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Navegando por Autor "Brandão, Pamela de Medeiros"

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    TCC
    A importância da atuação da Instância de Governança Regional de Turismo do Pólo Seridó/RN para o desenvolvimento turístico da região
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Lima, Lidenilza Soares de; Cunha, Abdon Silva Ribeiro; Brandão, Pamela de Medeiros; Paiva, Juarez Azevedo de
    As políticas públicas de turismo no Brasil tornaram-se visíveis a partir da criação do Ministério do Turismo em 2003, e com o Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil que foi lançado em 2004 na perspectiva de fomentar a organização de conselhos regionais e da gestão da atividade turística para atender as peculiaridades do território, por meio da cooperação e sinergia entre a gestão pública, iniciativa privada e o terceiro setor e como estratégia do programa implantaram-se as governanças regionais de turismo. O principal objetivo desta pesquisa é analisar a atuação da instância de governança regional do Pólo Seridó/RN no desenvolvimento turístico da região. A metodologia do trabalho foi do tipo pesquisa descritiva e exploratória sobre a instância de governança regional de turismo e políticas públicas de turismo. Além do material bibliográfico, foi realizada uma coleta de dados, o instrumento de pesquisa utilizado foi a entrevista individual estruturada voltado aos representantes de instituições que compõem a instância de governança do Seridó que interagem diretamente com o PRT. Os dados foram analisados sob a luz da teoria como: Wittman e Becker (2003); Cruz (2006); Fonseca (2005); PRT (2007); Nóbrega (2012). Os resultados obtidos apontam que atuação do conselho do Seridó no que concerne a ações empreendidas para o desenvolvimento turístico da região, constatou-se que as ações estão sendo realizadas de forma pontual e isoladas em todo o polo como a roteirização turística, a inventariação turística, e o apoio dado a eventos em toda região. Dessa forma, as ações que dão suporte a implementação do PRT, as ações de capacitação para o trade turístico e as parcerias com instituições estão sendo realizadas, principalmente com o sistema “S” sendo beneficiados a comunidade do pólo Seridó e os próprios conselheiros. Conforme os resultados, o desenvolvimento turístico na região, apesar dos avanços é necessário programas direcionados para região a longo prazo com mobilidade de recursos financeiros, técnicos e logísticos, para que aja um fluxo de turístico no polo de forma mais abrangente e constante. E finalmente com a institucionalização da instância de governança regional de turismo do Seridó a quase uma década, o processo de desenvolvimento turístico na região deve continuar sendo discutida com a participação do setor público como ator hegemônico, do setor privado e do terceiro setor.
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    TCC
    A importância do Empretec para a educação empreendedora: o caso da cidade do Natal/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Pimenta, Daniel da Cunha; Brandão, Pamela de Medeiros; Brandão, Pamela de Medeiros; Cardoso, Bruno Luan Dantas; Azeredo, Raoni Fernandes
    Esta monografia objetiva compreender a importância do EMPRETEC para a educação empreendedora na Cidade do Natal/RN nos anos de 2016 e 2017. Para tanto, traçou o perfil e identificou as expectativas dos participantes natalenses do EMPRETEC; bem como mensurou nível de satisfação com o Seminário, verificando suas contribuições para a vida pessoal e profissional. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva com abordagem quantitativa, que utiliza o estudo de caso e o levantamento como estratégias de pesquisa. Os dados foram coletados por meio de questionários semiestruturados e analisados pelo método de análise descritiva estatística básica. A partir da pesquisa realizada compreende-se que o EMPRETEC se apresenta como uma importante ferramenta para fomentar a educação empreendedora e assim diminuir as probabilidades de insucesso dos empreendimentos em virtude de problemas de gestão e planejamento, visto que a maior contribuição gerada na perspectiva dos participantes refere-se a planejamento e maior clareza dos negócios por meio dos conhecimentos e técnicas compartilhados nos seminários.
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    TCC
    A influência das mídias digitais no processo de decisão de compra: um estudo de caso com estudantes da graduação de administração da UFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Damasceno, Mariana Ramalho; Araújo, Maria Valéria Pereira de; Araújo, Maria Valéria Pereira de; Moro, Vicente; Brandão, Pamela de Medeiros
    O presente trabalho teve como objetivo analisar a influência das mídias digitais no processo de decisão de compra dos estudantes de administração da UFRN. A pesquisa tem como base os conceitos do marketing digital, mídias digitais e influências no comportamento do consumidor, uma vez que essa nova modalidade do marketing apresenta-se como uma ferramenta inovadora, capaz de gerar grandes resultados para as organizações aliado ao estudo do comportamento do consumidor e ainda facilitar o processo de decisão de compra que atualmente estabeleceu-se num patamar de conforto, comodidade e alto conhecimento sobre produtos e serviços, isto é, as pessoas adquiriram conhecimentos relativos a como comprar, onde comprar e a quem melhor comprar, sobretudo em meio ao segmento jovem que é fortemente alinhado a tecnologia nos dias atuais. Os objetivos propostos no estudo foram atingidos através de uma pesquisa descritiva utilizando a ferramenta Google Drive®, composta de perfil sócio econômico, analise da interação dos estudantes com empresas e com outros consumidores através das mídias, como também as preferências do entrevistado em relação ao tema abordado e de fato, a análise da influência das mídias no processo de decisão de compra. Os dados foram tabulados e tratados utilizando os testes Qui-Quadrado de Fisher e analise de correspondência validando a hipótese de que o estudante de administração da UFRN sofre influência das mídias digitais no processo de decisão de compra.
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    TCC
    A mulher na reforma agrária: um estudo sobre as contribuições do Curso de Especialização em Economia Solidária e Desenvolvimento Territorial para a atuação de mulheres assentadas rurais no Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Araújo, Nakita de; Brandão, Pamela de Medeiros; Paiva, Juarez Azevedo de; Gonçalves, Salete
    O presente trabalho avalia as contribuições do Curso de Economia Solidária e Desenvolvimento Territorial desenvolvido pela parceria PRONERA/UFRN/OASIS, para a atuação das mulheres em assentamentos rurais do Rio Grande do Norte. Para tanto descreveu a proposta pedagógica do Curso de Especialização em Economia Solidária e Desenvolvimento Territorial e seu processo de operacionalização; traçou o perfil das mulheres assentadas rurais egressas do Curso de Curso de Especialização em Economia Solidária e Desenvolvimento Territorial; verificou a perspectiva dessas mulheres sobre as habilidades e competências adquiridas durante a formação acadêmica realizada; identificou as atividades desempenhadas pelas egressas do Curso antes e depois do processo educativo, em prol do desenvolvimento das áreas de reforma agrária; e por fim apresentou a percepção das assentadas rurais sobre a aplicabilidade dos conhecimentos profissionais adquiridos nas atividades mapeadas. Trata-se de uma pesquisa exploratória-descrita com abordagem qualitativa, que empregou a entrevista como técnica de coleta de dados junto às egressas do Curso investigado. Como resultado, verificou-se que o Curso contribuiu para a ampliação e melhoria no nível de atuação das mulheres nas áreas de reforma agrária, especificamente em assentamentos rurais do Rio Grande do Norte. O curso de especialização permitiu ainda o desenvolvimento de habilidades e competências requeridas pelo PRONERA, de forma que apresenta perspectivas de promover um processo de transformação social por meio da educação do e no campo. Além disso, o curso ampliou as possibilidades de uma atuação mais protagonista da mulher assentada rural e quilombola nas comunidades em que residem.
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    Dissertação
    Análise da gestão de compras de livros no Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Cariri
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-11-23) Gomes, Ana Paula de Oliveira; Brandão, Pamela de Medeiros; http://lattes.cnpq.br/9451364933481439; Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva; https://orcid.org/0000-0003-4884-8599; http://lattes.cnpq.br/5716461725901505; Reis, Paulo Ricardo da Costa
    Considerando que uma gestão eficiente de compra de livros nas universidades federais apresenta perspectivas contundentes de contribuir na oferta de uma educação mais democrática e inclusiva, com qualidade e com uso eficiente dos recursos públicos; este projeto de dissertação analisa a gestão de compras de livros e o desenvolvimento de acervo do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Cariri. Os objetivos específicos são: descrever o processo de compras de livros com enfoque na atuação do SIBI da UFCA; identificar as etapas do desenvolvimento do acervo na biblioteca; diagnosticar os entraves à gestão de compras de livros e ao desenvolvimento do acervo da biblioteca enfrentados pela universidade e propor ações e diretrizes para a melhoria contínua da gestão de compra de livros e do desenvolvimento do acervo. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, por meio de estudo de caso como estratégia de pesquisa, utilizando a pesquisa documental e entrevistas como técnicas de coleta de dados. Verifica-se que o processo de compras de livros tem sido desenvolvido em suas etapas de seleção, aquisição e avaliação, com significativa atuação SIBI. O SIBI tem atuado nesse processo em diversas fases, desde a discussão de orçamento para a compra, orientação da seleção do material bibliográfico à luz do PPC de curso, organização e composição de documentos para licitação, recebimento das obras, processamento técnico. O desenvolvimento do acervo está centrado em sua criação e crescimento, associado ao projeto pedagógico dos cursos da Universidade, alinhando-se ao planejamento organizacional. Conclui-se que a gestão de compras de livros e o desenvolvimento de acervo do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Cariri tem sido desenvolvida de forma satisfatória, no entanto, existem entraves relacionados a déficits de pessoal, estrutura física, orçamento e gerenciamento nas etapas do desenvolvimento do acervo que precisam ser superados. Para tanto, apresentam-se recomendações de ações para contribuir com uma gestão de compra de livros mais eficiente, como também para dar maior visibilidade a esse processo quer seja no âmbito da gestão universitária, quer seja no âmbito da comunidade acadêmica e da sociedade.
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    Dissertação
    Análise da rede política do turismo brasileiro.
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-02-19) Brandão, Pamela de Medeiros; Baldi, Mariana; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799698J2; ; http://lattes.cnpq.br/9451364933481439; Ferreira, Lissa Valeria Fernandes; ; Lopes, Fernando Dias; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701722H7
    A dissertação analisa a influência das relações entre atores da Rede Política do Turismo Brasileiro que compõem o Conselho Nacional de Turismo no processo de elaboração dos Planos Nacionais de Turismo (PNT 2003/2007 e PNT 2007/2010), centrando-se em dois principais tipos de interação: cooperação e intercâmbio de informações. Para tanto, o estudo parte do entendimento de que a concepção do turismo como um fenômeno humano, conforma-se como uma base conceitual imprescindível para a elaboração, implementação e análise de suas políticas públicas. A aplicação da Teoria de Redes e da Análise de Redes Sociais, funciona como uma ferramenta analítica, além disso, o uso dos conceitos de Rede Política (Policy Networks), permitiram interpretar por meio de aspectos diferenciados, a realidade social presente no turismo de forma mais precisa e detalhada. O estudo teve um corte seccional com perspectiva longitudinal e adotou o estudo de caso, permitindo aplicar o modelo de análise de redes sociais e a abordagem qualitativa. Através da pesquisa realizada, constatou-se que o processo de elaboração dos Planos Nacionais de Turismo foi resultado da interação de uma complexa rede de atores públicos e privados, os quais compõem o Conselho Nacional de Turismo, e que o poder de influência deles se deu simultaneamente, mas não simetricamente, pela sua atuação/ intervenção nas reuniões, e pela posse de recursos econômicos e organizacionais. Assim sendo, o estabelecimento de parcerias e as trocas de informações entre os atores foram subjacentes ao processo de elaboração dos PNTs, tanto na percepção e inserção de problemas na agenda governamental, quanto na realização de propostas que os solucionassem, norteando assim a construção dos macroprogramas e programas contidos em ambos os planos investigados.
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    Dissertação
    Análise do financiamento público da extensão universitária no âmbito da Universidade Federal do Cariri, no período de 2016 a 2020
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-11-29) Pereira, Vicente Hudson Sousa; Brandão, Pamela de Medeiros; http://lattes.cnpq.br/9451364933481439; http://lattes.cnpq.br/8727299316571373; Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva; http://lattes.cnpq.br/5716461725901505; Silva, Francisco Raniere Moreira da; http://lattes.cnpq.br/2730899546469789
    Considerando o papel relevante que a extensão exerce no alcance dos objetivos institucionais, especificamente, em se tratando da Universidade Federal do Cariri (UFCA), esta dissertação tem como objetivo analisar a influência do financiamento público para a extensão universitária, no período de 2016 a 2020. Para tanto, teve como objetivos específicos: apresentar um panorama da Política de Extensão e suas linhas de atuação; identificar as ações extensionistas; verificar os recursos orçamentários aplicados; e relacionar o financiamento público e a extensão universitária desenvolvida na UFCA. A pesquisa classificou-se como descritiva, exploratória, quantitativa e documental. Os dados utilizados foram obtidos mediante a coleta de informações contidas em documentos institucionais e em relatórios de execução orçamentária gerados no sistema Tesouro Gerencial. Os resultados da análise descritiva apontam que a Política de Extensão da UFCA tem se consolidado e fortalecido ao longo dos anos pelo conjunto de atividades realizadas desde sua criação. Em suas quatro linhas de atuação – relação entre universidade e escola básica; saúde comunitária; tecnologias socioambientais; e trabalho, renda e economia solidária – tem desenvolvido um diversificado número de programas e ações institucionais de extensão, bem como realizado uma quantidade expressiva de ações por meio de projetos extensionistas. Os resultados mostraram ainda que a destinação de recursos para as atividades que compõem a tríade acadêmica foi equilibrada ao longo do período graças à política institucional de priorização do custeio dessas atividades, sinalizando que a UFCA tem buscado seguir o mandamento da indissociabilidade preconizada na Constituição Federal. Conclui-se que o financiamento público tem contribuído positivamente para o desenvolvimento das atividades de extensão na universidade, especialmente por meio da concessão de bolsas para os estudantes extensionistas, no entanto esses recursos não têm se constituído como um fator determinante haja vista que mesmo com os recursos orçamentários estáveis ao longo dos anos, houve um crescimento da quantidade de ações e de envolvimento de docentes extensionistas. A partir da discussão apresentada, recomenda-se que a UFCA priorize para além do pagamento de bolsas, o investimento de outras despesas dos projetos de extensão de modo a permitir o desenvolvimento de ações ainda mais expressivas. Por fim, o trabalho trouxe à tona algumas reflexões sobre a relevância do financiamento público para o debate acadêmico e sugeriu, como pesquisas futuras, sua replicação em outras Instituições Federais de Ensino (IFES), e a realização de estudos sobre o financiamento da pesquisa e do ensino no âmbito da UFCA.
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    TCC
    Análise do programa de aquisição de alimentos na modalidade compra doação simultânea, executado pela Emater no Rio Grande do Norte (2015-2017)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Félix, José Adalberto de Souza; Brandão, Pamela de Medeiros; Brandão, Pamela de Medeiros; Paiva, Juarez de Azevedo; Cardoso, Bruno Luan Dantas
    Esse trabalho analisa o Programa de Aquisição de Alimentos, na modalidade Compra Doação Simultânea, gerenciada pela EMATER no Rio Grande do Norte, no período de 2015 a 2017. Para tanto, apresenta o contexto da execução desse programa no estado, identificando os atores envolvidos e apresentando uma classificação dos produtos adquiridos e doados no PAA - CDS e as unidades recebedoras (entidades). Verificando os recursos utilizados, e traçando o perfil dos seus beneficiários fornecedores e consumidores. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, com abordagem quanti-qualitativa que adotou o estudo de caso como estratégia de pesquisa. A partir da pesquisa realizada, através de levantamento documental e observação participante, verificou-se que esse programa vem sendo executado de modo satisfatório, por meio de uma gestão comprometida com os objetivos do programa e com a execução das metas estabelecidas. Essa pesquisa permitiu apontar os limites de execução do programa, e assim delinear os principais desafios que precisam ser enfrentados pela EMATER para fortalecer o PAA-CDS no RN.
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    Dissertação
    Análise processual: projeto de intervenção das atividades dos departamentos vinculados aos centros acadêmicos da UFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-05-31) Fonseca, Alysson Diniz; Sano, Hironobu; https://orcid.org/0000-0002-4955-8895; http://lattes.cnpq.br/6037766951080411; http://lattes.cnpq.br/5387371555559598; Brelaz, Gabriela; Brandão, Pamela de Medeiros; http://lattes.cnpq.br/9451364933481439
    A Reforma do Estado Nacional a partir de meados dos anos 1990 temdemandadonovos modelos de gestão que buscam implementar a modernização dagestãopública nacional, com foco no melhoramento do serviço prestado e, nessecontexto, as instituições públicas estão buscando acompanhar a necessidade do usuário. Nosúltimos anos, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) fortaleceuosseus meios digitais proporcionando uma melhoria na qualidade do serviçoprestado, com a premissa de que esses esforços devem ser feitos emconjuntocomosservidores, proporcionando melhoria contínua. O presente projeto de intervençãoconsidera o diagnóstico e a análise dos trâmites processuais do DepartamentodeFundamentos e Políticas da Educação (DFPE) do Centro de EducaçãodaUniversidade Federal do Rio Grande do Norte (CE/UFRN), procedimentoqueidentificou que a unidade possui cerca de 22% (vinte e dois por cento) de devoluçãoem processos abertos na sua unidade. Assim, esse estudo temcomoobjetivominimizar os efeitos dessa falha, partindo do princípio da necessidade detornar oprocesso administrativo cada vez mais eficiente, eficaz e transparente. Apartir doexposto, o projeto visa esclarecer o fundamento normativo básico de cadaserviçoadministrativo que os departamentos vinculados aos Centros Acadêmicos deEnsinoproporcionam, partindo da análise dos trâmites processuais do DFPEnointuitodeorganizar de forma sucinta e didática a criação de um manual, por meiodosresultados do questionário aplicado com o auxílio do grupo focal para facilitar asoperações de servidores lotados nos departamentos que possuematividadesadministrativas semelhantes às do DFPE, que está vinculado ao CE, e nos demais7(sete) Centros Acadêmicos e suas respectivas unidades da UFRN.
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    Dissertação
    Avaliação da gestão de egressos dos cursos de graduação da UFCA
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-06) Costa, Éricson Everton Silva; Brandão, Pamela de Medeiros; http://lattes.cnpq.br/9451364933481439; http://lattes.cnpq.br/2490433612286570; Alves Filho, Antônio; http://lattes.cnpq.br/4852627579601532; Silva, Francisco Raniere Moreira da
    Esta dissertação avalia o processo de gestão de egressos dos cursos de graduação da UFCA, tendo como enfoques as ações nas dimensões de estruturação, do relacionamento e da repercussão. Para atender ao objetivo geral, teve como objetivos específicos: apresentar um panorama da gestão de egressos da universidade e seus processos; aferir o grau de importância atribuído a ações e a estratégias pela ótica dos gestores acadêmicos; identificar entraves e sugestões para um eficaz processo de gestão de egressos na percepção dos gestores acadêmicos; e propor ações estratégicas para aprimoramento da gestão de egressos. Apresenta uma discussão e fundamentação teórica e empírica com perspectivas nas políticas públicas de avaliação educacional e na importância da gestão dos egressos para a qualidade da educação do ensino superior. Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se como avaliativa e descritiva assumindo uma abordagem analítica quali-quantitativa. Adota como estratégia de pesquisa o estudo de caso e utiliza como técnicas de coleta de dados a pesquisa documental, entrevistas com os gestores da Pró-Reitoria de Graduação e levantamento (survey) com aplicação de questionários aos coordenadores de cursos de graduação da universidade investigada. A partir da pesquisa empreendida avalia-se que embora sejam desenvolvidas importantes ações voltadas para os egressos dos cursos de graduação na UFCA, a gestão de egressos na universidade, baseando-se nas dimensões citadas, não tem sido plenamente eficaz na busca pela excelência acadêmica. As ações desenvolvidas não contemplam todas as possibilidades estratégicas, sendo mais voltadas para ações de repercussão, e ainda não trouxeram o impacto esperado, revelando que precisam ser melhor articuladas, divulgadas e consolidadas. Para tanto, essa pesquisa recomenda ações estratégicas para aprimoramento da gestão de egressos.
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    Dissertação
    Avaliação das contribuições do consórcio público intermunicipal para a gestão compartilhada do Geoparque Seridó Potiguar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-06) Silva, Jodinaldo Alexandre da; Brandão, Pamela de Medeiros; http://lattes.cnpq.br/9451364933481439; http://lattes.cnpq.br/8615470858891860; Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva; https://orcid.org/0000-0003-4884-8599; http://lattes.cnpq.br/5716461725901505; Gonçalves, Salete
    Essa dissertação avalia as contribuições do Consórcio Púbico Intermunicipal para a gestão compartilhada do território Geoparque Seridó Potiguar. Para tanto, descreve o Território Geoparque Seridó situado no semiárido nordestino, região centro-sul do Estado do Rio Grande do Norte. Em seguida, apresenta a estrutura de governança do Consórcio Público Intermunicipal e a sua atuação, identificando as contribuições desta instância para a gestão compartilhada do território Geoparque Seridó; bem como os seus desafios enfrentados. Metodologicamente, se classificada como uma pesquisa exploratória-descritiva, com abordagem qualitativa. Para a coleta de dados adotou-se como estratégia a pesquisa documental e a entrevista junto a atores que integram a estrutura de governança do Consórcio Público responsável pela gestão compartilhada do Geoparque Seridó Potiguar junto aos seus municípios integrantes (Acari, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Currais Novos, Lagoa Nova e Parelhas). Os dados coletados foram analisados por meio da técnica de análise descritiva funcionalista e interpretados à luz da literatura. Como resultado, verificou-se que o modelo de Consorcio Público Intermunicipal além de garantir a participação de diferentes atores na governança do Geoparque Seridó está possibilitando o desenvolvimento de ações cooperadas para a superação de problemas comuns; permitindo atender os objetivos do Geoparque e facilitando a adaptação da gestão as interferências políticas. No entanto, tem contribuído ainda de forma incipiente para a melhoria da eficácia da administração do Geoparque, para o desenvolvimento de projetos de infraestrutura e para a maximização da utilização dos recursos financeiros e físicos. Essas contribuições têm sido influenciadas no geral por desafios relacionados aos recursos financeiros escassos e/ou restritos que dificulta a contratação de pessoal suficiente para conduzir as ações do consórcio, a falta de um plano estratégico de ação e a insuficiente comunicação entre os membros da estrutura de governança. Por fim, avalia-se em que se pesem as perspectivas de contribuições desse modelo para uma gestão compartilhada, o Consórcio Público Intermunicipal Geoparque Seridó ainda enfrenta desafios que tem limitado o alcance de suas contribuições.
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    Dissertação
    Avaliação do processo de implantação do programa de aquisição de alimentos na modalidade compra institucional na Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    (2018-03-01) Oliveira, Luciana de Medeiros; Brandão, Pamela de Medeiros; ; ; Reis, Paulo Ricardo da Costa; ; Sousa, Washington José de;
    A presente dissertação avaliou o processo de implementação do modelo de Compras Institucionais do Programa Aquisição de Alimentos (PAA) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), utilizando o Protocolo 5C de Brynard, que se utiliza de cinco variáveis (conteúdo, contexto, comprometimento, capacidade e clientes) para avaliar a implementação de políticas públicas. Para o percurso metodológico foi adotada uma pesquisa avaliativa de implementação, com abordagem descritiva analítica. Trata-se de um estudo de caso na UFRN, onde foram aplicadas entrevistas com roteiros semiestruturados e observação participante, além da pesquisa documental. Os resultados encontrados mostraram que o modelo de implementação do PAA na modalidade compras institucionais na UFRN não contou com modelo pré-concebido, tendo sido formulado à medida que os implementadores se reuniam para discussão do processo. O contexto histórico foi um ponto que trouxe algumas dificuldades à execução do programa, visto ter sido um momento conturbado na esfera econômica e política do país. Enquanto isso, o comprometimento dos implementadores e a capacidade administrativa da UFRN foram os pontos fortes da implementação, contribuindo com a efetivação da política. Ademais, também se tem que o PAA-CI da UFRN trouxe resultados positivos tanto aos agricultores familiares quanto a própria instituição. Ao final fazem-se recomendações para o refinamento do modelo de compras institucionais adotado pela UFRN para o aprimoramento das duas próximas chamadas.
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    TCC
    Compreender as experiências e motivações de anfitriões sobre a hospedagem de intercambistas do programa lar global da AIESEC-Natal na ótica da teoria da dádiva
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12) Araújo, Rissia Caroline Xavier de; Ramos, Anatália Saraiva Martins; Ramos, Anatália Saraiva Martins; Teixeira, Jeanne Christine Mendes; Brandão, Pamela de Medeiros
    O presente trabalho tem como objetivo descrever as experiências e motivações de hospedagem de anfitriões do Programa Lar Global da AIESEC-Natal na perspectiva de anfitriões (hosts) desse programa. A AIESEC é uma organização do terceiro setor que tem três produtos como base, o Voluntário, Empreendedor e Talento Global, o qual no voluntário e no empreendedor há o programa lar global, que tem a vertente totalmente voluntária e que é o enfoque neste trabalho. O marco teórico utilizado é o da Teoria da Dádiva (MAUSS, 2003). A pesquisa é de natureza qualitativa, tendo a narrativa como abordagem metodológica. Na coleta de dados, utilizou-se o método de entrevista semiestruturada junto a dez anfitriões. A análise das entrevistas foi feita por meio da técnica de análise de conteúdo, além disso, ocorreu a separação do conteúdo bruto para o conteúdo mais refinado, facilitando a análise deste. Como um dos resultados deste trabalho, foi possível perceber que a teoria da dádiva se amolda ao universo das experiências dos hosts, visto que o “dar, receber e retribuir” que este programa proporciona para os participantes é um componente principal para as motivações destes hospedarem de forma totalmente gratuita. Além disso, evidenciou-se que a troca cultural é o fator primordial para que essas experiências sejam de fato transformadas em satisfatórias e recomendáveis.
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    TCC
    Contribuições do marketing digital para a sobrevivência de micro e pequenas empresas no mercado brasileiro
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Barreto Neto, Miguel; Medeiros, Joacy Pedro de Macêdo; Medeiros, Joacy Pedro de Macêdo; Brandão, Pamela de Medeiros; Silva, Zivanilson Teixeira e
    Este estudo objetiva apresentar uma reflexão sobre as contribuições do marketing digital para a sobrevivência de micro e pequenas empresas no mercado competitivo brasileiro. Para isso desenvolve-se uma pesquisa teórica numa perspectiva critica-reflexiva a partir de pesquisa bibliográfica e documental. Tem-se que o marketing digital proporciona um vasto alcance de clientes a um custo operacional menor, fazendo com que as empresas que aderem a esta ferramenta obtenham um diferencial que irá ocasionar uma vantagem competitiva no seu ramo de atuação. Verificou-se que se deve fazer uma abordagem integrada da gestão moderna, proporciona conhecimentos aprofundados nas áreas do planejamento e controle de marketing, com a devida consideração pelos aspectos de mercado para estas pequenas empresas. Pode-se concluir que não existe um único fator para a alta taxa de mortalidade das pequenas empresas no Brasil, mas que o desconhecimento de ferramentas de gestão de marketing eleva substancialmente as chances de seu fechamento prematuro, pois estas são uteis para a superação de desafios enfrentados pelo pequeno empreendedor, contribuindo para a sua sobrevivência.
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    Dissertação
    As contribuições do Programa de Integração Ensino e Extensão (PEEX) na formação de estudantes de graduação da Universidade Federal do Cariri (UFCA)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-27) Sousa, Angélica Almeida de; Brandão, Pamela de Medeiros; http://lattes.cnpq.br/9451364933481439; http://lattes.cnpq.br/5412439181137865; Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva; https://orcid.org/0000-0003-4884-8599; http://lattes.cnpq.br/5716461725901505; Silva, Francisco Raniere Moreira da
    Essa dissertação tem como objetivo avaliar os resultados do Programa de Integração Ensino e Extensão (PEEX) para a formação de estudantes dos cursos de graduação da Universidade Federal do Cariri (UFCA) período de 2016 a 2019. Para tanto, tem os seguintes objetivos específicos: Apresentar um panorama sobre o modelo de gestão do Programa de Integração Ensino e Extensão; Mapear os projetos do PEEX, atividades e seus participantes; Verificar o nível de integração entre as atividades de ensino e de extensão realizadas no âmbito de disciplinas dos cursos de graduação por meio do Programa; Identificar as contribuições do PEEX para o desenvolvimento de competências e habilidades dos estudantes, bolsistas e voluntários do projeto; Identificar os desafios para a efetividade do PEEX; e Propor ações de melhoria da efetividade do Programa. Esses objetivos foram desenvolvidos com base em um referencial teórico com ênfase na avaliação de resultados de políticas públicas por uma ótica multicêntrica, positiva e construtiva. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo que adotará uma abordagem quali-quantitativa e utilizará o estudo de caso como estratégia de pesquisa. Para a realização dessa pesquisa fora adotadas duas principais técnicas de coleta de dados: levantamento (survey) e pesquisa documental. Para cada técnica foram utilizados instrumentos de pesquisa diferenciados a saber: questionário estruturado e planilha, respectivamente. Os dados coletados foram analisados de acordo com sua natureza quantitativa ou qualitativa por meio das técnicas de análise do conteúdo e de análise estatística descritiva básica. A partir da pesquisa realizada avalia-se que o PEEX tem contribuído satisfatoriamente para a formação de estudantes dos cursos de graduação da UFCA, na medida em que permitiu o desenvolvimento de competências e habilidades dos estudantes bolsistas e voluntários do projeto. A avaliação permitiu ainda identificar os desafios enfrentados pelo Programa e propor ações de melhoria da sua efetividade ressaltando a relevância empírica dessa proposta, que permitiu trazer dados e informações que poderão angariar elementos para a gestão universitária repensar sua política, fazer os ajustes necessários para que a referida política possa ser melhorada e alcançar o seu sucesso.
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    TCC
    Design thinking nas organizações da sociedade civil: uma proposta de aplicação
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Oliveira, Gabriel Andrade; Brandão, Pamela de Medeiros; Brandão, Pamela de Medeiros; Paiva, Juarez Azevedo de; Azeredo, Raoni Fernandes
    Essa monografia sugere o Design Thinking como metodologia adequada para utilização na gestão das Organizações da Sociedade Civil. Apresenta, a partir de uma pesquisa teórica e reflexiva, uma proposta de aplicação alinhada as especificidades que caracterizam essas organizações. A referida pesquisa evidencia a importância do papel exercido pelas Organizações da Sociedade Civil no cenário brasileiro, através das intervenções participativas que fomentam o desenvolvimento social, econômico e humanitário do mundo. No entanto, os desafios contemporâneos vivenciados por essas organizações denotam como o Design Thinking pode ser uma ferramenta impulsionadora de iniciativas que auxiliem a superação dos desafios gerenciais, através da concepção de soluções inovadoras para atender às demandas humanas e organizacionais dos atores da sociedade civil. Desse modo, o Design Thinking demonstra a capacidade de ser um catalizador de novas ideias, métodos e ferramentas de trabalho para incorporação na gestão das Organizações da Sociedade Civil.
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    Tese
    Dinâmica das relações horizontais: uma análise a partir dos conselhos nacionais de secretários estaduais
    (2017-03-02) Silva Filho, Roosevelt Bezerra da; ; http://lattes.cnpq.br/6037766951080411; ; http://lattes.cnpq.br/3579479372575748; Tinoco, Dinah dos Santos; ; http://lattes.cnpq.br/8281386555414820; Guerra, Lenin Cavalcanti Brito; ; http://lattes.cnpq.br/4855963921757968; Brandão, Pamela de Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/9451364933481439; Araújo, Richard Medeiros de; ; http://lattes.cnpq.br/6158536331515084
    Esta tese trata das relações intergovernamentais a partir das articulações horizontais desenvolvidas no âmbito dos Conselhos Nacionais de Secretários Estaduais. A pesquisa analisou como ocorrem as articulações horizontais nos Conselhos Nacionais de Secretários de Estado e quais as suas implicações para a cooperação intergovernamental. Três pressupostos nortearam a pesquisa, o primeiro é que as dificuldades para o controle fiscal e manutenção da capacidade administrativa, por parte dos estados, promovem maior articulação entre os entes federativos; o segundo pressuposto é que visões não compartilhadas entre os secretários acerca de uma determinada questão dificultam à articulação e a cooperação intergovernamental e aumentam a necessidade de coordenação federativa; e o terceiro pressuposto é que a articulação horizontal sofre influência do cenário mais geral da federação. Os pressupostos advêm da combinação dos aspectos que devem ser considerados para a análise de políticas públicas de Pierson (1995) com os fatores determinantes para a formação de alianças de Abrúcio e Gaetani (2006). Quanto aos processos metodológicos, a pesquisa se utilizou da estratégia de estudo de caso com abordagem qualitativa. Quanto aos fins se caracterizou por se descritivo analítico alinhado aos pressupostos da abordagem institucional histórica. Os dados foram analisados segundo a técnica de análise documental para os dados secundários, enquanto que os dados primários foram analisados seguindo a técnica de análise de conteúdo, desenvolvida por Bardin (1977). Os principais resultados apontam que os fatores que permitem ou não a formação de articulação/cooperação/coordenação federativa em/entre três organizações que se preocupam em aproximar os estados e o Distrito Federal para debater questões de interesse comum, formar estratégias de ação coordenada e buscar exercer influências nas políticas que vêm do Governo Federal. Em linhas gerais, conclui-se que os três Conselhos apresentam graus de articulações diferentes, sejam estes no aspecto horizontal ou vertical, explicados pela path dependency em que estas organizações foram criados e se relacionaram a partir dos eventos críticos.
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    TCC
    Economia e finanças solidárias: o caso do Banco Comunitário de Pureza – Bebida Velha/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Pires, Isabelle Ferreira; Brandão, Pamela de Medeiros; Cunha, Abdon Silva Ribeiro da; Cardoso, Bruno Luan Dantas
    Este trabalho tem por objetivo avaliar a luz da releitura do protocolo 5C de Brynard as finanças e economia solidária da comunidade de Bebida Velha, município de Pureza – Rio Grande do Norte, essa experiência de bancos comunitários, possui conceitos e formas de operações inovadores no âmbito das finanças solidárias e no desenvolvimento socioeconômico territorial. Utilizando-se da análise dos principais clusters de variáveis explicativas do protocolo 5C de Brynard, na implementação do Banco Comunitário de Desenvolvimento, no qual permite uma melhor compreensão das dimensões e especificidades da economia e solidaria. Este trabalho realiza um estudo qualitativo e exploratório com o intuito de verificar como funciona a metodologia da implementação e as necessidades do Banco Comunitário de Desenvolvimento (BCD) de Bebida Velha – Pureza. Conforme os requisitos estabelecidos na metodologia de replicação de BCD´s do ITES/ UFBA, além de um levantamento bibliográfico acerca da temática desse estudo de caso e entrevistas semiestruturas e informais. O presente estudo apontou que o BCD de Pureza atende à maioria dos requisitos propostos pela metodologia utilizada pela incubadora, no que revela o sucesso dessa iniciativa, contudo esse sucesso possui algumas limitações e não depende apenas do processo de implantação, mas sobretudo de sua continuidade e sustentabilidade institucional.
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    TCC
    Economia solidária, maricultura e condições de vida: o caso das maricultoras da Associação de Maricultura e Beneficiamento de Algas de Pitangui – AMBAP
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-07-09) Varela, Jaime Coutinho; Brandão, Pamela de Medeiros; Brandão, Pamela de Medeiros; Paiva, Juarez Azevedo; Cardoso, Bruno Luan Dantas
    O presente trabalho analisa a influência das atividades econômico-solidárias exercidas nas condições de vida as maricultoras associadas à Associação de Maricultura e Beneficiamento de Algas de Pitangui – AMBAP. Para tanto, caracterizou a AMBAP no contexto territorial da comunidade de Pitangui; descreveu as atividades econômico-solidárias desenvolvidas; caracterizou o perfil socioeconômico das maricultoras associadas; evidenciou o antes e o depois na trajetória de vida das maricultoras, com a participação nesse Empreendimento Econômico Solidário (EES); e por fim identificou a percepção das maricultoras sobre as contribuições econômica, cultural, social e política advindas com a participação na AMBAP. Trata-se de uma pesquisa descritiva com uma abordagem qualitativa, que utilizou entrevista como técnica de coleta de dados junto às maricultoras da AMBAP. Como resultado, verificou-se que as atividades econômico-solidárias realizadas na AMBAP têm influenciado positivamente tanto nas condições de vida das maricultoras quanto na comunidade de Pitangui. O desempenho dessas atividades indica que a associação, para além das atividades de produção e comercialização de seus produtos, tem assumido princípios cooperativos como premissa de funcionamento, expressos especialmente no que diz respeito às atividades educacionais, sua relação com a comunidade e a preocupação com a preservação ambiental.
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    TCC
    Educação popular: proposta de fortalecimento do Projeto “Leia Mais” na Comunidade Quilombola de Acauã/Poço Branco-RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Almeida, Clara Soares de; Sousa, Washington José de; Paiva, Juarez Azevêdo de; Brandão, Pamela de Medeiros
    O presente estudo analisa a situação da Comunidade Quilombola de Acauã e propõe melhorias para o “Projeto Leia Mais”, de modo a promover desenvolvimento local a partir do acesso a um processo de educação complementar. Baseado nos princípios da Educação Popular, que utiliza o saber do povo na construção de novos saberes, fazendo uma relação entre o saber popular e o saber científico. E, nos princípios de solidariedade e cooperação, conforme propõe a Economia Solidária. O “Projeto Leia Mais” foi criado por um Jovem da própria comunidade, a partir de um projeto semelhante em que ele participava na escola onde estuda. O projeto consiste na leitura compartilhada entre crianças e jovens, como forma de incentivo a leitura e contribuição com o processo de aprendizagem. Na execução deste Projeto, a comunidade participa, colaborando com o próprio desenvolvimento. Assim, os Quilombolas conquistam melhor qualidade de vida para toda comunidade.
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