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Navegando por Autor "Beserra Júnior, Amauri Gomes"

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    Dissertação
    Ferramentas digitais nas aulas de língua inglesa: uma experiência baseada nas metodologias ativas em uma turma de oitavo ano do ensino fundamental 2
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-17) Beserra Júnior, Amauri Gomes; Martins, Selma Alas; http://lattes.cnpq.br/1471852102360947; http://lattes.cnpq.br/9977628904620825; Weissheimer, Janaina; https://orcid.org/0000-0002-6318-4906; http://lattes.cnpq.br/7345837860360864; Aquino, Lucelio Dantas de; Vetromille-Castro, Rafael
    Essa pesquisa abordou a seguinte temática: Ferramentas digitais nas aulas de língua inglesa: uma experiência baseada nas metodologias ativas em uma turma de oitavo ano do ensino fundamental 2. A problemática em questão surgiu da falta de interesse e engajamentodos alunos durante as aulas de inglês, nos levando a propor o uso de ferramentas digitais como tentativa deenvolver os alunos no processo de aprendizagem. Assim, nos perguntamos: Quais as implicações do uso de ferramentas digitais, com base nasmetodologias ativas no ensino e aprendizagem de língua inglesa em turmas de 8°ano do EF2?Por sua vez, o objetivo geral da pesquisa foi: compreender as implicações do uso de ferramentas digitais, mediadas pelas metodologias ativas, no ensino e aprendizagem de língua inglesa em uma turma de 8°ano e como objetivos específicos tivemos: Investigar o uso das ferramentas digitais Whatsapp, Padlet, Wordwall, Kahoot e Canva, mediadas por metodologias ativas, na participação e engajamento dos alunos nas aulas de inglês; analisar se as ferramentas digitais, associadas aos temas atuais e mediadas por metodologias ativas ajudam no aprendizado de língua inglesa por meio do trabalho colaborativo e avaliar se a proposta de intervenção produziu mudanças significativas, para além da aprendizagem de inglês. E dentre as metodologias ativas optamos pela ABP, aprendizagem colaborativa, sala de aula invertida e o mobile learning. Para o desenvolvimento da pesquisa trabalhamos com autores como Zabala (1998), Moran (2000; 2013; 2015; 2018), Almeida e Valente (2011; 2012), Bender (2015) Bergmann e Sams (2018), Freire (2015), Vygotsky (1991), Dillenbourg (1999), dentre outros. Por sua vez, o método usado foi o da pesquisa-ação. E a partir da análise dos dados do piloto realizado em 2022 com turmas de oitavo ano, optamos por desenvolver nosso trabalho em apenas uma turma daquela série. Após a coleta e análise dos dados constatamos que a maioria dos alunos aprimorou o aprendizado e vocabulário em língua inglesa, referentes ao tema do projeto: Global warming and natural disasters. Ademais, os alunos gostaram de trabalhar colaborativamente, além terem a possibilidade de desenvolverem e ganharem autonomia. O produto final, o site English is fun!,elaborado durante a pandemia e posteriormente reformulado, serviu para as publicações dos trabalhos das turmas do piloto e daquela alvo da nossa pesquisa , além do acréscimo de atividades, jogos, vídeos e apps para auxiliar no estudo do inglês nas turmas da EJA, sextos, sétimos e oitavos anos da nossa escola.
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