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Navegando por Autor "Barbosa Neto, Pedro Alves"

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    TCC
    A participação docente na gestão de coleções do SISBI-UFRN: O caso do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Saraiva, Roberta Kelly de Oliveira; Barbosa Neto, Pedro Alves; Martins, Silvestre Gomes; Cunha, Jacqueline de Araújo
    O aumento na quantidade de discentes que buscam materiais atualizados em bibliotecas universitárias impulsiona o Ministério da Educação do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (MEC/INEP) a realizarem avaliações periódicas nas Universidades Federais. Estas avaliações seguem critérios relacionados à qualidade dos acervos, do ensino, da qualificação de recursos humanos e espaço físico, dentre outros aspectos. Nesse sentido, levantamentos periódicos são necessários a fim de se ter conhecimento do real estado do acervo disponibilizado na biblioteca e qual o nível de satisfação dos seus usuários. Este trabalho analisa, por meio de um estudo de caso, o processo de formação e desenvolvimento de coleções. Para isso utiliza como parâmetro a disponibilidade da bibliografia básica indicada por docentes e/ou coordenadores dos cursos de graduação do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no acervo da Biblioteca Central da UFRN. Foi feita uma análise dos métodos de seleção e aquisição destes materiais, enfatizando a sua avaliação e disponibilização. Para tal, foram coletadas informações por meio de entrevistas com os referidos coordenadores de curso. Foi feita paralelamente uma análise da atualização das bibliografias básicas dos cursos de graduação do CCSA, avaliando a periodicidade destas solicitações para a aquisição de materiais. Para o apoio à dimensão teórica do trabalho, um levantamento bibliográfico foi realizado enfatizando a área de Desenvolvimento das Coleções bem como assuntos relacionados a este tópico. Conclui que existe uma defasagem na atualização das estruturas curriculares dos programas de ensino, o que pode vir a refletir nas ações de aquisição realizadas pela biblioteca universitária da UFRN comprometendo o alcance de bons resultados de ensino e aprendizado por parte dos cursos de graduação do CCSA.
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    TCC
    A percepção da imagem do bibliotecário pelos discentes do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Azevedo, Karina Leticia Araujo de; Barbosa Neto, Pedro Alves; Cunha, Jacqueline de Araújo; Carvalho, Luciana Moreira
    Este estudo tem como objetivo abordar a visão que os discentes dos cursos de graduação do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) possuem acerca do profissional bibliotecário. Apresenta a evolução da profissão de bibliotecário e as características atuais da profissão, suas possibilidades de atuação e atividades exercidas, aspectos relativos à sua formação acadêmica e às competências e habilidades requeridas para o exercício profissional, bem como a aspectos de sua representação social. Utiliza como metodologia uma pesquisa de cunho quantitativo e caráter descritivo, fazendo uso de questionários como instrumento de coleta de dados, a respeito da imagem que os discentes dos seis cursos de graduação do CCSA/UFRN possuem da profissão de bibliotecário. Constata qual a percepção destes discentes em relação às atividades e funções do bibliotecário, bem como as possibilidades de atuação, e itens de informação com os quais este profissional lida em seu cotidiano de trabalho. Conclui que os discentes do referido Centro têm uma visão condizente com a realidade em relação à profissão de bibliotecário, e que o consideram um profissional de importante função na sociedade.
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    Dissertação
    Aceitação e uso de ferramentas de computação em nuvem: um estudo sobre o contexto informacional de secretários de pós-graduação em uma instituição de ensino superior
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-08-26) Martins, Lizianne Juline do Nascimento e Silva; Martins, Daniel de Araújo; http://lattes.cnpq.br/3834444250606399; http://lattes.cnpq.br/6020045372504028; Dias, Gabriela Figueiredo; Barbosa Neto, Pedro Alves; https://orcid.org/0000-0002-4741-5735; http://lattes.cnpq.br/7672865939553870
    Entre as Tecnologias da Informação (TI) que possibilitam melhorias no desempenho dasatividades informacionais, destacam-se as ferramentas de computação em nuvem. Pilares dachamada quarta revolução industrial, essas ferramentas proporcionam vantagens como oarmazenamento de dados online, trabalho colaborativo, facilidade de acesso ecompartilhamento de informações. Porém, mesmo diante dos benefícios potenciais e demaispossibilidades advindas do uso dessa tecnologia, ainda não está completamente elucidadocomo se dão a aceitação e uso dessas ferramentas pelos indivíduos. Tal lacuna também estápresente no contexto laboral das instituições de ensino, fazendo com que esforços e recursosorganizacionais sejam desperdiçados e tecnologias promissoras para a melhoria de serviçossejam inutilizadas. Em vista disso, a presente pesquisa teve como objetivo descrever aaceitação e o uso da computação em nuvem no desempenho das atividades informacionais ede conhecimento entre servidores técnicos-administrativos de secretarias de Pós-Graduaçãoda Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O percurso metodológico utilizado teve porbase uma abordagem quantitativa e descritiva. Como estratégia de pesquisa foi realizado umlevantamento, por meio da aplicação de um questionário baseado no Modelo de Aceitação eUso de Tecnologia Integrado, TAM 3, além de questões sociodemográficas, aplicado aossecretários de Pós-Graduação da UFRN, para captar as suas percepções no que diz respeito aouso e aceitação das ferramentas de computação em nuvem. A população foi dividida em doisgrupos, que responderam à pesquisa a respeito de ferramentas de armazenamento e editoresde documentos em nuvem, respectivamente. A análise dos dados foi feita utilizando estatísticadescritiva, por meio de medidas de tendência central e dispersão, além de distribuição defrequências, e uma escala likert de sete pontos para avaliar os constructos do TAM3. Comoresultado, foi possível verificar, quanto à avaliação da aceitação da computação em nuvempelos usuários na organização, uma alta incidência e frequência de uso. As tipologias deferramentas mais utilizadas foram o e-mail, seguido do armazenamento e finalmente doseditores de documentos em nuvem, onde a grande maioria faz uso principalmente dosprodutos Google. Com relação aos dois modelos pesquisados, armazenamento e editores dedocumentos, foi visto que as finalidades de utilização vão desde geral até mais específica.Ambos tipos de ferramentas obtiveram resultados bastante semelhantes com níveis deaceitação idênticos ou muito próximos. Dos 50 questionamentos feitos com base no TAM3,apenas 8 obtiveram leves diferenças quantitativas, com distinção do grau de aceitação, porém,a análise comparativa constatou que não houve uma diferença significativa. Por fim, ficouevidente que as tecnologias em nuvem aqui avaliadas se apresentam com uso apropriado,mostrando que as aplicações são verdadeiras aliadas à Gestão da Informação e doConhecimento praticadas pelos secretários em seus locais de trabalho. Também foidesenvolvido um plano de fortalecimento do uso e aceitação das ferramentas de computaçãoem nuvem, com o auxílio da ferramenta Project Model Canvas, visando aperfeiçoar o uso dastipologias de computação em nuvem estudados e, consequentemente, a estruturação deexcelência dos programas de Pós-Graduação.
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    TCC
    Acessibilidade informacional no contexto da mediação da informação em bibliotecas universitárias: um estudo de caso na Biblioteca Setorial do Centro de Ensino Superior do Seridó - CERES/UFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12-04) Santos, Francimária Lucena dos; Barbosa Neto, Pedro Alves; Barbosa Neto, Pedro Alves; Guerra, Érica Simony Fernandes de Melo; Noronha, Malkene Wytiza Freire de Medeiros
    Essa pesquisa visa avaliar a acessibilidade da estrutura física e informacional na Biblioteca setorial do Centro de Ensino Superior do Seridó da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – CERES, no município de Caicó/RN, para usuários com deficiência e necessidades educacionais específicas. Tem como objetivo Compreender a acessibilidade informacional no contexto da informação em bibliotecas universitárias, diagnosticar os recursos de acessibilidade informacional presentes na biblioteca universitária para usuários com necessidades educacionais especiais, tanto em relação ao espaço físico quanto aos recursos e serviços disponibilizados para este público, como também verificar junto aos bibliotecários, quais ações e estratégias de mediação da informação para usuários com necessidades especiais estão sendo realizadas e quais poderão ser realizadas nesse contexto. Para isto foi realizado um estudo de caso, a partir de uma entrevista não estruturada com a bibliotecária responsável pela biblioteca, onde foi comprovada a existência da mediação da informação para usuários com deficiências. Evidenciou-se, contudo, que as possibilidades são muito baixas devido às barreiras encontradas pela falta de recursos disponíveis na unidade para atender à comunidade de usuários com necessidades educacionais específicas.
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    Artigo
    Análise do Projeto de Lei do Senado nº 146/2007: disposições sobre a digitalização e o arquivamento de documentos em mídia ótica ou eletrônica
    (Revista Informação na Sociedade Contemporânea, 2018-08) Barbosa Neto, Pedro Alves; Silva, Ives Bruno de Lima; Morais, Sheyla Rocha de
    O presente artigo tem por finalidade analisar o Projeto de Lei do Senado n° 146/2007, que dispõe sobre a digitalização e arquivamento de documentos em mídia ótica ou eletrônica, bem como verificar como a sua implantação irá afetar a preservação de documentos no país. Adota como metodologia a pesquisa bibliográfica e documental. Apresenta uma descrição detalhada da proposta, comparando o projeto com a legislação vigente –Lei Nº 12.682/2012 –e analisando as principais justificativas contidas no PLS 146/2007.Além disso, o artigo discorre sobre a principal inovação contida no projeto, que é a possibilidade de descarte de documentos em papel, após a sua digitalização e certificação digital
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    Dissertação
    Apoio informacional sobre acidentes do trabalho em um ambiente organizacional com distintos regimes jurídicos: proposta de um serviço de autoatendimento
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-23) Silva, Janio Cesar da; Barbosa Neto, Pedro Alves; https://orcid.org/0000-0002-4741-5735; http://lattes.cnpq.br/7672865939553870; https://orcid.org/0000-0002-0674-3409; http://lattes.cnpq.br/9978545258975489; Martins, Daniel de Araujo; https://orcid.org/0000-0001-5572-0505; http://lattes.cnpq.br/3834444250606399; Reis, Priscila Martins
    A presente pesquisa diz respeito à aplicação dos fundamentos da gestão da informação para elaborar e propor um serviço de autoatendimento visando à promoção da saúde e segurança dos agentes públicos com o mesmo nível de atenção e qualidade de atendimento em um cenário no qual coabitam servidores da UFRN, submetidos à Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990 (regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais) e empregados da EBSERH, vinculados ao regime jurídico previsto no Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943 (Consolidação das Leis do Trabalho - CLT), nas dependências do Hospital Universitário Onofre Lopes (Natal/RN). Em função dos entreveros jurídicos envolvidos no caso em estudo, frisa-se que a prevenção de acidentes do trabalho e de doenças ocupacionais, por envolver a preservação da saúde física e mental das pessoas, sobretudo compartilhando os mesmos recintos, não deve ocorrer de modo diferenciada em relação aos indivíduos. Diante disso, tem-se como objetivo precípuo investigar os caminhos a trilhar para a proposição de um serviço de apoio informacional a fim de auxiliar os servidores da UFRN no processo de busca por informações sobre acidentes do trabalho, visando à promoção e preservação da saúde desse público. A trajetória metodológica envolveu uma abordagem indutiva, por meio de estudo de caso baseado nas técnicas documental, questionários e entrevistas. Os resultados, de forma combinada, apontaram no sentido de que os aspectos destacados nas constatações resgatadas da análise dos questionários e entrevistas encontram total sintonia com a essência dos objetivos concretizados nesta pesquisa. Concluiu-se que há necessidade de implementação das estratégias e serviços informacionais propostos
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    Dissertação
    Aprimorando os fluxos informacionais na elaboração dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação: produto informativo para a Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-11-26) Torres, José Carlos de Farias; Tarragó, Nancy Sanchez; https://orcid.org/0000-0002-5114-6072; http://lattes.cnpq.br/7790787210877961; https://orcid.org/0009-0001-6687-6975; http://lattes.cnpq.br/2055797638558976; Presser, Nadi Helena; Barbosa Neto, Pedro Alves; https://orcid.org/0000-0002-4741-5735; http://lattes.cnpq.br/7672865939553870; Ribeiro, Wagner Leite
    As rápidas transformações sociais, econômicas, políticas e tecnológicas impactam o ensino superior, exigindo que as universidades se adaptem para atender às demandas do século XXI. Na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a atualização dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) é essencial para alinhar a formação dos estudantes às normativas vigentes, mas enfrenta desafios operacionais. A complexidade do processo, que envolve múltiplos fluxos de informação, documentos e atores, aliada à escassez de orientações claras para coordenadores de curso e membros do Núcleo Docente Estruturante, tem resultado em atrasos nos últimos três anos. Diante desse cenário, a pesquisa busca mapear os fluxos de informação envolvidos na elaboração e atualização dos PPCs, identificar entraves e propor ações para a Diretoria de Administração e Controle Acadêmico (DIACOM), com destaque para a criação de uma cartilha informativa que auxilie na compreensão do processo. A pesquisa é qualitativa, com objetivos descritivos e aplicados, e adota pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas com a Diretoria de Desenvolvimento Pedagógico. Para o mapeamento dos fluxos de informação, foram aplicadas as ferramentas Integration Definition for Function Modeling (IDEF0) e Design Structure Matrix (DSM). Os resultados detalham as etapas do processo de atualização dos PPCs, evidenciando os fluxos de informação, entradas, saídas, restrições e responsabilidades. A análise permitiu organizar as atividades de forma sequencial, identificar inter-relações e destacar a necessidade de um fluxo contínuo de informações para garantir maior eficiência. Conclui-se que a falta de diretrizes claras impacta negativamente o andamento dos PPCs. A pesquisa contribui ao propor soluções para melhorar a gestão e comunicação do processo, com destaque para a cartilha informativa, que visa orientar os envolvidos e reduzir atrasos, promovendo maior eficiência na atualização dos PPCs na UFRN.
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    TCC
    As mídias sociais e seus impactos na Sociedade da Informação: o uso da informação pela comunidade do Campus Natal da UFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Santos, Bianca Souza; Barbosa Neto, Pedro Alves; Carvalho, Luciana Moreira; Cunha, Jacqueline de Araújo
    Aborda a temática do uso das mídias sociais e seus impactos na atual Sociedade da Informação, tendo como público alvo os frequentadores do Campus Natal da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Objetiva estudar este tema com o intuito de desmistificar a ideia que algumas pessoas têm de que a mídia social serve apenas para entretenimento ou perda de tempo, tendo como hipótese inicial o entendimento de que estas mídias também são usadas para disseminar e compartilhar informações de diversos âmbitos e importâncias para as pessoas. Para isso, utilizou-se de questionário com a intenção de determinar os propósitos, importâncias, usos, opiniões, etc. dos questionados em relação a estes espaços. Conclui-se que as mídias sociais são altamente influenciáveis na atual sociedade, as finalidades com que os internautas as utilizam são as mais diversas e que, no geral, este tipo de mídia não é considerado como perda de tempo. Finaliza- se, portanto, que há enormes impactos das novas mídias na vida dos indivíduos, ao demonstrar o grande papel delas na atual sociedade.
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    Dissertação
    Atenção à saúde do servidor público federal: uma avaliação do Siape Saúde na perspectiva da qualidade da informação
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-10-27) Araújo, Edvania Nogueira de; Martins, Daniel de Araújo; ; ; http://lattes.cnpq.br/6136956418445444; Barbosa Neto, Pedro Alves; ; Peter Filho, Ary Luiz de Oliveira;
    A necessidade de gestão, padronização e sistematização das informações no campo da saúde dos servidores públicos federais deu origem, em 2009, ao Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor - Siass, cujo objetivo é coordenar e integrar ações e programas nas áreas de assistência à saúde, perícia oficial, promoção, prevenção e acompanhamento da saúde dos servidores públicos federais. A presente pesquisa se propôs a avaliar a qualidade da informação presente na funcionalidade Relatório de Pesquisas Gerencias do Siape Saúde, sistema que abriga o Siass, quanto o suporte à proposição de ações voltadas à saúde e à segurança do servidor em Universidades Federais. Como objetivos específicos pretendeu descrever as principais dimensões necessárias à qualidade da informação, identificando a sua existência ou não no sistema avaliado; averiguar o grau de importância atribuído pelos gestores das unidades Siass às dimensões da qualidade da informação; identificar as limitações presentes no relatório gerencial e propor um plano de melhorias. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, de cunho descritivo, com abordagem quanti-qualitativa realizada a partir de um levantamento do tipo survey, cujo instrumento de coleta de dados foi um questionário autoaplicado inspirado no Modelo PSP/IQ de Kahn, Strong e Wang (2002). De forma complementar, foi realizado um grupo focal com a equipe local do Siass da Ufersa, conduzido por um roteiro de entrevista, elaborado a partir dos pontos fracos identificados na aplicação dos questionários e tendo como molde a ferramenta de gestão 5W2H. Para a análise dos dados foi utilizada a estatística descritiva e a análise de conteúdo. A pesquisa confirmou a presença das dimensões da qualidade da informação no relatório gerencial embora as dimensões Quantidade apropriada, Completeza, Facilidade de uso e Acessibilidade exijam mais atenção. Os resultados da pesquisa apontaram para a necessidade de melhorias de ordem organizacional, tecnológica e humana, onde foram elaboradas recomendações para o fortalecimento da qualidade da informação que é gerada e consequentemente do sistema, garantindo o seu uso continuado. Espera-se que as indicações de aperfeiçoamento aqui apresentadas possam munir os órgãos estruturantes do Sipec para o enfrentamento contínuo dos desafios que envolvem a saúde e a segurança no trabalho, transformando as informações do sistema Siape Saúde em respostas coerentes para uma gestão estratégica e contribuindo para a melhoria contínua das ações de proteção e promoção da saúde, segurança e bem-estar dos servidores públicos federais, cooperando de forma significativa para o aumento do desempenho das organizações nessas importantes áreas, além de fomentar a otimização da gestão da informação, colaborando para a adoção de novas práticas quanto ao acesso, uso e compartilhamento de informações.
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    Dissertação
    Avaliação da competência em informação dos usuários aposentados da Universidade Federal do Rio Grande do Norte no uso do aplicativo do Governo Federal - Sou.Gov
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-04-24) Araújo, Maria Dolores Monte Nunes; Barbosa Neto, Pedro Alves; https://orcid.org/0000-0002-4741-5735; http://lattes.cnpq.br/7672865939553870; http://lattes.cnpq.br/8322052248680877; Lucca, Djuli Machado de; Silva, Ilaydiany Cristina Oliveira da
    O desenvolvimento da competência em informação de servidores públicos aposentados pode contribuir para o alcance da qualidade de vida, cidadania, liberdade, emancipação e outras capacidades no uso efetivo dos recursos informacionais. Sendo assim, este estudo buscou analisar a competência informacional dos servidores aposentados da Universidade Federal do Rio Grande do Norte no uso do aplicativo SouGov, ferramenta que facilita o gerenciamento de informações pessoais e funcionais. Para atingir esse objetivo, a metodologia adotada nesta pesquisa teve caráter descritivo e exploratória, com e abordagem quantiqualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário, e sua análise foi realizada por meio de análise de conteúdo e estatística descritiva e exploratória, buscando identificar padrões e relações entre as informações coletadas. A análise dos dados permitiu identificar nuances e padrões, como níveis variados de competência, resistência ou insegurança ao usar tecnologias digitais, necessidade de habilidades específicas e barreiras físicas e cognitivas, o que revelou a necessidade de criação de um projeto de capacitação voltado para público, visando à inclusão digital, bem como o desenvolvimento de competências e habilidades que promovam uma tomada de decisões mais informada, fomentando a inclusão e a participação ativa dos servidores públicos aposentados na sociedade contemporânea.
