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Navegando por Autor "Bezerra, Maria de Lourdes Paz"

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    Dissertação
    Os Mendonça na Comunidade Indígena do Amarelão: reflexões culturais e simbólicas para a Educação Física
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-14) Bezerra, Maria de Lourdes Paz; Medeiros, Rosie Marie Nascimento de; http://lattes.cnpq.br/4739820420408872; http://lattes.cnpq.br/2677589054053120; Silva, Luiz Arthur Nunes da; Mendes, Maria Isabel Brandão de Souza; https://orcid.org/0000-0002-9648-0007; http://lattes.cnpq.br/6831555305550834; Silva, Priscilla Pinto Costa da; Viana, Raimundo Nonato Assunção
    Invoco a trilhar o caminho deste corpo sensível e cultural. O presente trabalho busca fazer reflexões culturais e simbólicas para a Educação Física tendo como objeto de estudo a cultura indígena do grupo Mendonça, que vive na Comunidade do Amarelão, situada no município de João Câmara, no estado do Rio Grande do Norte, Brasil. Buscamos um entendimento de sentidos a partir da compreensão da estrutura do fenômeno nas vivências dos Mendonças e as experiências existenciais vividas pelo grupo. Como justificativa, a pesquisa busca ampliar a importância da temática indígena para a Educação Física, dado ao fato de perceber que há poucos trabalhos envolvendo a temática indígena e a Educação Física e carece ampliar esse conhecimento para a área acadêmica. A partir das práticas corporais desenvolvidas pelos Mendonças e com o intuito de atender à proposta do tema do trabalho, objetivamos refletir sobre os sentidos culturais e simbólicos das práticas corporais dos Mendonças na comunidade indígena do Amarelão e evidenciar como esses saberes podem contribuir para a Educação Física. Nesse sentido, o método fenomenológico é uma via possível de reflexão para que se possa compreender o corpo sensível e existencial dotado de sentidos culturais. Para esse fim, travamos o diálogo com a filosofia de Merleau-Ponty (1961-2018), tendo o corpo no fenômeno percebido nas experiências existenciais no mundo vivido. Assim, por meio da rede de significados, vem à tona a compreensão de conceito que dialogue com os conceitos de corpo, cultura e símbolo, conhecimentos compreendidos no corpo fenomenológico. Portanto, este trabalho permitiu uma reflexão das diferentes manifestações culturais a contar do corpo indígena e como os seus saberes podem contribuir para a Educação Física. As práticas corporais e vivências nos fazem compreender os conhecimentos provenientes do corpo, da cultura e do movimento humano, apresentando assim diferentes formas de manifestações desse corpo indígena, que expressa os costumes e tradições que remetem a feições culturais e simbólicas. Dessa forma, põe em evidência o fato de os conhecimentos da Educação Física dialogarem com a cultura indígena Mendonça, pois a expressividade corpórea está presente no ritual do Toré, que traz um repertório que envolve a dança circular e outros elementos materiais como o cocar e o maracá. No mais, se somando às práticas corporais e esportivas futebolísticas, o jogo da onça nos faz refletir que todas essas atividades vivenciais desenvolvidas no mundo vivido pelos Mendonças vão além do ato do movimento humano. Elas trazem à tona cada experiência existencial no mundo vivido, dotado de significados e sentidos culturais. Com isso, há uma valorização da cultura por meio das vivências das práticas corporais.
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