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Navegando por Autor "Bezerra, Lidiane de Morais Diógenes"

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    Dissertação
    A coesão referencial na escrita do gênero notícia por alunos do 8º ano do Ensino Fundamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-04) Santos, Nilson Barbosa dos; Lima, Rafahel Jean Parintins; https://orcid.org/0000-0003-0128-3068; http://lattes.cnpq.br/7676055251109350; https://orcid.org/0009-0004-7635-649X; http://lattes.cnpq.br/6844984047216939; Gomes, Alexandro Teixeira; https://orcid.org/0000-0002-4612-0361; http://lattes.cnpq.br/0484766599685049; Bezerra, Lidiane de Morais Diógenes; https://orcid.org/0000-0002-9569-5567; http://lattes.cnpq.br/4674844318235214
    No âmbito da linguística textual, a referenciação configura-se como um processo dinâmico de construção e reconstrução de objetos de discurso no texto, ancorado na interação entre os sujeitos e suas atividades sociocognitivas. Sob essa ótica, os processos coesivos referenciais, que operam por meio da introdução, retomada e (re)categorização de referentes, constituem relações de sentido no texto, evitando repetições e garantindo a progressão discursiva pelo acréscimo de novas informações e pela expressão de orientações argumentativas por parte do enunciador. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar o emprego das estratégias coesivas referenciais anafóricas nos textos produzidos por alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, mediante intervenção pedagógica com o gênero textual notícia, visando, assim, contribuir para a reflexão sobre o ensino da coesão referencial. A pesquisa fundamentou-se teoricamente nos trabalhos de Alves Filho (2011), Faria (2004) e Cunha (2010) para o estudo da composição do gênero notícia, seus aspectos linguísticos e contexto de produção; em Cavalcante (2003; 2011; 2012; 2014; 2022), Koch (2005, 2008; 2011; 2013), Marcuschi (2003) e Antunes (2005), entre outros, para a abordagem dos processos referenciais; nos aportes teóricos de Bortoni-Ricardo (2008), Thiollent (2011), Moreira e Caleffe (2006), Bogdan e Biklen (1994) para uma abordagem qualitativa e a metodologia de pesquisa-ação. No planejamento das ações didático-pedagógicas, utilizou-se a Sequência Didática, conforme proposto por Dolz et al. (2004). O corpus reúne 26 textos produzidos durante a aplicação de uma Sequência Didática na Escola Municipal de Ensino Fundamental João de Fontes Rangel, localizada no município de Tenório-PB, que incluiu atividades de reconhecimento da composição do gênero, aprendizagem dos processos referenciais, sendo esses em dois momentos, que constituiu a produção inicial e a produção final. A análise se deteve em 7 produções iniciais e 6 produções finais, nas quais examinamos o uso de anáforas diretas, indiretas e encapsuladoras, adotadas como categorias de análise da pesquisa. Quanto à investigação, observamos que as produções iniciais indicaram que os alunos possuíam possibilidades de ampliação dessas estratégias. Contudo, verificamos inadequações que residiram na predominância de repetição de referentes e a desarticulação de informações que comprometeram os sentidos do texto. Após intervenções, as produções finais demonstraram um emprego mais diversificado dessas estratégias, que foram mobilizadas na construção de cadeias referenciais mais coerentes. Os resultados atestam que a abordagem didática adotada contribuiu para a ampliação do repertório dos processos referenciais dos alunos, auxiliando-os a estabelecer a continuidade textual e concretizar seu propósito comunicativo nas notícias escritas. Assim, conclui-se que o ensino sistemático da coesão referencial, no contexto vivenciado, mostrou-se fundamental para o desenvolvimento da competência escritora dos estudantes, reforçando a importância de integrá-la ao processo de ensino-aprendizagem da escrita nas aulas de Língua Portuguesa.
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    Dissertação
    Conectores argumentativos utilizados por alunos do 8º ano do ensino fundamental na escrita de um artigo de opinião
    (2016-11-30) Figuerêdo, Márcia Fernanda Silva; Rodrigues, Maria das Graças Soares; ; http://lattes.cnpq.br/1239053356970371; ; http://lattes.cnpq.br/6255935403413693; Azevedo, Josilete Alves Moreira de; ; http://lattes.cnpq.br/2799752911278641; Bezerra, Lidiane de Morais Diógenes; ; http://lattes.cnpq.br/4674844318235214; Bernardino, Rosangela Alves dos Santos; ; http://lattes.cnpq.br/1876582685706375
    Esta pesquisa tem como tema Conectores argumentativos utilizados pelos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental no gênero artigo de opinião, e como objetivos investigar, identificar, analisar e interpretar os conectores argumentativos utilizados por alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede estadual no município de Esperantinópolis, Maranhão. Para realização deste trabalho elaboramos e aplicamos uma sequência didática que priorizou o gênero textual artigo de opinião, para que os alunos se apropriassem e escrevessem textos argumentativos, os quais compõem o corpus da pesquisa. O aporte teórico de nosso trabalho está baseado, principalmente, em Beaugrande e Dressler (1981), Fávero e Koch (1994), Marcuschi (2008; 2010; 2012), Rodrigues (2007), Adam (2011) e Koch (1998; 2005; 2010; 2014). Em primeira análise, constatamos que os alunos apresentaram dificuldades em utilizar os conectores argumentativos, em especial os adversativos, que são a base dessa análise, e apresentaram um repertório de conectores bastante limitado. Ao longo da pesquisa, notamos que houve um pequeno avanço, principalmente em relação ao sentido adequado dos conectores utilizados.
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    Dissertação
    Operações linguístico-discursivas em relatos retextualizados por alunos do ensino fundamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-08-28) Nóbrega, Eliane Medeiros da; Rodrigues, Maria das Graças Soares; ; http://lattes.cnpq.br/1239053356970371; ; Costa, Alessandra Castilho Ferreira da; ; http://lattes.cnpq.br/8508370270534431; Bezerra, Lidiane de Morais Diógenes; ; http://lattes.cnpq.br/4674844318235214; Passeggi, Luis Alvaro Sgadari; ; http://lattes.cnpq.br/4021473858264190
    O presente trabalho procurou investigar e discutir os prováveis avanços de escrita de alunos da rede pública do 6º ano do Ensino Fundamental. Esta pesquisa foi realizada no Programa de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras/UFRN) e ocupou-se de identificar, descrever, analisar e interpretar, na perspectiva da Análise Textual dos Discursos, as operações linguísticas de reescritura em relatos pessoais produzidos no ano de 2015, na disciplina de Língua Portuguesa. Fundamentando-se também na Crítica Genética, este estudo buscou analisar de que maneira e em que proporção as alterações ocorridas nos textos revelam uma capacidade perceptiva nos alunos na medida em que substituem, ampliam, retiram ou deslocam termos em suas produções. Na perspectiva pragmática na qual a Linguística Textual se insere é que buscamos desenvolver nossa análise, investigando os textos e compreendendo-os enquanto processo de construção de sentido. Nossa discussão teórica se fundamenta em uma concepção sociointeracional da linguagem (MARCUSCHI, 2008), bem como nos postulados da Análise do Discurso (ADAM, 2010, 2008). Adotamos também os pressupostos teóricos advindos da Crítica Genética que dedicam-se à relação entre texto e gênese, uma vez que julgam o texto como resultado de uma construção de elaboração contínua, e a escrita como uma atividade em constante movimento (DE BIASI, [2000] 2010; GRÉSILLON, 2008, [1992] 2002, 1989, [1990]; SALLES, 2008a). Para constituirmos os dados desta pesquisa consideramos as variáveis sociais referentes aos alunos e ao contexto sociocultural. Todavia, nossa investigação direciona-se para uma situação real de sala de aula onde se buscou analisar o funcionamento da língua em condições de uso, autorizando-nos, com isso, descrever com mais precisão a realidade vivenciada, o que nos proporcionou um olhar mais atento às particularidades observadas. Essa descrição da realidade apreciada construiu um caminho que nos direcionou a uma pesquisa de abordagem qualitativa dos dados na qual foi atribuída significados a partir da interpretação. Para o desenvolvimento da pesquisa, recorremos aos procedimentos da Pesquisa-ação. Os dados constam de dez relatos pessoais que foram reelaborados a partir de atividades de reescrita, o que constitui um corpus de vinte textos avaliados a partir das operações linguísticas reconhecidas pela gramática gerativa e continuada por Lebrave e Grésillon (2009). Como resultado da análise, identificamos a operação de acréscimo com um número superior às demais. As operações de substituição e supressão apresentaram resultados muito próximos. Todavia, a operação de deslocamento foi pouco utilizada. Esses resultados, além de testemunhar a criatividade linguística dos alunos, revelaram que para que um texto seja visto como “concluído”, o aluno escrevente articula novas elaborações através desses operadores linguísticos e que esses movimentos de idas e vindas, de rasuras e emendas contribuem significativamente para que o professor aproxime-se da relação que o aluno mantém com o seu dizer textual e discursivo, e possa com isso apropriar-se de informações que venham fornecer direcionamentos individuais e coletivos nas produções escolares.
