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Navegando por Autor "Barrêto, Vanessa Dias de Araújo"

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    Dissertação
    Fatores de risco e seu reconhecimento: como a ignorância e a adoção de estratégias podem influenciar no desenvolvimento de doenças cardiovasculares
    (2019-05-17) Barrêto, Vanessa Dias de Araújo; Araújo, Sérgio Ricardo Fernandes de; ; ; Moraes, Maiara de; ; Maciel, Michelline do Vale;
    JUSTIFICATIVA E OBJETIVO: As doenças cardiovasculares (DCV) afetam todos os grupos sociais, causando imenso impacto nos gastos públicos em saúde, além de gerar considerável número de mortes prematuras. O surgimento de morbidades associadas às DCV requer significativos investimentos em pesquisa, vigilância, prevenção, promoção da saúde e defesa de uma vida saudável. Com base nisso, o presente trabalho teve como objetivo analisar a importância do nível de conhecimento de pacientes portadores de DCV para a prevenção das referidas doenças. MÉTODOS: Trata-se de um estudo epidemiológico observacional e transversal realizado a partir da coleta de dados de prontuários clínicos e entrevista de pacientes, de ambos os sexos, portadores de DCV internados na Unidade Hospitalar Regional do Seridó (UHRS), na cidade de Caicó/RN, com análise de dados socioeconômicos e informações relacionadas aos hábitos alimentares/cotidianos, Fatores de Risco (FR) para DCV e ao decurso da doença que provocou o internamento, utilizando-se o teste do qui quadrado, adotando-se nível de significância de 5%. Foram calculadas as razões de prevalência (RP), ajustadas por idade e escolaridade, e respectivos intervalos de confiança de 95% (IC95%) por meio de regressão de Poisson. RESULTADOS: Foram investigados 41 indivíduos, sendo a maioria indivíduos do sexo masculino (82,9%), com idade entre 60 – 69 anos (19,5%, com média de 65 anos), autodeclarados pardos (61%), com ensino fundamental completo (61%) e rendimento mensal de até 1 salário mínimo (63,5%). A DCV mais incidente foi o IAM (68,3%), os principais FR identificados foram baixa alfabetização (82,9%), HAS (78%), sedentarismo (73,2%) e tabagismo (65,9%). Além disso, 48,8% informaram que desconhecem o que seja um FR. CONCLUSÕES: A grande prevalência e simultaneidade desses FR mostra a necessidade e importância do fortalecimento das políticas públicas de saúde e das equipes multiprofissionais de saúde, no sentido de reconhecer precocemente os FR, além do desenvolvimento de mais ações de educação em saúde no âmbito da Atenção Primária à Saúde.
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    Implantação da alta multiprofissional: proposta de intervenção a partir da inserção de residentes em hospital público
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12-12) Maciel, Thuanny Pereira; Sobreira, Maura Vanessa Silva; Tiago Rocha Pinto; Barrêto, Vanessa Dias de Araújo; Mota, Kelly Samara de Lira
    A alta responsável se configura como um processo no qual os usuários dos serviços de saúde saem de um ponto e são recebidos em outro da rede de atenção, diferente do conceito de alta que se baseia na perspectiva do desligamento. Nessa concepção, o hospital é integrante da rede e como tal é partícipe da corresponsabilidade do que acontece com o usuário em toda a Rede de Atenção à Saúde (RAS), e não apenas enquanto está internado. Considerando que a debilidade da articulação entre os pontos de apoio da rede se configura um obstáculo para a atenção contínua, é necessário que a comunicação entre esses se dê a partir do fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS) em seus aspectos políticos e assistenciais. Algumas ferramentas, como o plano de alta, podem ser usadas para aumentar a capacidade do autocuidado, reduzir a frequência de reinternações, fornecer aos usuários um cuidado integrado e estreitar a comunicação entre o hospital e a rede de atenção. Este projeto de intervenção se objetiva em sistematizar uma prática em equipe que possibilite a estruturação e implantação da alta responsável multiprofissional no Hospital Regional Telecila Freitas Fonte (HRTFF), com o propósito de fortalecimento da APS, bem como criar um cenário de educação interprofissional em saúde para a graduação e pós-graduação da Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMCM/UFRN). O projeto será conduzido pela equipe multiprofissional de residentes e preceptores da EMCM/UFRN em parceria com a equipes do serviço social do HRTFF. O processo de organização do projeto compreendeu: articulação com os gestores para definição da implantação do projeto, desenvolvimento de critérios de inclusão, elaboração de etapas que descrevem um conjunto de atividades que, juntas, garantirão o cumprimento dos objetivos do projeto e outro de seguimento para avaliação. A partir desta feita, afirma-se que o presente estudo fomentará uma nova estratégia para promover ao usuário condições de acesso à rede, educação permanente, suporte gerencial e matricial e tornar-se-á um novo espaço em acolhimento as demandas de saúde. Assim, o projeto na perspectiva da integração ensino-serviço, buscará a construção de um planejamento da alta hospitalar, que se paute em uma atitude interprofissional, para a integração efetiva do nível terciário com a APS, contemplando o trabalho em rede.
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