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Navegando por Autor "Barbosa, Sevemar Rodrigues"

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    Dissertação
    Ditadura militar: o ensino de História frente às disputas de narrativas e memórias
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-01-28) Barbosa, Sevemar Rodrigues; Pereira, Henrique Alonso de Albuquerque Rodrigues; https://orcid.org/0000-0002-5720-5942; http://lattes.cnpq.br/9609541796507055; http://lattes.cnpq.br/2604812101842694; Vargas Netto, Sebastião Leal Ferreira; https://orcid.org/0000-0003-0778-4031; http://lattes.cnpq.br/9840632250442779; Saraiva, João Gilberto Neves
    Este trabalho aborda as disputas de memória e narrativas em torno da Ditadura Militar. Por ser uma história recente, está suscetível a negacionismos e relativismos. Esse debate ganhou espaço com o crescimento de uma “nova direita”, essencialmente a partir dos protestos de junho de 2013 no Brasil e por causa dos trabalhos desenvolvidos pelas Comissões da Verdade em todo o país. As falas que negam ou relativizam a ditadura ganharam nas mídias sociais o veículo para atingir um maior número de pessoas, ecoando no espaço escolar. Para desenvolver a criticidade dos estudantes diante das fontes, propusemos um trabalho em ensino de história, inserido no campo da história do tempo presente. Para analisá-las, utilizamos o recurso da memória, ancorado no conceito de memória coletiva e na teoria da Análise do Discurso. O tema foi abordado na espacialidade da História Local, mas em diálogo com uma história mais “universal” do país. Foram analisados relatos orais, somados a documentos oficiais e à pesquisa bibliográfica para a concepção do produto: um caderno de atividades, que dialoga com um material audiovisual disponível no espaço virtual, em uma página no Google Sites. As narrativas e memórias dos perseguidos foram acessadas pelo site do Centro de Direitos Humanos e Memória Popular do Rio Grande do Norte (CDHMP-RN), pelos canais do Youtube TV DHnet e Roberto Monte e através dos relatórios da Comissão Nacional da Verdade (CNV) e da Comissão da Verdade da UFRN (CV-UFRN). As dos militares e dos que relativizam ou negam a ditadura, foram analisados por meio do projeto de história oral do Exército, 31 de março – o movimento revolucionário e sua história e em vídeos publicados por canais de direita na plataforma do Youtube.
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