveira;Objetivou-se construir, validar e avaliar um Objeto Virtual de Aprendizagem para apoiar o ensino sobre a saúde das pessoas privadas de liberdade. Trata de um estudo metodológico, com abordagem quantitativa, desenvolvido no período de junho/2017 a março/2019, cujas etapas seguiram o modelo proposto por Pasquali: procedimentos teóricos, empíricos e analíticos e os conceitos do Design Instrucional (modelo ADDIE). Os procedimentos teóricos compreenderam a identificação dos conteúdos que compuseram o Objeto Virtual de Aprendizagem, a partir da realização de entrevistas com os profissionais de saúde das Equipes de Atenção Básica Prisional e de uma scoping review. Para a construção da hipermídia foi considerado o referencial de Pasquali para elaboração de conteúdo e a organização seguiu os princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa. Nos procedimentos empíricos realizou-se as etapas de validação de conteúdo, com o emprego da Técnica de Delphi. Esta etapa foi realizada com experts através de formulário eletrônico (Google forms) e para a seleção dos juízes adotou-se os critérios adaptados de elegibilidade proposto por Fehring. Nos procedimentos analíticos, procederam-se as análises referentes à concordância e ao Coeficiente de Validade de Conteúdo. A avaliação de usabilidade foi realizada com o público-alvo do Objeto Virtual de Aprendizagem, e utilizou-se a escala System Usability Scale e, de forma complementar, o Suitability Assessment of Materials. As determinações éticas presentes na Resolução nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde foram respeitadas. A partir das entrevistas com os profissionais de saúde e dos resultados da revisão de escopo elucidou-se o conteúdo para composição do OVA, alinhando a realidade dos presídios e a literatura disponível com aspectos que favorecem a aprendizagem significativa, a saber: organização e ordenação não arbitrária do conteúdo, inclusão de materiais introdutórios e domínio dos conhecimentos atuais, para posterior introdução de nossos assuntos. A estruturação do Objeto Virtual de Aprendizagem procedeu-se em sete telas, a saber: apresentação, conceitos, aparatos legais, sistema penitenciário, processo de trabalho, publicações e disposições finais/créditos. Os itens que compuseram as telas continham informações sobre texto inicial com boas-vindas, instruções de navegação e botões de acesso às telas de conteúdo, título e apresentação da tela, texto interativo, proposta de exercício e dicas de leitura para aprofundamento, ressalta-se que a presença de tais itens variou de acordo com a necessidade da tela. Após a construção, sucedeu-se a validação de conteúdo, em que participaram na primeira e na segunda rodadas 11 e oito juízes, respectivamente. Após a primeira rodada de Delphi, o Objeto Virtual foi reformulado a partir das sugestões advindas dos experts, que contribuíram para aprofundamento do instrumento educacional. O Objeto Virtual de Aprendizagem foi submetido a Delphi 2, em que a concordância foi de 97,6% e Coeficiente de Validade de Conteúdo igual a 1. Posteriormente, procedeu-se a avaliação de usabilidade, esta foi realizada com 20 alunos de enfermagem, a System Usability Scale obteve média de 82,9 e a Suitability Assessment of Materials de 88,36%. O Objeto Virtual de Aprendizagem – Saúde penitenciária teve seu conteúdo validado e a avaliação de usabilidade foi satisfatória. Nesse sentindo, a futura disponibilização do material educacional poderá fomentar e contribuir para o ensino sobre a saúde das pessoas privadas de liberdade entre os alunos da área da saúde.Artigo Evolução do ensino de enfermagem no uso da tecnologia educacional: uma scoping review(Revista Brasileira de Enfermagem, 2021) Saraiva, Cecília Olívia Paraguai de Oliveira; Barbosa, Mayara Lima; Atanasio, Lhana Lorena de Melo; Medeiros, Suzane Gomes de; Santos, Viviane Euzébia Pereira; https://orcid.org/0000-0003-4225-5194Objective: To identify and map the technological tools of information and communication to support the teaching learning process in Nursing teaching courses. Methods: This is a scoping review whose search was carried out in seven databases and in grey literature. After an initial analysis of the selection, 88 texts were read integrally, and 29 made up the final sample. Results: Virtual learning environment and object, simulation, hypermedia, and software or cellphone applications were the tools the nursing professors used the most. Studies highlight that the application of technology was important in the teaching-learning process, since it encouraged teaching based on safe care, motivating and developing abilities/competences, supported on significant, effective, flexible, and autonomous learning. Conclusion: The contribution of the technology for nursing formation stands out, but it should be highlighted that its employment must be critical, reflective, based on pedagogical theories and developed by trained professorsDissertação Melhoria da qualidade no cuidado multiprofissional às pessoas com anemia falciforme(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-12) Lima, Dijayna de Cássia Verçosa de; Saraiva, Cecília Olivia Paraguai de Oliveira; https://orcid.org/0000-0003-4225-5194; http://lattes.cnpq.br/1716286540870612; http://lattes.cnpq.br/6198086313593213; Azevedo, Isabelle Campos de; Barbosa, Mayara Lima; Santos, Viviane Euzébia PereiraIntrodução: a anemia falciforme é a doença genética mais prevalente no Brasil e no mundo, com relevância na saúde pública devido a sua condição crônica. Tal enfermidade ocasiona manifestações clínicas em todo o organismo, requerendo cuidados multiprofissionais de saúde ao longo de toda a vida do indivíduo. O cuidado multiprofissional e o acesso a assistência à saúde de qualidade são fundamentais e podem assegurar uma qualidade de vida satisfatória a essas pessoas. Desse modo, a realização de atividades de gestão da qualidade na assistência multiprofissional, como os ciclos de melhoria, é relevante para melhorar os níveis de saúde dessa população. Objetivo: Desenvolver um ciclo de melhoria da qualidade no cuidado multiprofissional às pessoas com anemia falciforme em um ambulatório de hematologia. Método: Constitui-se de um estudo de intervenção, com desenho quase experimental, do tipo antes-depois, sem grupo controle, com abordagem quantitativa, realizado por meio de um ciclo de melhoria da qualidade em um ambulatório de hematologia no Hemocentro de Alagoas. O ciclo de melhoria é composto por seis etapas: identificação e priorização de melhoria; análise das causas do problema; elaboração dos critérios de qualidade; avaliação inicial do nível de qualidade; planejamento e implementação das intervenções multifacetadas e reavaliação do nível de qualidade. A oportunidade de melhoria da qualidade identificada foi acompanhamento multiprofissional irregular às pessoas com anemia falciforme e a partir da análise das causas do problema de qualidade, foram definidos dezessete critérios de avaliação do nível de qualidade referente aos registros das consultas da equipe multiprofissional e os registros dos resultados dos exames laboratoriais e de imagens. Tais critérios foram elaborados de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde sendo observados os preceitos de validade de face, de conteúdo e de critério. O estudo foi realizado no período de janeiro de 2023 a maio de 2024. A análise dos dados foi realizada por estimativa pontuais da conformidade dos critérios. E para analisar o efeito da intervenção, foram estimados os valores de melhoria absoluta e relativa. A significância estatística foi testada utilizando o teste do valor de Z e apresentados em diagrama de Pareto. O estudo seguiu os procedimentos éticos exigidos pelas Resoluções nº 510/2016 e nº 466/2012 e foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Onofre Lopes/UFRN sob o parecer nº 6.416.792. Resultados: Com a primeira avaliação, percebeu-se níveis diminuídos de conformidades na maioria dos critérios avaliados, principalmente, quanto aos registros dos resultados dos exames laboratoriais e de imagens. Na reavaliação, após a implementação das intervenções multifacetadas, obteve-se níveis significativos de melhora nos critérios referentes aos registros das consultas de enfermagem (74%), do serviço social (69%), da fisioterapia (47%) e da hematologia (35%). Já a reavaliação dos registros dos exames apresentou discreto aumento nos níveis de conformidade. Conclusão: A avaliação do nível da qualidade dos registros no acompanhamento ambulatorial mostrou-se importante e oportuna no serviço, à medida que elevou o número de conformidades dos critérios avaliados e implementou intervenções em alguns pontos estratégicos da assistência ofertada às pessoas com anemia falciforme. E a soma das intervenções trouxe impacto positivo para o processo de trabalho da equipe multiprofissional.Dissertação Melhoria da qualidade no monitoramento de indicadores de sepse em um hospital da Paraíba(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-27) Araújo, Perla Sonály Bispo; Santos, Viviane Euzébia Pereira; Saraiva, Cecilia Olivia Paraguai de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5808110442588994; https://orcid.org/0000-0003-3289-411X; http://lattes.cnpq.br/6980962600585037; Dantas, Daniele Vieira; Barbosa, Mayara LimaIntrodução: A sepse é uma doença complexa e extremamente grave, ameaçadora à vida e um relevante problema de saúde pública, o qual tem potencial elevado de mortalidade, sendo a principal causa de morte por infecção. Objetivo: Melhorar a qualidade no monitoramento dos indicadores relacionados à de sepse em um hospital de emergência e trauma, no município de Campina Grande-PB. Metodologia: Trata-se de um estudo observacional descritivo com análise de série temporal dos indicadores de sepse, a partir de um ciclo de melhorias. O universo do estudo foi composto por todos os pacientes internados no hospital com diagnóstico ou suspeita de sepse no período de fevereiro de 2022 a janeiro de 2023. Coletouse dados relacionados à coleta de lactato, coleta de hemocultura e início da antibiotico terapia, bem como dados da letalidade relacionada à sepse. À medida que a coleta de dados foi ocorrendo desenvolveram-se atividades para a melhoria dos indicadores, as quais incluíram à equipe do Serviço de Controle de Infecções Relacionadas Assitência à Saúde e os profissionais de saúde envolvidos na assistência direta dos pacientes com sepse do hospital em estudo. A análise dos dados foi apresentada em forma de quadros, tabelas e gráficos. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa com Seres Humanos (CEP) (CAAE: 68120623.4.0000.5292). Resultados: O estudo foi realizado com dados de 960 prontuários. Os níveis de cumprimento dos critérios: coleta de lactato e coleta de hemocultura apresentaram baixa taxa de adesão, o critério terapia antimicrobiana obteve melhor desempenho na adesão ao Protocolo. A taxa de letalidade apresentou variação divergente, mas obteve uma média de 47%. Após as intervenções evidenciaram-se resultados mais satisfatórios, e as melhorias coincidiram com mudanças nas estratégias de intervenção no ciclo de melhoria. Conclusão: Os dados desse estudo evidenciaram problemas nos níveis de qualidade associados à adesão às medidas assistenciais recomendadas no Protocolo de Sepse. Embora as intervenções de melhoria não tenham atingido as metas esperadas, a execução do ciclo de melhoria foi significativa na alteração das estratégias de intervenção relacionadas à gestão de qualidade e na organização do monitoramento dos indicadores de sepse. Os achados revelam a importância contínua de avaliação e aprimoramento das práticas em saúde de modo a garantir uma prestação de cuidados eficiente.