Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Barroso, Ana Virginia Alves"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Nos caminhos da normalista: múltiplas percepções de Fortaleza, de Caminha aos estudantes da Escola João Mattos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-01-17) Barroso, Ana Virginia Alves; Baptista, Lyvia Vasconcelos; https://orcid.org/0000-0001-5887-7831; http://lattes.cnpq.br/1774502381871781; http://lattes.cnpq.br/3681223519370048; Santiago Júnior, Francisco das Chagas Fernandes; https://orcid.org/0000-0003-2690-5222; http://lattes.cnpq.br/8893350729538284; Oliveira, Ana Amélia Rodrigues de
    A presente dissertação de Mestrado tem como objetivo promover a construção de um trabalho interdisciplinar a partir da leitura do livro A Normalista de Adolfo Caminha, da observação do patrimônio arquitetônico da cidade de Fortaleza e das percepções dos alunos do 3º ano da Escola João Mattos. Para tanto procuramos estabelecer a relação entre História, Literatura e Patrimônio, considerando as diferentes narrativas e evidências históricas, encontradas em três espaços escolhidos da cidade para este estudo e que tanto estão inseridos na obra de Caminha quanto fazem parte do cotidiano dos alunos da escola: o Passeio público, a Praça do Ferreira e a Praia de Iracema. A partir do conhecimento e estudo destes lugares e através da metodologia da Aula-oficina proposta por Isabel Barca buscamos demonstrar um caminho possível tanto para a apreciação do patrimônio cultural da capital cearense quanto para a valorização da própria história dos alunos. Contribuindo para que os alunos percebam a historicidade dos espaços urbanos de Fortaleza, com o intuito de identificar as potencialidades do conhecimento histórico e escolar dos mesmos. Como resultado deste estudo, a dissertação apresenta um Guia de construção de infográficos que tem a finalidade de construir uma narrativa que permita apresentar conceitos e conteúdos com formato e linguagens específicos e mais próximo dos alunos.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM