Navegando por Autor "Barros, Ana Gabriela Xavier"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC O design de produto digital como ferramenta de transformação social: desenvolvimento de artefato pedagógico digital interativo para musicalização em uma organização não governamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-06) Barros, Ana Gabriela Xavier; Santa Rosa, José Guilherme da SilvaO propósito desta pesquisa consiste no desenvolvimento de um Artefato Pedagógico Digital voltado para a musicalização remota, no âmbito da Organização Não Governamental (ONG) Instituto Vida Videira. O estudo buscou compreender quatro elementos essenciais: o contexto do ensino musical, a dinâmica da educação em ambientes virtuais, o papel social do Design e o potencial dos artefatos digitais para aprimorar os processos pedagógicos na ONG Instituto Videira. A investigação revelou a maneira como a aplicação do Design, pode funcionar como um catalisador na obtenção de resultados significativos para o ensino pedagógico digital em contextos sociais. Este projeto teve como metodologia de pesquisa o Design Participativo (DP), e como base para o desenvolvimento do artefato escolhido, foram utilizados os elementos da experiência do usuário de Garrett. Dessa forma, na primeira etapa, correspondente ao Plano de Estratégia de Garrett e à primeira etapa do DP, foram realizadas pesquisas para o referencial teórico, definição da metodologia e ferramentas, estrutura da entrevista e análise de similares. Na segunda etapa de DP, alinhada ao Plano de Escopo e ao Plano de Estrutura, foram realizados procedimentos imersivos, sendo eles uma entrevista e a aplicação de DP “Fly on the Wall”. Durante a entrevista com um professor da instituição, foi possível entender tanto o contexto das aulas quanto a organização da instituição em relação à escola de música. Já a partir da ferramenta "Fly on the Wall", foi possível observar a interação dos alunos com o ambiente, com o professor, com os instrumentos e entre si, transformando esses dados em requisitos funcionais e de conteúdo. Na terceira etapa do DP, dedicada à geração de ideias e prototipagem, correspondendo aos Planos de Esqueleto e Superfície de Garrett, foram definidos o guia de estilo e desenvolvidas soluções em protótipo, validados por meio de reuniões e pela ferramenta de Avaliação Cooperativa de Monk. Com isso, os objetivos propostos foram cumpridos. O projeto ressaltou a importância do ensino e da música na inclusão social, mas identificou a necessidade de aprimorar a acessibilidade e a jornada do professor para otimizar a experiência de todos os envolvidos.