Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Barros, Ana Gabriela Xavier"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    O design de produto digital como ferramenta de transformação social: desenvolvimento de artefato pedagógico digital interativo para musicalização em uma organização não governamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-06) Barros, Ana Gabriela Xavier; Santa Rosa, José Guilherme da Silva
    O propósito desta pesquisa consiste no desenvolvimento de um Artefato Pedagógico Digital voltado para a musicalização remota, no âmbito da Organização Não Governamental (ONG) Instituto Vida Videira. O estudo buscou compreender quatro elementos essenciais: o contexto do ensino musical, a dinâmica da educação em ambientes virtuais, o papel social do Design e o potencial dos artefatos digitais para aprimorar os processos pedagógicos na ONG Instituto Videira. A investigação revelou a maneira como a aplicação do Design, pode funcionar como um catalisador na obtenção de resultados significativos para o ensino pedagógico digital em contextos sociais. Este projeto teve como metodologia de pesquisa o Design Participativo (DP), e como base para o desenvolvimento do artefato escolhido, foram utilizados os elementos da experiência do usuário de Garrett. Dessa forma, na primeira etapa, correspondente ao Plano de Estratégia de Garrett e à primeira etapa do DP, foram realizadas pesquisas para o referencial teórico, definição da metodologia e ferramentas, estrutura da entrevista e análise de similares. Na segunda etapa de DP, alinhada ao Plano de Escopo e ao Plano de Estrutura, foram realizados procedimentos imersivos, sendo eles uma entrevista e a aplicação de DP “Fly on the Wall”. Durante a entrevista com um professor da instituição, foi possível entender tanto o contexto das aulas quanto a organização da instituição em relação à escola de música. Já a partir da ferramenta "Fly on the Wall", foi possível observar a interação dos alunos com o ambiente, com o professor, com os instrumentos e entre si, transformando esses dados em requisitos funcionais e de conteúdo. Na terceira etapa do DP, dedicada à geração de ideias e prototipagem, correspondendo aos Planos de Esqueleto e Superfície de Garrett, foram definidos o guia de estilo e desenvolvidas soluções em protótipo, validados por meio de reuniões e pela ferramenta de Avaliação Cooperativa de Monk. Com isso, os objetivos propostos foram cumpridos. O projeto ressaltou a importância do ensino e da música na inclusão social, mas identificou a necessidade de aprimorar a acessibilidade e a jornada do professor para otimizar a experiência de todos os envolvidos.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM