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Navegando por Autor "Barra, Brígida Gabriele Albuquerque"

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    Artigo
    Autopercepção vocal de pessoas transexuais
    (ABRAMO (Associação Brasileira de Motricidade Orofacial), 2020-08-19) Barra, Brígida Gabriele Albuquerque; Gusmão, Úrsula Maria de Araújo Silva; Araújo, Ana Nery Barbosa de
    Objetivo: descrever a autopercepção vocal de transsexuais. Métodos: participaram do estudo transversal 60 pessoas transexuais, que frequentaram um ambulatório de referência a saúde de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais. A coleta de dados consistiu em aplicação de questionários autodirigidos, um questionário para o levantamento de perfil dos participantes e questionários de autoavaliação vocal. Resultados: a maioria dos entrevistados eram jovens, que nunca tiveram atendimento no Sistema Único de Saúde por fonoaudiólogos e, de forma generalizada, apresentaram interesse nesse atendimento. As respostas mostraram impacto nos três eixos avaliados, que foram, “uso da voz na vida social”, “descaracterização de gênero causada pela voz” e “indicativo de alguma disfonia”. Também foi possível identificar em algumas pessoas a presença de sintomas vocais característicos de disfonias. Conclusão: pessoas transexuais têm insatisfações com relação a suas vozes, sendo a voz como elemento que prejudica a percepção de gênero identificado, havendo, também, repercussões em sua vida social, emocional, laboral e interpessoal. Sendo assim, é importante a inclusão do fonoaudiólogo no processo transexualizador, sendo esse atendimento pretendido pela maioria das pessoas transexuais
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    TCC
    Educação permanente em saúde sobre o desenvolvimento da linguagem: uma experiência com os Agentes Comunitários de Saúde
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-29) Oliveira, Isabelly Raianny de Souza; Correia, Rafaela Bezerra Façanha; Ana Manhani Cáceres Assenço; Barra, Brígida Gabriele Albuquerque; Lopes, Lavínia Mabel Viana
    Objetivo: Descrever a experiência de uma Educação Permanente em Saúde realizada com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) sobre o desenvolvimento da linguagem. Método: Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, do tipo relato de experiência. Participaram 5 ACS de uma Unidade Básica de Saúde da Zona Oeste do município do Natal/RN. Em primeiro momento, foi aplicado um questionário com o objetivo de conhecer o perfil do grupo, e apresentados 5 casos clínicos para investigar os conhecimentos e as práticas dos ACS sobre o desenvolvimento da linguagem. Levou-se em consideração os pontos mais discutidos e as dificuldades mais significativas, as quais foram organizadas em temas a serem estudados e debatidos no momento seguinte. A segunda fase da Educação Permanente ocorreu por meio de uma atividade educativa, em forma de oficina. No momento final à oficina, foram reaplicados os casos clínicos com o intuito de investigar a efetividade da Educação Permanente e a consolidação dos conhecimentos abordados no encontro. Resultados e Discussões: Os ACS permaneceram participativos e interagiram durante as discussões e dinâmicas propostas. Observou-se uma mudança nas condutas realizadas a partir das falas desses profissionais, como: as estratégias utilizadas na estimulação da linguagem, discussão do caso em uma equipe multidisciplinar, a importância da audição para o desenvolvimento da linguagem. Conclusão: Acredita-se que a Educação Permanente provocou mudanças nas condutas realizadas. Portanto, é importante refletir sobre a relevância da contratação do Fonoaudiólogo no NASF-AB do município do Natal para dar continuidade às Educações Permanentes.
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    TCC
    Itinerário terapêutico das pessoas com doença falciforme na Rede SUS do Estado do Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-29) Batista, Maria Yadja de Oliveira; Correia, Rafaela Bezerra Façanha; Maurício Wiering Pinto Telles; Barra, Brígida Gabriele Albuquerque; Lopes, Lavínia Mabel Viana
    A doença falciforme faz parte do grupo de hemoglobinopatias e é considerada a doença hereditária mais comum no Brasil. Sua incidência na população brasileira não ocorre apenas na população de origem, a negra, mas em todas as raças do país devido à miscigenação. Essa pesquisa buscou delinear o itinerário terapêutico destes pacientes com doença falciforme na Rede SUS do Estado do Rio Grande no Norte, visando encontrar suas principais dificuldades com relação ao atendimento e ao desconhecimento acerca da doença pelos profissionais de saúde. Para tanto, foi utilizado o método do grupo focal com seis pessoas que participavam da Associação de Pessoas Portadoras de Anemia Falciforme do Rio Grande do Norte. Para a análise dos resultados, utilizou-se a técnica da análise de conteúdo, resultando em três categorias temáticas: Diagnóstico e convívio com a doença falciforme; Invisibilidade da doença pela Rede de Atenção à Saúde; Ausência de uma linha de cuidado; e Valorização do movimento social. Observou-se que não existe uma linha de cuidado para os pacientes no Estado, tornando a assistência à saúde inferior ao garantido por Lei. Esses resultados, comprovam que a Rede SUS do Estado deveria promover melhorias ao acesso desta população visando a melhor qualidade de vida.
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    TCC
    Narrativas de trabalhadores da saúde sobre preconceito contra diversidade sexual e de gênero na atenção básica de um município do sertão nordestino
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-28) Duarte, Micael Pyerre Martins; Silva, Glauber Weder dos Santos; Barra, Brígida Gabriele Albuquerque; Silva, Glauber Weder dos Santos; Dantas, Éder Samuel Oliveira; Alves, Tássia Regine de Morais; Santos, Nilmar Francisco da Silva
    Introdução: apesar da Política Nacional de Saúde Integral LGBT ser criada para atender as demandas desta população, a literatura ainda evidencia que pessoas LGBT enfrentam dificuldades de acesso aos serviços de saúde. Objetivo: analisar as narrativas dos trabalhadores de saúde da Atenção Básica de um município do sertão nordestino sobre o atendimento a pessoas LGBT. Método: estudo de abordagem qualitativa e descritiva realizada com 72 profissionais de saúde que atuam na Atenção Básica de um município do sertão nordestino. Foram utilizados para coleta de dados um questionário sociodemográfico e profissional, e entrevista aberta não estruturada. O corpus originado das entrevistas foi construído no LibreOffice e processado no software IRaMuTeQ. Resultados: as classes da Classificação Hierárquica Descendente se dividiram em duas categorias, "Desafios para a integralidade do cuidado de pessoas LGBT na Atenção Básica" e "Potencialidades para superação do preconceito contra pessoas LGBT na Atenção Básica". Considerações finais: é preciso que os profissionais de saúde que atuam na Atenção Básica sejam capacitados para atender essa comunidade, o que deve acontecer desde sua formação.
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    TCC
    Percepção da Diretoria Executiva Nacional de Estudantes de Fonoaudiologia sobre os impactos da conjuntura política brasileira (2016-2019) no SUS
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-29) Lucena, Natália Beatriz França de; Correia, Rafaela Bezerra Façanha; Mauricio Wiering PintoTelles; Barra, Brígida Gabriele Albuquerque; Lopes, Lavínia Mabel Viana
    Os movimentos estudantis são ferramentas de discussões que evidenciam a expressão do jovem na sociedade e que na história está presente nas lutas pelos direitos. Este é um estudo qualitativo, do tipo estudo de caso, cujo cenário é a entidade representativa sem fins lucrativos Diretoria Executiva Nacional dos Estudantes de Fonoaudiologia (DENEFONO). A coleta de dados ocorreu nos dias 24 a 28 de julho de 2019, durante o Encontro Nacional Estudantes de Fonoaudiologia, em Recife/PE, na Universidade Federal do Pernambuco. Participaram da pesquisa 5 estudantes de graduação do curso de Fonoaudiologia, membros da DENEFONO na gestão 2018/2019. Os dados foram produzidos através da realização da técnica do grupo focal e analisados utilizando o método de Análise de Conteúdo. A partir disso, quatro categorias de análise foram identificadas: O papel da entidade que representa o estudante de fonoaudiologia no Brasil; Compreensão dos membros da DENEFONO sobre a conjuntura política do país no período 2016 a 2019; Posicionamento político da DENEFONO no período 2016-2019; e Impactos da conjuntura política 2016-2019 para a Fonoaudiologia e o SUS. Percebeu-se que os participantes compreendem o papel principal da entidade que é representar os estudantes em nível nacional, são esclarecidos sobre os acontecimentos ocorridos na conjuntura brasileira e as consequências dessas atitudes no SUS.
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    TCC
    População LGBT nos serviços odontológicos: nível de informação e capacitação dos Cirurgiões-Dentistas da Atenção Básica do munícipio de Natal/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-10-20) Caetano, Clara Rafaela de Lima; Ferreira, Maria Angela Fernandes; Barra, Brígida Gabriele Albuquerque; https://orcid.org/0000-0002-3902-6043; http://lattes.cnpq.br/6674557389748852; https://orcid.org/0000-0002-6142-948X; http://lattes.cnpq.br/4036539286429296; 0009-0007-8725-0377; https://lattes.cnpq.br/3907077439867998; Ferreira, Maria Angela Fernandes; https://orcid.org/0000-0002-6142-948X; http://lattes.cnpq.br/4036539286429296; Rodrigues, Maisa Paulino; https://orcid.org/0000-0003-2275-4703; http://lattes.cnpq.br/3535935637398553; Velasco, Sofia Rafaela Maito; http://orcid.org/0000-0002-4323-0848; http://lattes.cnpq.br/5520586905469691
    Introdução: As pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais (LGBT), não vêm vivenciando de forma integral o acesso à saúde, enfrentando entraves para a efetiva garantia de um atendimento humanizado e integral que atenda às suas necessidades. Objetivo: Analisar se os Cirurgiões-Dentistas que atuam na Atenção Primária em Natal/RN se sentem preparados para atender pacientes LGBT. Metodologia: Trata-se de um estudo quantitativo com delineamento seccional, realizado no município de Natal. A coleta de dados foi realizada por conveniência por meio de questionário online, preenchido via Plataforma do Google Forms®. A divulgação do questionário foi realizada nos grupos de WhatsApp compostos por Cirurgiões-Dentistas da Atenção Básica. Os dados coletados foram organizados em banco de dados do Microsoft Excel® e analisados através desse programa, por meio de estatística descritiva, com números absolutos, percentuais, média e desvio padrão. Resultados: Participaram da pesquisa 24 Cirurgiões-Dentistas, com idade média desses de 40,5 anos (DP=14,5 anos), com tempo médio de atuação profissional de 16,3 anos (DP=14,19 anos). Em relação à religião, 50% são católicos, 75% são héteros. Em relação às políticas públicas de saúde LGBT 66,7% não conhecem a Política Nacional de Saúde Integral LGBT. Quanto à Política Municipal de Saúde Integral LGBT, 79,2% desconhecem, 91,7% se sentem preparados para atender usuários LGBT e 66,7% afirmaram que precisam de capacitação. Conclusão: Os Cirurgiões-Dentistas se sentem capazes de atender os pacientes LGBT, porém os achados dessa pesquisa mostram que o nível de informação relacionada a saúde LGBT é baixo.
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    TCC
    As práticas de saúde dos profissionais que atuam no Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica da região metropolitana de Natal RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-29) Oliveira, Maria Luiza Teixeira de; Correia, Rafaela a Bezerra Façanha; Barra, Brígida Gabriele Albuquerque; Lopes, Lavínia Mabel Viana
    Objetivo: O presente estudo buscou analisar as práticas dos processos de trabalho dos profissionais que atuam no Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) em um município da região metropolitana de Natal (RN). Metodologia: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com abordagem exploratória e descritiva, utilizando-se de procedimentos de campo. A pesquisa foi realizada através de uma entrevista semi-estruturada, contendo dez perguntas sobre seu processo de trabalho e percepção sobre o mesmo. Discussão e resultados: A partir da coleta e análise dos dados, foram elaboradas três categorias para discussão: Atividades realizadas pelas equipes do NASF-AB; Desafios vivenciados pelos profissionais; Potencialidades no trabalho do NASF-AB. Conclusão: Os achados deste estudo evidenciam que o processo de trabalho dos profissionais do NASF-AB ainda está em construção e amadurecimento. Apesar de apresentarem a população como o principal desafio no exercício da sua profissão, os pesquisados possuem um bom acompanhamento dos casos devido a boa articulação com as eSF como também apoio da gestão.
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    Livro
    SAÚDE LGBT+: pluralidade, acolhimento e direitos
    (Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte - EMCM/UFRN, 2021) Barra, Brígida Gabriele Albuquerque; Dantas, Fernando Henrique Ferreira; Araújo, Alana Karoline Dantas; Santos, Ana Cecília Fernandes; Araujo, Ana Luiza Bezerra de; Medeiros, Deborah Lais Nóbrega de; Silva, Maria Fernanda Almeida; Azevedo, Matheus Alves de; Oliveira, Melyssa Lopes Maciel de; Bezerra, Polyanna Tertulino; Dantas, Raiana Carol de Medeiros; Tomaz, Valentina Ribeiro
    Produzido por acadêmicos de Medicina, da Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMCM/UFRN), engajados na promoção da saúde e ampliação da integralidade, da universalidade e da longitudinalidade do cuidado a todos os cidadãos, bem como a promoção do exercício pleno dos direitos, independente do sexo biológico, gênero ou orientação sexual. Diante disso, oportunizou a criação do material apresentado frente a proposta de conclusão da disciplina "Atenção à Saúde da População LGBT". Nessa perspectiva, com base na premissa “Saúde é um direito de todos”, foi incorporado ao processo ensino aprendizagem a construção deste material, no intuito de abordar a oferta dos serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e a acessibilidade da comunidade LGBT+ a eles, além de temáticas pertinentes a desconstrução de estereótipos e dispersão de conhecimento sobre - e para - a população LGBT+.
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    Tese
    Saúde LGBTQIA+ potiguar: diálogos no território na construção coletiva da pesquisa-ação
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-28) Barra, Brígida Gabriele Albuquerque; Ferreira, Maria Ângela Fernandes; https://orcid.org/0000-0002-6142-948X; http://lattes.cnpq.br/4036539286429296; http://lattes.cnpq.br/6674557389748852; https://orcid.org/0000-0002-3902-6043; Guerra, Eliana Costa; Cavalcante, Elisangela Franco de Oliveira; Bosco Filho, João; Melo, Márcia Maria Dantas Cabral de
    Introdução: Apesar da existência de políticas públicas no Brasil, ainda existem muitas dificuldades quando se refere a operacionalização da atenção à saúde da população LGBTI+ a partir do que é proposto pelos marcos legais desta temática. Os profissionais de saúde ainda estão alheios a mudanças sociais e as especificidades de cuidado para essa população. O despreparo para o cuidado desta população pode ser reflexo de uma formação em saúde que não prepara os profissionais para agirem de maneira integral mobilizando competências em suas dimensões técnica e atitudinal. Diante disso é fulcral que ações sejam promovidas para efetivar o cuidado e fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS), no manejo clínico desta população. Objetivo: Conhecer o cuidado, o acesso e assistência de saúde para a população LGBTI+ do Rio Grande do Norte e desenvolver estratégias de fortalecimento das políticas públicas de saúde para essa população na rede básica do município de Natal. Metodologia: A pesquisa tem caráter qualitativo, e foi realizada a partir da metodologia da Pesquisa-ação. Para a coleta de dados foram realizadas rodas de conversas e entrevistas semiestruturadas. A população do estudo foi composta por Pessoas LGBTI+, representantes de movimentos sociais, gestores e profissionais de saúde e outros atores sociais que atuam na temática de saúde LGBTI+. Os dados foram analisados por meio da metodologia da análise temática de conteúdo. Resultados: Foram identificadas quais as principais potencialidades e dificuldades para saúde da população LGBTI+ no Rio Grande no Norte, e de forma mais específica em dois serviços de atenção básica do município de Natal. As principais problemáticas encontradas, como: O despreparo dos profissionais ao cuidado de pessoas LGBTI+; Os problemas na assistência à saúde e Insuficiência de organização da rede de atenção, foram consideradas para a organização de oficinas nas Unidades Básicas de Saúde. Considerações Finais: O estudo teve como principal desdobramento o fortalecimento da rede de atenção, em particular na atenção básica, para a atuação qualificada no cuidado de pessoas LGBTI+, diminuindo as iniquidades em saúde e ampliando direitos, na medida em que propiciam um melhor acesso ao SUS. A escolha metodológica da pesquisa-ação, o caráter emancipatório, o formato participativo e coletivo do planejamento e execução das ações de pesquisa permitem uma maior autonomia dos atores sociais, contribuindo para a formação política e fortalecimento da luta pelos seus direitos, via potente de sustentabilidade das ações.
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    Livro
    Saúde sexual: pequeno manual para pessoas com vagina
    (2021) Barra, Brígida Gabriele Albuquerque; Dantas, Fernando Henrique Ferreira; Machado, Maria Luisa Paes Barreto Pereira de Macedo; Castro, Maria Eduarda Benevides Leite de; Silva, Helouize Lorena Dias Tavares da; Oliveira, Bruna Gabriella Carvalho de; Azevedo, Francisco Luiz Lopes de; Barca, Talita Gomes Varela; Freire, Ana Beatriz Silva; Oliveira, Annderson; Escola Multicampi de Ciências Médicas
    Nesta cartilha, você terá informações sobre a saúde sexual de pessoas com vagina, que podem ser mulheres cis e trans, homens trans, pessoas não binárias e por aí vai!
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    Dissertação
    Tradução e adaptação transcultural da versão brasileira do instrumento Gender Minority Stress and Resilience Measure (GMSRBrasil)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-08-06) Barra, Brígida Gabriele Albuquerque; Lima, Nubia Maria Freire Vieira; Oliveira, Ana Luiza de Oliveira e; 05167339669; http://lattes.cnpq.br/8648769154718062; http://lattes.cnpq.br/6229072599237735; http://lattes.cnpq.br/6674557389748852; Nagashima, Alynne Mendonça Saraiva; http://lattes.cnpq.br/8869678305441029; Tavora, Rafaela Carolini de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4017906740512071
    Introdução: As pessoas transexuais, travestis e não binárias são aquelas cujo gênero de identificação é diferente do gênero atribuído ao nascimento. Estas pessoas dissidentes de gênero se deparam ao longo da vida devido a uma sociedade LGBTfóbica tendo vidas marcadas por grandes índices de violência e discriminação. A LGBTfobia e a transfobia são subnotificadas no Brasil e esse fenômeno exige ferramentas específicas para seu rastreio e identificação. A despeito do crescente número de estudos envolvendo a população LGBT no Brasil, ainda é difícil encontrar instrumentos de medidas traduzidos e adaptados destinados a este público nesse país. Objetivo: Traduzir e adaptar culturalmente o instrumento The Gender Minority Stress and Resilience (GMSR) Measure para uso no Brasil. Metodologia: O estudo de tradução e adaptação transcultural obedeceu à metodologia de Beaton e à recomendação internacional COSMIN (Consensus-based Standards for the Selectionof Health Measurement Instruments). As etapas do estudo compreenderam: 1. Tradução para a Língua Portuguesa, 2. Síntesse das traduções, 3. Tradução reversa, 4. Revisão por um Comitê de Juízes e 5. Pré-teste da versão brasileira do GMSR. Resultados: Na etapa do pré-teste foram entrevistadas 33 pessoas transexuais, travestis e não binárias de todo país. A versão em Língua Portuguesa do instrumento GMSR foi traduzida e adaptada transculturalmente para uso no Brasil, resultando no GMSR-Brasil. Discussão: Com a marcação linguística de gênero, alguns termos com a vogal “e” foram utilizados para referir-se aos diversos gêneros. Ocorreu a adaptação de itens em decorrência das diferenças culturais da vivência da transexualidade pelo país, facilitando a compreensão. Rápido tempo, aparente eficiência e possibilidades de aplicação se destacaram. Conclusões: A versão traduzida encontra-se apropriada para avaliação de pessoas transexuais no Brasil com possibilidade de uso para fins de pesquisas e subsídio à elaboração de políticas públicas para a população LGBT.
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    TCC
    Trilhando caminhos da educação permanente em saúde no Seridó: veredas do agente comunitário de saúde em meio a pandemia da COVID-19
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-14) Góes, Taireny Almira de Medeiros; Medeiros, Jessica Farias Dantas; Dantas, Izabel Cristina de Medeiros; http://lattes.cnpq.br/2436322722096679; Medeiros, Jessica Farias Dantas; Dantas, Izabel Cristina de Medeiros; Rolim, Ana Carine Arruda; Barra, Brígida Gabriele Albuquerque
    O agente comunitário de saúde é o elo entre o serviço de saúde e a comunidade, sendo instrumento nos processos da atenção básica. Essa categoria não tem legislação que garanta a formação e a qualificação desses trabalhadores. Nesse prisma, a educação permanente em saúde é um instrumento educacional com potencialidades para gerar reflexão sobre o processo de trabalho, por meio da proposta do aprender a aprender. Devido a pandemia da Covid-19, diversos cenários de saúde tiveram que se readequar a nova situação epidemiológica. Este estudo pretende descrever como se deu o processo de educação permanente em saúde dos agentes comunitários de saúde de Currais Novos, no preparo para o enfrentamento à pandemia da Covid-19. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, de caráter qualitativo, com análise temática. Mediante aplicação de um questionário aberto online, buscou-se identificar as percepções desses trabalhadores sobre a educação permanente em saúde e o apoio que tiveram da rede durante a pandemia da Covid-19. Participaram da pesquisa quinze agentes comunitários de saúde e três gestoras da saúde do município, que puderam expor suas perspectivas acerca da educação permanente em saúde, da sua relação com o enfrentamento da pandemia e da corresponsabilidade de outros atores, capazes de auxiliar no combate da situação epidemiológica causada pelo vírus Sars-CoV-2. Este estudo possibilitou compreender que a maior parte dos agentes comunitários de saúde sabe o que significa a educação permanente em saúde e acreditam que isso ocorre no cotidiano do trabalho. A gestão em saúde, inserida nesse contexto, também avaliou que poderia ter dado maior apoio aos agentes comunitários de saúde com qualificações e interações com a categoria. Portanto, esse estudo evidenciou que a educação permanente em saúde é capaz de expor as fragilidades da rede, uma vez que houve entraves na efetivação de processos formativos para os agentes comunitários de saúde na pandemia da Covid-19. Ainda, a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde no Brasil possui limitações por atribuir grande parte da responsabilidade ao trabalhador da saúde, excluindo condições do serviço que vulnerabilizam essas categorias profissionais. Por fim, a gestão transmitiu informações relevantes acerca do cenário epidemiológico para alguns atoreschaves, que podem não ter chegado aos agentes comunitários de saúde para fomentar discussões e reflexões.
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