Navegando por Autor "Brandão, Isabel Cristina Araújo"
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Artigo O acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento da criança: uma ação coletiva da enfermagem(2013) Gurgel, Polyanna Keitte Fernandes; Brandão, Isabel Cristina Araújo; Santos, Ana Dulce Batista; Monteiro, Akemi Iwata; Teodósio, Sheila Saint-Clair da SilvaArtigo Análise da organização da rede de saúde da Paraíba a partir do modelo de regionalização(2012) Brandão, Isabel Cristina Araújo; Martiniano, Claudia Santos; Monteiro, Akemi Iwata; Marcolino, Emanuela de Castro; Brasil, Samara Keylla Dantas; Sampaio, JulianaDissertação Atuação do enfermeiro na estratégia de atenção integrada às doenças prevalentes na infância(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-11-29) Brandão, Isabel Cristina Araújo; Monteiro, Akemi Iwata; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794971Y1&dataRevisao=null; ; http://lattes.cnpq.br/8781217587923750; Araújo, Ednaldo Cavalcante de; ; http://lattes.cnpq.br/7392652886296731; Germano, Raimunda Medeiros; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721938D8; Brito, Rosineide Santana de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794971P8&dataRevisao=nullA presente pesquisa teve como objetivo descrever a atuação do enfermeiro na estratégia de Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância no município de Natal, Rio Grande do Norte. Trata-se de um estudo qualitativo com abordagem descritiva. O universo foi constituído por enfermeiros da Estratégia Saúde da Família, totalizando 16 participantes. Para a realização da pesquisa o projeto foi submetido à aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, obtendo Parecer nº 187/2012. Os dados foram obtidos de duas formas: um questionário, para levantamento do perfil de formação das enfermeiras e uma entrevista guiada por um roteiro estruturado. As entrevistas foram tratadas à luz da análise categorial temática de Bardin. Os resultados permitiram identificar a temática central estudo ―A Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância no contexto da atuação da enfermagem‖ e três categoria de análises: ―Entendimento sobre a estratégia Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância‖, ―Dificuldades que invibializam a utilização da AIDPI‖ e ―Condições de trabalho dos enfermeiros na Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância‖. Observa-se que as enfermeiras consideram a Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância util, eficaz e importante para acompanhar crianças doentes dentro da lógica curativista. Entretanto desconsideram o carater de promoção da saúde e prevenção de doenças da mesma. Constatou-se que as participantes ainda realizam o atendimento das crinaças dentro do modelo biomédico e que essas mesmas profissionais são submetidas a condições de trabalho precarizadas e insalubres em virtude da falta de recursos humanos e materiais. Verificou-se que as entrevistadas não seguem os protocolos da estratégia em virtude de entraves relacionados a prescrição de medicamentos pelo enfermeiro, o ato médico, a falta de incentivo, capacitação e fiscalização por parte da gestão municipal de saúde e do Conselho Regional de EnfermagemTCC Avaliação dos cursos de Medicina no Brasil quanto à valorização da Atenção Primária à Saúde(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-11-27) Câmara, Michaell César de Araújo; Cortez, Lyane Ramalho; Clécio Gabriel de Souza; Souza, Clécio Gabriel de; Brandão, Isabel Cristina AraújoNos últimos anos, constatou-se a necessidade de reorganização dos currículos dos cursos de medicina buscando formar profissionais capazes de efetivar os princípios da Atenção Primária à Saúde (APS) no que concerne ao atendimento voltado para as necessidades da população, tendo como base a resolução n.3 de 20 junho de 2014 editada pelo Ministério da Educação com fito de valorização da Atenção Básica na formação médica. OBJETIVO. Avaliar se os currículos dos cursos médicos estão coerentes com a Resolução n. 3 de 20 de junho de 2014, no diz respeito aos princípios da APS, analisando se os discentes estão sendo inseridos desde os períodos iniciais do curso no Sistema Único de Saúde (SUS) e se está sendo respeitada a carga horária mínima para o internato na Atenção Básica em Saúde e sua proporcionalidade com o de Urgência e Emergência. METODOLOGIA. Trata-se de um estudo descritivo com desenho de estudo observacional do tipo ecológico, onde foram selecionados aleatoriamente 15 cursos de medicina por sorteio, em que deveriam obedecer aos seguintes critérios de inclusão: ser reconhecido pelo MEC, ter sua matriz curricular disponível na internet e o curso está no último relatório do INEP. RESULTADOS. 87% dos cursos médicos possibilitam a imersão dos graduandos desde os períodos iniciais e os mantêm ao longo do curso na APS; e 91,7% respeitaram a carga horária de mínima de 30% da carga horária total do internato para o estágio na Atenção Básica em Saúde e nos Serviços de Urgência, além de garantir a maior carga horária para o estágio na AB em detrimento do outro. CONCLUSÃO. Constatou-se que a maioria dos cursos médicos atende as recomendações da Resolução no que concerne às competências relacionadas ao fortalecimento da Atenção Básica.