Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Batista, Nágila Lemos"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Das possibilidades do ensino coletivo de cordas no Brasil: um estudo com narrativas (auto)biográficas de professores de cordas friccionadas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-04-19) Batista, Nágila Lemos; Gaulke, Tamar Genz; https://orcid.org/0000-0003-1582-3782; http://lattes.cnpq.br/5743174259762170; http://lattes.cnpq.br/7740064079821478; Protásio, Nilceia; Gomes Filho, Tarcisio; http://lattes.cnpq.br/7328311987666205
    Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa descritiva, por meio da análise de biografias, tendo como objetivo entender como ocorre o ensino coletivo de cordas friccionadas no Brasil em quatro Regiões, descrevendo alguns aspectos sobre o tema em estudo, a partir de uma revisão teórica envolvendo o assunto, analisando e comparando as informações. Por meio de levantamento bibliográfico, pesquisa documental e entrevistas, pode-se concluir que o ensino coletivo de cordas friccionadas, hoje, no Brasil, ainda se configura como uma forma de ensino adotado por diversos professores que, em sua maioria, tiveram formação musical em algum instrumento de cordas friccionadas, mas nunca tiveram formação especializada para se trabalhar com essa forma de ensino, de modo que os conhecimentos se deram a partir de vivências do seus cotidiano profissional. O trabalho contém entrevistas, com um roteiro pré- elaborado e realizadas com cinco professores das Regiões Norte, Sul, Centro-Oeste, e dois da Região Nordeste do Brasil, que hoje trabalham com ensino coletivo de cordas friccionadas. Assim, promovem-se indagações sobre como diferentes docentes trabalham suas práticas com grupos de ensino coletivo de cordas friccionadas. Após o levantamento bibliográfico e a coleta de dados, foi possível visualizar de maneira mais completa como se dá o funcionamento de grupos musicais que trabalham com ensino coletivo de cordas enquanto forma de ensino. Nessa direção, ainda não há uma única metodologia ou práticas docentes uniformes, uma vez que cada grupo tem formas diferentes, tamanhos e até uso de métodos de ensino variados. Foi possível averiguar a necessidade de uma preparação didática para que pessoas que trabalham ou queiram trabalhar com essa forma de ensino se capacitem para tal ofício.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM