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Navegando por Autor "Brasil, Maria Ghisleny de Paiva"

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    TCC
    O berçário como espaço de desenvolvimento infantil para crianças na creche
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-16) Araújo, Jailma Natália Alves de; Melo, Jacicleide Ferreira Targino da Cruz; Silva, Diego de Lima Santos; Brasil, Maria Ghisleny de Paiva
    Um dos ambientes que cada vez mais tem feito parte da vida da criança, desde muito cedo, diz respeito ao berçário da Creche. Em função disso, verifica-se uma crescente preocupação da sociedade em geral e da comunidade científica em compreender o papel desse contexto no desenvolvimento da criança. Nesse sentido, esta monografia procura responder: quais as contribuições do berçário para o desenvolvimento da criança na Creche? As ações que conduziram a pesquisa organizada para responder a essa problematização parte da definição dos seguintes objetivos: Investigar o berçário na creche e analisar as contribuições do berçário para o desenvolvimento da criança. Para isso, foi realizada uma pesquisa em um berçário do Centro Municipal de Educação Infantil Joaquim Lopes Pequeno, localizado na cidade de Cruzeta-RN. Com isso, foi feita uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo etnográfica com características de um estudo de caso; como instrumento de pesquisa utilizou-se a observação participante e registros dos dados e reflexões construídas no percurso da investigação no caderno de campo. Como fundamentação teórica foram feitos estudos em Vygotsky (2007); Barbosa (2010), Horn (2004), Kramer (2003), Ostetto (2008), entre outros estudiosos da infância e Educação Infantil. Assim como, em documentos oficiais, entre eles: a LDB (BRASIL, 1996); o RCNEI (BRASIL, 1998); os Parâmetros Básicos de Infraestrutura para instituições de Educação Infantil (BRASIL, 2006); as DCNEI (BRASIL, 2010); a BNCC (BRASIL, 2018). Com o estudo foi possível perceber que não há um reconhecimento das potencialidades das crianças no ambiente do berçário da Creche, por conseguinte, há necessidade de contemplar experiências que explorem diferentes espaços da instituição de Educação Infantil a partir de uma prática pedagógica planejada e qualificada, que promova o desenvolvimento integral das crianças desse contexto. Desse modo, espera-se que este estudo promova reflexões acerca do trabalho desenvolvido nas instituições que atendem crianças no berçário, de maneira que possibilite um olhar mais sensível dos profissionais que atuam neste ambiente, a fim de contribuir para pensar o espaço, tempo, materiais e desenvolvimento integral das crianças.
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    Dissertação
    A contribuição do estágio supervisionado para a formação reflexiva do pedagogo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-07-14) Brasil, Maria Ghisleny de Paiva; Andrade, João Maria Valença de; ; http://lattes.cnpq.br/0350305925407630; ; http://lattes.cnpq.br/6174357457741281; Ibiapina, Ivana Maria Lopes de Melo; ; http://lattes.cnpq.br/2887767376788158; Ferreira, Maria Salonilde; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787859Y0; Cavalcante, Christianne Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/5337718629104196
    Este estudo investigou a contribuição do estágio supervisionado para a formação reflexiva dos graduandos em serviço do curso de Pedagogia do Programa de Formação Profissional para a Educação Básica PROFORMAÇÃO, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte / Campus Avançado João Ismar de Moura CAJIM, da cidade de Patu / RN. Com base nos estudos de Schon (2000), Alarcão (2003), Pimenta (1994, 2000), Tardif (2002) Ibiapina(2008) entre outros adotamos um referencial teórico que vêm se debruçando sobre estudos relativos a formação reflexiva do professor, na perspectiva de também contribuir para a profissionalização docente. O estudo se insere na abordagem qualitativa da pesquisa colaborativa. No processo, foram utilizados os seguintes instrumentos e procedimentos de construção dos dados: entrevista individual e coletiva, sessão reflexiva, observação, videoformação, material prescrito, documentos pessoais. A relevância da presente pesquisa está em evidenciar a contribuição da perspectiva reflexiva no exercício da docência para os saberes dos professores, a valorização profissional docente, a relação teoria-prática, o trabalho coletivo, a escola e universidade como espaço de formação contínua. Os achados apontam que: a) o estágio para quem já é docente passa a ser uma investigação da ação docente, buscando (re)significações das práticas; b) o estágio ainda apresenta-se como atividade limitada para aplicabilidade das teorias estudadas, daí a necessidade de relações dialogais entre teoria e prática nos cursos de formação, sendo necessária a sua ressignificação; c) mesmo vivenciando uma formação em serviço, as professoras-alunas ainda carecem de elementos que lhes possibilitem relacionar teoria e prática, embora compreendam a sua importância; d) a discussão colaborativa pode ser uma estratégia que se implementada e incentivada, poderá vir as ser uma alternativa para a consolidação da formação reflexiva; e) É importante a atuação coletiva dos professores no espaço da escola e da universidade, como oportunidade de evolução do processo reflexivo; f) as alunas-professoras ainda não compreendem o que seja reflexão e não a vivenciam, mas percebem a sua necessidade para o mudar o pensamento e a forma de agir; g) há conflitos entre os saberes docentes das alunas-professoras e as ações constitutivas do real, gerando contradições entre o dizer e o fazer formativo
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