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Navegando por Autor "Bolzán, Ricardo Ernesto"

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    Dissertação
    Dimensões da experiência turística memorável no conteúdo gerado pelos usuários: um estudo com turistas argentinos que visitaram o destino Natal (Brasil)
    (2020-02-19) Bolzán, Ricardo Ernesto; Mendes Filho, Luiz Augusto Machado; Barreto, Leilianne Michelle Trindade da Silva; ; ; ; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; ; Nóbrega, Wilker Ricardo de Mendonça; ; Corrêa, Cynthia Harumy Watanabe;
    No intuito de compreender a vivência do turista, a experiência turística emerge como um construto-chave para o Campo dos Estudos em Turismo, imerso em meio a debates acadêmicos incessantes entre as perspectivas das Ciências Humanas e Sociais e as de Marketing e Administração. A busca de um consenso sobre as dimensões e fases do constructo em questão se torna complexa pela sua carga subjetiva e a diversidade de olhares. Por outro lado, o conteúdo gerado pelos usuários na Internet (CGU), além de influenciar as decisões dos turistas, também se apresenta como um caminho para reconstruir a experiência turística memorável (ETM). A Argentina representou o principal mercado emissor de turistas internacionais para o destino Natal desde o ano de 2013. Por isso, a presente pesquisa objetiva analisar as dimensões da ETM de argentinos que visitaram o destino Natal (Brasil) refletidas no CGU desses visitantes. Para isso, apresenta-se uma pesquisa de tipo exploratório e descritivo, desde a ótica do turista argentino refletida no CGU publicado na comunidade virtual TripAdvisor, complementada por uma revisão sistematizada de literatura internacional. A análise dos dados se sustenta numa postura hermenêutica-interpretativa e uma abordagem de métodos mistos, tanto quantitativa quanto qualitativa, sobre as dimensões da ETM de um modo geral e a partir de quatro aspectos específicos extraídos das fases da viagem turística: deslocamento, acomodação, alimentação e atividades no destino. Aplicaram-se técnicas de análise de conteúdo e análise de discurso com apoio de software para pesquisa, com uma amostragem total de 1.450 comentários de viagem online. Entre os resultados da análise se observa um predomínio da qualidade percebida enquanto dimensão emergente, e da dimensão estética. A contemplação da paisagem e do ambiente conforma um elemento relevante. A tendência na percepção sobre a experiência apresenta uma polarização alta entre os turistas argentinos, os quais se interessam por participar de processos de cocriação da experiência turística com outros turistas. A experiência gastronômica é a que apresenta a melhor avaliação entre os turistas argentinos, em contraposição à experiência de deslocamento. Buenos Aires se destaca como a principal região emissora dos turistas argentinos que publicaram sua experiência sobre o destino Natal. Conclui-se que é possível identificar dimensões cognitivo-afetivas da ETM no CGU, e que a ETM dos turistas argentinos que visitaram o destino Natal se caracteriza por ser emocionalmente positiva e com uma participação passiva, baseada em valores fundamentalmente estéticos, hedonistas e de consumo. Enquanto contribuição teórica, a presente dissertação oferece uma melhor compreensão sobre a natureza da experiência turística e das dimensões cognitivo-afetivas da ETM na viagem turística. O estudo também explora epistemologicamente diferentes correntes teóricas sobre a experiência turística, co-criada entre os atores do sistema turístico. Propõe-se um marco teórico-metodológico desde uma perspectiva de Small Data baseada em aspectos, apresentando implicações práticas para o destino obter um conhecimento denso e aprofundado sobre a experiência dos turistas argentinos e, assim, melhorar as políticas de planejamento e gestão do turismo receptivo internacional.
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    TCC
    Percepção de turistas sobre os impactos do uso das tecnologias de turismo inteligente em destinos turísticos durante a pandemia da Covid-19
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-15) Silva, Dinara do Nascimento; Mendes Filho, Luiz Augusto Machado; 0000-0002-9175-8903; http://lattes.cnpq.br/7785924812425468; 0000-0002-9685-9914; http://lattes.cnpq.br/3036555908302061; Mendes Filho, Luiz Augusto Machado; 0000-0002-9175-8903; http://lattes.cnpq.br/7785924812425468; Bridi, Guilherme; http://lattes.cnpq.br/1626859396401842; Bolzán, Ricardo Ernesto; 0000-0003-1476-3431
    Introdução: Às tecnologias vêm ampliando a mudança em vários setores e não seria diferente no setor turístico. Com o surgimento da pandemia da covid-19, as novas formas de tecnologias geraram uma necessidade de modernidade para minimizar o impacto que o vírus trouxe ao setor turístico, onde os fluxos internacionais de turistas tiveram uma queda de 22% durante a pandemia, considerando que para o Brasil o turismo representa 3,7% do seu PIB. Objetivo: Este estudo tem como objetivo geral caracterizar a percepção dos turistas sobre os impactos do uso das tecnologias de turismo inteligente em destinos turísticos durante a pandemia da covid-19. Para tanto, buscou-se: a) Identificar as ferramentas de tecnologia de turismo inteligente que são utilizadas nos destinos turísticos durante a pandemia da covid-19; b) Discutir os impactos do uso das ferramentas de tecnologias de turismo inteligente nos destinos turísticos durante a pandemia da covid-19. Metodologia: É utilizada uma metodologia exploratória e bibliográfica, com abordagem qualitativa, fazendo uso da análise de conteúdo para discutir os resultados. A coleta de dados foi realizada através de aplicação de seis entrevistas com alunos de graduação que tenham viajado no período da pandemia da covid-19 utilizando a tecnologia como ferramenta de suporte para a realização das suas viagens, sendo a plataforma Google Meet o principal meio para realizar as entrevistas. Conclusão: Os resultados demonstraram que as tecnologias foram altamente utilizadas pelos turistas nesse contexto pandêmico, tendo grande impacto no turismo. As tecnologias de turismo inteligente podem auxiliar na gestão dos Destinos Turísticos, fazendo com que esses destinos tenham abordagem mais inovadoras. Portanto, percebe-se que os impactos do uso das ferramentas de tecnologias de turismo inteligente utilizadas nos destinos turísticos durante a pandemia foram significativos, onde essas tecnologias permitem novas possibilidades para prática do turismo, como também novas possibilidades para os destinos terem uma comunicação mais assertiva com os turistas.
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