Navegando por Autor "Borges, Luiz Antonio Dias"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Desenho animado com uso do celular: praticando arte com tecnologia na escola(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-08-13) Borges, Luiz Antonio Dias; Born, Rodrigo Montandon; ; ; Ribeiro, Marcos Buccini Pio; ; Gomes, Marcelo Bolshaw; ; Campos, Marineide Furtado;A presente dissertação analisa o uso da tecnologia e da arte dentro da sala de aula através do desenho animado criado por celular e tablets, desenvolvido a partir de técnicas atreladas aos dispositivos que os alunos utilizam em seu dia a dia. O uso dos aparelhos tecnológicos muitas vezes é visto de forma negativa pelo corpo docente das instituições, no entanto, dependendo do direcionamento, pode ajudar na descoberta de novos conhecimentos com conexões imediatas com a comunidade escolar e até fora dela. O texto apresenta também softwares usados nos celulares para se fazer animação e como foram usufruídos na sala de aula. O trabalho é desenvolvido a partir de experiência no laboratório de informática da Escola Estadual Ana Júlia de Carvalho Mousinho que foi a principal fonte de pesquisa. O objetivo é analisar a produção de desenhos animados criados por uma turma de 30 alunos das 1ªs séries do Ensino Médio, em uma oficina de animação desenvolvida por celulares e tablets, evidenciando maneiras de estender o aproveitamento dessas ferramentas para aulas de Arte. Para o conjunto de teóricos utilizados na pesquisa, tem destaque Sérgio Silveira (2004) e José Moran (2000), quanto ao uso da tecnologia em sala de aula de forma livre e as conexões possíveis quanto ao uso desta na contemporaneidade; Paulo Freire (2002) e Edgard Morin (2005) pensando na aquisição de conhecimento tanto na sala de aula e na busca da autonomia dos nossos alunos em termos educacionais; assim como, Ana Mae Barbosa (2010) pelo teor artístico na educação; Jorge Bondia (2002) e Maria Cláudia Gomes (2017) nas busca da experiência em aulas de animação; entre outros autores que, de alguma forma, elucidam o ensino das artes e da tecnologia.