Navegando por Autor "Bezerra, Andreza Vidal"
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Dissertação Mulheres discentes com deficiência : uma análise política da política de inclusão e acessibilidade da Universidade Federal da Paraíba(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-29) Bezerra, Andreza Vidal; Magalhães, Rita de Cássia Barbosa Paiva; http://lattes.cnpq.br/0351736925269307; https://orcid.org/0000-0002-7210-2853; http://lattes.cnpq.br/6185388564510411; Viana, Flávia Roldan; https://orcid.org/0000-0002-7289-4512; http://lattes.cnpq.br/4756646407294958; Farias, Adenize Queiroz deAo longo da trajetória histórica da humanidade, emergiram diferentes paradigmasdepreciativos sobre o que é deficiência, manifestando-se ainda, na atualidade, pormeio de atitudes capacitistas que marginalizam pessoas com deficiência. Nocontexto desta dissertação, fundamentamo-nos nos pressupostos teóricos dosEstudos Feministas da Deficiência, que propõem desafiar concepções que rotulam einferiorizam pessoas com deficiência a partir de uma perspectiva interseccional, umavez que, o entrelace entre diferentes marcadores de identidade resulta em umaintensificação das vulnerabilidades humanas. Com base nesses pressupostos, apresente pesquisa teve como objetivo analisar as concepções de mulheresdiscentes com deficiência acerca da inclusão e acessibilidade na UniversidadeFederal da Paraíba (UFPB), à luz de suas políticas institucionais. Com a finalidadede alcançar esse objetivo, utilizamos uma abordagem qualitativa, realizando, alémde uma pesquisa bibliográfica e documental sobre mulher, deficiência e educaçãosuperior, a aplicação de um questionário disseminado na UFPB, lócus do presenteestudo, a fim de caracterizar as discentes com deficiência da instituição a partir deuma perspectiva interseccional. Por fim, utilizando a metodologia de História OralTemática, realizamos entrevistas com seis mulheres discentes com deficiência, cujasnarrativas foram analisadas a partir da Análise Dialógica do Discurso. Os resultadosindicam que: mulheres discentes com deficiência enfrentam desafios relacionados àsubordinação desde a escolha do curso, ao longo de sua trajetória acadêmica, etambém ao ingressar no mercado de trabalho; Há uma predominância de pesquisassobre mulheres discentes com deficiência nas regiões Nordeste e Sul do país; Existeuma carência de estudos que investiguem as vivências das mulheres discentes comdeficiência na educação superior; Observa-se um avanço na inserção dainterseccionalidade como parte integral da experiência da deficiência nosdocumentos orientadores e normativos; Há sinais de esforços de diferentes sujeitose grupos, intencionando tornar a UFPB uma instituição mais equânime para todas aspessoas; Uma sub-representações dentro do grupo de mulheres discentes comdeficiência, como aquelas que são negras, quilombolas, indígenas ou LGBTQIAPN+na UFPB. Com nesses resultados, e ainda, a partir dos discursos das participantesda pesquisa, concluímos que as mulheres discentes com deficiência sãocontinuamente afetadas por inúmeros obstáculos oriundos de uma sociedadenotadamente capacitista, sexista, racista, lgbtfobia, entre outras formas de opressãoque, ao se interseccionarem, constituem empecilhos no acesso, permanência,participação e aprendizagem no âmbito da Educação Superior. Alicerçadas nosEstudos Feministas da Deficiência, consideramos fundamental não apenas elaborare implementar políticas institucionais de inclusão e acessibilidade, mas tambémadotar atitudes transformadoras comprometidas com a luta anticapacitista sob umaperspectiva interseccional, tornando assim, a universidade, um espaçoverdadeiramente acolhedor para todas as pessoas.