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    Alterações comportamentais e alimentares em obesos após grupo de intervenção
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-02-21) Ribeiro, Amoysa Araújo; Oliveira, Vanessa Teixeira de Lima; Ricardo Andrade Bezerra; Bagni, Ursula Viana; Braga, Liliane Pereira
    Objetivo: avaliar as alterações comportamentais e alimentares de pacientes com obesidade após intervenção de grupo terapêutico em Unidades Básicas de Saúde no Município de Caicó-RN. Métodos: Trata-se de um estudo de intervenção quase experimental. A amostra foi composta por 50 indivíduos de ambos os sexos, na qual foram aplicados os questionários de Avaliação de Estágios de Mudança na Perda de Peso (Modelo Transteórico); Escala de Compulsão Alimentar Periódica (ECAP); Escala de Silhuetas de Stunkard (Imagem corporal) e Questionário de Frequência Alimentar (QFA). Avaliou-se o estado nutricional, por meio de medidas antropométricas. Resultados: Foram observadas para o grupo de alta adesão a intervenção, melhorias nas atitudes comportamentais, com avaliação do Modelo Transteórico, ECAP e percepção da imagem corporal. Alterações no consumo alimentar com aumento da ingestão de salada crua, legumes e frutas (p= 0.049, 0.030 e 0.001, respectivamente. E redução das medias antropométricas IMC, CC, CA e %GC (p=0,003; 0,008; 0,015 e 0,024, respectivamente) entre os dois momentos de avaliação. Conclusão: Destaca-se que essa estratégia se mostrou positiva para o enfrentamento da obesidade. Contudo, há necessidade de mais estudos para base referencial que estimule a aplicação da mesma nas ações das equipes de saúde.
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    Dissertação
    Análise do perfil epidemiológico das doenças de notificação compulsória no município de Caicó/RN durante a pandemia da Covid-19
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-22) Sales, Maria Auxiliadora Dantas; Araújo, Sérgio Ricardo Fernandes de; Maciel, Michelline do Vale; http://lattes.cnpq.br/0100204341847198; http://lattes.cnpq.br/6893412829959508; http://lattes.cnpq.br/7923459929221446; Nóbrega, Cristyanne Samara Miranda de Holanda da; Braga, Liliane Pereira
    Introdução: A vigilância epidemiológica exerce importante papel perante o Sistema Único de Saúde, contribuindo para a adoção de medidas especificas de prevenção e controle de enfermidades ou agravos. A principal ferramenta de trabalho da vigilância epidemiológica é a notificação compulsória operando como um meio de comunicação da ocorrência de determinada doença ou agravo pelos profissionais de saúde através do Sistema de Informação de Agravos de Notificação e com o advento da pandemia provocada pelo coronavírus, o registro de muitas doenças passou a ser negligenciadas pelo setor saúde que tiveram de priorizar ações para atender as demandas desta nova doença. Objetivo: Realizar um estudo de diagnóstico situacional das notificações compulsórias no município de Caicó no período pré pandemia, durante e pós pandemia, correlacionando com as mediadas adotadas na pandemia da covid-19, evidenciando as alterações acontecidas no perfil epidemiológico das principais Doenças de Notificação Compulsória no município de Caicó, unidades notificadoras, perfil demográfico e a evolução, encerramento e classificação das fichas de notificação elegíveis no estudo dos casos. Método: Pesquisa epidemiológica transversal, retrospectiva com abordagem quantitativa, tendo como fonte de dados, os registros secundários extraídos das fichas de notificações compulsórias do Sistema de Informação de Notificação da Secretaria Municipal de Saúde de Caicó que foram analisados utilizando-se o software Microsoft Excel 2010 na forma de tabelas, quadros e figuras, utilizando métodos da estatística descritiva, na série histórica de janeiro de 2017 à dezembro de 2022. Resultado e Discussão: O estudo evidenciou 7.657 notificações, onde o período pré pandemia (2017 a 2019) registrou 3.731 notificações e o pandêmico (2020 a 2022), 3.926 notificações, sendo os agravos dos atendimentos antirrábico humano, acidentes de trabalho, tuberculose e violências autorreferidas/autoprovocadas, os de maiores magnitudes e dengue e febre de Chikungunya, os de menores registros neste período de pandemia. Considerações Finais: Este estudo apresentou correlação das hipóteses da associação entre a pandemia e os registros do número de doenças e agravos, onde os fatores relevantes que contribuíram para a diminuição de casos como as arboviroses e acréscimo de acidentes de trabalho, diferentes tipos de violências, entre outros no período pandêmico, como aponta a literatura, perpassa pelas mudanças no comportamento social da população, através de medidas sanitárias e econômicas, na dinâmica operante dos serviços de saúde, colocando os profissionais de saúde em uma situação constante de trabalho voltado para o atendimento dos pacientes e consequente negligenciando outras doenças e agravos, contribuíram para as mudanças no cenário epidemiológico do município de Caicó.
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    TCC
    Assistência ao ciclo gravídico-puerperal e aspectos socioeconômicos: uma relação existente?
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-02-07) Silva, Jardson; Braga, Liliane Pereira; http://lattes.cnpq.br/7975322428279245; http://lattes.cnpq.br/3248863806624530; Lucena, Eudes Euler de Souza; Medeiros, Priscilla Brandão de
    Este trabalho tem como objetivo analisar a relação do perfil socioeconômico com a assistência ao ciclo gravídico-puerperal de puérperas do Seridó Potiguar. Trata-se de uma pesquisa do tipo analítica e transversal, com abordagem quantitativa, desenvolvida a partir da aplicação de um questionário contendo perguntas fechadas com as puérperas que estavam internadas no alojamento conjunto da Clínica Obstétrica do Hospital Regional Dr. Mariano Coelho, localizado no município de Currais Novos/RN, no período de abril e junho de 2022. Observou-se maior prevalência do parto cesáreo em mulheres com ensino médio ou mais, com renda familiar acima de mil reais e nas que não recebem benefícios sociais, bem como nas que não realizaram visita de vinculação com a maternidade durante à gestação e que não participaram de atividades educativas no pré-natal. Neste sentido, compreende-se que durante a gravidez, o parto e o puerpério os aspectos socioeconômicos são relegados para segundo plano, uma vez que este período é marcado pela intensa medicalização e pela negativa da singularidade e autonomia das mulheres, as quais são submetidas a procedimentos e técnicas desnecessárias. Há a necessidade de ampliação e fortalecimento do diálogo acerca da temática com os profissionais de saúde, gestores e parturientes, no intuito de garantir uma assistência humanizada e equânime.
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    Dissertação
    Assistência de enfermagem obstétrica ao trabalho de parto e nascimento: percepção de puérperas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-11-13) Monteiro, Maria Diane Braga Dantas; Braga, Liliane Pereira; Lucena, Eudes Euler de Souza; ; http://lattes.cnpq.br/6969519171915250; ; http://lattes.cnpq.br/7975322428279245; ; http://lattes.cnpq.br/6462466181279709; Mata, Adala Nayana de Sousa; ; http://lattes.cnpq.br/8921465279478859; Nóbrega, Cristyanne Samara Miranda de Holanda da;
    No tocante à satisfação das mulheres, a literatura científica prioriza uma avaliação quantitativa desses aspectos, tornando-se difícil levantar dados diretos e subjetivos sobre a opinião das mulheres acerca da qualidade do cuidado ofertado durante o parto e nascimento. Assim, a relevância deste estudo está em, através da percepção das puérperas em relação a assistência de enfermagem obstétrica ao trabalho de parto e nascimento, analisar a prática da enfermagem obstétrica, mais especificamente em um hospital onde esta é tida como referência. O objetivo geral desta pesquisa é analisar a percepção de puérperas acerca da assistência ao trabalho de parto e nascimento prestada pela enfermagem obstétrica. Trata-se de estudo exploratório, descritivo, de abordagem qualitativa, que utilizou a técnica da entrevista, através da aplicação de um questionário semiestruturado, aplicado nos meses de fevereiro e março de 2020. Esta pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética da FACISA/UFRN. As perguntas fechadas estabeleceram o perfil sociodemográfico das mulheres, bem como descreveram características obstétricas e neonatais, e elencaram ações/intervenções realizadas pela enfermagem. A questão aberta fez referência à percepção das puérperas à respeito da assistência de enfermagem obstétrica durante o trabalho de parto e nascimento. Foi realizado o delineamento do perfil sociodemográfico e obstétrico das mulheres assistidas na instituição que representou o campo deste estudo, bem como o estabelecimento de categorias que caracterizassem a percepção das entrevistadas sobre a assistência prestada. Os dados quantitativos foram analisados através de estatística descritiva, e, os dados qualitativos por meio da Técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2011) na modalidade Análise Categorial. A maioria das participantes mantinha um relacionamento estável, possuía nível fundamental completo e eram primigestas. Foram formadas quatro categorias de respostas, intituladas: enfermeiro como figura de apoio, enfermagem possibilitando a humanização do parto, a enfermagem favorecendo a fisiologia do parto, e parto natural sem intervenções desnecessárias versus sensação de desamparo. Os resultados apontam para uma reflexão sobre a utilização de intervenções no parto institucionalizado, sendo essencial enfatizar que o uso rotineiro das mesmas deve ter a justificativa de reduzir desfechos negativos, não havendo evidências que respaldem o seu uso. Desta forma, essa pesquisa mostrou a importância de analisar a assistência através da voz das usuárias, valorizando a subjetividade do momento que representa o parto. Ressalta-se a importância de qualificar mais detalhadamente indicadores relacionados as intervenções, o que poderá favorecer pesquisas mais direcionadas a assistência da equipe multiprofissional.
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    TCC
    Assistência dos profissionais de saúde brasileiros no incentivo ao aleitamento materno: um estudo de revisão integrativa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-16) Araujo, Bianca Silva; Braga, Liliane Pereira; Braga, Liliane Pereira; Mata, Ádala Nayana de Sousa; Monteiro , Maria Diane Braga Dantas
    O leite materno é o primeiro alimento humano e possui inúmeros benefícios tanto em âmbito biofisiológico quanto nos aspectos psicológicos, sociológicos e econômicos que envolvem a prática do aleitamento materno-(AM). Apesar dos avanços em relação à promoção, apoio e proteção do AM, alguns declínios ainda persistem e que também podem está relacionados à atuação dos profissionais de saúde, abrangendo dificuldades pessoais, formativas, culturais, institucionais e afins. Neste sentido, o objetivo do trabalho foi investigar como os profissionais de saúde brasileiros tem configurado suas atuações no incentivo ao aleitamento materno. Para a realização da revisão integrativa foram conduzidas buscas nas bases de dados online MEDLINE, LILACS e SciELO, por meio dos descritores “aleitamento materno”, “profissionais de saúde” e “assistência à saúde” combinados pelo operador booleano AND, durante os meses de junho e julho de 2021. Após a condução das buscas e aplicações a amostra final compôs 15 trabalhos. Através da análise de conteúdo emergiram três categorias temáticas: “Fatores da prática profissional promotores do aleitamento materno”; “Fatores da prática profissional desfavoráveis à promoção do aleitamento materno” e “Estratégias para a manutenção do AM”. Os dados mostraram que para os profissionais, o apoio e proteção ao aleitamento materno estavam associados ao suporte efetivo através de conhecimento teórico e prático, com auxílio, capacitações e aconselhamento. Em contrapartida, as dificuldades quanto as atualizações sobre a temática, o desconhecimento de políticas e normativas importantes e a falta de interprofissionalidade foram alguns dos agravantes elencados para o insucesso do aleitamento materno. Ainda de acordo os profissionais, as alternativas viáveis para a minimização de tais efeitos, contemplam a adoção de comportamentos colaborativos e o investimento em capacitações, além de mudanças estruturais no modelo de atenção à saúde materno-infantil. Observa-se que a temática do aleitamento materno é complexa e envolve nuances multifatoriais para a sua promoção e desfavorecimento. Desse modo, espera-se que a presente pesquisa aprimore os conhecimentos e reflexões dos profissionais de saúde e da comunidade científica sobre o tema, com vislumbre à compreensão dos desafios e atitudes eficazes para o enfrentamento destes.
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    Dissertação
    Atitudes profissionais frente ao fenômeno do suicídio e notificação de casos no Seridó Potiguar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-11-24) Silva, Policena Vieira de Lucena; Azevedo, Dulcian Medeiros de; Pinto, Tiago Rocha; ; http://lattes.cnpq.br/5009623573258829; ; http://lattes.cnpq.br/7071042889558651; ; http://lattes.cnpq.br/1935343580129681; Braga, Liliane Pereira; ; http://lattes.cnpq.br/7975322428279245; Sobreira, Maura Vanessa Silva; ; http://lattes.cnpq.br/4231913524179274; Cavalcante, Rosangela Diniz; ; http://lattes.cnpq.br/6892623867163111
    A tentativa de suicídio é um ato autodirecionado, não fatal e potencialmente prejudicial concebido para resultar em morte, podendo ou não resultar em lesões. Dentre os inúmeros casos de surtos psiquiátricos que são admitidos no hospital está o paciente suicida, com fração considerável de recidiva. Sendo então o acolhimento à pessoa com tentativa de suicídio fundamental, pois se realizado com segurança, prontidão e qualidade é possível determinar a aceitação e a adesão do paciente ao tratamento. Objetivou-se avaliar as atitudes de profissionais de saúde frente ao paciente vítima de lesão autoprovocada com intenção suicida; analisar o perfil das vítimas de notificação por lesão autoprovocada com intenção suicida na Unidade Hospitalar Regional do Seridó, no período de 2015 a 2019; desenvolver uma cartilha sobre o manejo da vítima de TS para melhor condução pela equipe multiprofissional. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, utilizando questionário de afirmações autoaplicável, em que as respostas foram analisadas por meio de estatística inferencial e avaliadas as atitudes da equipe multiprofissional. O instrumento foi aplicado a 104 profissionais no período de agosto a novembro de 2019 nos setores de pronto socorro e clínica médica da UHRS Telecila Freitas Fontes, Caicó/RN, demonstrando que os profissionais de nível superior têm atitudes mais proativas em relação à vítima de suicídio comparado aos profissionais de nível médio. Foram analisadas 264 fichas de notificação compulsória por lesão autoprovocada, preenchidas entre os anos de 2015 a 2019, evidenciando 59,1% do total de tentativas de suicídio na cidade de Caicó/RN, com maior ocorrência entre mulheres (62,1%), solteira (51,9%) e uso de substâncias exógenas (51,33%). Os dados fortalecem a necessidade de reflexão para o alto índice de suicídios e tentativas de suicídio, apontando a importância da organização da rede de saúde como um todo e a qualificação dos profissionais frente à complexas tomadas de decisão, compreendendo o agravo na saúde pública.
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    TCC
    Atividade física e sintomas de ansiedade em pessoas idosas acompanhadas na atenção primária à saúde
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-24) Oliveira, Maria Luisa da Silva; Azevedo, Kesley Pablo Morais de; https://orcid.org/0000-0002-7849-2661; http://lattes.cnpq.br/0476721383718212; http://lattes.cnpq.br/8089363064355893; Santos, Ísis Kelly dos; https://orcid.org/0000-0001-7615-416X; http://lattes.cnpq.br/3194269468143745; Braga, Liliane Pereira; http://lattes.cnpq.br/7975322428279245
    Introdução: O Brasil é o país com o maior número da população diagnosticada com transtorno de ansiedade. As pessoas idosas são as mais acometidas pela doença, principalmente aquelas que apresentam outros tipos de comorbidades. Evidências na literatura apontam que as práticas de atividades físicas podem ser aliadas ao processo de tratamento, tanto para pessoas com transtorno de ansiedade, como para o processo de envelhecimento ativo e saudável. Assim, o objetivo desta pesquisa visou analisar a relação entre o tempo de atividade física e os sintomas de ansiedade em pessoas idosas acompanhadas na atenção primária à saúde. Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo transversal e descritivo de abordagem quantitativa. Participaram do estudo 28 pessoas idosas que participavam dos grupos de atividade física, realizados pelos profissionais de educação física, residentes da atenção básica alocados nas UBS do município de Caicó-RN. Foi utilizado um formulário para coleta de dados sociodemográficos, IPAQ-L versão longa para medir o nível de atividade física e o Geriatric Anxiety Inventory (GAI) para verificar os scores de ansiedade. Resultados: O estudo teve predominância no sexo feminino (n= 28; 100%) com média de idade 70,32 (DP= 8,36). Não foi observado uma correlação negativa e significativa entre o escore GAI e o tempo total de atividade física. No entanto, verificou-se correlação negativa entre o escore GAI e a quantidade horas de sono por dia (r= -0,314; p= 0,104). Considerações finais: A prática regular de atividade física se mostra eficaz para a diminuição dos sintomas de ansiedade assim como as atividades grupais. Entretanto, ressalta-se que sejam feitos estudos comparativos em outros momentos temporais e abrangendo uma maior amostra populacional.
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    Atuação da psicologia junto às práticas humanizadas complementares e integrativas no pré-parto e parto: relato de experiência
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-04-04) Santiago, Mayane de Oliveira; Braga, Liliane Pereira; Spadacio, Cristiane; Holanda, Cristyanne Samara Miranda
    Grandes são os desafios em praticar o que pregam as políticas de humanização na assistência a mulher no ciclo gravídico-puerperal haja vista a prática biologicista e medicamentosa desnecessária dominante, mas sim, é possível construir uma assistência que integre a mulher biopsicossocialmente, de modo humanizado e especializado, neste período tão ímpar que é a gestação e a parturição na vida da mesma, e é sobre essa possibilidade, que esse relato de experiência discorre, trazendo a atuação de uma Psicóloga Residente na Área de Saúde Materno Infantil, pela EMCM/UFRN, junto às Práticas humanizadas, Complementares e Integrativas no pré-parto e parto, que permeiam a ambiência – uso de essências, a cromoterapia e musicoterapia/biomúsica, de modo profissional, interprofissional e multiprofissional, visando a intervenção não medicamentosa para redução da dor e manejo da ansiedade, no pré-parto e parto. Os objetivos alcançados foram: o atendimento humanizado, em consonância com as políticas de saúde materno-infantil no Brasil; criação de um espaço de escuta e intervenção psicológica qualificada, um espaço para o empoderamento da mulher, e com as PIC’s, a redução das intervenções medicamentosas desnecessárias. Os resultados foram observados através do retorno do médico obstetra, registrado em prontuário, bem como, da avaliação psicológica clínica, onde destacou-se redução da carga de estresse; manejo da ansiedade; diminuição da inibição; aumento da capacidade expressiva; aumento da confiança e sentimento de estar ativa e explorando suas potencialidades maternas, auxiliou-se também, na proteção do vínculo mãe-bebê e propiciou-se o sentimento de bem-estar global.
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    TCC
    Atuação da psicologia na atenção primária à saúde no período de pandemia: uma revisão de escopo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-02-10) Silva, Myria Juscilania Maraco; Mata, Adala Nayana de Sousa; Braga, Liliane Pereira; Oliveira, Ana Santana dos Santos
    O cenário pandêmico causado pelo coronavírus (COVID-19) trouxe uma grande limitação com relação a atuação dos profissionais da saúde. No que se diz respeito às práticas dos profissionais da Psicologia, mudanças foram necessárias em termos de avaliação e intervenções, nas diversas áreas, principalmente no que se refere à Atenção Primária à Saúde, tendo em vista que esta é considerada a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde. Este trabalho trata-se de uma revisão de escopo elaborado de acordo com metodologia de scoping review (estudo de escopo) recomendada pelo Instituto Joanna Briggs que teve por objetivo analisar a atuação da psicologia no contexto da atenção primária durante a pandemia por COVID-19. As bases de dados utilizadas foram MEDLINE® (Medical Literature Analysis and Retrieval System Online /PubMed); LILACS® (Literatura científica e técnica da América Latina e Caribe/BVS – Biblioteca Virtual em Saúde); Portal da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior); SCIELO (Scientific Electronic Library Online). Foram encontrados 84 estudos e após leitura do título e resumo, 45 estudos foram excluídos e 28 selecionados para análise do texto completo. Desses estudos, 3 foram incluídos para a análise nessa revisão. Como resultado foi possível evidenciar que a atuação profissional se deu desde a reorganização de serviços já ofertados, até a inserção de novas formas de atuação principalmente no que se refere a realização de trabalho virtual e telatendimento, passando pelas dificuldades enfrentadas no trabalho, como sucateamento do setor saúde, insegurança e medo de contaminação, insuficiência de Equipamentos de Proteção Individual. Conclui-se que os profissionais de psicologia que atuaram na atenção primária durante a pandemia realizaram trabalhos importantes e relevantes para a continuidade do cuidado nos serviços, mesmo com as dificuldades encontradas, reorganizando e adaptando seus modos de atuação em período de emergência em saúde.
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    Dissertação
    Avaliação da acuidade visual em escolares do 1.º ao 5.º ano do ensino fundamental na Escola Municipal Presidente Castelo Branco, em Currais Novos- RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-10-09) Lavôr, Francisco Daniel Ferreira Tavares de; Trindade, Thiago Gomes da; https://orcid.org/0000-0001-8178-0982; http://lattes.cnpq.br/5992470800302814; http://lattes.cnpq.br/0730552357418877; Umpierre, Roberto Nunes; Schmitz, Carlos André Aita; Braga, Liliane Pereira; Vilar, Maria José Pereira
    Este trabalho avaliou a acuidade visual em escolares do 1.º aos 5.º anos do ensino fundamental na Escola Municipal Presidente Castelo Branco, em Currais Novos - RN, conforme as diretrizes da Sociedade Brasileira de Oftalmologia e utilizando a escala de Snellen. No estudo, foram avaliadas 231 crianças na faixa etária de 06 a 16 anos e regulamente matriculadas no ensino fundamental, dos quais 64,5% eram do sexo feminino e 35,5% do sexo masculino; ao todo foram identificadas 34 crianças com problemas de déficit visual, sendo que 29 possuíam erros de refração, 04 estrabismos e 1 ambliopia. Dos 34 alunos com baixa acuidade, 05 foram encaminhados com observação para prioridade no atendimento especializado, pois apresentavam elevado grau de comprometimento visual; 16 escolares foram classificados com comprometimento moderado e 13 crianças com comprometimento leve. Dos 34 escolares encaminhados para o oftalmologista, 19 tiveram acesso através do sistema de regulação municipal para consulta no próprio município, outros 08 passaram por consulta no ambulatório de Oftalmologia da Escola Multicampi de Ciências Médicas em Caicó e outras 07 crianças buscaram atendimento em serviço privado; dos 34 escolares nenhum recebeu indicação para procedimento cirúrgico. Ficou claro a importância do trabalho da equipe de saúde da família na operacionalização da Saúde do Escolar identificando precocemente os problemas de visão neste público e contribuindo para um melhor desempenho visual e intelectual dos estudantes. O presente trabalho aponta ainda para a necessidade de fortalecimento da rede de atenção em saúde, com especial atenção para a ampliação do acesso a consultas especializadas em oftalmologia, a fim de garantir que a Atenção Básica cumpra o seu papel de coordenadora do cuidado e que a população tenha seu direito de assistência à saúde garantidos em todos os níveis de atenção.
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    Comparação dos aspectos físico-funcionais e da assistência obstétrica entre mulheres submetidas ao parto vaginal e cesárea
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-02-18) Martins, Érica de Freitas; Sousa, Vanessa Patrícia Soares de; Dantas, Diego de Sousa; Braga, Liliane Pereira
    Introdução: Durante o ciclo gravídico-puerperal, a mulher passa por modificações que alteram o funcionamento de todos os sistemas corporais, independente da via de parto. Objetivo: Comparar aspectos físicos-funcionais e a percepção de assistência ao parto entre mulheres submetidas à cesárea e ao parto vaginal. Métodos: Estudo do tipo transversal e analítico com abordagem quantitativa. Os aspectos físicos foram avaliados através de exame físico. A avaliação da funcionalidade foi através da Escala de Avaliação de incapacidades da Organização Mundial de Saúde (WHODAS 2.0) e a avaliação da percepção das puérperas em relação à assistência ao parto através da Escala de Bem-Estar Materno em Situação de Parto (BMSP2). A análise da distribuição das variáveis quantitativas foi através do teste de Kolmogorov-Smirnov. Para comparar os aspectos físicos, funcionais e de percepção da assistência ao parto, foi utilizado o teste de Mann-Whitney. Para as variáveis categóricas, relacionadas aos aspectos físicos, foram utilizados o teste Quiquadro (2x2) ou o teste Quiquadro (rx2). Resultados: 1) puérperas que tiveram via de parto cesárea apresentam mais edema, quando comparadas as de parto vaginal (p=0,008); 2) as mulheres submetidas a cesárea demoraram mais tempo para a primeira deambulação (p=0,001); 3) não há diferença na funcionalidade quando comparados os grupos (p=0,90) e 4) puérperas de cesárea apresentaram um mal estar significativamente maior (p=0,006). Conclusão: Os resultados desse estudo sugerem que as mulheres submetidas à cesárea estão mais sujeitas a ter edema de membros inferiores, e retardar a primeira deambulação. Além de apresentarem um mal estar com relação a assistência obstétrica.
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    Artigo
    O conceito de paternidade dos adolescentes da rede pública de ensino de Natal/RN
    (UNIFACEX, 2015) Braga, Liliane Pereira; Ferreira, Ana Caroline de Lima Silva; Medeiros, Carolina Lucena; Pimentel, Fernanda Lima; Sousa, Suzani Gabrielli de Lima e; Maia, Eulália Maria Chaves
    Durante a adolescência, os indivíduos empenham-se em construir sua identidade, sendo que a estruturação da identidade sexual é parte relevante desse processo, já que os papéis de gênero masculino e feminino são os mais importantes do ponto de vista sociocultural. Optou-se por questionar os adolescentes sobre seus conceitos de paternidade. Realizou-se um estudo exploratório analítico de corte transversal, com 196 adolescentes entre 10 e 19 anos matriculados em escolas públicas de Natal/RN. Foi utilizado um questionário estruturado envolvendo questões sociodemográficas e sobre o conceito de paternidade. Os resultados revelaram que a paternidade foi caracterizada pela aquisição e assunção de responsabilidades da vida adulta. Tal conceituação encontra respaldo na literatura científica que afirma que, para jovens de classes populares, o projeto de autonomia e ascensão social se concretiza pela constituição da própria família e pela capacidade de cuidar e sustentá-la
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    TCC
    Conhecimento e prática dos enfermeiros da atenção primária de Currais Novos (RN) acerca do rastreamento e detecção precoce do câncer de mama
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-02-27) Araújo, Larissa Lucena de; Costa, Marinna Maria de Andrade; http://lattes.cnpq.br/8998719199857167; https://lattes.cnpq.br/5648683834496363; Braga, Liliane Pereira; http://lattes.cnpq.br/8998719199857167; Araújo, Mayonara Fabíola Silva; http://lattes.cnpq.br/9923223881509942
    O presente estudo tem por objetivo avaliar o conhecimento e a práticas dos enfermeiros da Atenção Primária em Saúde da cidade de Currais Novos acerca do rastreamento e detecção precoce do câncer de mama. Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória, com abordagem quantitativa acerca da avaliação do conhecimento e práticas dos enfermeiros da Atenção Primária à Saúde da cidade de Currais Novos (RN) relativo ao rastreamento do câncer de mama, de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde de 2015. A pesquisa foi conduzida de forma virtual, através da plataforma Google Forms, com os enfermeiros da Atenção Básica de Currais Novos/RN, após aprovação no comitê de ética. O conhecimento e as práticas foram considerados adequados ou não de acordo com as orientações do Ministério da Saúde impostas através do documento que aborda as Diretrizes para a Detecção Precoce do Câncer de Mama no Brasil, de 2015. Os resultados revelam que não há unanimidade quanto às medidas adotadas para rastreamento e detecção precoce para câncer de mama em mulheres de risco habitual que, em conjunto com as respostas de não oferta de capacitação pela gestão quanto ao assunto, indicam a necessidade da instituição de protocolos que orientem essa prática na APS.
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    Dissertação
    Construção e validação de um material educativo para o autocuidado materno no pós parto
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-03-17) Medeiros, Rosicleide Rúbia Pereira; Braga, Liliane Pereira; Rolim, Ana Carine Arruda; https://orcid.org/0000-0002-0447-9683; http://lattes.cnpq.br/9471678445935347; http://lattes.cnpq.br/7975322428279245; http://lattes.cnpq.br/4148606348521169; Jacob, Lia Maristela da Silva
    A utilização de material educativo, objetivo e simplificado, possibilita um melhor entendimento e acolhimento das consultas com as puérperas, facilita a compreensão e objetiva ampliar o conhecimento das mesmas. Através de materiais educativos, o autocuidado pode ser incentivado, por isso, é relevante para a saúde da mulher e do bebê. Tem-se por objetivo principal: Elaborar e validar um material educativo para orientar o autocuidado materno no período pós-parto. E como objetivo específicos: Sistematizar os níveis de evidência científica sobre a importância da realização dos cuidados maternos no pós-parto; Contribuir para divulgação de conhecimento e orientações sobre os cuidados maternos no pós-parto, a partir da elaboração deste material educativo e Propor a implementação do material educativo a respeito dos cuidados maternos no pós-parto no Hospital em estudo. A pesquisa ocorreu em três momentos, o primeiro referente a uma revisão integrativa da literatura, que reuniu de 9 publicações sobre o tema, usando o período de 2016 a 2021, das bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS); Biblioteca Eletrônica Científica Online (SciELO); Sistema Online de Busca; Análise de Literatura Médica (MEDLINE/PUBMED); Web Of Science e Google acadêmico. Em seguida, construiu-se a cartilha, no qual foram estabelecidas cinco fases, em sequência: 1. Avaliação situacional, 2. Levantamento bibliográfico, 3. Seleção e fichamento do material pesquisado, 4. Elaboração textual e 5. Construção das ilustrações. E por fim, a validação da cartilha, com coleta de dados em janeiro de 2023, e que ocorreu em mais três fases: 1. Seleção aos juízes, 2. Seleção do público-alvo, 3. Validação da cartilha a partir do Índice de Validade do Conteúdo (IVC). A cartilha obteve as notas de 7,6 pelos juízes e de 8,4 pelas puérperas quanto a validação, tornando o material válido para o uso. Os resultados da revisão integrativa foram organizados em três tópicos: 1- Características das publicações científicas; 2- Achados metodológicos e nível de evidência e 3 - O autocuidado materno no período de pós-parto à luz de materiais educativos. Com base nisto, evidenciou-se os achados científicos, tendo como resultado final, o produto tecnológico da cartilha educativa, o qual no seu primeiro momento de implementação já trouxe resultados referentes ao autocuidado e educação em saúde das puérperas, e principalmente, o processo de validação aprovado. Foi possível concluir que os materiais educativos são relevantes para o autocuidado de puérperas, e que a construção e validação da cartilha proporcionou melhoria para os cuidados da saúde materno-infantil.
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    Contribuições da residência multiprofissional em saúde para o fortalecimento da atenção primária: um estudo de caso a partir da Escola Multicampi de Ciências Médicas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-11-03) Oliveira, Fernanda Kamila Souza de; Costa, Marcelo Viana da; Sousa, Ana Carolina Patrício de Albuquerque; ; http://lattes.cnpq.br/3934508395223787; ; http://lattes.cnpq.br/1801687907907663; ; http://lattes.cnpq.br/6291332729155177; Spadacio, Cristiane; ; http://lattes.cnpq.br/0230040384738792; Forte, Franklin Delano Soares; ; http://lattes.cnpq.br/1213257434295598; Braga, Liliane Pereira; ; http://lattes.cnpq.br/7975322428279245
    A Escola Multicampi de Ciências Médicas foi criada por meio do Programa Mais Médicos, a fim de reorientar a distribuição e formação médica em todo território Nacional. Por ser uma extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a escola Multicampi avançou com a política de interiorização trazendo oportunidades de formação para graduação e pós-graduação na área de saúde nas regiões distantes das grandes capitais. Inicialmente foi criado o curso de graduação em medicina e em seguida criou-se as modalidades de pós graduação a exemplo disso a Residência Multiprofissional em Atenção Básica. O presente estudo busca, discutir as implicações da Residência Multiprofissional em Saúde da Escola Multicampi de Ciência Médicas para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde de Caicó-RN. Este é um estudo de natureza qualitativa, exploratório e descritivo por meio da técnica de entrevista, teve a participação de 18 profissionais que atuam como preceptores, sendo 10 de nível superior (médicos, enfermeiros e odontólogos) e 8 de níveis médio (técnicos em enfermagem). Os dados obtidos através das entrevistas foram analisados com base na técnica de análise de conteúdo. Para efetivação da técnica de análise da pesquisa seguiu as fases de pré-análise, a exploração do material e o tratamento dos resultados. Deste modo foi construído três categorias temáticas a saber: Mudanças na dinâmica do trabalho em saúde com a inserção da residência; Desafios para potencialização da atuação dos residentes; Expectativas relacionadas a atuação dos residentes. De forma geral a Residência Multiprofissional em Saúde mostrou-se como um potente transformador de realidades, instigando as equipes à produção de saúde e conhecimento de forma inovadora. Entretanto, nesse processo ainda há fragilidades apontadas que precisam ser sanadas para garantir um maior aproveitamento desses profissionais além de poder servir de base para mensurar seu impacto na comunidade.
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    Desafios e perspectivas na implantação de um Centro Especializado em Reabilitação no interior do Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-11-16) Clemente, Silvia Batista Torres; Vilar, Maria José Pereira; Oliveira, Ana Luiza de Oliveira e; 05167339669; http://lattes.cnpq.br/8648769154718062; http://lattes.cnpq.br/4265369922470937; http://lattes.cnpq.br/1546849470630546; Braga, Liliane Pereira; http://lattes.cnpq.br/7975322428279245; Oliveira, Lucidio Clebeson de; http://lattes.cnpq.br/3928939831395390
    Introdução: O direito universal à saúde, consolidado a partir do Sistema Único de Saúde (SUS) possibilitou a incorporação das necessidades das Pessoas com Deficiência (PcD) às políticas de Saúde. A criação e implementação da Rede de Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência (RCPCD) reconfigurou o modelo de atenção à saúde destinada às pessoas com deficiência, estabelecendo uma nova lógica na organização dos serviços de saúde ofertados e criando espaços capazes deatender às necessidades dessa população, como os Centros Especializados em Reabilitação (CER). Objetivos: Este trabalho tem como objetivo realizar o diagnósticosituacional do Centro Especializado em Reabilitação do município de Caicó/RN; Discutir as potencialidades e fragilidades encontradas pelos profissionais que compõem a equipe, a partir do Instrutivo de Reabilitação Auditiva, Física, Intelectual e Visual – MS/2020; descrever o fluxo de referência e contrarreferência entre a RAS e o CER III de Caicó/RN. Metodologia: Trata-se de um estudo de natureza qualitativa,utilizando a metodologia da pesquisa-ação, por ser uma estratégia de pesquisa ondeo sujeito investiga e intervém na sua própria prática. Foram realizadas duas oficinas diagnósticas com a equipe de profissionais: a primeira teve como base o estudo do Instrutivo de Reabilitação Auditiva, Física, Intelectual e Visual – MS/2020 e, na segunda, os profissionais apontaram fragilidades e potencialidades do serviço, bem como descreveram o fluxograma do CER III. Resultados: As oficinas possibilitaram maior interesse dos profissionais pelo instrumento normativo, observando-se um aumento das consultas ao Instrutivo de Reabilitação pela equipe de profissionais. Dentre as potencialidades, foi destacado o engajamento dos profissionais desde a implantação do serviço. Como fragilidade, foi apontada a ausência de alguns serviçosde reabilitação, conforme orientação do próprio instrutivo e portaria de habilitação, a deficiência de estrutura física e de materiais, assim como a rotatividade de alguns profissionais, que impedem e dificultam a continuidade do trabalho. A equipe também referiu certa dificuldade em trabalhar o fluxograma vigente e fizeram uma sugestão deadaptação do mesmo. Considerações Finais: As estratégias utilizadas neste estudo fomentaram reflexões a respeito do funcionamento do serviço e quanto à necessidadede se instituir espaços de educação permanente. Um relatório técnico será enviado aos gestores, no sentido de contribuir para o adequado funcionamento do CER III no município de Caicó-RN.
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    Educação em saúde para o autocuidado e a invisibilidade do cuidado feminino: um estudo com mulheres mães de crianças e adolescentes com TEA
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-10) Vasconcelos, Gilvânia Medeiros; Bastos, Raquel Litterio de; Amorim, Erico Gurgel; http://lattes.cnpq.br/2505245644909676; http://lattes.cnpq.br/5748376486647441; Braga, Liliane Pereira; http://lattes.cnpq.br/7975322428279245; Garcia, Tulia Fernanda Meira; https://orcid.org/0000-0003-1746-4808; http://lattes.cnpq.br/2867509345838688
    Introdução: O trabalho de cuidar tem sido, historicamente, uma atividade realizada pelas mulheres no interior das famílias, com pouco apoio do Estado. A forma de organização social dos cuidados acaba prejudicando de modo desproporcional as pessoas que se encontram em situação de pobreza, assim como ocorre com muitas das mulheres situadas na Região do Seridó. São elas as que mais horas dedicam aos trabalhos de cuidado devido a insuficiência de equipamentos públicos de cuidado. Com isso, a pesquisa investiga a invisibilidade do cuidado feminino e o papel das mulheres mães de crianças e adolescentes com o Transtorno do Espectro do Autismo. Objetivo: Este estudo tem como objetivo compreender a dinâmica relacional do cuidado e os desafios inerentes no processo das mulheres mães que assumem o papel de cuidadoras. O estudo se fundamenta nas teorias da interseccionalidade dos marcadores sociais que envolvem esse universo, como Gêneros, Raça e Classe Social. Metodologia: Trata-se de um estudo exploratório, com abordagem qualitativa, a partir de grupos focais, buscando compreender as experiências vivenciadas por essas mães, incluindo os aspectos emocionais, físicos e cognitivos do cuidado, bem como as interações estabelecidas com os serviços de saúde e as estratégias de autocuidado adotadas. Para conhecer a realidade das mulheres mães, realizamos dois encontros com o grupo focal que aconteceram em dois momentos durante o ano de 2024. O público alvo do estudo foram as mulheres mães de crianças e adolescentes com o Transtorno do Espectro do Autismo que são acompanhadas no Centro Especializado em Reabilitação – CER III, Caicó/RN, no Sertão do Rio Grande do Norte. Utilizamos para coleta de dados o uso de gravador para registro das narrativas, posteriormente transcritas pela pesquisadora. Na análise de dados foi adotado o método interpretativo analítico hermenêutico, que buscou compreender os significados subjacentes às práticas culturais e sociais. Resultados: Como resultados, identificamos a sobrecarga das mulheres mães que realizam o trabalho do cuidado, a ausência do Estado em desenvolver políticas e práticas de cuidado que incluam as mulheres, a “naturalização” da tarefa de cuidar delegado à família majoritariamente prestado pelas mulheres e a indisponibilidade de tempo para o autocuidado. Considerações finais: Espera-se que os achados deste estudo fomentem reflexões sobre a invisibilidade do cuidado feminino das mulheres mães de crianças e adolescentes com TEA e possam contribuir para a qualificação do serviço ofertado no CER III no município de Caicó-RN. Corroborando com a premissa de que é necessário oferecer intervenções para fomentar novas práticas de cuidado, reduzir a desigualdade de gênero, combater a invisibilidade da sobrecarga das mães e avançar em modelos inovadores capazes de melhor estruturar a rede formal e informal de cuidados às crianças e adolescentes com TEA.
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    Efeito da realidade virtual na autoconfiança, motivação e aquisição de competências clínicas em estudantes de medicina: ensaio clínico randomizado
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-26) Rodrigues, Ana Beatriz Gabriel Silva; Lucena, Eudes Euler de Souza; Costa, Raphael Raniere de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/6969519171915250; http://lattes.cnpq.br/8595194095002410; Mazzo, Alessandra; Braga, Liliane Pereira; http://lattes.cnpq.br/7975322428279245
    O processo de ensino e aprendizagem está relacionado ao grau de motivação do indivíduo, o qual é elevado quanto maior for sua compreensão das necessidades psicológicas. Comportamentos intrinsecamente e extrinsecamente motivados são responsáveis pelo sucesso ou insucesso do sujeito neste processo de aprendizagem. Assim, as metodologias ativas de aprendizados trazem o aluno como protagonista na construção do saber, buscando o seu maior grau de motivação e utilizando ferramentas que reforçam esta ideia. A Realidade Virtual, uma ferramenta de tecnologia imersiva, corrobora nesse processo, que aumenta conhecimento, confiança e satisfação. Objetivo: Avaliar o efeito da realidade virtual na autoconfiança, motivação e aquisição de competências clínicas em estudantes de medicina no contexto do ensino em cardiologia. Metodologia: Tratou-se de um estudo experimental do tipo pré-teste e pós-teste aplicados a um grupo experimental (ensino com realidade virtual) e um grupo controle (ensino tradicional) aleatórios, em alunos do sétimo período do módulo "Dispneia, Dor torácica e Edema" do curso de medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Foi realizado um curso de curta duração, objetivando capacitar os estudantes para manejar síndrome coronariana aguda. Foram aplicados questionários específicos para avaliar motivação, autoconfiança, competências e experiências com uso da realidade virtual, além de um questionário sociodemográfico. Resultados: As médias de confiança em intervir apropriadamente num indivíduo com dor torácica, em reconhecer sinais e sintomas de um evento cardíaco, em avaliar com precisão um indivíduo com dispneia, em avaliar a eficácia das intervenções num indivíduo com dor torácica e a motivação em acreditar em ser uma atividade importante e a decisão pessoal foram significativamente maiores no grupo controle no pré-teste em relação ao grupo experimental. No pós-teste, a confiança em avaliar com precisão um indivíduo com dor torácica e em intervir apropriadamente num indivíduo com dor torácica foram significativamente maiores no grupo controle. A motivação global nos grupos controle e experimental diferiu significativamente ao longo das intervenções. Conclusões: A diferença das médias de confiança e motivação foram mais evidentes no grupo com ensino tradicional em um momento pré-intervenção. A aquisição de competências foi semelhante entre os grupos experimental e controle.
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    Efeito do exercício físico sobre sintomas de ansiedade e depressão em mulheres
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-08-19) Araújo, Bárbara Gicélia da Silva; Brasileiro, Lízie Emanuelle Eulalio; Marcelo dos Santos; Bezerra, Ricardo Andrade; Braga, Liliane Pereira
    Resumo: o objetivo deste estudo foi avaliar o efeito de um programa de exercício físico aeróbio de leve intensidade na modalidade de dança sobre os sintomas de ansiedade e depressão em mulheres. Trata-se de um estudo longitudinal, com delineamento quaseexperimental. Foram aplicados questionários sócios demográficos e escalas psicométricas. As participantes eram mulheres que foram diagnosticadas previamente com depressão e/ou ansiedade. Foram realizados testes pré e pós-intervenção. As participantes foram submetidas a um programa de exercício físico aeróbio de leve intensidade. Os dados foram tabulados no EpiData versão 3.1 e as análises foram realizadas no SPSS versão 23.0. A maioria das mulheres tinha de 61 a 79 anos de idade (62,5%), eram casadas (50%), cursaram o ensino fundamental de forma incompleta (50%). No geral, os escores de depressão e de ansiedade foram significativamente reduzidos no final do programa de treinamento. Portanto, a prática de exercício físico aeróbio de leve intensidade promoveu melhoria nos sintomas de depressão e ansiedade em mulheres de meia idade e idosas. Sugere-se para estudos posteriores um período maior de intervenção, com separação de grupos experimentais e controles.
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    Artigo
    A Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil, no contexto do Programa Mais Médicos: desafios e potencialidades
    (UNESP, 2017-08-21) Melo, Lucas Pereira de; Santos, Marcelo dos; Câmara, Rafael Barros Gomes da; Braga, Liliane Pereira; Oliveira, Ana Luiza de Oliveira e; Pinto, Tiago Rocha; Costa, Pâmera Medeiros da; Azevedo, George Dantas de
    A proposta deste artigo é relatar criticamente a experiência institucional e curricular de implantação do curso de Medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Este relato se coloca como forma de documentar, monitorar e refletir sobre o desenvolvimento das ações de expansão de vagas e criação de novos cursos de Medicina em universidades federais, no âmbito do Programa Mais Médicos. Para tanto, foram descritas de maneira crítica as ações de ensino, pesquisa e extensão já desenvolvidas, além de apresentar uma visão geral do curso e da integração ensino-serviço-comunidade, destacando os êxitos logrados e os desafios no desenvolvimento das ações de ensino, pesquisa e extensão. Por fim, são apresentadas as dificuldades inerentes à implantação de novos cursos fora dos centros urbanos no Brasil
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