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Navegando por Autor "Barros, Osvaldo dos Santos"

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    Tese
    Objetiva(ação) da medida e contagem do tempo em práticas socioculturais e educativas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-12-14) Barros, Osvaldo dos Santos; Mendes, Iran Abreu; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704236U8; ; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437; Silva, Maria José Ferreira da; ; Rêgo, Rogéria Gaudêncio do; ; http://lattes.cnpq.br/3882610066313180; Quaresma, João Cláudio Brandemberg; ; http://lattes.cnpq.br/3873561463033176; Almeida, Maria da Conceição Xavier de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787342H4; Fossa, John Andrew; ; http://lattes.cnpq.br/2466525106349625
    Esta tese descreve a analisa alguns processos estabelecidos e praticados por dois grupos socioculturais acerca da objetiva(ação) da medição do tempo, mobilizados de algumas práticas sócio-históricas como o uso do gnômon, do relógio de Sol e a leitura e interpretação dos movimentos das constelações celestes, em contextos culturais como as comunidades indígenas e de pescadores do estado do Pará. A finalidade do estudo foi descrever a mobilização de tais práticas sócio-históricas na elaboração de matrizes para o ensino de conceitos e habilidades geométricas relacionadas a ângulos, semelhança de triângulos, proporcionalidade e simetria na formação de professores de Matemática. O registro de toda a trajetória de investigação das práticas sócio-históricas, da ação formativa, foi realizado com base nos pressupostos epistemológicos da Educação Etnomatemática, propostos por Vergani (2000, 2007) e D Ambrosio (1986, 1993, 1996, 2001, 2004). e nas concepções de Alain Bishop acerca da Enculturação Matemática. Ao final do estudo apresento minhas impressões quanto às contribuições mobilizadas das práticas sócio-históricas e culturais para a matemática escolar, no sentido de dar significação à formação conceitual e didática dos alunos, principalmente nas implicações da Educação Etnomatemática proposta por Vergani (2000, 2007) para a formação de futuros professores de Matemática
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