Navegando por Autor "Brasil, Universidade Federal do Rio Grande do Norte"
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Anais Anais do II Colóquio Nacional História Cultural e Sensibilidades(Departamento de História do CERES-UFRN, 2012-11-23) Brasil, Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Departamento de História do CERES-UFRN, Centro de Ensino Superior do SeridóAnais do II Colóquio Nacional História Cultural e Sensibilidades, realizado em Caicó, no CERES-UFRN, em 2012Anais Anais do III Colóquio Nacional História Cultural e Sensibilidades(Departamento de História do CERES-UFRN, 2013-11-23) Brasil, Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Centro de Ensino Superior do Seridó, Departamento de História do CERES-UFRNAnais do III Colóquio Nacional História Cultural e Sensibilidades, realizado em Caicó, no CERES-UFRN, em 2013Livro Observatório das desigualdades: relatório anual 2020: glossário de desigualdades(SEDIS-UFRN, 2021) Brasil, Universidade Federal do Rio Grande do NorteO Glossário das Desigualdade é um fruto do Observatório em processo de cocriação, e está disponível no nosso site e nas redes sociais. A ideia de termos um Glossário que apresentasse verbetes fundamentais para conhecer as desigualdades e as ações públicas para seu enfrentamento surgiu quando estávamos organizando dois cursos de extensão que ofertamos em 2020: “Desigualdades e ações públicas” e o Conversatório “Descomplicando Gênero”. A partir do planejamento dessas atividades, constatamos a necessidade de desenvolver um material audiovisual que introduzisse cada uma das peças desse intrincado quebra-cabeça, que é o jogo das desigualdades, por meio de contribuições plurais, representando diferentes pontos de vistas. Nesta publicação, trazemos uma parte desse material, cuja dinâmica de produção se amplia e transforma a cada dia, assim como esperamos que sejam todas as iniciativas do Observatório das Desigualdades. Afinal, nada deve parecer impossível de mudar, principalmente quando se trata das desigualdades. É fundamental que possamos construir as escadas necessárias para a inclusão, assim como desconstruir as escadas dos privilégios, para que todas e todos possam usufruir de uma sociedade livre, justa e inclusiva.Relatório Relatório de Gestão 2020(EDUFRN, 2020) Brasil, Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Pró-Reitoria de Planejamento, (PROPLAN)Este documento apresenta inicialmente a visão geral da Instituição com a descrição de sua estrutura organizacional, na qual se destaca a criação da Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (FELCS), em 2020, na cidade de Currais Novos-RN.Relatório Relatório de gestão 2021(EDUFRN, 2021) Brasil, Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Pró-Reitoria de Planejamento, PROPLANA Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) apresenta à sociedade e, em especial, à sua comunidade universitária, o relatório de atividades do ano de 2021, peça que integra sua prestação de contas, destacando suas principais ações e resultados obtidos. Embora ainda atravessando um período desafiador em virtude da pandemia da COVID-19, a UFRN mostrou-se capaz de avançar no cumprimento da sua missão e de acordo com sua visão institucional. O relatório que se segue é apresentado de forma clara, concisa, objetiva e cumpre as recomendações do Tribunal de Contas da União (TCU) acerca da forma e do conteúdo, garantindo a fidedignidade, a precisão e a completude das informações.Na parte inicial do relatório está descrita a estrutura organizacional da Instituição, com destaque para a criação neste período da Corregedoria e do Núcleo Interdisciplinar de Estudos dos Recursos do Mar (NIRMAR). Quanto à gestão estratégica institucional, referenciada pelo Mapa Estratégico - que elenca dez objetivos com seus respectivos indicadores, metas e iniciativas estratégicas, disponível no Plano de Gestão da UFRN (2019-2023) - ressalta-se a execução dos objetivos estratégicos, cujo alcance foi de 93%. Alinhado às boas práticas da gestão pública, a UFRN atingiu o 1° lugar entre as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), como o melhor resultado do país no Índice Integrado Governança e Gestão (IGG) do Tribunal de Contas da União (TCU) no ciclo 2021. A Instituição ficou também posicionada em 2° lugar entre todas as organizações do Poder Executivo Federal. Em relação ao Ensino, em 2021, foram iniciados dois cursos de graduação - Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades e Administração Pública - e aprovado um curso de Engenharia de Produção com ingresso de estudantes no ano de 2022. Cumpre assinalar as ações da Política de Melhoria da Qualidade dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação da Instituição, que contribuiu para o processo de reestruturação envolvendo quatro programas de pós-graduação. Referente ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), ainda sem resultado da edição 2020, cabe destacar as ações desenvolvidas em 2021, como a criação do Portal ENADE da UFRN, os documentos de Boas Práticas, o FAQ, o Guia de orientação para análise dos relatórios de Curso do ENADE e Tutoriais sobre o Sistema ENADE. E, a fim de fomentar Mobilidade Acadêmica Nacional, a UFRN aderiu, por meio da Resolução nº 186/2021 – CONSEPE, ao Programa Promover ANDIFES - Programa de Mobilidade Virtual em Rede entre as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). No que diz respeito à acessibilidade e à inclusão, ressalta-se que a Instituição aprovou em 2021, um conjunto de instrumentos que permitem o aperfeiçoamento e a execução das ações afirmativas como a implementação de bancas de heteroidentificação nos processos seletivos e a reserva de vagas para pessoas com deficiência, dentro da ampla concorrência no ingresso por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), além da instituição do argumento de inclusão da agricultura familiar para cursos técnicos. Soma-se a isso a continuidade dos auxílios de inclusão digital e instrumental, como forma de garantir a permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica durante o modo remoto de ensino, com mais de quatro mil auxílios oferecidos.No campo da inovação, a UFRN avançou da 5ª colocação, em 2019, para a 2ª colocação, em 2020, no ranking do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) referente a solicitantes nacionais de registro de programa de computador, sendo a 1ª entre todas as universidades do Brasil. A instituição desponta entre as ICTs das Regiões Norte e Nordeste com maior número de cartas patentes já concedidas, sendo 41 até o final do ano. Ainda em 2021, a UFRN foi apontada como a Universidade mais empreendedora entre quatro regiões do país na 4ª edição do Ranking de Universidades Empreendedoras, organizado pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores - Brasil Júnior.Por fim, salienta-se o relevante papel social desempenhado pela UFRN no enfrentamento do novo coronavírus (SARSCoV-2) no Rio Grande do Norte, no ano de 2021, com contribuições como testagem, consultas, desenvolvimento de plataformas, apoio a vacinação, produção de materiais informativos, participação em diversos comitês científicos e atendimento nos seus hospitais universitários.Assim, a Universidade e a sua comunidade acadêmica não mediram esforços na atuação solidária ao enfrentamento da pandemia, enquanto avanços significativos foram conquistados no cumprimento da missão institucional, apoiados nos pilares de ensino, pesquisa, extensão e inovação, observando, com tais ações, o preceito básico de servir integralmente à sociedadeRelatório Relatório de gestão 2022(EDUFRN, 2022) Brasil, Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Pró-Reitoria de Planejamento, PROPLANA Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) apresenta à sociedade, em especial à sua comunidade universitária, o relatório de atividades do ano de 2022, peça que integra sua prestação de contas, além de destacar as principais ações e os resultados alcançados. O relatório é apresentado de forma clara, concisa, objetiva e cumpre as recomendações do Tribunal de Contas da União (TCU) quanto à forma e ao conteúdo, garantindo a fidedignidade, a precisão e a completude das informações. Quanto à gestão estratégica institucional, referenciada pelo Mapa Estratégico, contido no Plano de Gestão da UFRN (2019-2023), ressalta-se o alcance de 93% na execução dos objetivos estratégicos, conforme destacado no capítulo "Governança, Estratégia e Desempenho". O exercício de 2022 foi marcado pelo retorno integral às atividades presenciais após os períodos de isolamento social decorrentes da pandemia de covid-19. Nesse cenário, destaca-se ainda a regulamentação do Programa de Gestão e Desempenho (PGD) na UFRN, que tem por finalidade disciplinar a execução das atividades da Instituição, buscando a eficiência e a qualidade na prestação dos serviços ao usuário.No que se relaciona à questão do Ensino, macroprocesso finalístico da instituição, cabe destacar as ações da Política de Melhoria da Qualidade dos Cursos de Graduação e de Pós-graduação da Instituição, que contribuem para a busca pela excelência da qualidade do ensino na Instituição. Em 2022, os resultados dessas ações já aparecem nos índices tanto do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) quanto da avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Tendo por base os resultados obtidos no ENADE 2021 na UFRN, destaca-se que:Ainda dentro do eixo Ensino, no que se refere à pós-graduação, em 2022, a UFRN dobrou o número de programas com notas 6 e 7. Além disso, houve ampliação expressiva do número de programas com nota 5, em comparação a 2017. Dentre o conjunto de 92 programas que foram avaliados, 33 programas (35,9%) obtiveram as notas 5, 6 ou 7, sendo 27 programas avaliados com nota 5. Em 2017, essa proporção era de 24,7% (equivalente a 20 programas de um total de 81), indicando uma significativa evolução qualitativa da pós-graduação. Ao mesmo tempo, registra se uma redução de 33% do número de programas com nota três (30 programas em 2017 e 20 programas em 2022) mesmo com a inclusão de vários programas novos, o que aponta para a evolução dos programas mais antigos e o sucesso das ações para consolidação do sistema. Ressalta-se que, em 2022, a UFRN finalizou o ano, pela primeira vez, como a instituição de ensino líder em concessões de patente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Nos últimos anos, a Universidade vem se destacando no ranking de depositantes do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), sendo sempre listada entre os 25 principais depositantes de patentes de invenção do Brasil. Soma-se a isso a inauguração do Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX), permitindo maiores parcerias com governos e empresas e constituindo-se numa perspectiva positiva evidente para a UFRN. O PAX vem com o propósito de fazer ciência em alto nível, reunindo governos, setor produtivo e a academia. Próximo à sua localização, ficam as sedes do Instituto de Ensino e Pesquisa Alberto Santos Dumont (ISD) e o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN ELS), que completam umcomplexo científico que vem sendo formado na região da Grande Natal/RN, mais especificamente no município de Macaíba. Por fim, a visão estratégica institucional é reiterada no papel ativo da UFRN na formação acadêmica, na valorização da arte e da cultura, da ciência, da tecnologia, da inovação, bem como no compartilhamento dos valores democráticos, dos quais a UFRN jamais se afastou em seu compromisso institucional de servir ao desenvolvimento do Rio Grande do Norte.Anais XI Congresso de iniciação científica - CIC 2000(2000) Brasil, Universidade Federal do Rio Grande do NorteAnais do 11º Congresso de Iniciação Científica (CIC) organizado pela a Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte no ano de 2000.Artigo XII Congresso de iniciação científica - CIC 2001(2001) Brasil, Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Pró-Reitoria de Pesquisa da UFRNAnais do 12ª Congresso de Iniciação Científica (CIC) organizado pela a Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte no ano de 2001.Anais XXI Congresso de iniciação científica - CIC 2010(2010) Brasil, Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Pró-Reitoria de Pesquisa da UFRNAnais do 21º Congresso de Iniciação Científica (CIC) organizado pela a Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte no ano de 2010. O Congresso teve como tema “Biodiversidade e cultura: Vida na terra e no mar".Anais XXII Congresso de iniciação científica - CIC 2011(2011) Brasil, Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Pró-Reitoria de Pesquisa da UFRNAnais do 22º Congresso de Iniciação Científica (CIC) organizado pela a Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte no ano de 2011.Anais XXIII Congresso de iniciação científica - CIC 2012(2012) Brasil, Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Pró-Reitoria de Pesquisa da UFRNAnais do 23º Congresso de Iniciação Científica (CIC) organizado pela a Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte no ano de 2012.Anais XXIV Congresso de iniciação científica - CIC 2013(2013) Brasil, Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Pró-Reitoria de Pesquisa da UFRNAnais do 24º Congresso de Iniciação Científica (CIC) organizado pela a Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte no ano de 2013.Anais XXIX Congresso de iniciação científica e tecnológica da UFRN - eCICT 2018(2018) Brasil, Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Pró-Reitoria de Pesquisa da UFRNAnais 29º Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica (eCICT) realizado pela a Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A 29ª edição do Congresso teve como tema “Ciência para Redução das Desigualdades”, estando alinhada aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.Anais XXV Congresso de iniciação científica - CIC 2014(2014) Brasil, Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Pró-Reitoria de Pesquisa da UFRNAnais do Congresso de Iniciação Científica a (CICT) realizado pela a Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte no ano de 2014.Anais XXVI Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica - eCICT 2015(2015) Brasil, Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Pró-Reitoria de Pesquisa da UFRNAnais do 26º Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica (eCICT) organizado pela a Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O Congresso teve como tema “ Luz, Ciência e vida".Anais XXVII Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica - eCICT-2016(2016) Brasil, Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Pró-Reitoria de Pesquisa da UFRNAnais do 27º Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica (eCICT) organizado pela a Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O Congresso teve como tema "Ciência alimentando o Brasil".Anais XXVIII Congresso de iniciação científica e tecnológica - eCICT 2017(2017) Brasil, Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Pró-Reitoria de Pesquisa da UFRNAnais do XXVIII Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica - eCICT-2017 realizado pela a Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica - eCICT-2017 teve como tema "A matemática esta em tudo".Anais XXX Congresso de iniciação científica e tecnológica da UFRN - eCICT 2019(2019) Brasil, Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Pró-Reitoria de Pesquisa da UFRNAnais do 30ª Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica (eCICT) organizado pela a Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O Congresso teve como tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”, estando alinhada aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.