Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Barbosa, Pedro Henrique Felix"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Trilhas sonoras de filmes como ferramentas pedagógico-musicais em em diferentes contextos educacionais
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Barbosa, Pedro Henrique Felix; Melo, Isaac Samir Cortez de; Nascimento, Catarina Aracelle Porto do; Marques, Nelson
    A combinação de áudio e visual e a sua utilização como ferramenta pedagógica para o aprendizado musical consciencioso e benéfico em distintos contextos educacionais se mostra pertinente a partir da prévia contribuição teórica e dos posteriores excelentes resultados alcançados. Essas concepções sobre uma abordagem consciente do ensino de música são discorridas em três diferentes situações pedagógico-musicais: aulas regulares em turmas do quinto nível da Educação Infantil1 em uma escola básica; mostragem interpretativa em uma oficina de apreciação de cinema; e aulas particulares de instrumento, sendo piano e violino os casos sui generes. Trata-se de um relato de experiência alicerçado e analisado à luz de publicações relacionadas aos resultados encontrados. No desenvolvimento, a história da música no cinema é utilizada e relatada como a origem que é, até a exposição mais particular, mas sempre vigente, de uma análise de composição própria e de aspectos pertinentes para cada um dos três âmbitos educacionais propostos. Dessa forma, elementos que norteiam a composição musical para cinema são direcionados para o aprendizado musical, ciente da real importância desse direcionamento para os resultados pretendidos. Abrindo possibilidades de raciocínio sonoro à frente de um filme, facilita-se o aprendizado musical, tendo em vista que a música, inicialmente, nasce da paisagem sonora que está sempre presente; e é a partir dessa que os mais intricados elementos da criação musical se expandem.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM