Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Bezerra, Ângelo Roncalli Alves"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    O pagador de promessas, de Dias Gomes: a dramaturgia para a formação do leitor literário
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-03-29) Bezerra, Ângelo Roncalli Alves; Marcolino, Francisco Fábio Vieira; http://lattes.cnpq.br/1149178004899236; Lúcio, Ana Cristina Marinho; Marques, Moama Lorena de Lacerda
    Este trabalho visa apresentar aos professores de língua portuguesa do Ensino Fundamental, anos finais, com foco nos nonos anos, uma proposta de mediação para formação do leitor literário, tomando como modelo a sequência básica de Rildo Cosson apresentada em seus livros Letramento Literário: teoria & prática (2006) e Círculos de leitura e letramento literário (2020). À proposta, seguem sugestões de produção textual através da prática da retextualização/refacção. Como texto-base, tanto para a formação do leitor, quanto para as produções textuais, utilizamos a peça teatral O pagador de promessas, de Dias Gomes. A dramaturgia, gênero subaproveitado nos livros didáticos e nas aulas de Língua Portuguesa, apresenta estrutura e linguagem que atendem à demanda da proposta: despertar o gosto pela leitura literária e aprimorar a prática da escrita dos estudantes, através de sua retextualização/refacção para outros gêneros. Para as práticas de letramentos literários, nos apoiamos em Cosson (2006); para as retextualizações/refacções, utilizamos Marcuschi (2010), Terra (2020) e Antunes (2005). A consulta à BNCC (2018), bem como as leituras de Candido (2011), Compagnon (2009), Barthes (1977, 1987), Lajolo (1982), Perrone-Moisés (2016) e Geraldi (2011), também foram utilizadas para o aporte teórico. Esperamos com este trabalho contribuir, minimamente, para a formação de leitores literários na escola e para além dela.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM