Navegando por Autor "Barboza, Márcio Borges"
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TCC Ensino remoto emergencial de música: um relato de experiência no Projeto EMUSCO durante a pandemia da Covid-19(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-01-28) Barboza, Márcio Borges; Luna, Camila Larissa Firmino de; Colabardini, Júlio César de Melo; Abreu, Washington Nogueira deO presente trabalho de conclusão de curso é um relato de experiência sobre aspectos relacionados ao processo de adaptação do ensino presencial em música para a modalidade do ensino remoto emergencial, no âmbito do Projeto Escola de Música Severino Cordeiro (EMUSCO), desenvolvido na Escola Municipal Ferreira Itajubá em Natal/RN. Em virtude do distanciamento social decorrente da COVID-19, as atividades do EMUSCO foram inicialmente paralisadas e o seu corpo docente precisou adaptar sua metodologia de ensino que, obrigatoriamente, deveria se adequar à nova realidade. Com isso, o trabalho tem como objetivo geral apresentar desafios e conquistas do ensino de música no Projeto EMUSCO (Escola de Música Severino Cordeiro) em decorrência da pandemia de COVID-19, relatando todo o processo de adaptação da educação presencial em música para a modalidade remota no período da pandemia, e de compreensão acerca das formas de organização possíveis para a docência no ensino remoto, identificando as principais dificuldades e buscando minimizar o impacto que a crise sanitária ocasionou à educação em geral. Para auxiliar as reflexões no decorrer do relato, a fundamentação teórica se baseia em conceitos ligados à temática do Ensino Remoto Emergencial (ERE), assim como em aspectos relacionados com a Educação à Distância (EaD), abordando autores como Tokarina (2020), Paixão (2020), Ribeiro (2019) e Valente (2010), buscando também refletir sobre a utilização da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) aplicada ao ensino de música. Os resultados do relato apontaram para uma aprendizagem musical satisfatória, apesar do cenário diferenciado daquele comumente vivenciado no âmbito do Projeto, bem como evidenciaram as principais dificuldades e potencialidades no ensino de música e na manutenção das atividades culturais no formato virtual.Dissertação Três estudos para Trompete e Piano de José Siqueira: uma abordagem técnico interpretativa da obra e sua preparação para performance através da utilização de métodos aplicados aos estudos de rotina do trompetista(2017-12-04) Barboza, Márcio Borges; Farias, Ranilson Bezerra de; ; ; Benck Filho, Ayrton Muzel; ; Feitosa, Radegundis Aranha Tavares;Esta dissertação tem como objeto de pesquisa a obra Três estudos para Trompete e Piano, escrita por José Siqueira em 1963. Foi dedicada ao trompetista brasileiro Valdomiro Alves e é uma composição que pelo seu grau de dificuldade e estruturação composicional pode ser considerada relevante para o repertório trompetístico. A obra apresenta uma estrutura complexa onde o autor trabalha os elementos composicionais derivados dos sistemas Trimodal e Pentatônico sistematizados por ele, além de explorar as dificuldades técnico-interpretativas inerentes ao trompete. Desta forma, essa composição foi escolhida para ser estudada e trabalhada, com o intuito de aqui, revelar alguns de seus detalhes interpretativos e dificuldades técnicas, sugerindo suas possíveis resoluções. Para que o futuro pesquisador possa ter uma melhor compreensão deste trabalho, optou-se por estruturá-lo da seguinte maneira: no primeiro capitulo, traremos breves informações acerca do movimento nacionalista, observando como o compositor estudado se insere nesse contexto, apresentando também informações biográficas a seu respeito, tendo como objetivo informar e nortear futuros leitores acerca de suas realizações e suas ideias em relação ao movimento nacionalista; no segundo, abordaremos a importância dos estudos de rotina para o Performer em sua preparação para à execução da obra Três estudos para Trompete e Piano, apresentando livros de estudos (métodos) de técnica instrumental e interpretação, que servirão de subsídios para execução da obra; e por fim no terceiro capítulo, apresentaremos através de quadros e figuras a divisão estrutural da obra e evidenciaremos também sugestões interpretativas e técnicas de excertos musicais selecionados, apresentando suas possíveis resoluções para futuros interpretes da obra.