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    Tese
    Características clínicas associadas ao agravamento da Covid-19 e na predisposição ao desenvolvimento da Condição Pós-Covid
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-10-17) Silva, Nayara Sousa da; Luchessi, André Ducati; https://orcid.org/0000-0002-2758-8102; http://lattes.cnpq.br/4420863418928278; https://orcid.org/0000-0002-3864-4106; http://lattes.cnpq.br/2002678643031631; Fregonezi, Guilherme Augusto de Freitas; https://orcid.org/0000-0003-4938-7018; http://lattes.cnpq.br/2201375154363914; Marques, Otavio Cabral; Braga Neto, Pedro; Cobucci, Ricardo Ney Oliveira
    O Brasil registrou aproximadamente 37 milhões de casos de COVID-19 até janeiro de 2023. Além dos impactos agudos, a COVID-19 pode se tornar um agravo crônico, conhecido como a Condição Pós-Covid (CPC). Estudos longitudinais são cruciais para entender os impactos de longo prazo da COVID- 19. O presente estudo descreve o perfil clínico de uma coorte de 704 pacientes infectados com SARS-CoV-2 e analisa as consequências na saúde e qualidade de vida dois anos após a infecção. A primeira fase do estudo caracterizou a fase aguda da COVID-19 em pacientes infectados durante os primeiros meses de 2020. Casos críticos representaram 29% do grupo estudado, sendo o sexo masculino e a presença de diabetes as variáveis com maior risco para a gravidade da doença (RR= 1,76; IC95%: 1,43 - 2,17 e RR = 1,60; IC95%: 1,28 - 2,00). O uso de antimaláricos, azitromicina e ivermectina, medicamentos do “Kit COVID”, foi significativamente maior nos grupos de gravidade severa e crítica (p = 0.010, p <0.001, p = 0.010, respectivamente), porém não apresentaram efeito na sobrevivência dos pacientes. Um total de 105 pacientes faleceram decorrente da COVID-19 e suas complicações. A segunda fase do estudo ocorreu entre os meses de maio a junho de 2022, envolvendo 137 sobreviventes da primeira fase. Sintomas persistentes foram relatados por 56.9% dos pacientes. Mulheres e pessoas hospitalizadas durante a infecção aguda apresentaram maior risco de apresentarem sintomas após a COVID-19 (RR=2,07; IC95%: 1,47 - 2,94 e RR=1,53; IC95%: 1,07 - 2,18). Distúrbios respiratórios, efeitos neurológicos e dores no corpo foram as manifestações mais frequentemente relatadas. Pelo menos 20% dos indivíduos referiram algum grau de dificuldade na realização das atividades diárias. Países que enfrentaram altas taxas de infecção por SARS-CoV-2 devem estar preparados para lidar com as consequências de longo prazo da COVID-19. Neste contexto, nosso estudo é fundamental para fornecer um panorama da situação brasileira e orientar a realização de estudos adicionais, bem como a formulação de políticas públicas direcionadas para o enfrentamento da CPC.
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    Dissertação
    Comunicação de más notícias na formação médica: aprimoramento desta habilidade a partir de um protocolo adaptado para casos de demência
    (2018-05-25) Peixoto, Vanessa Giffoni de Medeiros Nunes Pinheiro; Godeiro Júnior, Clécio de Oliveira; Diniz, Rosiane Viana Zuza; ; ; ; Pereira, Mauricio Galvão; ; Medeiros, Paulo José de; ; Braga Neto, Pedro; ; Moreira, Simone da Nóbrega Tomaz;
    CONTEXTO: As demências são doenças incapacitantes, incuráveis e estigmatizantes, ocasionando impacto devastador à identidade pessoal do paciente e seus cuidadores. Constitui-se um dos diagnósticos mais temidos na atualidade. Existem muitos entraves para a adequada comunicação deste diagnóstico ao paciente, entre os quais o medo de reações psicológicas, a incerteza do médico quanto ao diagnóstico e a objeção dos familiares, além de escassos treinamentos em habilidades de comunicação nos cursos de graduação. É crucial a implementação de estratégias que formem no estudante de Medicina as múltiplas habilidades para uma apropriada relação entre o médico, o indivíduo com demência e seus familiares, inclusive na comunicação do diagnóstico. O protocolo SPIKES é uma ferramenta didática para comunicar más notícias e tem sido utilizada em várias situações clínicas. Entretanto, o comprometimento cognitivo inerente às síndromes demenciais requer adaptações neste modelo, que foram realizadas após revisão da literatura. OBJETIVO: Desenvolver uma atividade educacional para aprimorar as habilidades de comunicação do estudante de Medicina, a partir de um protocolo de comunicação de más notícias adaptado a demências. METODOLOGIA: Estudo intervencionista, seccional, randomizado, realizado com os estudantes do 3º. ano do curso de Medicina da Universidade federal do Rio Grande do Norte, nos semestres 2016.2 e 2017.1. Um total de 86 alunos participaram, sendo divididos em GI (34 alunos treinaram o protocolo antes das aulas sobre demências), GII (36 alunos treinados após o referencial teórico) e GIII (16 alunos não submetidos ao treinamento). Os alunos dos grupos GI e GII foram submetidos, além do treinamento, a duas OSCEs (Objective Structured Clinical Examination). Os alunos do GIII realizaram apenas a 2a. OSCE. RESULTADOS: A participação no treinamento resultou em melhor desempenho na 2a. OSCE nos grupos GI e GII, quando comparados ao GIII (GI:7,56±1,22, GII: 7,47±1,09, GIII: 6,42±1,68, p<0,001). Os alunos do GI mostraram melhor desempenho nesta avaliação em comparação aos alunos do GII (p<0,001). Os grupos GI e GII apresentaram ganho de desempenho ao longo das duas avaliações (GI OSCE1: 6,38±1,34, GI OSCE2: 7,56±1,22, p<0,001; GII OSCE1: 5,31± 1,36, GII OSCE2: 7,47± 1,09, p<0,001). Os resultados mostram ganho de habilidade de comunicação nos estudantes que participaram do treinamento, que foi independente da exposição prévia aos conteúdos teóricos sobre as síndromes demenciais. Houve crescente desempenho na OSCE à medida que os alunos repetiram a prática da simulação. O treinamento foi bem aceito pelos estudantes de Medicina e a maioria deles (98%) concorda que é importante para a futura prática profissional participar de um treinamento sobre a comunicação do diagnóstico de demência. CONCLUSÃO: As adaptações sugeridas ao protocolo SPIKES parecem seguir as diretrizes atuais sobre a comunicação do diagnóstico de demências, mantendo sua abordagem didática. O treinamento em comunicação de más notícias adaptado à indivíduos com demência promoveu melhoria na habilidade de comunicação dos estudantes do quinto período do curso de Medicina foi bem aceito pelos mesmos. O modelo de treinamento, assim como o protocolo adaptado, podem representar estratégias replicáveis em outros componentes curriculares como forma de aprimoramento da habilidade de comunicação dos cursos da saúde.
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    Dissertação
    Desenvolvimento de uma ferramenta digital para auxílio na educação de profissionais da saúde sobre a determinação de morte encefálica
    (2018-12-13) Correia, Carlos Eduardo Rocha; Godeiro Júnior, Clécio de Oliveira; ; ; Medeiros, Paulo José de; ; Braga Neto, Pedro; ; Diniz, Rosiane Viana Zuza;
    Com o avanço tecnológico da Medicina, pacientes passaram a ser mantidos através de ventilação mecânica e drogas vasoativas apesar da lesão completa e irreversível do encéfalo. O diagnóstico preciso da Morte Encefálica (ME) reduz custos, abrevia o sofrimento da família, aumenta a disponibilidade de leitos em terapia intensiva e a oferta de órgãos para transplante. Diretrizes foram criadas para uniformizar os parâmetros diagnósticos, mas o conhecimento dos estudante de medicina e profissionais médicos tem se mostrado insuficiente. Com objetivo de fornecer uma ferramenta de ensino pra auxiliar na capacitação de profissionais da saúde, foi desenvolvido um aplicativo para computadores e dispositivos móveis com as orientações necessárias para determinação de ME, utilizando imagens, vídeos e conteúdo interativo. Foram utilizados software para criação e animação de modelos 3D (MakeHuman e Blender) e uma plataforma de criação de jogos digitais (Unity). Versões para os diversos sistemas operacionais (iOS, Android, macOS, Windows e Linux) serão disponibilizadas em repositórios na internet e lojas de aplicativos móveis.
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    Artigo
    Genetics of Parkinson’s disease in Brazil: a systematic review of monogenic forms
    (SciELO, 2021-07) Godeiro Junior, Clécio de Oliveira; Lobato, Bruno L. Santos; Schuh, Artur Schumacher; Mata, Ignacio F.; Letro, Grace H.; Braga Neto, Pedro; Brandão, Pedro R. P.; Coletta, Marcus V. Della; Rieder, Carlos R. M.; Tumas, Vitor; 0000-0002-4312-1633
    Background: Increasing numbers of mutations causing monogenic forms of Parkinson's disease (PD) have been described, mostly among patients in Europe and North America. Since genetic architecture varies between different populations, studying the specific genetic profile of Brazilian patients is essential for improving genetic counseling and for selecting patients for clinical trials. Objective: We conducted a systematic review to identify genetic studies on Brazilian patients and to set a background for future studies on monogenic forms of PD in Brazil. Methods: We searched MEDLINE, EMBASE and Web of Science from inception to December 2019 using terms for "Parkinson's disease", "genetics" and "Brazil". Two independent reviewers extracted the data. For the genes LRRK2 and PRKN, the estimated prevalence was calculated for each study, and a meta-analysis was performed. Results: A total of 32 studies were included, comprising 94 Brazilian patients with PD with a causative mutation, identified from among 2,872 screened patients (3.2%). PRKN mutations were causative of PD in 48 patients out of 576 (8.3%). LRRK2 mutations were identified in 40 out of 1,556 patients (2.5%), and p.G2019S was the most common mutation (2.2%). Conclusions: PRKN is the most common autosomal recessive cause of PD, and LRRK2 is the most common autosomal dominant form. We observed that there was a lack of robust epidemiological studies on PD genetics in Brazil and, especially, that the diversity of Brazil’s population had not been considered.
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    Artigo
    Muscle quality in older adults: a scoping review
    (Journal of the American Medical Directors Association, 2023-04) Fayh, Ana Paula Trussardi; Alves, Charles Phillipe de Lucena; Almeida, Samuel Brito de; Lima, Danielle Pessoa; Braga Neto, Pedro; Miranda, Ana Lúcia; Manini, Todd; Vlietstra, Lara; Waters, Debra Lynn; Bielemann, Renata Moraes; Costa, Eduardo Caldas
    Objective: This scoping review aimed to map out currently available definitions and assessment methods of muscle quality in older adults. Design: Scoping review. Setting and participants: All available studies. Methods: Four databases (PubMed, EMBASE, Web of Science, and Cochrane Library) were searched from inception to May 2022. Title, abstract, and full-text screening were undertaken by 2 reviewers independently. Observational and experimental studies were eligible for inclusion if there was a clear description of muscle quality assessment in individuals aged 60þ years. Results: A total of 96 articles were included. Several definitions and assessment methods of muscle quality were identified and divided into 2 main domains: (1) functional domain, and (2) morphological domain. A total of 70% and 30% of the included studies assessed muscle quality in the functional and morphological domains, respectively. In the functional domain, most studies defined muscle quality as the ratio of knee extension strength by leg lean mass (45.9%). In the morphological domain, most studies defined muscle quality as the echo intensity of quadriceps femoris by ultrasound (50.0%). Conclusions and implications: There is a substantial heterogeneity of definitions and assessment methods of muscle quality in older adults. Herein, we propose a standardized definition of muscle quality to include terminology, domain, and assessment methods (tests, tools, and body sites). Such standardization may help researchers, clinicians, and decision makers use muscle quality as a potential marker of “skeletal muscle health” in older adults
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    Dissertação
    A simulação como método de ensino de habilidades no curso de medicina: relato de uma experiência com punção lombar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-10-28) Brito, Paulo Santiago de Morais; Vilar, Maria José Pereira; ; http://lattes.cnpq.br/4265369922470937; ; http://lattes.cnpq.br/6020441612972945; Lacerda, Hênio Godeiro; ; http://lattes.cnpq.br/5385381875845273; Braga Neto, Pedro; ; http://lattes.cnpq.br/0524387231525638
    A análise do líquor obtido através de punção lombar é de importância ímpar na prática médica e ganha cada vez mais espaço no diagnóstico de doenças autoimunes primárias do sistema nervoso e nas demências. Os estudos mostram que o treinamento em simulador é capaz de proporcionar aprendizado de habilidades técnicas, aquisição e retenção do conhecimento, melhorar a autoconfiança do aprendiz e possibilita a transferência para a prática clínica. Nós pretendemos com esse estudo avaliar a efetividade do treinamento de estudantes de graduação de medicina com manequim simulador para punção lombar, levando em consideração aspectos quantitativos (desempenho em testes padronizados) e qualitativos (percepção dos estudantes a respeito do método e do processo de ensino-aprendizagem). Foi desenvolvida uma aula prática usando um guia de auto-avaliação que também serviu para avaliação entre pares. Realizamos instrução através de vídeo on line indicado para ser assistido antes do treinamento presencial. Os participantes foram divididos em grupos de 5 e tiveram treinamento seguindo os princípios da prática deliberada, fornecimento de feedback, e todos os participantes conseguiram executar pelo menos uma punção lombar no simulador. Foram aplicados questionários a respeito de autoconfiança e qualidade do treinamento. A temática do treinamento em punção lombar foi considerada relevante, e a aula prática foi bem avaliada em relação ao seu formato. Depois de dois anos do treinamento inicial, parte dos estudantes foi voluntariamente submetida a testes de retenção do conhecimento. A intervenção pontual mostrou-se capaz de promover retenção na técnica de punção lombar, sem equívocos significativos, sugerindo a transferência para uma situação real com paciente.
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