Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Bayer, Hiram de Aquino"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 9 de 9
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    postGraduateThesis.type.badge
    A importância das manifestações culturais dentro da sociedade e, suas implicações no ensino de sociologia
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Costa, Maria Rosa Medeiros da; Rocha, Regivaldo Sena da; Moura, Francisco Aracildo de; Bayer, Hiram de Aquino
    A sociologia nasceu com o desafio de compreender as alterações profundas por que passaram as sociedades e refletir sobre a maneira como os homens e mulheres reagiram a elas. A sociologia se debruça ainda sobre fenômenos sociais que nos afetam em nosso dia a dia. Em todo universo cultural, há regras que possibilitam aos indivíduos viver em sociedade; Nessa perspectiva, cultura envolve todo o cotidiano dos indivíduos. Assim, os seres humanos só vivem em sociedade devido à cultura. O ensino de sociologia é de suma importância para os alunos do ensino médio, pois é a ciência que mais trata da realidade e do espaço vivido da/na sociedade. A Especialização em Ensino de Sociologia para o Ensino Médio vem contribuindo de maneira muito significativa para a prática docente, pois proporciona uma formação mais continuada e abrangente e, além do mais, traz novos caminhos e novas perspectivas para o desenvolvimento da educação brasileira. Dessa forma, o grande valor da sociologia como disciplina, está nesse caminhar entre as divergências, pela variedade de concepções da vida, pelas conquistas, pelas várias opiniões e as maneiras de ser. Portanto, os alunos deverão desenvolver seu senso crítico durante as aulas, participando sempre e, além do mais analisando os aspectos expostos durante as aulas com a sua trajetória de vida em sociedade.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    postGraduateThesis.type.badge
    As Instituições Sociais e o Processo de Socialização (Eixo temático Individuo e Sociedade: 1º Ano Ensino Médio)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Araújo, Cláudio Vale; Sena, Regivaldo; Moura, Francisco Aracildo de; Bayer, Hiram de Aquino
    A proposta deste trabalho, As Instituições Sociais e seu Processo de Socialização, o qual está inserido no Eixo Individuo e Sociedade/Cultura e Sociedade, é de grande relevância para os dias atuais, principalmente para alunos do Ensino Médio, pois a influência que as instituições sociais (família – escola – igreja – estado) desempenham na formação da personalidade e caráter do indivíduo, visto que estas instituições determinam as regras de conduta e convívio em sociedade e que são externas às pessoas, que devem adequar-se a elas para que sejam aceitas em seus grupos sociais. A família é o primeiro grupo no qual fazemos parte, sendo gradativamente inseridos nos demais, recebendo influências diretas e indiretas nesse processo de formação.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Tese
    A condição rizomática: ensaios urbanos sobre Natal-RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-29) Bayer, Hiram de Aquino; Costa, Maria Helena Braga e Vaz da; ; http://lattes.cnpq.br/5114110813711387; ; http://lattes.cnpq.br/3021692582897921; Dozena, Alessandro; ; http://lattes.cnpq.br/1811716812760920; Dantas, Eugênia Maria; ; http://lattes.cnpq.br/6296149707446296; Fernandez, Pablo Sebastian Moreira; ; http://lattes.cnpq.br/1897351088415800; Marandola, Eduardo; ; http://lattes.cnpq.br/3962303942126121; Melo, Evaneide Maria de; ; http://lattes.cnpq.br/2898356389788345
    O fenômeno urbano já foi pensado a partir de uma enormidade de perspectivas e de variados pontos de vistas. Esta multiplicidade de visões acompanha a complexidade que lhe constitui e nos oferece um vasto campo de possibilidades de reflexão no âmbito da ciência geográfica, sobretudo, no que concerne à construção de um discurso acerca da dimensão espacial da experiência citadina. Diante deste campo de possibilidades, aproximamos a geografia da filosofia deleuze-guattariana para pensarmos a cidade em consonância com as reflexões acerca da noção de Rizoma. Neste sentido, objetivamos centralmente refletir acerca da condição rizomática citadina, partindo da ideia de que a cidade constitui-se em uma estrutura rizomática, onde Natal-RN, foco de nossa observação, é uma evidência desta condição. Para tanto, voltamo-nos especificamente à reflexão acerca da produção de linhas de segmentaridade – matizadas em ideais de ordem e repetição – e de linhas de fuga – matizadas em movimentos de ruptura e produção da diferença – que atravessa sua constituição e que conduz a uma multiplicidade de experiências que lhe coloca em permanente estado de devir. Em relação às linhas de segmentaridade em Natal-RN, focamos na abordagem das repercussões do discurso do modernismo no que concerne à produção e mobilização de desejos com vistas à emergência de uma cidade moderna, e na construção de movimentos de identificação que tendem a homogeneizar a imagem da cidade, interna e externamente. Em relação às linhas de fuga, focamos em eventos/movimentos que ocorrem pontualmente e, muitas vezes, de forma efêmera em diversos lugares da cidade e que nos possibilitam pensar em processos de desestratificação e desconstrução relativa das linhas de segmentaridade. Compreendemos que a condição rizomática citadina dá-se exatamente em razão da coexistência e dinamicidade destas linhas. Inspirados na Teoria Ator-Rede, encarada como perspectiva metodológica adequada à observação e descrição de formações rizomáticas, a tessitura destas discussões faz-se aqui mediante um horizonte ensaístico, em que o texto torna-se um equivalente funcional do laboratório: lugar de experimentações que pressupõe a junção de elementos, a mistura de perspectivas, a justaposição de acontecimentos e de interpretações. Cada discussão realizada no âmbito deste texto parte de um esforço de conexão de informações produzidas e captadas por uma pluralidade de fontes e suportes que versam desde conversas com moradores e agitadores culturais de Natal-RN, entrevistas e questionário à consideração de relatos em redes sociais, da análise de obras literárias e de matérias jornalísticas.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    postGraduateThesis.type.badge
    Indivíduo e sociedade- 1o ano do ensino médio
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Macêdo, Elenice de Azevedo; Rocha, Regivaldo Sena da; Moura, Francisco Aracilsdo de; Bayer, Hiram de Aquino
    O eixo temático “Indivíduo e Sociedade” tem a importância de despertar nos alunos a construção de um senso crítico e a construção de cidadãos capazes de interpretar e entender a sociedade em que vivem estes alunos então, a partir do desenvolvimento e trabalho em sala de aula do eixo temático e de seus temas desenvolverão competências e habilidades como compreender a relação do indivíduo com a sociedade, pois o eixo temático Indivíduo e Sociedade se relaciona com os objetivos do ensino médio pelo fato de tratar de fatos sociais e ligados à cidadania e que possibilitam o aprendizado dos alunos.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Medo e insegurança: a tessitura da paisagem no bairro Emaús em Parnamirim/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-12) Bezerra, Thaisa Angelo; Dantas, Eugênia Maria; Dantas, Eugênia Maria; Costa, Ademir Araújo da; Bayer, Hiram de Aquino
    O trabalho apresenta uma análise da relação do medo e da insegurança, com relação a criminalidade, na tessitura da paisagem do Bairro Emaús em Parnamirim/RN. Busca-se de modo geral analisar a relação do medo e da insegurança na tessitura da paisagem citadina, em Parnamirim, considerando a realidade do Bairro Emaús. Em Emaús, o aumento da criminalidade fez com que os moradores buscassem medidas mitigadoras para amenizar os danos causados pela violência, tais como: muros mais altos, cerca elétrica, cerca serpentina, câmeras instaladas nas casas e em parte do bairro. Além desses elementos, a recente entrada dos condomínios verticais também é analisado como um dos elementos dessas estratégias de segurança e como um modificador da paisagem. A pesquisa está ancorada em estratégias de observação in loco/descrição, diário de campo, levantamento bibliográfico, artigos e sites, aplicação de questionários e entrevistas com moradores, além do registro fotográfico — no qual apresenta-se a materialização dos sentimentos presentes no local. Dessa forma, compreende-se que Emaús mostra-se como um cenário materializado na forma de uma visibilidade de insegurança.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Movimentos sociais no Brasil: política e sociedade – 3º ano do ensino médio
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-09-30) Soares, Moisés de Assis Alves; Rocha, Regivaldo Sena da; Moura, Francisco Aracildo de; Bayer, Hiram de Aquino
    A sociologia enquanto disciplina do ensino médio faz-se necessário conhecer um pouco de sua história, suas idas e vindas, bem como, as políticas educacionais vigentes durante a república brasileira e o contexto político, social, econômico e cultural de cada momento. Desse modo, o trano de ensino tratado aqui, apresenta, não apenas de um resgate histórico dos movimentos sociais que ocorreram no Brasil, mas, também, da importância de como estes movimentos contribuíram e ainda contribuem para a sociedade contemporânea, bem como, para a luta dos direitos do cidadão brasileiro. Com o objetivo de ensino de construir uma reflexão a partir do pensamento do aluno sobre como os movimentos sociais são importantes e elaborar e por em prática um plano de ensino que destaque movimentos importantes para o Brasil. E com o objetivo de aprendizagem de que o aluno relacione os movimentos históricos aos contemporâneos e reconheça o quanto o movimento social é importante para política no país. Busca-se com esse plano de ensino, atingir com os processos de ensino e aprendizagem do Eixo Temático de Política e Sociedade nas aulas de sociologia, preparar o aluno para que ele possa adquirir um conhecimento crítico com competências e as habilidades necessárias para ficar atento a sua obrigação de cidadão, lutar pelos seus direitos e cobrar do governo e da sociedade para que seus direitos sejam postos em prática. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, por meio de consultas matérias de revistas, jornais, sites, filmes e livros de sociologia para o Ensino Médio, dando ênfase ao livro “Sociologia para o Ensino Médio” de Nelson Dacio Tomazi (2013). Os resultados esperados são, fazer com que haja uma relação educador/educando de maneira lúdica e prazerosa, despertando nos discentes o interesse pela aprendizagem e principalmente pelos movimentos socais no Brasil.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Pelos caminhos de um labirinto: reflexões sobre as territorializações do medo no bairro de Candelária, Natal-RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-02-22) Bayer, Hiram de Aquino; Dantas, Eugenia Maria; ; http://lattes.cnpq.br/6296149707446296; ; http://lattes.cnpq.br/3021692582897921; Costa, Maria Helena Braga e Vaz da; ; http://lattes.cnpq.br/5114110813711387; Costa, Rogério Haesbaert da; ; http://lattes.cnpq.br/0658808096920254
    A cidade é um labirinto complexo. Elementos simbólicos, materiais e imateriais o compõe e condicionam as práticas daqueles que enveredam por seus caminhos. A vivência dentro deste labirinto urbano é mediada pelas percepções dos indivíduos em sua relação com outros e com o espaço. Dentre os vários elementos que podem influenciar essa percepção, destacamos o medo do crime - sentimento que se torna fenômeno na medida em que se mostra na realidade da cidade, em seus lugares e nas práticas espaciais de seus habitantes. Nas múltiplas territorializações que dinamizam e tornam o espaço citadino plural, o medo do crime emerge enquanto agente de territorializações que, a cada dia, ganha mais protagonismo nas dinâmicas urbanas. A presente dissertação tem como objetivo central refletir sobre a dimensão espacial do medo considerando sua territorialização, cujas manifestações adquirem formas visíveis e discursivas, materiais e imateriais, no bairro de Candelária, localizado na Zona Sul de Natal-RN. Ancorados em metodologias da pesquisa qualitativa em Geografia, a dinâmica urbana de Candelária passa a ser tramada a partir do campo de forças que se estabelece entre o medo do crime e seus habitantes. Desta tensão emergem as territorializações do medo que apresentam seus desdobramentos em escalas variadas, que afetam do corpo de indivíduos ao próprio substrato material do bairro. Desta dinâmica, diversos processos surgem refazendo, sem cessar, a configuração do labirinto urbano de Candelária, criando muros simbólicos que condicionam as trajetórias dos indivíduos por seus espaços.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    postGraduateThesis.type.badge
    Trabalho e Sociedade- 3° Ano do Ensino Médio
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Souza, Maria Fabiana de; Rocha, Regivaldo Sena da; Moura, Francisco Aracildo de; Bayer, Hiram de Aquino
    O presente Plano de Ensino Anual abordará sugestões de atividades pedagógicas para facilitar o trabalho do professor, considerando o eixo temático Trabalho e Sociedade com seus respectivos temas e subtemas. O trabalho é conceituado subjetivamente e de forma diferente, e ainda, é valorizado conforme as relações que a sociedade estabelece.Os alunos do ensino médio devem relaciona-se com o proposto eixo temático, para compreender os diferentes trabalhos na sociedade desenvolvidos na contemporaneidade e o trabalho na sociedade capitalista retratada pelos grandes clássicos da sociologia, Weber, Marx, Durkheim, entre outros. Vale salientar, que esse eixo temático permitirá ao aluno desenvolver as competências da sociologia referente a compreensão das transformações no mundo do trabalho e ao mesmo tempo participar politicamente como trabalhador e cidadão a partir do pensamento reflexivo na construção de sua identidade social.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Violência e medo do crime: tipologias territoriais no bairro de Cidade Nova, Natal - RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-01-26) Silva, Emilly Domingos da; Dantas, Eugênia Maria; http://lattes.cnpq.br/6296149707446296; http://lattes.cnpq.br/3721091825564331; Morais, Hugo Arruda de; http://lattes.cnpq.br/9546392459265148; Bayer, Hiram de Aquino; http://lattes.cnpq.br/3021692582897921
    Nos debruçamos inicialmente sobre a ideia que a cidade é um corpo afetado e que promove afetações, estar na cidade é experimentar o encontro de corpos que estão a se mover com velocidades e ritmos diferentes. Esses encontros são expressos através da morfologia paisagística, denotando a multiplicidades de formas, contornos, sons, cores, volumes, vivências, experiências e sentimentos. A cidade tem passado por uma transformação significativa em sua tessitura territorial. Nos últimos tempos ela vem deixando de ser o local de acolhimento e segurança para representar o retrato da exclusão e reclusão, para os humanos. Afetada por inúmeras mazelas, a cidade, na pós-modernidade, evidencia o fenômeno da violência e do medo do crime, e as estratégias para obtenção de espaços seguros como emblemas dessas mudanças. O estudo aqui empreendido discute a cidade nesse contexto, apresentando como referência empírica Natal, capital do Rio Grande do Norte (Brasil) e o Bairro Cidade Nova, localizado na Zona Oeste. A pesquisa no bairro demonstrou que a violência e o medo do crime passaram a reestruturar a morfologia territorial, criando e reorganizando a lógica espacial do local e modificando as vivências do bairro. Desta forma os moradores são os agentes singulares para deliberar sobre o espaço no qual habitam, pois eles têm vivências com tais espaços, são partes vivas desses lugares, guardando consigo as histórias que, narradas, ajudam a compreender a morfologia do bairro. Nessa perspectiva a análise da percepção espacial dos indivíduos é uma estratégia que corrobora com a compreensão e decifração das tessituras territoriais de Cidade Nova a partir da análise das tipologias territoriais existentes no bairro.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM