Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Bento, Thiego Pereira"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Violência escolar e o ensino de História: possibilidades na construção de um espaço de alteridade
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-02-06) Bento, Thiego Pereira; Souza, Juliana Teixeira; http://lattes.cnpq.br/7893663154086378; http://lattes.cnpq.br/1791432842172461; Santiago Júnior, Francisco das Chagas Fernandes; http://lattes.cnpq.br/8893350729538284; Oliveira, Margarida Maria Dias de; Oliveira, Itamar Freitas de; http://lattes.cnpq.br/5606084251637102
    Esse trabalho foi elaborado a partir de minhas experiências, como professor de História, na Escola Municipal João Hildo de Carvalho Furtado, localizado no bairro Aracapé, município de Fortaleza- Ceará, e da crescente inquietação causada pelas práticas de violência entre os alunos, dentro e no entorno da escola. Diante desse problema, assumi o desafio de pensar em como o componente curricular História, articulado à Educação em Direitos Humanos, poderia auxiliar os profissionais docentes a combater práticas de violência no espaço escolar, e ao mesmo tempo construir conhecimento e promover valores que contribuam para a valorização do diálogo, respeito e tolerância. Defendemos, assim, que os conteúdos específicos do ensino de História tornam a disciplina um espaço privilegiado para a relação entre a educação e os direitos humanos, realizando dessa forma, a “educação para o nunca mais”, no sentindo de se criar uma cultura de paz, com vistas na construção de uma sociedade verdadeiramente democrática e humana. Para dar conta dessa proposta, abordaremos o tema da violência e dos direitos humanos numa perspectiva histórica, tendo como recorte temporal os séculos XVIII à XXI, utilizando a metodologia da pesquisa histórica na análise de fontes textuais e imagéticas já disponíveis nos livros didáticos, produzindo um material didático que oriente o professor nessa articulação entre História e a educação para os direitos humanos.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM