Navegando por Autor "Bezerra, Leandro Tavares"
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TCC Uma imagem vale mais que mil palavras: a percepção da imagem pessoal e profissional do turismólogo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-09) Lins, Maria Tereza Holanda; Bezerra, Leandro Tavares; Bezerra, Leandro Tavares; Silva, Deise Cristina Gomes da; Cavalcante, Islaine Cristine Oliveira Gonçalves da SilvaA imagem pessoal é o resultado do conjunto formado pela aparência física, pela linguagem não verbal e pela maneira de vestir. A forma como uma pessoa se veste contribui de modo decisivo em sua imagem pessoal e profissional independente de sua área de atuação, nesse caso, com o turismólogo não seria diferente. Levando esses fatores em consideração essa pesquisa tem como objetivo analisar a percepção da imagem pessoal e profissional do turismólogo. Trata-se de um estudo de natureza exploratória e que tem em sua abordagem uma análise qualitativa. Foi realizada com estudantes de turismo (ETU), turismólogos (TU) e não turismólogos (NTU) por meio de entrevista semiestruturada criada no Formulários Google, enviado por WhatsApp e analisada por meio da análise de conteúdo. Contou também com o software Nvivo para análise de palavra. Por fim, foi possível diagnosticar que é possível relacionar a imagem do profissional a uma diversidade de competências, habilidade e atitudes perante estudantes e turismólogos. Observou-se a falta de conhecimento à respeito do profissional turismólogo perante a sociedade. Por fim, é possível apontar que a imagem pessoal é um aspecto essencial e muito relevante para o profissional do turismo.Dissertação Modelo Canvas aplicado à gestão estratégica de empreendimentos hoteleiros(2018-08-31) Bezerra, Leandro Tavares; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; ; ; Araújo, Maria Valeria Pereira de; ; Aouar, Walid Abbas El;O presente estudo tem como objetivo analisar a aplicabilidade do Modelo Canvas de Negócio como prática de gestão estratégica em empreendimentos hoteleiros. Tal modelo caracteriza-se como paradigma recente no contexto empresarial referente à modelagem de gestão de negócio. O Canvas é composto por nove componentes que juntos formam a estrutura denominada ideal para o desenvolvimento de um modelo de negócio (Pigneur e Osterwalder, 2011). Em termos metodológicos, este estudo possui caráter exploratório e abordagem qualitativa. A pesquisa envolve uma triangulação de técnicas de coleta de dados através de entrevista semiestruturada, aplicada com dois gestores brasileiros de empreendimentos hoteleiros distintos localizados em Natal/RN, análise documental e pesquisa-ação. Quanto à análise dos dados coletados está pesquisa realizou uma análise de conteúdo com o auxílio do Software Nvivo, utilizando resultados através de nuvem de palavras, mapa da árvore de palavras e correlação de variáveis. Nos resultados obtidos, se observa as preocupações dos gestores hoteleiros mediante um mercado competitivo e com estagnações tarifárias, repleto de tendências e necessidades na prestação dos serviços. Apresenta um mercado on-line em expansão, a necessidade de estratégias que engaje clientes e empresas, além da resistência empresarial na adesão de novos modelos e estratégias empresariais. Resultou que o Canvas demostrou-se uma ferramenta prática capaz de sintetizar a vida empresarial das empresas de forma visual. Mediante estudo de mercado contribui para desenvolver, aplicar e monitorar estratégias tornando os empreendimentos competitivos, agindo como um mapa mental e permitindo ao gestor utilizar o modelo de forma estratégica para desenvolver ações com base nas tendências e necessidades do mercado. A pesquisa conclui que o Canvas se aplica como uma ferramenta prática capaz de alinhar aspectos teórico, empírico e metodológico com a finalidade de aprimorar os diferentes processos organizacionais da rede hoteleira.TCC Protocolos de combate ao Covid-19 na hotelaria: o caso do Hostel Jambudvipa – Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-10) Prospero, Nayane; Silva, Michel Jairo Vieira Araújo da; Silva, Michel Jairo Vieira Araújo da; Bezerra, Leandro Tavares; Gonçalves, SaleteO setor turístico é um dos setores mais afetados pelos efeitos da pandemia de COVID-19 no Brasil e no mundo. Nessa perspectiva de impactos no turismo, com destaque para a hotelaria, esse trabalho busca analisar as condições do Hostel Jambudvipa para lidar com o cenário da pandemia causado pela Coronavírus. A pesquisa tem como objetivos específicos: contextualizar historicamente a empresa; analisar a infra e superestrutura do empreendimento e por fim apresentar as recentes orientações internacionais no processo de retomada levando em consideração os aspectos de biossegurança. Utilizando abordagem qualitativa, o trabalho realiza pesquisa bibliográfica e documental, além de entrevista com a gestora de empresa, como também uma pesquisa-ação no empreendimento entre os meses de agosto e novembro. Os resultados apontam que a empresa se adaptou em diversos aspectos dentro do possível. Mas destaca-se que o hostel precisa adaptar-se às diretrizes e protocolos que surgem constantemente sobre o tema. Espera-se que possam ser fomentadas novas discussões sobre o assunto, gerando novos conhecimentos para academia e gestores de meios de hospedagem.TCC Turismo e favela: a influência do imaginário para o consumo da comunidade Santa Marta/ Rio de Janeiro – Brasil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013) Bezerra, Leandro Tavares; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes; Dantas, Andréa Vigínia Sousa; Costa, Augusto Marcelo AlcântaraO turismo é considerado o fenômeno socioeconômico mais marcante do século XXI. Essa atividade também se apresenta como uma das atividades mais transformadora do espaço, transformando e reconstruindo o mesmo em favor da atividade turística e dos turistas, para que eles possam desfrutar do local almejado. O turista por sua vez, sempre procurou locais inusitados e autênticos a fim de explorar o que ainda não tinha sido modificado pela ação humana, assim, o mesmo, chega ate a favela/comunidade e esta passa a ser transformada para o uso da atividade turística, contudo, alguns fatores influenciam essa atividade. O intuito desta pesquisa foi analisar a influência do imaginário para o consumo da Comunidade Santa Marta, localizada no Rio de Janeiro, objetivando verificar o quão o imaginário pode influenciar indivíduos e grupos a visitaram a comunidade. A metodologia empregada nesta pesquisa é de caráter e abordagem qualitativa, foi aplicada a análise de conteúdo, tendo como foco a objetividade dos resultados e condicionando a inferência deles. Foi aplicado um roteiro de entrevistas semiestruturadas com os turistas que já haviam visitado a Comunidade Santa Marta/RJ e com os turistas que ainda não tinham visitado o local. Os resultados foram bastantes significativos mesmo diante do pouco número de entrevistados, foi possível analisar e inferir o quão o imaginário influência as pessoas quanto à escolha do destino e faz com que as mesmas criem determinadas expectativas do local que pretende viajar. As pessoas criam sentimentos e imaginam o local de visita, fazendo com que um local seja mais bonito e mais interessante que o outro, agregando valores e ao mesmo tempo influencia e desperta a imaginação, fazendo com que o imaginal possa estar presente no real, portanto, o Santa Marta/RJ está relacionado a um imaginário que por sua vez necessitará de determinados meios e ferramentas para tornar o local um lugar atraente para a visitação.