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Navegando por Autor "Bezerra, Ana Viviane Teixeira de Medeiros"

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    TCC
    Construção de proposição diagnóstica de enfermagem crescimento infantil prejudicado na primeira infância
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-10) Bezerra, Ana Viviane Teixeira de Medeiros; Araújo, Mércio Gabriel de; Dantas, Ana Clara; https://orcid.org/0000-0002-5607-4135; http://lattes.cnpq.br/6565650033989601; 0009-0007-0897-2970; Lima Neto, Alcides Viana de; http://lattes.cnpq.br/1755493864013345; Cabral , Beatriz Tavina Viana; http://lattes.cnpq.br/3276486646174183
    Introdução: os termos crescimento e desenvolvimento têm sido utilizados como sinônimos e apresenta lacunas quanto às suas definições. Nessa perspectiva, é necessário o refinamento do termo crescimento como fenômeno na taxonomia NANDA-Internacional, tendo em vista que os diagnósticos não abrangem indicadores clínico capazes de abarcar o crescimento infantil, torna-se premente a construção de uma proposição diagnóstica direcionado para o Crescimento infantil prejudicado na primeira infância. Objetivo: construir a proposição diagnóstica de enfermagem Crescimento infantil prejudicado na primeira infância. Método: trata-se de um estudo metodológico desenvolvido por Lopes, Silva e Araújo (2012). Para o alcance do objetivo proposto foi desenvolvida uma análise de conceito adaptada do modelo de Walker e Avant (2019). Para isso, foi operacionalizada mediante uma Scoping Review, segundo as recomendações do JBI Manual for Evidence Synthesis. A busca dos estudos ocorreu em três fases, entre os meses de maio a outubro de 2024. Foram utilizadas as seguintes fontes de dados: Scopus, SciELO, CINAHL, Embase, PubMed e Biblioteca Virtual em Saúde. Os critérios de inclusão foram estudos disponíveis na íntegra nas bases de dados selecionadas, em qualquer idioma, e que estivesse de acordo com as questões norteadoras do tema em estudo. Foram excluídos artigos incompletos, bem como editoriais, cartas e resumos. Os artigos duplicados foram contabilizados apenas uma vez. Na busca inicial, foram encontrados 641 estudos, que após triagem, aplicando os critérios de inclusão e exclusão, totalizou a amostra final de 62 artigos. Resultados: As análises dos artigos permitiram identificar o conceito de Crescimento infantil prejudicado, assim como sua definição, atributos, antecedentes e consequentes. Logo, a proposição diagnóstica Crescimento infantil prejudicado foi desenvolvida contendo definição, nove características definidoras, seis fatores relacionados, quatro populações em risco e quatro condições associadas. Conclusão: Desse modo, esse estudo contribuiu para a taxonomia NANDA-Internacional a partir da construção do diagnóstico Crescimento infantil prejudicado com potencial de ser inserido no Domínio Crescimento/Desenvolvimento. DESCRITORES: Crescimento; Saúde da Criança; Enfermagem; Diagnóstico de Enfermagem; Formação de Conceito.
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