Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Barreto, Wxlley Ragne de Lima"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Análise do processo de Participação Social do Plano Plurianual Participativo 2016-2019 do Estado do Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-11-27) Barreto, Wxlley Ragne de Lima; Dias, Thiago Ferreira; Dias, Thiago Ferreira; Medeiros, Marcos Fernando Machado de; Leão, Éder Lira de Souza
    Na atualidade, a gestão pública requer uma nova relação entre Estado-Sociedade. Necessita incorporar ao seu planejamento as demandas da população, a partir da disponibilização de canais e espaços nos quais as representações sociais possam apresentar suas sugestões e que essas tenham a confirmação de que realmente suas propostas sejam adicionadas ao ciclo das políticas públicas. Essa nova afinidade conduz os entes federados a promoverem ações inovadoras nas formas de fazer políticas públicas que busquem ampliar a participação social e melhorar as condições de vida do cidadão. Neste sentido, a pesquisa tem como objetivo analisar o processo de participação social do Plano Plurianual Participativo 2016-2019 do Estado do Rio Grande do Norte. Para dar sustentação ao trabalho, tomamos como base teórico-metodológica o modelo de participação através da “Escada da Participação Cidadã” elaborado por Sherry R. Arnstein (2002), que apresenta os tipos de participação e de “nãoparticipação”. A Metodologia adotada de natureza descritiva-exploratória do estudo é auxiliada pelo Estudo de Caso como estratégia de pesquisa trabalhada por Robert Yin (2001). Sendo assim, a abordagem metodológica utilizada no trabalho é a de métodos mistos abordada por Creswell (2010), que utilizada a Estratégia Exploratória, analisando dados qualitativos (roteiros de entrevista às categorias de atores) e quantitativos (análise percentual das listas de presença das oficinas temáticas, por categoria de representação), além da utilização de documentos fornecidos pelos órgãos oficiais. Assim, conclui-se que a participação social na elaboração do Plano Plurianual Participativo do Rio Grande do Norte se deu por meio de níveis de concessão de poder mínimo. Tal situação pode ser observada especialmente através da etapa Consulta, na qual os atores sociais ouvem e são ouvidos, mas com poder limitado e sem que a mudança do status quo seja garantida.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Condicionalidade da frequência escolar do Programa Bolsa Família: percepções dos operadores de ensino em uma escola municipal de Extremoz/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-24) Bezerra, Margarida Luciana; Moura, Jéssica Morais de; https://orcid.org/0000-0001-8059-6294; http://lattes.cnpq.br/5158980387914446; https://orcid.org/ 0000-0001-5524-7068; http://lattes.cnpq.br/5702550069505283; Medeiros, Sara Raquel Fernandes Queiroz de; https://orcid.org/0000-0003-0712-6135; http://lattes.cnpq.br/5457263655417572; Barreto, Wxlley Ragne de Lima; http://lattes.cnpq.br/3625910245536353
    Esta pesquisa empreende a análise de um conjunto de dados qualitativos visando compreender o Programa Bolsa Família e a condicionalidade da frequência escolar a partir de um contexto local. Sabendo que existem diversos desafios para manter a matrícula das crianças na escola, buscou-se identificar como vem sendo realizado o acompanhamento dessa condicionalidade do PBF na Escola Municipal Prof.ª. Vera Lúcia Gonçalves localizada em Extremoz/RN, refletindo sobre como esse tema impacta o desenvolvimento educacional, social e humano dos alunos da rede fundamental matriculados na unidade de ensino. A partir de entrevista realizada com representante da Secretaria de Trabalho e Assistência Social de Extremoz e de formulários respondido pelos operadores de ensino da escola em análise, foi possível identificar que, em nível local, existem falhas no gerenciamento do programa, perpassando por dificuldades de confirmação da veracidade das informações apresentadas pelo usuário no momento do cadastro e pela ausência de uma fiscalização efetiva para validação do benefício. Para os operadores de ensino, a condicionalidade da frequência escolar, além de ser uma exigência para o recebimento do benefício, contribui para a melhora na frequência das crianças e adolescentes, bem como para a diminuição do abandono e da evasão escolar. Como desafios para o melhor funcionamento dessa condicionalidade, foi apontada a necessidade de uma educação para que as famílias compreendam a importância de manter seus filhos na escola, não apenas como obrigatoriedade do programa, mas como aporte para uma mudança na sua condição de vida e consequentemente no seu futuro.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Disneylandização e cidade criativa: pesquisa etnográfica sobre a festa de Santa‘Ana, em Caicó-RN
    (2016-03-29) Barreto, Wxlley Ragne de Lima; Cruz, Fernando Manuel Rocha da; Guirriec, Patrick Le; ; ; ; Martins, José Clerton de Oliveira; ; Valença, Márcio Moraes;
    As transformações urbanas ocorridas a partir de 1980 modificaram a dinâmica das cidades. A criatividade passou a ter um papel preponderante no desenvolvimento econômico, social e cultural. Neste sentido, esta pesquisa tem por objetivo analisar e confrontar os conceitos de cidade criativa e disneylandização, a partir da produção cultural realizada durante a festa de Sant’Ana de Caicó/RN, na região do Seridó Potiguar. Para dar sustentação ao trabalho, tomamos por base teórico-metodológica o conceito de cidade criativa utilizado por Charles Landry e Elsa Vivant, bem como o de Disneylandização proposto por Alan Bryman e Michael Sorkin. A metodologia adotada foi abordagem etnográfica, que privilegia o trabalho de campo por um determinado período, no qual são coletados dados empíricos através da observação e realização de entrevistas, além do diário de campo e fotografias, que ajudam na análise do cotidiano e da cultura do objeto em estudo. Sendo assim, a abordagem metodológica utilizada no trabalho é qualitativa. Por último, partimos das premissas que, tanto a cidade criativa quando a cidade Disneylandizada se desenvolvem a partir de referências ao simbólico, à criatividade, à tematização, ao trabalho performático, ao consumo híbrido, ao merchandising e ao controle e segurança, mesmo que essas dimensões sejam mais expressivas numas do que em outras. Desta forma, conclui-se que Caicó é uma cidade criativa, podendo ser observado nos espaços públicos seu potencial criativo através da promoção dos eventos socioculturais, do planejamento público ao incorporar a cultura como aspecto importante no apoio e promoção dos criativos e na organização dos espaços públicos, criando um ambiente propício para as relações e experiências que facilitam o desenvolvimento cultural, que não perdura apenas no período da Festa de Sant’Ana, mas que permanece durante todo o ano. Entretanto, mesmo que Caicó não seja uma Cidade Disneylandizada nesse período festivo, podemos considera o Complexo Turístico Ilha de Sant’Ana como um espaço permanente da Disneylandização. Por fim, ainda assim, verifica-se que a dimensão de interligação entre Cidade Criativa e Cidade Disneylandizada, está na tematização dos espaços públicos, a qual está incorporada na cultura e na criatividade promovida na cidade de Caicó-RN, durante a Festa da padroeira.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM