Navegando por Autor "Bezerra, Tuíza Cristina Avelino"
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Dissertação Gênero seminário: desafios e possibilidades no ensino de língua portuguesa como segunda língua para surdo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-29) Bezerra, Tuíza Cristina Avelino; Santos Filho, Pedro Luiz dos; https://orcid.org/0009-0003-5977-3673; http://lattes.cnpq.br/6532507335363986; http://lattes.cnpq.br/9015026622100671; Fonseca, Gessica Fabiely; Peixoto, Janaína AguiarO objetivo geral dessa investigação foi analisar o uso do recurso teórico metodológico do gênero seminário e suas implicações na aprendizagem dos estudantes surdos em uma instituição de surdos em Natal RN. Como objetivos específicos tivemos: plicar sequência didática construída no ensino do gênero seminário; Comparar semelhanças e diferenças entre o gênero seminário em Libras e em Língua Portuguesa; Identificar os desdobramentos na aprendizagem dos alunos surdos e produzir, como forma de produto, um guia metodológico para auxiliar os processos de ensino e aprendizagem. Para isso optou-se como lócus da pesquisa o Centro Estadual de Capacitação de Educadores e de Atendimento ao Surdo (CAS) de Natal/RN, pela facilidade de acesso, por se enquadrar nas características da pesquisa e por ser um espaço de atendimento ao surdos em contexto bilíngue. Participaram da pesquisa professores bilingues ouvintes, professores e alunos surdos do ensino fundamental I -séries iniciais. A pesquisa em tela pautada em uma metodologia descritivo-interpretativista (Ribeiro et al, 2022) com enfoque qualitativo (Minayo, 2014), correlacionada a pesquisa-ação (Thiollent, 2011). Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram: entrevista semiestruturada, questionário e observação que resultou em 11 (onze) diários de campo que são descritos na sequência cronológica da ação. Sendo: registro das aulas antes da SD, registro da aula de sondagem e introdutória do tema a ser estudado, resgistro da roda sinalizada sobre expectativas e possíveis desafios no contexto seminário e por fim, resgistro das aulas durante a SD. Os dados obtidos foram analisados segundo análise textual discursiva de Moraes (2007). Como referencial teórico nos embasamos nos estudos Surdos (Quadros, 2006; Skliar, 2006; Menezes, 2017, 2023), Estudos da oralidade (Dolz et al., 2004; Schneuwly, 2004;); Estudos dos gêneros discursivos (Bakhtin, 2011) e nos diálogos entre os fundamentos de Bakhtin (2011), Freire (2005) e Vygotsky (1989) na educação. Os resultados apontam: a) a necessidade da didatização da Libras em sala de aula; b) considerar o discurso em Libras como forma de aprendizagem do surdo, por meio da linguagem expressiva; C) necessidade do uso do gênero discursivo seminário, como estratégia de ensino para estimular habilidades argumentativas do surdo. Em última análise, no processo de escolarização do surdo, a necessidade de adequação curricular nas escolas inclusivas baseada na pesquisa de Santos Filho (2015), o que a escolha por uma escola bilíngue inevitável. A partir dessa pesquisa foi possível construir um Guia metodológico para o ensino de gênero discursivo seminário e contribuir nos processos de ensino e aprendizagem, além de favorecer para nova investigação acerca do uso dos gêneros orais quanto gêneros sinalizados.