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Navegando por Autor "Barreto, Esther Honorato de Almeida"

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    TCC
    O número de palavras que uma criança diz pode indicar se seu desenvolvimento de linguagem está adequado?
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-07) Barreto, Esther Honorato de Almeida; Cáceres-Assenço, Ana Manhani; http://lattes.cnpq.br/8570197052069144; https://orcid.org/0000-0002-4122-8752; http://lattes.cnpq.br/1165633660856286; Lima, Ivonaldo Leidson Barbosa; Souza, Marcelle Stella de Lima
    Objetivo: Este estudo buscou verificar se as informações de quantidade de palavras ditas pela criança se relacionam ao seu desempenho na avaliação da linguagem. Método: Participaram deste estudo 10 crianças, com idade entre 23 e 34 meses, nascidas no período de julho de 2020 a julho de 2021. Os instrumentos utilizados para responder aos objetivos de pesquisa foram o Inventário de Desenvolvimento Comunicativo MacArthur (CDI) e os subtestes de linguagem expressiva e receptiva da Escala Bayley III de desenvolvimento do bebê e da criança pequena. Os dados coletados foram submetidos à análise estatística descritiva e inferencial, pelo teste de correlação de Spearman. Resultados: Houve correlação positiva entre o total de palavras ditas pela criança e o desempenho na avaliação fonoaudiológica da linguagem, em especial a expressiva. Não houve correlação entre o total de palavras e as medidas de linguagem receptiva. Conclusão: Há relação entre o total de palavras ditas pela criança e o desempenho na avaliação fonoaudiológica, visto que as crianças possuem um melhor desempenho na avaliação da linguagem à medida que ampliam a quantidade total de palavras ditas.
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