Navegando por Autor "Batista, Lídia Melo"
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Dissertação Estratégias acadêmicas na avaliação de desempenho dos cursos de ciências contábeis no enade em NATAL - RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-03-28) Batista, Lídia Melo; Hekis, Helio Roberto; ; http://lattes.cnpq.br/9599726799047515; ; http://lattes.cnpq.br/7263651045690396; Costa, José Alfredo Ferreira; ; http://lattes.cnpq.br/9745845064013172; Alves, Robinson Luis de Souza; ; http://lattes.cnpq.br/1430210466857818; Araújo, Afrânio Galdino de; ; http://lattes.cnpq.br/9062687501625890O número de instituições de ensino superior no Brasil vem crescendo bastante nos últimos anos. Com isso a preocupação com a qualidade dos cursos ofertados também tem aumentado. Para avaliar essa qualidade do ensino o governo instituiu formas de avaliação e vem aperfeiçoando a cada ano. As instituições, por sua vez, buscam bons resultados nessas avaliações a fim de utilizar como item de vantagem competitiva, uma vez que as notas obtidas por elas chamam atenção de novos clientes. Dessa forma, o presente trabalho buscou analisar as principais estratégias acadêmicas utilizadas na avaliação de desempenho dos cursos de Ciências Contábeis, da região de Natal-RN, no ENADE. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e quantitativa, e foi aplicado um estudo de caso complementado por um survey. A parte qualitativa foi obtida através de entrevistas semiestruturadas realizadas com os coordenadores dos cursos e a quantitativa foi obtida através da aplicação de um questionário fechado aos alunos aptos a participarem do ENADE no ano de 2012. Foram estudadas todas as instituições em Natal que possuem o curso de Ciências Contábeis, modelo presencial, sendo ao todo 10 (dez) instituições identificadas. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo (entrevistas) e do software SPSS® 18 (survey). Foram utilizados os métodos de análise fatorial, através da análise de componentes principais, com rotação Varimax e normalização Kaiser. Em relação à análise da importância do ENADE sob a perspectiva dos estudantes, foi utilizado o teste não paramétrico de Mann-Whitney. Como resultados da pesquisa, foi identificado que tanto os discentes como os coordenadores de curso entendem a importância do ENADE, também observou-se que a satisfação dos discentes com a instituição refletiu nos resultados obtidos por esta, bem como, o momento em que foi iniciada a preparação para o exame também refletiu nas notas recebidas pelas instituiçõesArtigo Ferramentas de controle de bens de consumo disponíveis no SIPAC e no SIAFI: estudo na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, 2013-01) Batista, Lídia Melo; Batista, Halcima Melo; Hékis, Hélio Roberto; Natale, Letícia BatistaO artigo tem por objetivo analisar as ferramentas disponíveis no Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos - SIPAC que complementam os registros contábeis efetuados no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal – SIAFI no controle dos bens de consumo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Para responder a este questionamento, realizou-se um levantamento bibliográfico acerca dos dois sistemas utilizados na referida instituição, iniciando com um breve histórico de cada um e, em seguida, trazendo uma explanação geral dos objetivos e das funcionalidades dos sistemas. A pesquisa foi exploratória, descritiva e avaliativa e o método estudo de caso, onde foi realizado um comparativo entre os principais relatórios utilizados no controle do Almoxarifado Central da Instituição disponibilizados pelos dois sistemas, a fim de identificar as possíveis informações complementares disponíveis no SIPAC. A partir desta constatação, conclui-se, que a implantação do SIPAC foi de grande relevância no controle dos bens de consumo dessa instituição de ensino superior por apresentar maiores informações sobre os itens armazenados no almoxarifado da UFRN