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Navegando por Autor "Bosco Filho, João"

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    Dissertação
    Acolhimento na estratégia saúde da família: o que dizem os usuários?
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-08-29) Lucena, Ligiana Nascimento de; Rodrigues, Maisa Paulino; ; http://lattes.cnpq.br/3535935637398553; ; http://lattes.cnpq.br/8315449553995169; Medeiros Júnior, Antonio; ; http://lattes.cnpq.br/8911091115987549; Souza, Dyego Leandro Bezerra de; ; http://lattes.cnpq.br/9953301230987878; Bosco Filho, João; ; http://lattes.cnpq.br/3068285662145237
    A Política Nacional de Humanização (PNH), que visa à humanização das relações entre profissionais e usuários, orienta-se pela proposta da clínica ampliada e propõe o acolhimento como um dos dispositivos para sua vivência. O acolhimento requer uma atitude que garanta a escuta qualificada, a oferta de tecnologias adequadas e o estabelecimento de vínculos para melhor resolubilidade dos problemas de saúde dos usuários. Este estudo teve por objetivo avaliar a satisfação dos usuários da Estratégia Saúde da Família (ESF) no tocante ao acolhimento na perspectiva da escuta qualificada e da produção de vínculos, no município de Recife-PE. Trata-se de um estudo quantitativo e qualitativo, avaliativo e transversal. Foram entrevistados 297 usuários, nos seis distritos sanitários do município, que fazem uso dos serviços ofertados pela ESF. Para a coleta dos dados foi utilizada a Escala de Avaliação da Satisfação dos Usuários com os Serviços de Saúde Mental - Satis-BR-forma abreviada, adaptada para o tema do acolhimento. Os dados quantitativos foram analisados com o auxilio dos softwares Statistical Package for Social Science (SPSS) 17.0, calculando-se as frequências absolutas e relativas. Os dados qualitativos foram trabalhados através da análise de conteúdo de Bardin com a elaboração de categorias temáticas. Os resultados apontam que os usuários, em sua grande maioria, estão satisfeitos com o acolhimento ofertado pelas equipes. Em torno de 66% afirmam ser muito ou bastante escutados pelos profissionais; 80,2% referem ter obtido alguma ou muita ajuda quando procuraram o acolhimento; 64,6% apontam que a acolhida é amigável ou muito amigável. Nos quesitos da ambiência, 55,9% dos usuários demonstram indiferença e insatisfação com o aspecto do conforto e aparência; no quesito das instalações gerais do serviço, 69,4% consideram de regular a péssimo. Das falas emergiram três categorias temáticas: satisfação com o acolhimento, insatisfação com a ambiência e sugestões de melhorias no acolhimento e serviço. Esse estudo contribuiu para o entendimento de que a escuta e o vínculo têm presença no acolhimento do município e para demonstrar que a ambiência é uma possível fragilidade na opinião dos usuários.
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    Dissertação
    Afastamento do trabalho a partir do sistema de informação em saúde no contexto de uma instituição federal de ensino superior
    (2017-11-30) Lima, Franciane Amorim de Oliveira; Rego, Denise Pereira do; http://lattes.cnpq.br/9844373394796279; http://lattes.cnpq.br/5018266495802664; Cavalcante, Cleonice Andrea Alves; https://orcid.org/0000-0003-1237-7393; http://lattes.cnpq.br/2065984136909929; Cavalcante, Elisângela Franco de Oliveira; https://orcid.org/0000-0002-3578-0153; http://lattes.cnpq.br/9020549482920149; Bosco Filho, João; http://lattes.cnpq.br/3068285662145237
    O afastamento do trabalho por licença para tratamento da própria saúde ou absenteísmo-doença destaca-se como relevante temática na área da saúde do trabalhador. Este estudo teve como objetivo analisar o afastamento do trabalho por absenteísmo-doença a partir do Sistema de Informação em Saúde e Segurança no Trabalho (SIAPE SAÚDE), no contexto de uma Instituição Federal de Ensino Superior. Buscou-se, assim, entender o funcionamento do Sistema de Informação em Saúde e sua contribuição para produção das informações sobre o absenteísmo-doença dos servidores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O estudo descritivo com procedimento multimétodo sequencial, com etapas quantitativa e qualitativa, foi realizado na sede da Unidade do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Público Federal (Unidade SIASS-UFRN), desenvolvido em duas fases. Inicialmente, uma pesquisa documental visando efetuar um mapeamento dos afastamentos dos servidores da instituição no ano 2016, através da consulta aos relatórios gerenciais disponíveis no sistema. Na segunda fase, foram realizadas entrevistas com a equipe da perícia em saúde para ampliar o conhecimento sobre o processo institucional dos afastamentos, notadamente, através de um olhar analítico do Sistema de Informação em Saúde. No tratamento dos dados foram utilizadas a estatística descritiva e a análise de conteúdo. Os resultados evidenciam que ocorreram 992 afastamentos por perícia, nos quais se destacam aqueles decorrentes de Transtornos Mentais e Comportamentais (CID F), que acometem servidores nos cargos de assistentes em administração, auxiliares de enfermagem e professores do magistério superior. Observou-se a prevalência de afastamentos entre o sexo feminino e nos Hospitais Universitários. Em relação à análise do processo de afastamento e seu registro no sistema, o SIAPE SAÚDE foi avaliado positivamente, principalmente por promover uma unificação do registro para todos os órgão federais. Entretanto, como ponto negativo, destaca-se a necessidade de avaliação contínua, atualização e melhorias, uma vez que trata-se de uma base de dados antiga. Conclui-se, então, que o sistema representa um avanço para análise dos afastamentos no nível local, porém, requer maior investimento da Administração Pública Federal visando o seu aprimoramento.
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    Dissertação
    Aprendizagem na interação ensino-serviço-comunidade: a formação na perspesctiva dialógica com a sociedade
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-02-08) Ribeiro, Iramara Lima; Medeiros Júnior, Antonio; ; http://lattes.cnpq.br/8911091115987549; ; http://lattes.cnpq.br/1033263683509450; Bosco Filho, João; ; http://lattes.cnpq.br/3068285662145237; Vilar, Rosana Lúcia Alves de; ; http://lattes.cnpq.br/3310631449276616
    Considerando o papel do ensino superior em saúde para a sociedade brasileira, em que os egressos dos cursos ofertados na área serão os profissionais prestadores de serviços à população, este estudo objetivou analisar o componente ensino do PET-Saúde da Família - Natal-RN na formação de estudantes dos cursos de graduação em saúde da UFRN. Foi realizada pesquisa qualitativa com análise de documentos das disciplinas SACI e POTI datados entre 2009 e 2011 (portfólios, avaliações de desempenho e oficina de avaliação), mediante o auxílio do software Alceste© e análise de conteúdo, segundo Bardin. Na análise foi encontrado como potencialidades: o alunato trabalhando em grupo tutorial multidisciplinar, cuja interação e contato com a Unidade de Saúde da Família, incluídos os profissionais, bem como a comunidade, instiga nos aprendizes o diálogo consigo mesmo e com o outro, numa construção dos ser/agir no mundo. Os textos trabalhados durante as aulas permitem refletir e teorizar a respeito da realidade observada, auxiliando-os na identificação dos problemas e no traçar estratégias de intervenção. Já a observação da realidade reveste o aluno de humanização. Este passa a captar as necessidades e dificuldades enfrentadas pela comunidade observada. Nas fragilidades ficaram evidenciados: problemas de relações interpessoais entre os estudantes da SACI; a maioria dos projetos de intervenção ocorrendo numa perspectiva paternalista, reproduzindo o modelo de prestação de serviços na saúde mais praticado nas sociedades brasileiras; dificuldades em aprofundar no aprendiz, a importância da teorização dos assuntos; problemas de financiamento de projetos de intervenção; descumprimento do plano de ensino em alguns grupos tutoriais; e, por fim, dificuldades dos alunos e monitores em acompanhar as atividade de pesquisa e extensão do PET-Saúde, pela falta de integração dos projetos pedagógicos dos cursos. Conclui-se que o componente ensino do PET-Saúde da Família adota metodologias ativas de ensino na inserção de alunos na Atenção Primária em Saúde, proporcionando uma formação dentro de princípios éticos e humanísticos a partir do trabalho em equipe e da inclusão reflexiva dos alunos na Estratégia Saúde da Família. Apesar da existência de fragilidades concernentes às relações interpessoais, descompasso entre as proposições multiprofissionais e interdisciplinares da SACI e POTI e as dificuldades de pô-las em prática em currículos fragmentados e organizados por disciplinas pouco flexíveis, potencialmente, ao fim dessas experiências conectadas a Atenção Primária, os discentes apresentam uma nova visão do cuidado com a saúde, próxima às necessidades da população, iniciando uma tomada de postura crítica e reflexiva, entendendo-se com sujeitos ativos no construir a saúde coletivamente
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    Dissertação
    A articulação entre a estratégia saúde da família e o Centro de Atenção Psicossocial: análise de experiência em município do Nordeste brasileiro
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-09-26) Silva, Clarissa Andira Xavier e; Amorim, Ana Karenina de Melo Arraes; Silva, Georgia Sibele Nogueira da; ; http://lattes.cnpq.br/1062059652170019; ; http://lattes.cnpq.br/9847082748841264; ; http://lattes.cnpq.br/9103851254631231; Guimarães, Jacileide; ; http://lattes.cnpq.br/8942333851163376; Bosco Filho, João; ; http://lattes.cnpq.br/3068285662145237; Macedo, Mauricio Roberto Campelo de; ; http://lattes.cnpq.br/3673586188321966
    A reforma psiquiátrica consiste num processo que busca desconstruir a lógica excludente provocada pelas internações, proporcionando aos sujeitos estratégias de reinserção social. Nesse sentido, a atenção básica, através da Estratégia de Saúde da Família - ESF vem, progressivamente, tornando-se espaço estratégico nas intervenções em saúde mental, configurando-se como campo de práticas e produção de novos modos de cuidado. Nesta perspectiva, em Areia Branca-RN vem ocorrendo um processo de implementação dessa proposta, através da articulação da rede de Atenção Psicossocial e da Estratégia Saúde da Família/ESF. As discussões acerca da implementação da atenção integral à saúde mental no município de Areia Branca avançam significativamente. Porém, esta discussão não tem sido capaz de provocar mudanças na prática. Ao partir da concepção de que a articulação entre saúde mental e atenção básica é um desafio a ser enfrentado atualmente, que a melhoria da assistência prestada e a ampliação do acesso da população aos serviços com garantia de continuidade da atenção dependem da efetivação dessa articulação, estabeleceu-se como objetivo de pesquisa: investigar como se dá a relação entre as equipes de ESF e a equipe de CAPS na atenção à saúde mental no município de Areia Branca – RN a partir dos discursos dos profissionais. Para tanto, tiveram-se como objetivos específicos: Conhecer a demanda em saúde mental existente no município de Areia Branca – RN atendida pela ESF; Identificar limites e dificuldades na relação entre as equipes da ESF e do CAPS; Identificar potencialidades para articulação entre as equipes da ESF e do CAPS para a constituição da RAPS local. Tratou-se de um estudo descritivo-exploratório, com desenho metodológico de natureza qualitativa, cujos sujeitos foram profissionais da Estratégia Saúde da Família, profissionais do Centro de Atenção Psicossocial e o responsável pela condução/gestão da saúde mental no município. Como instrumentos de pesquisa foram utilizadas observações informais, entrevista semiestruturada e grupos focais. As informações obtidas foram analisadas considerando a análise de conteúdo de Bardin, o que possibilitou discutir a pertinência do referencial teórico com os dados obtidos através da observação e interpretação da articulação entre a Estratégia de Saúde da Família e a rede de Atenção Psicossocial no município de Areia Branca-RN. Por um lado, registrou-se intensa demanda em saúde mental advinda de usuários e de seus familiares e/ou cuidadores. Por outro, verificaram-se que apesar de existir alguns avanços com relação a percepções sobre saúde mental, existem ainda práticas, histórica e contextualmente arraigadas, que atuam como obstáculos para a resposta efetiva a essa demanda na perspectiva da desinstitucionalização. Nesse sentido, considera-se importante ressaltar que as equipes da Estratégia de Saúde da Família devem ser capacitadas para garantir a prática de saúde com integralidade e a incorporação à rede de saúde mental do município. Essa capacitação deve ocorrer através da educação permanente em saúde.
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    Dissertação
    Atenção à criança com transtorno do espectro autista na estratégia saúde da família: análise do cuidado e capacitação das equipes
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-04-13) Antunes, Mirelle Medeiros; Santos, Paula Fernanda Brandao Batista dos; http://lattes.cnpq.br/0414246002092813; https://orcid.org/0000-0001-5708-8160; http://lattes.cnpq.br/5601026590832843; Bosco Filho, João; Chagas, Maristela Inês Osawa
    Introdução: O Transtorno do Espectro Autista é uma condição que tem atingido uma em cada 160 crianças no mundo, de acordo com dados da OMS. A sua identificação precoce possibilita o início de intervenções que podem favorecer um melhor crescimento e desenvolvimento infantil. Na Estratégia Saúde da Família através de ações como o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento os profissionais de saúde podem contribuir com essa identificação e intervenção precoce para a melhoria dodesenvolvimento infantil. Objetivo: Analisar o cuidado à criança com TEA na ESF e promover capacitação para as equipes. Método: Trata-se de um estudo exploratório, descritivo e de intervenção com abordagem qualitativa. A pesquisa foi realizada no município de Jucurutu, Rio Grande do Norte que possui uma população estimada de 18.295 mil habitantes e 09 ESF vinculadas, sendo 04 na zona rural. Os participantes da pesquisa foram profissionais enfermeiros (as) e médicos (as) vinculados às equipes. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os profissionais. Na segunda etapa, realizou-se um encontro formativo sobre a identificação do TEA na atenção básica. Resultados: Participaram desta pesquisa 9 enfermeiros e 7 médicos. Na análise qualitativa realizada a partir da entrevista com os profissionais emergiram três categorias de análise: consulta de acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança na APS; Atenção prestada às crianças com suspeita ou diagnóstico de TEA na APS e rede de atenção; e, por fim, conhecimento e formação dos profissionais de saúde para o cuidado à criança com TEA. A segunda etapa foi constituída de um encontro de formação que contou com a participação de 36 profissionais, dentre eles: médicos, profissionais da enfermagem, equipes de saúde bucal e agentes comunitários de saúde. O encontro teve duração de 04 horas e abordou a seguinte temática: Transtorno do Espectro Autista e a Saúde da Criança no município de Jucurutu. Considerações Finais: Observa-se que os profissionais da Estratégia Saúde da Família do município de Jucurutu referem pouca experiência na identificação precoce do TEA e no acompanhamento destas crianças pela ESF. Há necessidade de ações de educação permanente em saúde que possam contribuir para a qualificação do cuidado na APS, especialmente no tocante às crianças com TEA.
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    Tese
    Atenção à saúde para travestis e transexuais no Sistema Único de Saúde
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-06-06) Lima, Rafael Rodolfo Tomaz de; Noro, Luiz Roberto Augusto; https://orcid.org/0000-0001-8244-0154; http://lattes.cnpq.br/2335211528795775; http://orcid.org/0000-0003-0647-5093; http://lattes.cnpq.br/2815060787835835; Rocon, Pablo Cardozo; Gondim, Grácia Maria de Miranda; Bosco Filho, João; http://lattes.cnpq.br/3068285662145237; Barros, Nelson Filice de; Lopes, Paulo Victor Leite; http://lattes.cnpq.br/7595515282110283
    Na atenção à saúde brasileira, as questões relacionadas à identidade de gênero devem ser consideradas marcadores sociais e determinantes estruturais do processo saúde-doença. Todavia, pessoas em situação de vulnerabilidade, como travestis e transexuais, ainda enfrentam desafios para ter o direito à saúde de forma integral, visto que as suas necessidades de saúde e identitárias não são reconhecidas por completo. Diante disso, esta Tese de Doutorado em Saúde Coletiva objetiva caracterizar a atenção à saúde para pessoas travestis e transexuais no Sistema Único de Saúde. Para tanto, optou-se pela realização de um estudo envolvendo três desenhos metodológicos: análise bibliométrica, protocolo de revisão sistemática e revisão sistemática. Os achados da análise bibliométrica de teses e dissertações brasileiras revelam que os estudos sobre a tríade travestilidade, transexualidade e saúde estão em ascensão nos últimos vinte anos, com diminuição no enfoque sobre o adoecimento de travestis e transexuais e aumento do foco nos aspectos sociais, organizacionais e políticos que interferem no acesso dessas pessoas aos serviços de saúde. Apesar da existência do programa Processo Transexualizador no Sistema Único de Saúde, os artigos incluídos na revisão sistemática evidenciam que a atenção à saúde para pessoas travestis e transexuais é composta por uma série de violações, incluindo o despreparo de profissionais da saúde para acolher e cuidar de pessoas travestis e transexuais. Dentro das suas limitações, a tecitura dos resultados da Tese contribui para caracterizar a atenção à saúde para as pessoas travestis e transexuais no âmbito do sistema de saúde brasileiro como excludente, fragmentada, centrada no cuidado especializado e pautada por ações curativas, assemelhando-se aos modelos de atenção que antecedem o Sistema Único de Saúde e que são fortemente criticados desde o surgimento do Movimento da Reforma Sanitária Brasileira.
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    Dissertação
    O atendimento do enfermeiro aos acidentados de trânsito terrestre
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-09-30) Maia, Rafaele Carla de Araújo; Millions, Rejane Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/9130470143761299; ; Bosco Filho, João; ; http://lattes.cnpq.br/3068285662145237; Menezes, Rejane Maria Paiva de; ; http://lattes.cnpq.br/5190926575194616; Dantas, Rodrigo Assis Neves; ; http://lattes.cnpq.br/9161806467102041; Medeiros, Soraya Maria de; ; http://lattes.cnpq.br/2068281775213576; Gama, Zenewton André da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/8885774273217562
    Considerada a doença do século XX, o trauma continua sendo a principal causa de mortalidade na faixa etária de um a quarenta e quatro anos, no mundo, e dentre as várias etiologias possíveis, o acidente de trânsito terrestre tem forte impacto nestas estatísticas. A essencialidade operacional do enfermeiro na organização e integração deste cenário de atendimento aos acidentados de trânsito terrestre e o reconhecimento que os instantes que sucedem o trauma são decisivos no prognóstico da vítima justificam este estudo. Assim, buscou-se avaliar o atendimento do enfermeiro aos acidentados de trânsito terrestre neste processo crucial em um hospital público de referência em urgência e emergência. Trata-se de estudo avaliativo normativo, com abordagem qualitativa, realizado no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, localizado no município de Natal/RN. A coleta de dados ocorreu em maio/2014, com aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CAAE 27971114.9.0000.5537). A população alvo do estudo foram os enfermeiros que atuam no setor de Politrauma, atendendo aos critérios de inclusão: concordar em fazer parte do estudo voluntariamente e atuar no setor mencionado e, como exclusão: profissionais alocados em outros setores (eventualmente atuando no setor) e profissionais de férias e/ou licença médica. Realizou-se entrevista semiestruturada e observação não participante para a obtenção dos dados submetidos posteriormente à técnica de Análise de Conteúdo à luz de Bardin. Identificou-se a falta de capacitação específica para o atendimento ao trauma, cuja gravidade pode ser atenuada com assistência adequada e hábil. Evidenciou-se, portanto, a premência do treinamento dos enfermeiros visando à qualificação dos atendimentos às vítimas de acidentes de trânsito terrestre
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    Dissertação
    Avaliação da adesão ao tratamento e controle do diabetes mellitus na atenção primária à saúde
    (2016-08-30) Silva, Roberta Karline Lins da; Medeiros Júnior, Antonio; ; http://lattes.cnpq.br/8911091115987549; ; http://lattes.cnpq.br/8985966739384829; Rocha, Paulo de Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/3633596483807678; Bosco Filho, João;
    O presente estudo objetivou avaliar a adesão ao tratamento em diabéticos, residentes na área de abrangência de uma Unidade de Saúde da Família, bem como avaliar as medidas de controle metabólico e de peso, utilizadas no acompanhamento da doença e a verificar associações entre essas variáveis. Foram avaliados 98 indivíduos com diabetes, maiores de 18 anos, acompanhados e cadastrados na unidade de saúde e que participam dos grupos de autocuidado da unidade. Trata-se de um estudo transversal, onde foram coletadas informações clinicas nos prontuários individuais e realizada entrevista direta aos diabéticos a respeito das medidas de autocuidado, segundo o instrumento Questionário de Atividades de Autocuidado com o diabetes, adaptado e validado no Brasil. Os resultados indicaram que a amostra era predominantemente do sexo feminino, casadas, recebiam menor ou igual a dois salários mínimos. Apresentaram menos de quatro anos de estudo e diagnostico de diabetes há mais de dez anos. Quanto aos dados metabólicos e de peso grande parcela estava acima do peso, hemoglobina glicada alterada, glicemia de jejum normal e aproximadamente metade da amostra apresentaram valores de triglicerídeos normais. Para avaliação das atividades do autocuidado aquelas que apresentaram melhor adesão foram: uso medicação, cuidado com os pés, e consumo de doces e os que apresentaram baixa adesão foram: monitorização da glicemia e atividade física. Nas associações dos parâmetros bioquímicos e as atividades do autocuidado observou-se associação moderadas entre medicação e colesterol, IMC e triglicerídeos, glicemia jejum e colesterol, colesterol e triglicerídeos. Conclui-se que a amostra estudada apresentou adesão ruim para atividade física e monitoramento da glicemia, ao passo que apresentou excelente adesão aos cuidados com os pés e uso da medicação. Não foram encontradas associações entre o autocuidado e características sociodemográficas, exceto atividade física e sexo, sendo necessárias abordagens educativas mais eficazes para melhor adesão.
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    Dissertação
    Avaliação da capacidade para o trabalho de enfermeiros de um hospital universitário
    (2016-12-20) Oliveira, Aline Dannyele Souza de; Medeiros, Soraya Maria de; Valença, Cecilia Nogueira; ; http://lattes.cnpq.br/2788316719185705; ; http://lattes.cnpq.br/2068281775213576; ; http://lattes.cnpq.br/9265347098895421; Pinto, Erika Simone Galvão; ; http://lattes.cnpq.br/2135320432342059; Oliveira, Jonas Sami Albuquerque de; ; http://lattes.cnpq.br/4740097927047538; Bosco Filho, João; ; http://lattes.cnpq.br/3068285662145237
    A capacidade para o trabalho compreende o bem-estar no desempenho das atividades laborais e está relacionado às demandas físicas, emocionais e mentais decorrentes do trabalho. Os enfermeiros, no desempenho de atividades no âmbito hospitalar, estão expostos ao comprometimento de sua capacidade laboral em virtude da complexidade e volume de atividades desenvolvidas em um ambiente insalubre tanto no sentido material como subjetivo. Neste sentido, este estudo coloca-se na temática de saúde do trabalhador, em particular na saúde da equipe de enfermagem da rede hospitalar e tem como objetivo avaliar a Capacidade para o Trabalho dos enfermeiros de um hospital universitário. Trata-se de um estudo descritivo, transversal com abordagem quantitativa, envolvendo 135 enfermeiros do Hospital Universitário Onofre Lopes, realizado mediante parecer favorável do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte sob o número 1.845.951/16, atendendo ao que rege a Resolução nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde que regulamenta pesquisa com seres humanos. A coleta de dados ocorreu no mês de novembro de 2016, utilizando-se como instrumento de coleta de dados um questionário contendo duas etapas, uma com dados gerais do entrevistado e outra na versão brasileira do índice de capacidade para o trabalho elaborado pelo Instituto de Saúde Ocupacional da Finlândia, traduzido e adaptado por pesquisadores da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Carlos. O banco de dados foi construído em formato EXCEL, versão 2010, para realização das tabelas descritivas. E, para aplicações de testes estatísticos (Teste de Alpha Cronbach’s e teste quiquadradro) utilizou-se o software Statistica SPSS, versão 20.0. Dentre os achados observou-se que entre a população de enfermeiros que participaram da pesquisa predominou adultos com até 40 anos de idade (88,15%), do sexo feminino (81,48%), casado (47,41%), com pós-graduação (93,33%). Foi encontrado um escore médio do ICT de 40,24 pontos. A maioria dos enfermeiros dessa pesquisa obtiveram um ICT adequado (81,48%), com classificação boa ou ótima e apenas 18,52% obtiveram um ICT inadequado (baixo ou moderado). Apenas uma variável independente apresentou evidência de diferença estatística que foi a satisfação com o salário, outras características mostram-se tendenciosas como idade, formação e tempo de vínculo. Por ter atingindo com êxito os objetivos propostos pelo estudo, acredita-se que o mesmo possa ter contribuído com o aprofundamento das discussões sobre o Índice de Capacidade para o Trabalho, às questões relacionadas à saúde do trabalhador e por fim, do aprimoramento da utilização do instrumento no Brasil.
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    Dissertação
    Avaliação e melhoria da adesão à higienização das mãos em uma UTI neonatal orientada pela estratégia multimodal
    (2016-09-29) Medeiros, Aurélia Cristina de; Rocha, Paulo de Medeiros; ; ; Medeiros, Wilton Rodrigues; ; Bosco Filho, João;
    Introdução: A higienização das mãos é uma ação simples, mas que traz um benefício imensurável aos pacientes e profissionais de saúde no controle de infecção hospitalar e segurança do paciente. Objetivo: Melhorar a adesão dos profissionais à prática da higienização das mãos, nos cinco momentos da assistência orientados pela Estratégia Multimodal da Organização Mundial de Saúde. Metodologia: O desenho metodológico do estudo é quase experimental do tipo antes e depois, realizado na UTI neonatal de uma Maternidade Escola no Rio Grande do Norte. Para calcular a melhoria entre as avaliações realizou-se o cálculo da estimativa pontual com um intervalo de confiança (95%) do nível de cumprimento dos critérios das amostras selecionadas, calculado os valores das melhorias absoluta e relativa de cada um dos critérios, e para a significação estatística da melhoria detectada realizada um teste de hipótese unilateral por meio do cálculo do valor de Z, considerando como hipótese nula a ausência de melhoria, não considerando quando p – valor fosse < a 0,05. Resultados: Na 1ª avaliação, (n=44 profissionais), 55% dos profissionais cumpriram critérios higiene das mãos, ao entrar na UTI Neo. Realizado mais quatro observações, três com (n=179) oportunidades, para 96 ações desenvolvidas, distribuídas nos meses de Outubro com 53 oportunidades (18% de ações desenvolvidas), em Novembro 88 oportunidades (58% de ações desenvolvidas) e em Dezembro 38 oportunidades (24% de ações desenvolvidas). A quinta observação,(n=44 profissionais) 86% cumpriram critério de HM ao entra na UTI Neo. Conclusão: O estudo mostra que a adesão à higiene das mãos, ainda está muito baixa, quando associada aos cinco momentos da assistência, enquanto que em relação ao critério de HM ao entrar na UTI, houve uma melhora significativa. Fazem-se necessárias ações de educação continuada e planejada. Deve-se trabalhar a cultura da higienização das mãos nos cinco momentos da assistência em busca da qualidade e segurança na assistência à saúde, reduzindo não só a infecção hospitalar, mas também o índice da morbimortalidade.
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    Dissertação
    C&D integrativo: contribuições para o cuidado da criança em uma unidade básica de saúde
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-09-22) Lima, Thallita Monalisa Sizenando Souza; Sampaio, Ana Tania Lopes; http://lattes.cnpq.br/1352101513334877; http://lattes.cnpq.br/9665122510572366; Nelson, Isabel Cristina Amaral de Sousa Rosso; Bosco Filho, João
    O desenvolvimento psicomotor infantil pode ser afetado por diversos fatores, sendo observada no cotidiano da Unidade Básica de Saúde do Góes, zona rural do município de Apodi no Rio Grande do Norte, um considerado número de queixas das mães relacionadas ao desenvolvimento infantil. Neste sentido, a Equipe de Saúde da Família adaptou o processo de avaliação do cuidado no Programa de Crescimento e Desenvolvimento do Ministério da Saúde para um Método Integrativo, através de ações lúdicas, ambiente humanescente e produção de dois manuais com orientações para auxiliar e empoderar os pais e/ou cuidadores nas demandas, intitulando-o de “C&D integrativo”. O presente estudo é do tipo PesquisaAção de cunho avaliativo, com abordagem qualitativa de análise antes e depois da implantação do C&D integrativo. Os dois manuais contêm, de forma lúdica interativa, orientações específicas para auxiliar os pais e/ou cuidadores nas atividades de estimulação do desenvolvimento psicomotor e no entretimento das crianças, além de receitas rápidas, fáceis e baratas para auxiliar as mães na utilização de alimentos frescos, produzidos pelos próprios moradores da região. Destaca-se, ainda, a realização de atendimento multiprofissional integrativo durante as consultas. São sujeitos da pesquisa as mães de crianças de 12 a 48 meses que relataram algumas dessas queixas de alterações comportamentais. A coleta de dados foi realizada através de entrevista semiestruturada. A avaliação dos dados foi pautada nas etapas da análise de conteúdo de Bardin (2011). Este trabalho foi submetido à avaliação do Comitê de Ética e Pesquisa do Hospital Universitário Onofre Lopes (CEP/HUOL), sendo aprovado sob o protocolo nº 5.078.004, conforme resolução 466/12. Através desse estudo buscou-se inovar e avaliar, de forma integrativa, o processo do cuidado com a criança na Unidade Básica de Saúde, visando o fortalecimento do vínculo da equipe com os familiares e um melhor acompanhamento do desenvolvimento da cognição e psicomotricidade, além de disponibilizar dois manuais produzidos pela equipe para o uso das mães e cuidadores dessas crianças.
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    Tese
    Cadernos de formação: ensino de filosofia, lições do poeta Manoel de Barros
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-02-26) Gadêlha Segundo, Felinto; Oliveira, Josineide Silveira de; ; ; http://lattes.cnpq.br/0141300705116614; Silva, Carlos Aldemir Farias da; ; Noronha, Claudianny Amorim; ; França, Fagner Torres de; ; Bosco Filho, João; ; Almeida, Maria da Conceição Xavier de; ; Figueiredo, Renato Pereira de;
    A tese aborda a temática do ensino de filosofia em chave complexa, no âmbito da educação básica brasileira e com foco na esfera da formação docente. Interessa-me demonstrar como a religação dos saberes é útil para ampliar a reflexão acerca de um ensino que fomente o uso do pensamento criativo, autônomo, imaginativo e crítico. Chamamos os capítulos de Cadernos, pois foram as anotações colhidas por mim durante as experiências em sala de aula que serviram de recurso para acessar memórias, encontros e diálogos entre alunos e demais professores. Consultei também diários de classe, planos de aulas e projetos escolares, os quais foram os condutores para a reflexão autocrítica do ensino de filosofia. Como minha intenção é trabalhar um pensamento filosófico, abstrato e especulativo sobre o mundo e a vida, tomei como aporte principal a filosofia poética de Manoel de Barros, além de outras manifestações artísticas. Minha hipótese é que há um devir-criança na poesia manoelina que a filosofia, pensada em sentido amplo, precisa resgatar. Dessa forma, poesia, pesquisa e filosofia são convocadas a caminharem juntas em diálogos e atravessamentos constantes. Na medida em que ressignificamos os currículos pedagógicos aprendemos e ensinamos que não existe idade para o aprendizado do pensamento filosófico. A filosofia enquanto educação para a complexidade tem como desafio oxigenar a curiosidade, a imaginação, o bem pensar e, consequentemente, estimular o bem viver.
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    Dissertação
    Caracterização dos usuários e das práticas integrativas e complementares em saúde na rede de atenção primária do município do Natal/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-02-15) Diniz, Nathália Priscilla Medeiros Costa; Nobre, Thaiza Teixeira Xavier; https://orcid.org/0000-0002-8673-0009; http://lattes.cnpq.br/2813639308023253; http://lattes.cnpq.br/7927975124948859; Mendonça, Ana Elza Oliveira de; https://orcid.org/0000-0001-9015-211X; http://lattes.cnpq.br/5531967242281430; Bosco Filho, João; Reis, Luciana Araújo dos
    Introdução: A inserção das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) foi marcada por interesses, como resgate do conhecimento e identidade de grupos populares, alguns historicamente marginalizados e por interesse do Estado em uma nova cultura de cuidado pautado pela promoção da saúde. Objetivo: o presente estudo objetiva caracterizar os usuários e as PICS desenvolvidas no contexto do SUS no município do Natal, Rio Grande do Norte. Método: Trata-se de um estudo descritivo de abordagem quantitativa, do tipo exploratóriodescritivo, cujo formato é de campo com delineamento de levantamento na Rede de Atenção Primária à Saúde do município do Natal, mas especificamente na Unidade Básica de Saúde, na Estratégia Saúde da Família e na Unidade Mista. Para coleta dos dados, realizada no período de janeiro a julho de 2022, o instrumento utilizado foi Prontuário Eletrônico Cidadão (PEC) de pessoas maiores de 18 anos no sistema e-SUS. Os dados coletados foram constituídos em um banco de dados no Microsoft Office Excel versão 2019 e analisados por meio da estatística inferencial através de frequências absolutas e relativas, cujo bando de dados foi posteriormente inserido no software estatístico Statistical Package for the Social Science (SPSS) versão 20.0 para viabilizar o cruzamento comparativo entre adultos e idosos. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa (HUOL/UFRN) com o código nº 53201921.1.0000.5292. Resultados: Foram analisados 522 prontuários dos usuários adscritos, cuja maior frequência é de pessoas adultas do sexo feminino (83,0%); pessoas idosas de raça/cor não branca (82,6%) e com baixa escolaridade (67,8%); a hipertensão arterial (30,4%) e diabetes (17,4%) foi mais frequente em pessoas idosas, bem como a presença de dor corporal (71,3%) e doença dos dentes/gengivas (42,6%). A auriculoterapia (58,2%) foi a prática integrativa mais utilizada nas condutas de tratamento; 53.4% da população recebeu pelo menos um atendimento e 39.3% foram atendidos no distrito sanitário Norte I. Conclusão: Foi possível quantificar as os atendimentos, bem como caracterizar o perfil sociodemográfico, as principais demandas, condições de saúde dos usuários de acordo com a população que estão inseridos, adultos e idosos. Além disso, o estudo reafirma a posição das PICS no cuidado à saúde no SUS, bem como contribui com os estudos das PICS com informações importantes no contexto da saúde integrativa desse público para o planejamento e gestão em saúde a nível municipal, estadual e nacional.
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    Dissertação
    Cartografia de uma intervenção comunitária para prevenção de DST/HIV/AIDS
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-06-25) Lucas, Márcia Cavalcante Vinhas; Souza, Elizabethe Cristina Fagundes de; ; http://lattes.cnpq.br/5933901040621573; ; http://lattes.cnpq.br/4977327461144434; Amorim, Ana Karenina de Melo Arraes; ; http://lattes.cnpq.br/9847082748841264; Bosco Filho, João; ; http://lattes.cnpq.br/3068285662145237
    As intervenções de base comunitária têm sido apresentadas como proposta de operacionalização do conceito de vulnerabilidade para a prevenção das DST/Aids. Esta pesquisa teve por objetivo analisar a intervenção comunitária desenvolvida através do projeto Fortalecimento de redes de ação comunitária para a prevenção em DSt/Aids: conhecer e intervir, no bairro de Mães Luiza, na cidade de Natal, estado do Rio Grande do Norte, Brasil. O estudo foi realizado no mesmo local onde ocorre a intervenção e tomou como referência temporal os primeiros 30 meses do processo de sua construção e implantação, desde abril de 2010 até dezembro de 2012. Trata-se de pesquisa com abordagem qualitativa, de caráter participativo, desenvolvida a partir da imersão da pesquisadora em campo, sendo este a própria intervenção comunitária. Nessa perspectiva, o estudo aproxima-se ao método cartográfico no qual a relação pesquisador-pesquisado é engendrada nos atos e efeitos da investigação. As fontes geradoras de dados foram o registro de memórias da pesquisadora a partir das anotações de campo, narrativas escritas de sujeitos implicados na intervenção e documentos referentes ao projeto. No caminho metodológico da cartografia, a imagem do rizoma apresentada por Deleuze e Guattari (1995) tem acompanhado a imersão em campo dada à natureza de pesquisa-intervenção a qual aproximamos à noção de objeto-rizoma. A apresentação de resultados foi composta por tentativa de representação rizomática e um hipertexto, tomando como base a narrativa descritiva extraída da análise documental e as narrativas multifacetadas com as vozes, os olhares e os afetos narrados pelos sujeitos implicados, respectivamente. No caminho percorrido, três pistas foram traçadas como síntese do aprendizado produzido pela experiência-intervenção, que podem contribuir para compreender o processo em estudo, em seu caráter singular, e orientar reflexões sobre outras experiências de intervenção comunitária: pista 1 A intervenção comunitária como espaço ativo-reflexivo e um modo de fazer com; pista 2 A inclusão como potência e desafio da intervenção comunitária; pista 3 A sustentabilidade como desafio da intervenção comunitária. O estudo indica que a intervenção comunitária se apresenta como potencial produtora de saúde à medida que também produz práticas e sujeitos, potencializando capacidades criativa e inventiva presentes no cotidiano da comunidade numa perspectiva de reinventar saberes e práticas para prevenção das DST/HIV/Aids
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    Dissertação
    Chico César e a arte de compor a vida
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-24) Alves, Izabella Kelly Carneiro; Oliveira, Josineide Silveira de; http://lattes.cnpq.br/4718052228395970; França, Fagner Torres de; Mendes, Iran Abreu; Bosco Filho, João; Figueiredo, Renato Pereira de
    A presente dissertação reflete acerca da composição musical como metáfora da vida, tendo como elementos de pesquisa vida e obras do artista paraibano Francisco César Gonçalves, mais conhecido como Chico César. Por meio de sua música, Chico César demonstra a importância da arte e da inventividade no mundo. As composições musicais desse artista inspiraram o desenvolvimento da dissertação e, por meio delas, conseguimos destacar os processos de criação de Chico César e como eles estão relacionados com a vida, suas origens e formação plural, e, por fim, com suas lições para a educação. Nessa pesquisa selecionamos as canções de Chico César que mais se aproximaram das proposições discutidas no trabalho: músicas de amor, protesto, liberdade e diversidade foram elencadas a partir de seus álbuns. A extensa produção do poeta, compositor e cantor foi organizada em forma de anexo para direcionar o leitor a uma visão ampla das composições do músico. O trabalho tem como interlocutores pensadores como Edgar Morin, Paulo Freire, Arthur Schopenhauer, Lídia Silmara Marton, Maria da Conceição Xavier de Almeida, entre outros. Concluímos que Chico César, em sua arte, nos ensina que a vida é uma composição contínua e renovadora. Conseguimos compor a vida quando dispomos da autocrítica, da leitura do mundo e do sentimento coletivo da humanidade. O diálogo entre os saberes, a diversidade e a compreensão humana são ímpetos para tecer a composição da nossa existência. Chico não se cansa de ensinar, por meio de sua arte, a manifestação do elo entre vida, natureza e cultura.
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    Tese
    Classificação internacional para a prática de enfermagem (CIPE®): uma pesquisa-ação na atenção primária à saúde
    (2016-12-20) Paulino, Tayssa Suelen Cordeiro; Medeiros, Soraya Maria de; ; http://lattes.cnpq.br/2068281775213576; ; http://lattes.cnpq.br/6513437915163819; Valença, Cecilia Nogueira; ; http://lattes.cnpq.br/2788316719185705; Carvalho, Francisca Patrícia Barreto de; ; http://lattes.cnpq.br/9989448096341620; Oliveira, Jonas Sami Albuquerque de; ; http://lattes.cnpq.br/4740097927047538; Bosco Filho, João; ; http://lattes.cnpq.br/3068285662145237
    A enfermagem tem buscado a unificação da linguagem por meio de várias iniciativas para o desenvolvimento de classificações para a sua prática profissional. A Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®) representa o marco unificador de todos os sistemas de classificação de elementos da prática de enfermagem (diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem) disponíveis na área em âmbito profissional que surge em resposta às necessidades reconhecidas pela profissão. Nesse sentido, o objetivo do estudo foi implementar as contribuições da Classificação Internacional para a Prática em Enfermagem no processo de trabalho do enfermeiro na Estratégia de Saúde da Família. Foi realizada uma pesquisa-ação com os enfermeiros de uma Estratégia Saúde da Família da zona leste do município de Natal/RN. Segundo Thiollent a pesquisa-ação agrega diversas técnicas de pesquisa social possibilitando a construção coletiva e ativa de todos os sujeitos envolvidos no problema ao oferecer um suporte maior na atividade diária do profissional. A princípio foi elaborado um diagnóstico situacional da realidade, que contribuiu para implementação das ações, nesta etapa foi evidenciado a falta de conhecimento das enfermeiras acerca da CIPE® e das contribuições que esta traz para a práxis profissional. Deste modo, as ações planejadas e executadas foram: aproximação com a realidade e exposição da mesma; rodas de conversas sobre a aplicabilidade e funcionalidade da consulta de enfermagem através de exposição-dialogada; rodas de conversa sobre a importância da utilização da CIPE® durante a consulta de enfermagem por meio de dinâmica de grupo e exposição-dialogada. Assim sendo, pode-se inferir que a estratégia da pesquisa-ação para consolidação e aplicabilidade da CIPE® nos serviços de saúde constitui-se como um marco unificador da práxi em enfermagem, tornando a consulta de enfermagem o eixo central para consolidação de um fazer eficiente e eficaz, contribuindo assim para o crescimento da categoria profissional.
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    Dissertação
    Concepções e desafios para a organização dos cuidados paliativos no contexto da estratégia saúde da família em um município do nordeste do Brasil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-03-28) Morais, Ione Cléa da Costa; Amorim, Karla Patricia Cardoso; http://lattes.cnpq.br/6339836465951509; https://orcid.org/0000-0001-8859-9545; http://lattes.cnpq.br/8827899127141711; Bosco Filho, João; Freitas, Cláudia Helena Soares de Morais
    Os Cuidados Paliativos fazem parte das atividades e ações da Atenção Primária à Saúde e devem contemplar os cuidados continuados e integrados ofertados no âmbito da Rede de Atenção à Saúde. O interesse pelo tema surgiu da vivencia profissional durante atuação como enfermeira em uma unidade básica de saúde da família do segundo maior município do estado do Rio Grande do Norte no nordeste do Brasil, Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, de natureza exploratória e descritiva, com o intuito de entender quais conhecimentos, práticas, apoios e dificuldade os profissionais/gestores enfrentam na pratica dos cuidados paliativos no seu cotidiano de trabalho. A pesquisa foi realizada com 15 profissionais, sendo 11 profissionais que fazem a assistência e 4 profissionais da gestão. A coleta de dados foi utilizada a entrevista semiestruturada e o método de análise dos dados empíricos obtidos pelas entrevistas foi a análise de conteúdo, pautada em 3 categorias temáticas: a) Compreensão de cuidados paliativos (dividida em duas subcategorias: a.i) O que são os cuidados paliativos; e a.ii) Os Benefícios dos cuidados paliativos e a quem são destinados); 2) Os conhecimentos e a prática dos cuidados paliativos na realidade da ESF; 3) Apoios e desafios para uma prática de cuidados paliativos na ESF. Observou-se que as limitações de recursos, de apoio da gestão e de formação e conhecimento sobre o tema acabam por reduzir a oferta por esse serviço no município em questão. Essas observações configuram-se, portanto, como sensíveis indicadores de problemas de acesso aos cuidados paliativos e, consequentemente, de integralidade do cuidado. Para que os cuidados paliativos sejam produzidos dentro da Atenção Primária a Saúde é imprescindível que a equipe disponha de apoio, conhecimento, habilidades, atitudes e lancem mão de instrumentos que viabilizem a materialização dessa pratica dentro da sua equipe de atenção básica. Neste sentido, diante dos resultados encontrados, há uma urgente necessidade de estruturação de uma política de cuidado, que contemple os cuidados paliativos no município.
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    Dissertação
    Conduta dos enfermeiros na prevenção de queda em idosos em instituições hospitalares
    (2017-02-21) Moreira, Patricia Naiara de Oliveira; Menezes, Rejane Maria Paiva de; Pinto, Erika Simone Galvão; ; http://lattes.cnpq.br/2135320432342059; ; http://lattes.cnpq.br/5190926575194616; ; http://lattes.cnpq.br/8944222330482955; Bosco Filho, João; ; http://lattes.cnpq.br/3068285662145237; Martino, Milva Maria Figueiredo de; ; http://lattes.cnpq.br/7096939242634758
    O objetivo deste estudo foi analisar a conduta dos enfermeiros na prevenção de queda em idosos internados em instituições públicas hospitalares, no município de Natal-RN. Trata-se de um estudo do tipo descritivo e exploratório, realizado em Hospitais Públicos do município de Natal, RN, através de uma amostra observacional descritiva com 130 enfermeiros assistenciais dos setores de clínica média e cirúrgica, nos meses de dezembro de 2016 a janeiro de 2017. A coleta de dados teve início,apóstaprovação pelo Comitê de Ética e Pesquisa, sob o nº 1.850.668, seguida da testagem do instrumento. O tratamento dos dados ocorreu em planilha para realização das tabelas descritivas e aplicação de testes estatísticos utilizou-se o software Statistica SPSS 20.0, versão livre temporária. Quanto à caracterização dos participantes, os resultados indicaram que a maioria são do sexo feminino (87,6%), com idade entre 31-40 anos (49,2%), casadas (51,5%), admitidas no serviço há 4anos (46,9%), lotados no setor de clínica médica (76,1%), trabalhando no turno da manhã (49,2%), com apenas um vínculo (57,6) e exercendo cargo assistencial (96,9%). Com relação à ocorrência do evento queda nos idosos internados, a minoria(26,9%) dos enfermeiros afirmam saber da ocorrência de queda em idosos na instituição, enquanto que a maioria (73,0%), afirmam não ter conhecimento do evento na instituição. Entre os principais fatores da instituição, capazes de aumentar a ocorrência de quedas destacaram-se: a ausência de acompanhante (70,77%), leitos sem grades (51,54%), banheiro sem barras de apoio e piso antiderrapante (41,54%), ausência de alarmes (39,23%), piso escorregadio (35,38%) e luminosidade diminuída (33,85%). Conforme análise comparativa, através de teste X2, algumas variáveis como: tipo de instituição (universitária, local de estudo), tempo de graduação, admissão na instituição, somente um vínculo empregatício, além de maior qualificação profissional, apresentaram significância estatística, em relação ao uso ou adesão, do protocolo de segurança para o evento quedas na instituição universitária. Observou-se que as afirmativas dos enfermeiros no uso do diagnóstico de enfermagem para nortear as intervenções de quedas, se comparadas entre a faixa etária e a instituição, obtiveram diferença significativa (0,0014) e, ao tipo de instituição (0,000), pelo Teste de Fisher. Concluiu-se ao final, a importância da utilização dos instrumentos de notificação de quedas em idosos pelas instituições e controle das ocorrências e elaboração de medidas preventivas realmente eficazes. Observa-se a necessidade do estimulo a cultura de segurança que permitirá discutir junto à equipe de enfermagem, estratégias de prevenção que auxiliem a segurança do paciente nas instituições de saúde.
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    Dissertação
    Conhecimento e prática dos agentes comunitários de saúde sobre os indicadores de saúde
    (2019-10-23) Cavalcanti, Lílian Joane; Bosco Filho, João; ; ; Nelson, Isabel Cristina Amaral de Sousa Rosso; ; Rodrigues, Maisa Paulino;
    O objetivo desta pesquisa foi analisar o conhecimento e a prática dos agentes comunitários de saúde acerca dos indicadores de saúde do Sispacto. Estudo qualitativo e tem como base metodológica a Pesquisa Convergente Assistencial. Verificaram-se que o conhecimento e a prática dos agentes comunitários de saúde sobre os indicadores do Sispacto indicaram lacunas. Ao final, apontaram a necessidade de repensar o processo de trabalho e a importância dos indicadores de saúde como importante ferramenta de trabalho para avaliação e planejamento desses profissionais.
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    Dissertação
    Conselhos Escolares: por uma alfabetização democrática
    (2020-02-27) Silva, Jeane Lopes da; Oliveira, Josineide Silveira de; ; ; Noronha, Claudianny Amorim; ; Bosco Filho, João; ; Almeida, Maria da Conceição Xavier de; ; Figueiredo, Renato Pereira de;
    O propósito desta dissertação de mestrado é apresentar os Conselhos Escolares circunscritos na rede pública de ensino do Município de Natal-RN como escolas de alfabetização democrática nas quais é possível a iniciação do bem-pensar, da autonomia crítica e do desabrochar de sujeitos construtores da própria história. A abordagem da temática toma por via de aproximação consulta a fontes documentais, observação in loco e escuta de testemunhos. Herdeiros da tradição democrática que remonta aos Ciclos de Cultura e à CampanhaDe pé no chão também se Aprende a Ler, evidências educacionais da década de 60 do século XX na capital potiguar, os Conselhos Escolares emergiram na primeira década do século XXI sob a tutela da Secretaria Municipal de Educação e se fortaleceram pela conjunção dos vários segmentos da sociedade civil que, no reconhecimento de pertença e responsabilidade, reivindicam maior participação no projeto educativo da Educação Básica. Atualmente distribuídos nas quatro regiões administrativas de Nataltêm forte inserção na gestão participativa e no destino formativo das escolas espalhadas pelo solo natalense.
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