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    Tese
    O Uso de operações linguístico-discursivas da crítica genética na reescritura de textos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-03-15) Bezerra, Lidiane de Morais Diógenes; Rodrigues, Maria das Graças Soares; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783941Y9; ; http://lattes.cnpq.br/4674844318235214; Oliveira, Eduardo Calil de; ; http://lattes.cnpq.br/6822339713125905; Barbosa, Maria do Socorro Maia Fernandes; ; Lima, Maria Hozanete Alves de; ; http://lattes.cnpq.br/6169626776821393; Passeggi, Luís álvaro Sgadari; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783922T2
    Enquanto professora do Curso de Licenciatura em Letras, do Campus Avançado Profª. Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), na cidade de Pau dos Ferros, RN, tivemos a oportunidade de encaminhar diversas atividades de produção de texto, bem como orientar atividades de reescritura para os textos produzidos. A partir dessa experiência, despertamos para a necessidade de refletir sobre a produção de texto no ensino superior. Assim, pretendemos analisar, nesta pesquisa, a metodologia adotada na orientação de atividades de produção de texto no ensino superior, buscando investigar, particularmente, o trabalho com a reescritura, no que se refere às operações utilizadas para a realização dessa atividade, bem como aos sentidos produzidos a partir das alterações executadas nos textos. Nossa discussão teórica está fundamentada em uma concepção de produção de texto enquanto atividade verbal , o que revela uma visão sociointeracional da linguagem (MARCUSCHI, 2008; SAUTCHUK, 2003). Quanto à produção de textos escritos, nosso foco de pesquisa, partimos do pressuposto de que, para esta atividade, lidamos com duas figuras distintas (Escritor Ativo e Leitor Interno), para que possamos, além de escrever, refletir sobre nossa escrita e, assim, decidir sobre as operações que serão realizadas para promover as alterações necessárias à reescritura de nossos textos (SAUTCHUK, 2003). Ainda no que diz respeito aos conceitos teóricos abordados nesta pesquisa, recorremos aos postulados da Análise Textual dos Discursos (ATD) que discute a crença na evidência da existência dos textos, sendo, pois, contra a visão fixista da textualidade que acredita que o texto existe em si mesmo (ADAM, 2008; [2005]2010). Nesta perspectiva, adotamos, também, os conceitos advindos da Crítica Genética que se ocupa da relação entre texto e gênese, tomando por objeto os documentos que trazem o traço do texto em progresso, uma vez que considera o texto como resultado de um trabalho de elaboração progressiva, e a escrita, por sua vez, como uma atividade em constante movimento (HAY, [1975]2002; DE BIASI, [2000]2010; GRÉSILLON, 1989; [1990]2008; [1992]2002; SALLES, 2008a). A metodologia desta pesquisa é de natureza etnográfica, uma abordagem que enfatiza o processo, como também se preocupa com o significado. Para atender aos objetivos propostos por nossa pesquisa, fizemos uso de diferentes procedimentos de coleta de dados que contemplam um estudo de tipo etnográfico, tais como: observação, anotações de campo e análise de documentos. Os dados analisados foram coletados no decorrer do semestre 2008.2, em uma sala de aula do 1º período do curso Letras, do CAMEAM/UERN, oportunidade na qual pudemos coletar vinte e um textos escritos, sendo que todos foram reelaborados a partir de atividades de reescritura, o que constitui um corpus de quarenta e dois textos que serão analisados a partir das operações linguísticas identificadas pela gramática gerativa e retomadas por Lebrave e Grésillon (2009). A partir da análise, podemos confirmar que a escrita é um processo, e a reescritura vem mostrar-se como uma atividade de extrema importância para esse processo. Ainda em decorrência da análise, observamos que a substituição foi a operação mais utilizada pelos autores dos textos. Acreditamos que esse resultado justifica-se pelo fato de a substituição, de acordo com o que propõe a Crítica Genética, constituir a origem de toda rasura, a partir da qual se pode facilmente efetuar uma mudança na escrita. Quanto às operações de acréscimo e supressão, verificamos que foram empregadas, em termos quantitativos, quase de forma equivalente, o que pode ser explicado quando verificamos que as duas operações exigem, por parte do autor do texto, estratégias distintas daquelas usadas para a substituição, pois implicam, respectivamente, a inclusão ou eliminação de um segmento. Por fim, constatamos que a operação de deslocamento foi a menos utilizada, uma vez que trabalha com um segmento que não será substituído, acrescido nem eliminado, mas transferido para outro lugar do texto, o que requer uma maior habilidade do autor em realizar essa operação e não comprometer o sentido de sua escrita. Com isso, esperamos contribuir para a reflexão sobre o ensino da escrita, considerando-se, de maneira particular, a formação do licenciado em Letras. Nossa análise trará contribuições ao ensino de Língua Portuguesa, especificamente, para as atividades que encaminham a produção textual, no sentido de explorar, junto aos alunos, a capacidade de reescrever seus próprios textos
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