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    TCC
    Biblioteca na escola pública: o Programa Nacional Biblioteca da Escola – PNBE à luz do desenvolvimento de coleções
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Andrade, Elisângela Moura de; Barbosa Neto, Pedro Alves; Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho; Freitas Neta, Antonia de
    Discorre sobre a biblioteca escolar, no âmbito da rede pública de ensino, a partir da compreensão do processo de desenvolvimento de coleções. Almeja, de modo geral, analisar o desenvolvimento de coleções em bibliotecas escolares na educação pública. Objetiva especificamente: compreender o contexto histórico de formação da biblioteca escolar no Brasil e quais suas características de funcionamento na rede pública de ensino; entender o processo de desenvolvimento de coleções naquele tipo unidade de informação; conhecer o Programa Nacional de Biblioteca na Escola (PNBE) e como ele se relaciona à política de desenvolvimento de coleções dessa unidade informacional, por meio da verificação dos critérios estabelecidos pelos editais do programa para a seleção de recursos informacionais. Emprega metodologicamente a abordagem qualitativa para o aprofundamento da compressão de nosso objeto de estudo, através da análise documental dos editais do Programa Nacional de Biblioteca na Escola (PNBE) para verificar seus critérios de seleção de recursos informacionais. Considera que o Programa Nacional de Biblioteca na Escola (PNBE) atua no desenvolvimento de coleções das escolas públicas por meio da definição de critérios de seleção, que representam uma racionalidade na constituição de acervos como preconiza a literatura especializada, e da doação desses materiais para as bibliotecas escolares.
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    Dissertação
    Combate à desinformação no processo eleitoral brasileiro: uma análise da atuação da justiça eleitoral sob a ótica da construção do conhecimento e da mediação da informação
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-11-29) Koerig, João Henrique; Barbosa Neto, Pedro Alves; https://orcid.org/0000-0002-4741-5735; http://lattes.cnpq.br/7672865939553870; http://lattes.cnpq.br/5002367136996694; Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho; https://orcid.org/0000-0003-2463-7914; http://lattes.cnpq.br/0229537475582012; Marques, Rodrigo Moreno
    Para que o processo eleitoral se desenvolva de forma transparente, segura e eficaz, alguns pilares da democracia precisam ser preservados, como a liberdade de expressão, concebida como direito fundamental, que garante aos cidadãos a livre manifestação do pensamento. Com o advento da urna eletrônica, verificou-se um aumento expressivo da segurança do processo eleitoral, se comparado com o modelo anterior, baseado no voto em papel. Por outro lado, observa-se, atualmente, no contexto das eleições, um aumento também expressivo de informações falsas, tendenciosas e imprecisas, popularmente conhecidas como Fake News, que colocam em xeque não apenas os avanços tecnológicos no âmbito da justiça eleitoral, mas a democracia brasileira. Nessa perspectiva, diante da relevância dessa temática, a pesquisa tem como objetivo geral “mapear práticas de combate à desinformação da Justiça Eleitoral, apontando procedimentos a serem adotados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, com foco na construção e comunicação do conhecimento voltados ao enfrentamento à desinformação.” Para atingir o objetivo geral, foram traçados os seguintes objetivos específicos: a) caracterizar a desinformação como ferramenta de desestabilização democrática; b) identificar as ações de mediação da informação praticadas pelos TREs brasileiros no combate à desinformação, a partir do Programa de Enfrentamento à Desinformação do TSE; c) analisar os níveis de conhecimento e confiança dos servidores do TRE/RN com relação às urnas eletrônicas e ao processo eleitoral brasileiro, traçando um diagnóstico do seu perfil informacional, para desenvolver canais para a criação e comunicação de conhecimento e d) propor ações educacionais de combate à desinformação voltadas aos servidores do TRE/RN, com foco na criação de conhecimento e na mediação da informação para o fortalecimento do processo eleitoral. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa de natureza quali-quantitativa com objetivos exploratórios. Foram utilizadas como técnicas investigativas a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental para a construção do referencial teórico e o levantamento de dados nos sites dos TREs para análise de documentos de diferentes órgãos da JE. Como instrumentos de coleta de dados, foi desenvolvido questionário com perguntas abertas e fechadas junto aos servidores do TRE/RN. Os resultados demonstraram a necessidade de investir em capacitação para os servidores sobre o tema, bem como potencializar a criação de conteúdo informacional de qualidade, que contribua para o combate à desinformação e o fortalecimento, não apenas do processo eleitoral, mas também da democracia brasileira. Quanto aos Tribunais Regionais, percebeu-se que estes atuam como mediadores da informação, priorizando a realização de eventos com a participação da sociedade. Tal característica é levada em consideração quando da proposta de intervenção no TRE/RN. A partir dos resultados da pesquisa e levantamento bibliográfico, foram elaborados indicadores para orientação de ações de combate à desinformação no âmbito do TRE/RN.
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    TCC
    Comitês de ética da UFRN: uma análise dos processos na Plataforma Brasil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-16) Ribeiro, Rodrigo Mateus Lima; Barbosa Neto, Pedro Alves; http://lattes.cnpq.br/7672865939553870; http://lattes.cnpq.br/5089914037590989; Barbosa Neto, Pedro Alves; http://lattes.cnpq.br/7672865939553870; Vechiato, Fernando Luiz; http://lattes.cnpq.br/1727550604163016; Ribeiro, Ana Cláudia
    Este trabalho apresenta considerações e reflexões acerca da Ética em pesquisa e a atuação dos Comitês da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que trabalham com a ideia de regularizar protocolos acadêmicos que envolvem seres humanos e dados pessoais que devem ser mantidos em sigilo e usados de forma adequada por pesquisadores. O estudo se caracteriza em uma revisão bibliográfica e documental, de natureza básica e qualitativa. A comunidade acadêmica no Brasil é relevante e de qualidade para nossa vivência e com isso os trabalhos acadêmicos passam a ter uma grande força no ambiente universitário visto que a conclusão de muitos cursos de graduação depende de trabalhos de conclusões de curso bem como trabalhos acadêmicos de extensão no decorrer do nível superior. É interessante analisar que muitas pós-graduações, mestrados, doutorados se constitui um grande desafio a construção de um bom projeto de pesquisa que deve ser aprovado no seu ingresso ou na sua finalização. O comitê de ética passa a ter um papel fundamental na avaliação de projetos que envolvem seres humanos, que são característicos nessa fase acadêmica de muitos pesquisadores. A existência e ação dessas comissões melhora a qualidade dos projetos e fazem com que acadêmicos eliminem ou diminuam possíveis riscos que possam ocorrer na pesquisa. Neste trabalho, além de mostrar processos de trâmite e importância dos CEPs, foi realizado um apanhado sobre os documentos exigidos pelo Comitês da UFRN para apreciação ética. A Instituição conta com 3 Comitês de Éticas em Pesquisa com Seres Humanos.
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    Dissertação
    Comportamento informacional de gestores nas decisões acadêmicas relativas à pandemia de SARS-COV-2 no contexto de uma instituição federal de ensino superior
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-07) Silva, Judson Daniel Oliveira da; Barbosa Neto, Pedro Alves; https://orcid.org/0000-0002-4741-5735; http://lattes.cnpq.br/7672865939553870; http://lattes.cnpq.br/2960088708959742; Martins, Daniel de Araújo; http://lattes.cnpq.br/3834444250606399; Nassif, Monica Erichsen
    Trata da gestão da informação e do conhecimento no âmbito dos processos decisórios empreendidos na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) relacionados à pandemia de SARS-CoV2, entre março de 2020 a janeiro de 2022. Busca responder à seguinte questão: como se deu o comportamento informacional dos gestores da UFRN no tocante aos processos decisórios referentes as questões que envolveram a pandemia de SARS-Cov2? Diante disso, tem como objetivo geral investigar o comportamento informacional de gestores da UFRN no tocante aos processos decisórios que envolveram as consequências da pandemia de SARSCoV2 na instituição. Para tanto, estabeleceu-se quatro objetivos específicos: (1) identificar os processos decisórios relacionados à pandemia, as decisões tomadas e os documentos produzidos; (2) averiguar os aspectos afetivos, cognitivos e físicos do comportamento informacional dos gestores; (3) examinar a relação entre informação e decisão no tocante aos processos marcados pela incerteza fruto da pandemia; (4) produzir um plano de melhoria pelo qual se comunique recomendações que possam contribuir para os processos decisórios. Para o alcance desses objetivos, o percurso metodológico contou com a aplicação de uma abordagem indutiva, em estudo de caso baseado em técnicas documental, questionários e entrevistas. Os resultados alcançados apontam para um comportamento informacional que promove busca, mediação e uso de informação em distintas instâncias da UFRN e que fomenta a participação da comunidade acadêmica na construção de conhecimento em prol das decisões.
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    Artigo
    Comportamento informacional dos idosos através dos meios de comunicação
    (Informação em Pauta, 2017-11) Barbosa Neto, Pedro Alves; Gomes, Vagner Ivan de Alencar; Silva, Silvana Souza da; Oliveira, Solange Gomes Toscano de; Barbosa, Claudia Cristina Oliveira de Lima
    Aborda a relação entre os idosos e os meios de comunicação existentes, levando em consideração as transformações advindas das evoluções tecnológicas, que cada vez mais são inseridas em seu cotidiano. Destaca a necessidade de realizar estudos voltados para esse tipo de usuário, a fim de apresentar dificuldades que eles enfrentam na utilização dos meios de comunicações atuais. Objetiva identificar os meios de comunicações utilizados pelos idosos como forma de adquirir informações e especificar quais suas preferências e dificuldades ao utilizá-los. Emprega como metodologia a pesquisa exploratória e descritiva tendo em vista que se buscou informações através da aplicação de questionários e a realização de entrevistas de forma aleatória, com idosos a partir de 60 anos de idade, em diversas localidades da cidade do Natal/RN. Constatou-se que os meios de comunicação mais utilizados pelos idosos são a Televisão e o Rádio e com relação à era digital, 77% dos pesquisados possuem dificuldades em obter informações a partir da Internet. Percebe-se que todos idosos entendem a necessidade das pessoas estarem bem informadas, utilizando todos os meios que são disponibilizados, tais como: jornais, tvs, redes sociais, ou seja, os diversos meios de comunicação
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    Dissertação
    A comunicação da Pró-Reitoria de Extensão da UFRN com seu público: um estudo métrico via mídias e redes sociais digitais
    (2019-08-19) Azevedo, Ana Kamila Silva; Maia, Kenia Beatriz Ferreira; ; ; Carrera, Fernanda Ariane Silva; ; Tarrago, Nancy Sanchez; ; Barbosa Neto, Pedro Alves;
    Vivemos em um mundo em que a informação e o conhecimento se transformaram em ativos valiosos para as organizações. Assim, este estudo tem como objetivo geral compreender como a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) estabelece a comunicação com os seus públicos interno e externo por meio da sua página no Facebook. Visando atender a este propósito, temos, como objetivos específicos: verificar, por meio das métricas fornecidas pelo Facebook, como está sendo percebida a página da PROEX nessa rede social; identificar os fluxos de comunicação existentes na PROEX e propor um plano de ação para a comunicação da PROEX no Facebook. Para tanto, procede-se à realização de uma pesquisa de natureza aplicada, de abordagem quali- quantitativa e etnográfica, com ênfase na Webnografia, e com objetivos descritivos. Em seguida, os dados obtidos por meio dos questionários e da análise das postagens foram comentados por meio da técnica de análise de conteúdo, bem como da comparação entre os formulários, tentando identificar pontos em comum entre as respostas; como também por meio de uma planilha do Microsoft Excel, apresentando as métricas analisadas através de tabelas e gráficos. A partir dos resultados encontrados, constatou-se que a página do setor no Facebook possui um baixo índice de engajamento por parte dos seus usuários e que existe o desconhecimento da comunidade acadêmica sobre a existência dessa página. Em decorrência disso, sugere-se, como estratégia de comunicação do plano de ação, a realização de uma campanha de divulgação sobre estes perfis e a consideração do uso de uma linguagem mais informal, que seja mais próxima ao público, com alternância de formatos das postagens (texto, imagem e vídeo) e com a ênfase nas atividades fim do setor. Por fim, aconselha-se também diversas ações complementares que contribuirão para que o trabalho de gestão da comunicação organizacional do setor esteja sempre em constante avaliação e melhoria.
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    TCC
    O controle social da informação no âmbito da Organização Internacional do Trabalho: análise da convenção fundamental 100 aplicada ao contexto brasileiro
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-15) Ramos, Andressa Quintino; Barbosa Neto, Pedro Alves; Barbosa Neto, Pedro Alves; Davi, Maria da Conceição; Silva, Judson Daniel Oliveira da
    O Controle social permite que os cidadãos possam participar ativamente na definição de políticas públicas desenvolvidas por seu país. É por meio do acesso à informação que o indivíduo obtém os recursos necessários para a promoção de um diálogo eficiente entre sociedade e Estado. A pesquisa possui como objeto de estudo as características do controle social da informação no âmbito da Organização Internacional do Trabalho (OIT), mais especificamente acerca do processo de monitoramento da implementação da convenção n. 100 que versa sobre a igualdade de remuneração de homens e mulheres trabalhadores por trabalho de igual valor. Busca responder a seguinte problemática: governo e parceiros sociais cooperam para que se exerça o controle social da informação favorecendo a efetiva aplicação dos princípios consolidados na convenção fundamental n. 100? A hipótese defendida é a de que tanto os parceiros sociais como o governo brasileiro, cooperam para o controle social da informação uma vez que contribuem com informações sobre a real situação de determinada convenção, oportunizando o processo de monitoramento de implementação de convenções realizado pelo Comitê de Peritos da OIT. O objetivo geral do estudo é identificar, compreender e descrever características do controle social da informação na produção e sistematização de informações, relativas à convenção de nº 100 no contexto brasileiro. Quanto aos objetivos específicos têm-se: a) analisar os comentários do Comitê de Peritos da OIT no período de dez anos (2009-2019) enviados ao Brasil sobre a convenção nº 100; b) identificar os atores envolvidos no processo de controle social da informação; c) compreender as peculiaridades do conteúdo informacional encontrado no processo de monitoramento. No que diz respeito aos caminhos metodológicos, essa pesquisa é classificada como indutiva, quanto ao método de abordagem utilizado, pesquisa documental e bibliográfica quanto as técnicas de coleta de dados, além de se valer dos métodos de abordagem histórico e estudo de caso. Por fim, atesta-se que a hipótese é valida, pois se verificou que tanto parceiros sociais quanto governo cooperaram para produção de informações constantes nos relatórios enviados OIT.
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    Artigo
    Curso de graduação em Biblioteconomia da UFRN: proposta metodológica para sua reformulação
    (Informação na Sociedade Contemporânea, 2017-04-05) Cunha, Jacqueline de Araújo; Barbosa Neto, Pedro Alves; Carvalho, Luciana Moreira; https://orcid.org/0000-0002-1058-4260
    No presente trabalho objetivou-se, de forma geral, descrever os processos reflexivos empreendidos pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, acerca da reformulação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), especificamente sobre a estrutura curricular. Como suporte para as reflexões foi feito um resgate histórico da formação do Bibliotecário no Brasil, a partir da análise descritiva das estruturas curriculares adotadas em cada contexto histórico social, vinculando-o as suas inspirações teóricas e identitárias. Em continuidade foi discutida a formação dos currículos mínimos (1962 e 1982) para os Cursos de Biblioteconomia, e a posterior migração da perspectiva dos conteúdos para as competências e habilidades emanadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). Finalmente, é apresentada a proposta de metodologia utilizada para reformular a estrutura curricular do Curso de Biblioteconomia da UFRN, a luz das reflexões acerca das DCN .
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    TCC
    Desenvolvimento da competência informacional na Biblioteca Visconde de Sabugosa do núcleo de educação da infância (NEI/UFRN)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Silva, Sara Andgel Ferreira da; Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Costa; Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho; Gallotti, Monica Marques Carvalho; Barbosa Neto, Pedro Alves
    A sociedade contemporânea tem como um de seus insumos a informação, o que implica a necessidade dos sujeitos de se manterem informados. O desafio posto por essa sociedade da informação é, justamente, de que tais sujeitos possuam conhecimentos e habilidades adequadas para se obtenham uma satisfação informacional. Assim, procurou-se evidenciar a biblioteca escolar como um equipamento essencial no processo de ensino e aprendizado, que contribui por meio dos seus recursos informacionais e das ações de mediação entre o bibliotecário e seus usuários. A competência informacional entendida como capacidade que o indivíduo possui para buscar e usar a informação desejada, torna-se um elemento importante na formação dos usuários da biblioteca escolar. Diante disso, o trabalho buscou destacar a relevância dos programas de desenvolvimento dessas habilidades no ambiente das bibliotecas escolares. Foi realizado um estudo bibliográfico das publicações da área de Biblioteconomia e Ciência da Informação, posteriormente, foi realizado um estudo de caso para analisar as práticas desenvolvidas na Biblioteca Visconde de Sabugosa, do Núcleo de Educação da Infância (NEI), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Ademais, investigou-se as atividades que contribuem para a formação de competências nos usuários como por exemplo a cotação de historia e o programa de capacitação do usuário. Conclui-se que, os programas de formação de habilidades informacionais devem ser incluídos no planejamento pedagógico das instituições escolares, com intuito de potencializar o aprendizado dos alunos e, consequentemente, o rendimento e desempenho escolar.
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    Dissertação
    Desenvolvimento de uma solução para suporte à tomada de decisão em um órgão público com aplicação concomitante da gestão da informação e de uma ferramenta de business intelligence
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-08-02) Bibiano, Geilson de Macedo; Perales, Wattson José Saenz; http://lattes.cnpq.br/7864092926643460; http://lattes.cnpq.br/2692186169729644; Barbosa Neto, Pedro Alves; https://orcid.org/0000-0002-4741-5735; http://lattes.cnpq.br/7672865939553870; Junqueira, Wagner
    A gestão da informação mostra-se necessária para o aperfeiçoamento de processos decisórios e para o alcance de objetivos e metas nas organizações. Neste cenário, torna-se imprescindível gerir o excesso de informações produzidas e entregar aquelas que são úteis para os tomadores de decisão. Assim, esta pesquisa busca desenvolver um produto - protótipo - de Business Intelligence, sob a ótica da gestão de informação, para dar suporte à tomada de decisão no processo de gerenciamento das reformulações de projetos acadêmicos na Diretoria de Projetos Acadêmicos - DPA/UFRN. Este processo é gerenciado pela DPA por meio do aplicativo Trello, onde são registrados os fluxos informacionais desde o início de uma solicitação de reformulação em projeto acadêmico até a sua implementação. O estudo propôs de forma específica quatro objetivos: 1. Identificar as necessidades informacionais dos atores da tomada de decisão no processo investigado; 2. Modelar um ambiente de BI para gerenciar as informações produzidas durante o gerenciamento das reformulações em projetos acadêmicos no âmbito da DPA; 3. Elaborar um painel de indicadores de desempenho para suporte à tomada de decisão; 4. Validar a solução desenvolvida frente às necessidades informacionais dos atores envolvidos. Os objetivos foram alcançados por meio de uma pesquisa aplicada, qualitativa e descritiva, adotando-se os procedimentos metodológicos propostos por Blessing e Chakrabarti (2009) na obra “DRM, A Design Research Methodology”. A coleta de dados do estudo foi realizada por meio de pesquisa documental, pesquisas bibliográficas, reunião dirigida e grupos focais, obtendo-se, como resultado, um protótipo de um painel de indicadores utilizando-se a ferramenta Microsoft Power BI com base em modelos de GI e a metodologia de BI. O produto atendeu as necessidades informacionais dos usuários, que o aplicam tanto no acompanhamento de desempenho do processo estudado quanto nas tomadas de decisões inicialmente voltadas para ações de melhoria contínua.
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