Navegando por Autor "Batista, Giovanninni Leite de Freitas"
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Dissertação Fontes primárias da história do vácuo e da pressão atmosférica na sala de aula: cartas e jornais históricos em articulação com o livro-texto do ensino médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-05-26) Batista, Giovanninni Leite de Freitas; Ferreira, Juliana Mesquita Hidalgo; ; http://lattes.cnpq.br/2070193023615764; ; http://lattes.cnpq.br/9902527520234187; Camelo, Midori Hijioka; ; http://lattes.cnpq.br/0031580652587154; Freitas, Daniel Brito de; ; http://lattes.cnpq.br/2709876077692695; Martins, Roberto de Andrade; ; http://lattes.cnpq.br/1303182900555819Tem-se advogado nas últimas décadas a respeito da utilização da História e Filosofia da Ciência para o ensino de conteúdos científicos e sobre a ciência. Aponta-se que a História da Ciência poderia possibilitar um aprendizado mais aprofundado dos conceitos científicos, uma vez que permitiria o contato com os problemas a que esses conhecimentos buscaram resolver. Os episódios históricos serviriam, ainda, como contextualização para discussões a respeito da natureza do conhecimento científico. Tendo em vista o interesse em explorar essas potencialidades, a literatura da área tem buscado identificar os desafios e obstáculos da transposição didática da História da Ciência. Dentre muitos aspectos, as lacunas na formação dos professores para atuar na inserção da HFC no Ensino têm sido apontadas. Outro aspecto citado como desafio diz respeito à dificuldade da transposição didática das Fontes Primárias, isto é, dos textos originais da História da Ciência. As Fontes Primárias teriam potencialidades significativas: viabilização da conexão dos conceitos com os cientistas, visualização do caminho árduo do empreendimento científico, percepção do o papel do erro como obstáculo a ser superado e não como derrota, etc. Por outro lado, esses recursos seriam ainda pouco explorados no contexto educacional devido às suas próprias peculiaridades. Os textos originais costumam ser de difícil leitura e sua interpretação requer conhecimentos a respeito do contexto histórico e científico em que foram elaborados, bem como habilidades inerentes à pesquisa em História da Ciência. Frente a esse cenário, o presente Trabalho de Conclusão deste Mestrado Profissional parte do desafio de atuar na elaboração e discussão de propostas visando a transposição didática de Fontes Primárias. Especificamente, trabalhou-se com Fontes Primárias da História do Vácuo e da Pressão Atmosférica tendo em vista a sua inserção no Ensino Médio de forma articulada aos livros didáticos. Foram elaborados Jornais Históricos a partir de recortes dos textos históricos originais, bem como uma Unidade Didática, que parte do material didático usual e contempla a utilização dos Jornais e Fontes Primárias completas no Ensino Médio. Elaborou-se e implementou-se, por fim, um curso voltado à instrumentação de professores como espaço de discussão sobre a utilização desse tipo de propostaTCC Impactos dos eventos de El Niño e La Niña fortes no regime de precipitação no Nordeste brasileiro: uma revisão(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-11) Bezerra, Breno Pacely de Souza; Oliveira, Cristiano Prestrelo de; 0000-0003-2871-1595; http://lattes.cnpq.br/2461244145338043; Batista, Giovanninni Leite de Freitas; http://lattes.cnpq.br/9902527520234187; Medeiros, Felipe Jeferson de; http://lattes.cnpq.br/2451224020373508O El Niño Southern Oscilation (ENSO) é um fenômeno associado ao comportamento anômalo da temperatura superficial do mar (TSM) sobre o oceano Pacífico. A alteração anômala na TSM na bacia do Pacífico afeta a circulação atmosférica ocasionando impactos no tempo e clima de todo o globo. Os episódios de ENSO podem ser classificados entre “fraco” até “muito forte”, utilizando o Oceanic Niño Index (ONI). O Nordeste Brasileiro (NEB) é uma das regiões que apresenta modificação no seu regime de precipitação, principalmente em anos de ocorrência da fase quente do ENSO (El Niño), onde a modificação na circulação atmosférica ocasionada pela ocorrência do evento acarreta condições de seca para a região do NEB. Entretanto, nem todos os episódios de El Niño estão associados a seca. Em contrapartida, a fase fria do ENSO (La Niña) apresenta condições favoráveis à ocorrência de precipitação sobre o NEB. Diante da forte ligação entre o evento ENSO e o regime de precipitação sobre o NEB, o objetivo deste estudo foi fazer uma revisão da literatura dos estudos que relacionem episódios (quentes e frios) considerados fortes e muito fortes com o impacto no regime de precipitação sobre o NEB. A revisão encontrou de forma mais branda estudos que avaliam um conjunto de eventos de forma conjunta, sem trazer particularidades de cada evento. Assim como, estudos que relacionam a fase quente do evento ENSO (El Niño) com o regime de precipitação do NEB. A fase fria do ENSO (La Niña) relacionada a precipitação no NEB, ainda é pouco abordada. Sugere-se que estudos individuais sobre cada evento seja realizado para avaliar os impactos sociais, climáticos e econômicos e que ambas as fases do evento sejam efetivamente abordadas.