Navegando por Autor "Bezerra, Cintia Guedes"
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Tese A experiência de sofrimento em estudantes de Ciências e Tecnologia da UFRN sob o enfoque fenomenológico-existencial(2016-04-08) Bezerra, Cintia Guedes; Dutra, Elza Maria do Socorro; ; ; Amorim, Ana Karenina de Melo Arraes; ; Azevedo, Ana Karina Silva; ; Frota, Ana Maria Monte Coelho; ; Costa, Ileno Izídio da;As universidades tem apresentado aumento na incidência de estudantes vivenciando experiências de sofrimento e intensificação na procura por atendimento psicológico, merecendo atenção o complexo contexto que atravessa o universitário. Parte-se da concepção de que o ser humano é um Dasein, um ser-aí que não se encerra como interioridade psíquica, mas é expressão particular e reflexo do seu copertencimento ao mundo, sendo o sofrimento considerado intrínseco à existência e correspondente às solicitações mundanas. A pesquisa objetivou problematizar o sofrimento, buscando compreender, interpretar e explicitar os sentidos presentes na vivência de sofrimento de estudantes de Ciências e Tecnologia (C&T) da UFRN e discutir sobre a atenção dispensada ao estudante universitário. Foi feito levantamento bibliográfico sobre o sofrimento em universitários, discriminou-se o curso, bem como foi dada ênfase à conjunção de aspectos pertinentes à contemporaneidade. Procedeu-se com a realização de entrevistas semiabertas com quatro estudantes, as quais foram interpretadas de acordo com a perspectiva fenomenológico-existencial, com base na analítica da existência heideggeriana. Revelou-se que a lógica da ideologia contemporânea perpassa a experiência de sofrimento dos estudantes e que o curso de C&T tem particularidades que podem acirrar o mal-estar tão comum na atualidade; ao mesmo tempo, verificou-se o quanto a experiência de sofrimento é singular e depende dos sentidos que cada um atribui à sua vivência. Mostrou-se decisivo implicar a própria universidade para que seja possível promover ações e ofertar medidas pedagógicas que tributem para o êxito no nível superior e, sobretudo, provocar o questionamento do estudante acerca do seu modo de existir no mundo contemporâneo, convocando-o para o caminho de uma construção pensante. Destaca-se, portanto, a importância da criação de espaços que possibilitem e estimulem o pensar, rompendo com o círculo vicioso do ritmo acelerado em que se vive e de ocupações desviantes, como estratégias para uma melhor atenção ao estudante universitário.Dissertação Os sentidos de ser estudante de medicina de uma universidade pública federal à luz da perspectiva fenomenológico-existencial(2020-02-20) Duarte, Paula Maria Carvalho Sodré; Abreu, Cynara Carvalho de; ; ; Bezerra, Cintia Guedes; ; Rebouças, Melina Sefora Souza; ; Guimarães, Patricia Borba Vilar;Os aspectos psicológicos que permeiam o processo de formação médica ganharam visibilidade e passaram a ser estudados e debatidos em vários países devido às peculiaridades que o envolvem. O sofrimento psíquico que pode acometer os estudantes do curso médico deve-se a uma conjunção de fatores, cujo ambiente mostra-se estressante, competitivo e exigente ainda no processo de seleção para entrada na universidade, perpassando a graduação em suas fases distintas. Considerando os diversos elementos contextuais que podem incorrer em sofrimento psíquico nesse processo, para a efetivação desta pesquisa buscou-se ouvir as experiências individuais de sete estudantes de Medicina, por meio da realização de um grupo focal, em que foi utilizado o procedimento da Análise da Estrutura do Fenômeno Situado para auxiliar na compreensão e aprofundamento do fenômeno pesquisado. A pesquisa é de natureza qualitativa e o método de pesquisa utilizado foi o fenomenológico, fundamentado na ontologia fenomenológico-existencial de Heidegger. Foram identificados aspectos como frustração de expectativas, densidade de informações, competitividade, estruturação do curso e relação aluno-professor como fatores associados ao sofrimento psíquico entre esses estudantes.