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Navegando por Autor "Batista, Sylvia Helena Souza da Silva"

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    Dissertação
    Elaboração de podcast como ferramenta educacional para estudantes de medicina
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-06-12) Oliveira Júnior, Ruy Medeiros de; Costa, Marcelo Viana da; ; ; http://lattes.cnpq.br/8407929730171376; Cyrino, Antônio de Pádua Pithon; ; Cesaretti, Mario Luís Ribeiro; ; Batista, Sylvia Helena Souza da Silva;
    Introdução: As novas Diretrizes Curriculares Nacional (DCN) do curso de medicina têm o objetivo de permitir um preparo mais completo do médico e sugere que a educação médica deverá usar mecanismos pedagógicos que possibilitem a atuação do aluno na construção do conhecimento. Uma ferramenta amplamente usada no meio acadêmico, atualmente, e como tecnologia de ensino em saúde em todo o mundo tem sido o webcast, ou podcast. O podcast é uma forma de publicação de arquivos de mídia digital em áudio ou vídeo na internet, através de um feed rss, sendo uma ferramenta amplamente utilizada para divulgação científica de centros universitários e como tecnologia de e-learning por ser familiar à nova geração de estudantes e ter baixo custo de produção. Objetivo: Avaliar o processo de criação do podcast como ferramenta educacional em saúde para estudantes de graduação de medicina. Metodologia: O tipo de estudo é de natureza qualitativa, com orientação metodológica da pesquisa-ação, com quatro grupos de estudantes selecionados, tendo cada um deles um período de desenvolvimento de um bebê (0 a 3 meses; 3 a 6 meses; 6 a 9 meses; e 9 a 12 meses). Numa primeira etapa, houve discussão sobre o desenvolvimento infantil no primeiro ano de vida, mediada pelo autor. Numa segunda etapa, os grupos de estudantes criaram roteiros de podcast com a finalidade de educação da população acerca da estimulação de crianças no primeiro ano de vida, de acordo com cada período preestabelecido para cada grupo. Numa terceira etapa, o procedimento foi a gravação dos podcasts de acordo com os roteiros criados, sob supervisão do autor e análise dos participantes. Após a edição do material, houve a veiculação dos podcasts via Whatsapp® para mães de pacientes do Centro de Educação e Pesquisa Anita Garibaldi. Esse material está disponível publicamente via agregadores de podcast. Por fim, os alunos, organizados em grupo focal, participaram da discussão da experiência na confecção do produto e no processo de aprendizagem. Resultado: os estudantes percebem a criação de podcast como uma experiência exitosa tanto para o processo de aprendizagem do conteúdo como para o desenvolvimento de competências relacionadas à comunicação com os pacientes. Apesar da dificuldade em associar o assunto proposto à uma linguagem acessível à população, a criação de podcasts consiste em uma ferramenta interessante para treinar a linguagem dos estudantes e o trabalho em equipe. Entretanto, é preciso atentar para a confecção do texto, sob supervisão de especialista, evitando, assim, ruídos na interpretação pelos ouvintes. Por fim, os alunos sugeriram uma avaliação dos ouvintes quanto à importância do material veiculado e à possibilidade de envolvimento dos pacientes no processo de elaboração dos podcasts, bem como uma análise da audiência e do alcance do produto.
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    Tese
    A formação em saúde coletiva nos cursos de graduação em fonoaudiologia de Instituições de Educação Superior públicas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-06-17) Telles, Mauricio Wiering Pinto; Noro, Luiz Roberto Augusto; http://lattes.cnpq.br/2335211528795775; http://lattes.cnpq.br/3146268167204989; Oliveira, Elaine Cristina de; http://lattes.cnpq.br/7515526661289272; Teixeira, Carmen Fontes de Souza; http://lattes.cnpq.br/8945692479798856; Castro, Janete Lima de; http://lattes.cnpq.br/9530544825874259; Vilela, Mirella Bezerra Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/9719698290164461; Batista, Sylvia Helena Souza da Silva; http://lattes.cnpq.br/7402359906381953
    Introdução: A saúde coletiva constitui-se como um campo de saber voltado para a compreensão da saúde e a explicação de seus determinantes sociais, e o âmbito de práticas direcionadas prioritariamente para a sua promoção. Pela sua caracterização, a saúde coletiva é um campo que possui potencialidades para contribuir na reorientação das práticas de saúde das diferentes profissões da área da saúde, como a fonoaudiologia. No Brasil, o fonoaudiólogo iniciou sua prática voltada para a saúde escolar, entre as décadas de 1920 e 1940, com práticas embasadas na pedagogização da saúde e medicalização da educação. Entre 1950 e 1970, direcionou seu trabalho para os consultórios particulares e clínicas de reabilitação. Nos anos 90, com o recém criado Sistema Único de Saúde (SUS), foram identificadas lacunas na atuação do fonoaudiólogo, iniciando-se os estudos para repensar a sua formação no contexto da saúde pública. Objetivo: Analisar a formação em saúde coletiva nos cursos de fonoaudiologia de Instituições de Educação Superior (IES) públicas. Método: Para a produção dos dados foram realizadas entrevistas com informantes-chave discentes e docentes de sete IES públicas do Nordeste. As entrevistas foram gravadas, transcritas, categorizadas e analisadas através da Análise Temática de Conteúdo. Além disso, foi realizada uma análise documental de currículos lattes dos docentes fonoaudiólogos responsáveis pelos componentes curriculares de saúde coletiva nas IES públicas brasileiras identificados através da técnica “bola de neve”. Esta análise permitiu identificar o perfil da formação, atuação e publicação dos docentes. Os dados produzidos foram organizados no software IBM SPSS versão 20, gerando estatísticas descritivas, e sendo realizada a análise de correspondência múltipla. Resultados: Identificou-se na análise das entrevistas dos estudantes que esses possuem experiências formativas na saúde coletiva que favorecem uma aprendizagem no SUS, mas que possuem fragilidades na interprofissionalidade e na integração de conteúdos. Já nas entrevistas com os docentes, observou-se que os cursos de fonoaudiologia possuem uma heterogeneidade na abordagem sobre saúde coletiva e um predomínio da metodologia tradicional nos currículos, o que favorece uma fragmentação do conhecimento. Na análise da formação, atuação e produção docente foi possível visualizar a existência de docentes que não possuíram uma formação pós-graduada em saúde coletiva e que publicam artigos na área da clínica fonoaudiológica. Adicionalmente, é possível perceber a existência de diferenças no perfil de formação e atuação dos docentes quando se analisa essa realidade nas regiões do país, sendo a região Nordeste a que possui mais docentes com formação, atuação e publicação na área da saúde coletiva. Conclusões: Na região Nordeste, apesar da saúde coletiva cumprir o papel de problematizar e inserir a formação do fonoaudiólogo no contexto do SUS, necessita-se da superação da lógica fragmentada na formação dos estudantes, de tal forma que outros componentes curriculares também sejam corresponsáveis pela constituição de profissionais com o perfil para atuação no SUS. Adicionalmente, no contexto nacional, a identificação da existência de docentes que são responsáveis por componentes de saúde coletiva, mas não possuem formação e publicação nessa área, alerta para uma consequente fragilização da saúde coletiva na fonoaudiologia.
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    Artigo
    Interprofessional education in Brazil: building synergic networks of educational and healthcare processes
    (Taylor and Francis, 2016-03-03) Azevedo, George Dantas de; Batista, Nildo Alves; Batista, Sylvia Helena Souza da Silva; Bellini, Maria Isabel Barros; Câmara, Ana Maria Chagas Sette; Costa, Marcelo Viana da; Cyrino, Antonio Pithon; Cyrino, Eliana Goldfarb; Peduzzi, Marina; Reeves, Scott
    The healthcare practices supported by interprofessional education (IPE) and the debate about those processes are in the early stages in Brazil. The SUS is the national public policy in health matters and is geared towards universal access, comprehensiveness, and social participation, articulated around Primary Health Care as the back-bone of the network. In this editorial, we outline social and political processes that have contributed to the development of interprofessional practice (IPP) in Brazil. This promising context and subsequently the need of strengthening the public policies for a reorientation of health professional training were the starting point for summoning a first International Colloquium of Interprofessional Educationand Practice, in Natal (Rio Grande do Norte state, in the Northeast region of Brazil). Several of the IPE experiences analysed were considered aswide-range innovations in the federal universities. As a result of the colloquium, a set of action sand priority areas demanding for investments in order to strengthen IPE in Brazil. The road ahead in Brazil looks extensive, and progress willrequire not only dialogues but an effective alliance amongall those with a stake in the improvement of healthcareand professional training
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    Dissertação
    PET-Saúde interprofissionalidade e a disponibilidade dos estudantes para o aprendizado interprofissional
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-07) Marques, Juliana Ferreira Lima; Costa, Marcelo Viana da; https://orcid.org/0000-0002-3673-2727; http://lattes.cnpq.br/1801687907907663; Cyrino, Eliana Goldfarb; Noro, Luiz Roberto Augusto; Batista, Sylvia Helena Souza da Silva
    Introdução: Na realidade brasileira, as bases teóricas e metodológicas da Educação Interprofissional (EIP) fornecem elementos para suprir as necessidades do mundo contemporâneo e promover a integralidade do cuidado em saúde, contribuindo para a qualificação de profissionais de saúde para trabalharem em equipe. A interprofissionalidade foi o foco do nono edital do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PETSaúde/Interprofissionalidade), visando induzir que os referidos profissionais aprendam a trabalhar conjuntamente, por meio da integração ensino-serviço e do desenvolvimento de competências colaborativas. Considerando este cenário, este trabalho busca demonstrar elementos que permitam a reflexão sobre a interprofissionalidade e as competências colaborativas, através da percepção dos estudantes participantes do nono edital do PETSaúde/Interprofissionalidade. Objetivo: Identificar a disponibilidade dos estudantes que participaram da edição do PET-Saúde Interprofissionalidade para a educação interprofissional e as práticas interprofissionais colaborativas. Metodologia: O presente estudo se caracteriza como uma pesquisa de método quantitativo, que se insere numa perspectiva exploratóriodescritiva com relação aos objetivos, baseada em dados coletados por meio da aplicação do instrumento de coleta de dados sobre a educação interprofissional em saúde Readiness for Interprofessional Learning Scale (RIPLS). Resultados encontrados: A partir da análise de dados, revelou-se impacto positivo da formação interprofissional em saúde no que se refere à colaboração e ao trabalho em equipe induzidos pela participação do nono edital do PETSaúde/Interprofissionalidade. Além disso, detectou-se uma certa fragilidade quanto à clareza de definição dos papéis de cada um, além de uma necessidade de maior delimitação quanto à autonomia profissional e de valorizar a opinião do paciente para sua participação no cuidado. Considerações finais: Diversas competências colaborativas foram desenvolvidas para garantir a integralidade do cuidado, a partir da análise da disponibilidade dos participantes do PETSaúde/Interprofissionalidade para a educação interprofissional e suas práticas interprofissionais. Com base na análise dos pontos fortes e das fragilidades encontradas, percebeu-se que ainda é preciso tornar esse estímulo sustentável, de modo que ele contribua para a efetiva integração de saberes e, principalmente, para a garantir a progressão e a institucionalização da perspectiva da prática interprofissional.
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    Artigo
    Pró-Saúde e PET-Saúde como espaços de educação interprofissional
    (UNESP, 2015-12) Costa, Marcelo Viana da; Patrício, Karina Pavão; Câmara, Ana Maria Chagas Sette; Azevedo, George Dantas de; Batista, Sylvia Helena Souza da Silva
    Este artigo pretende refletir sobre o Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde), articulado ao Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) como cenário mobilizador para a adoção da educação interprofissional a partir dos desafios identificados nas instituições de Ensino Superior (IES) pelos participantes do PROPET. Os dados foram produzidos a partir de relatórios das IES e de assessores do Ministério da Saúde, via plataforma FORMSUS. A análise dos dados consistiu de uma sistematização quantitativa e análise de conteúdo. Emergiram como temas: concepções e práticas na educação interprofissional: multi ou inter? Educação Interprofissional e PROPET: desvelando potências. A análise indica que o PROPET vem induzindo novas formas de interação entre cursos envolvidos e seus atores, em cenários reais, enfrentando importantes pontos nevrálgicos da formação em saúde: a articulação ensino/serviço e a qualificação para o trabalho em equipe
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