Navegando por Autor "Barros, Fabíola Adriana de Macedo"
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Dissertação Leitura e escrita: uma proposta de retextualização do silêncio em Vidas secas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-10-26) Barros, Fabíola Adriana de Macedo; Amorim, Marcelo da Silva; https://orcid.org/0000-0001-7352-2334; http://lattes.cnpq.br/4995000816782449; Costa, Alessandra Castilho Ferreira da; https://orcid.org/0000-0003-4924-8632; http://lattes.cnpq.br/8508370270534431; Guilherme, Luiz Herculano de SousaA presente pesquisa tem por objetivo analisar as contribuições das práticas de leitura e compreensão do silêncio na produção de textos. Além de teórico-metodológico, este estudo tem caráter documental-proposital, pautando-se na obra Vidas Secas, de Graciliano Ramos. A proposta é possibilitar o desenvolvimento da competência leitora e, assim, contribuir para a capacitação do sujeito produtor de textos. Tal proposta mostra-se embasada em As formas do silêncio: no movimento dos sentidos, de Orlandi (2007). A leitura das categorias do silêncio visa instrumentalizar alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental de modo a minimizar as dificuldades que muitos ainda apresentam em relação à leitura, compreensão e escrita. As práticas direcionadas neste sentido buscam orientar o aluno a partilhar seus conhecimentos na leitura do texto literário, motivando-o, assim, a tornar-se um leitor proficiente e um produtor de textos competente. A metodologia orienta-se nas práticas de leitura e compreensão, com o propósito também de trabalhar a língua em suas modalidades oral e escrita, desvinculando-se de regras gramaticais descontextualizadas. O Produto Destacável organiza-se conforme as estratégias de Solé (1998). Para realizá-las, foram elencados exercícios distribuídos em módulos. No módulo 1, são propostas atividades de leitura e compreensão com vistas à oralização. Esta prática viabiliza gradativamente o entendimento do sentido do silêncio e suas categorias. No Módulo 2, oportunizam-se o conhecimento do autor e o contexto da obra. Nos módulos seguintes, efetiva-se a produção de relatos, com base nas operações de retextualização organizadas por Marcuschi (2010), dentro da perspectiva do contínuo de fala e escrita, a fim de contribuir, de modo satisfatório, para a formação de um sujeito leitor com criticidade e competência na escrita.