Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Bezerra, Lucas Eduardo da Silva"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    A importância dos quadrinhos nas bibliotecas escolares: em foco a formação do leitor
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-16) Bezerra, Lucas Eduardo da Silva; Carvalho, Andréa Vasconcelos Carvalho; Cassimiro, Adelaide Helena Targino; Cassimiro, Prof.(a). Dra. Adelaide Helena Targino Cassimiro; Silva, Maria Clara Tavares da
    A biblioteca escolar deve contribuir para a criação e fomento do hábito da leitura de crianças e jovens. A presença de Histórias em Quadrinhos (HQs) nesse tipo de biblioteca visa a comunhão entre o lúdico e o educativo, favorecendo a formação de leitores. Assim, esta pesquisa tem objetivo de analisar a contribuição das Histórias em Quadrinhos para a formação de leitores nas bibliotecas escolares. Para tanto, foi realizada pesquisa bibliográfica sobre histórias em quadrinhos, biblioteca escolar e leitura, bem como foi aplicado questionário a 32 sujeitos de faixa etária e nível de escolaridade diversos que participaram da Feira de Livros e Quadrinhos de Natal realizada em 2023. Os resultados obtidos, permitem identificar como as HQs impactam na formação leitora de crianças e adultos posto que este tipo de material se caracteriza, muitas vezes, como um dos primeiros contatos que as pessoas têm com a leitura em si. Observou-se também que a maioria dos informantes, cerca de 74,2%, tiveram contato com essa mídia entre 5 e 12 anos de idade, caracterizando assim como uma leitura introdutória, no processo educacional, podendo ser usada para incentivar outros tipos de leitura de fontes e fazer com que o leitor desperte interesse não só pelo gênero, mas por outros tipos de materiais informacionais. Assim, pode-se afirmar que as HQs contribuem para a sociedade e para as bibliotecas escolares, sendo ferramentas valiosas que possibilitam o despertar para a leitura de maneira mais divertida e educativa. As HQs possibilitam a compreensão de temas complexos, tornando o aprendizado mais dinâmico e atraente, estimulando o imaginário. Tudo isso, com o objetivo de fomentar a leitura para crianças, jovens e adultos, e contribuir para a formação de cidadãos. A presença das HQs nas bibliotecas escolares é essencial, pois oferece uma abordagem mais inclusiva e diversificada, tornando a literatura mais atrativa e acessível, além de promover uma formação crítica do leitor.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM