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Navegando por Autor "Bezerra, Margarida Luciana"

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    TCC
    Condicionalidade da frequência escolar do Programa Bolsa Família: percepções dos operadores de ensino em uma escola municipal de Extremoz/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-24) Bezerra, Margarida Luciana; Moura, Jéssica Morais de; https://orcid.org/0000-0001-8059-6294; http://lattes.cnpq.br/5158980387914446; https://orcid.org/ 0000-0001-5524-7068; http://lattes.cnpq.br/5702550069505283; Medeiros, Sara Raquel Fernandes Queiroz de; https://orcid.org/0000-0003-0712-6135; http://lattes.cnpq.br/5457263655417572; Barreto, Wxlley Ragne de Lima; http://lattes.cnpq.br/3625910245536353
    Esta pesquisa empreende a análise de um conjunto de dados qualitativos visando compreender o Programa Bolsa Família e a condicionalidade da frequência escolar a partir de um contexto local. Sabendo que existem diversos desafios para manter a matrícula das crianças na escola, buscou-se identificar como vem sendo realizado o acompanhamento dessa condicionalidade do PBF na Escola Municipal Prof.ª. Vera Lúcia Gonçalves localizada em Extremoz/RN, refletindo sobre como esse tema impacta o desenvolvimento educacional, social e humano dos alunos da rede fundamental matriculados na unidade de ensino. A partir de entrevista realizada com representante da Secretaria de Trabalho e Assistência Social de Extremoz e de formulários respondido pelos operadores de ensino da escola em análise, foi possível identificar que, em nível local, existem falhas no gerenciamento do programa, perpassando por dificuldades de confirmação da veracidade das informações apresentadas pelo usuário no momento do cadastro e pela ausência de uma fiscalização efetiva para validação do benefício. Para os operadores de ensino, a condicionalidade da frequência escolar, além de ser uma exigência para o recebimento do benefício, contribui para a melhora na frequência das crianças e adolescentes, bem como para a diminuição do abandono e da evasão escolar. Como desafios para o melhor funcionamento dessa condicionalidade, foi apontada a necessidade de uma educação para que as famílias compreendam a importância de manter seus filhos na escola, não apenas como obrigatoriedade do programa, mas como aporte para uma mudança na sua condição de vida e consequentemente no seu futuro.
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