Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Brito, Alexsandra Felix de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Tese
    Narrativas de desenvolvimento profissional de uma formadora de professores: o caso do Laboratório de Materiais Didáticos de Ensino da Matemática (LAMADEM) da UFCG
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-19) Brito, Alexsandra Felix de; Gonzalez, Fredy Enrique; http://lattes.cnpq.br/4034449429973970; http://lattes.cnpq.br/6295606540841776; Noronha, Claudianny Amorim; https://orcid.org/0000-0002-4238-065X; http://lattes.cnpq.br/3258090174478169; Borowsky, Halana Garcez; Neves, Regina da Silva Pina; Silva, Sani de Carvalho Rutz da
    Esta pesquisa está situada nos trabalhos desenvolvidos pelo Grupo de Estudos de Narrativas de Professores em Formação (GENPROF) do Programa de PósGraduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e tem como propósito geral refletir sobre o processo de formação e desenvolvimento profissional no Laboratório de Materiais Didáticos de Ensino da Matemática (LAMADEM) da Universidade Federal de Campina Grande (Campus I), buscando compreender, ressignificar, repensar e socializar essa formação. Este trabalho tem sua base no campo teórico da Educação Matemática na perspectiva da História Social da Educação Matemática (HISOEM), bem como constitui um Repertório de Coordenadas Teórico-Conceituais de Referência (RCT-CR), proposto por González (2017) para pesquisas na área de Educação Matemática. Este estudo abrange reflexões relacionadas à formação de professores, mais especificamente em ensino de matemática no curso de Pedagogia e os conhecimentos necessários para essa formação; bem como acerca de Laboratório de Ensino de Matemática abordando questões sobre o uso de materiais didáticos. A pesquisa é de natureza qualitativa em educação na categoria de narrativa (auto)biográfica, tendo como referência os pressupostos epistemológicos apresentados, principalmente, por Bicudo (2011), González (2020), Nacarato, Passos e Lopes (2019) e Passeggi (2016), focada no processo de formação em ensino de matemática da pesquisadora (sujeito da própria pesquisa), ao assumir como fonte principal de informação a sua trajetória acadêmica e profissional no referido laboratório. No procedimento analítico da pesquisa, usa a estratégia de imersão arqueológica e contemplação hermenêutica (González; Villegas, 2009), empregada sob a orientação fenomenológica da Educação Matemática (Bicudo, 1999, 2011), relacionada às vivências e experiências da fonte empírica, em diálogo polifônico com a narrativa (auto)biográfica (fonte testemunhal) e o Repertório de Coordenadas Teórico-Conceituais de Referência (fonte documental). Como resultado, o estudo aponta unidades de sentido, unidades de significado e interpretações compreensivas que levaram a possíveis compreensões e resignificação de uma história de desenvolvimento profissional à luz da relação teoria e prática. Ademais, este estudo contribui para evidenciar a narrativa (auto)biográfica e sua importância nas pesquisas e interpretações históricas sociais vinculadas à formação docente e suas práticas no ensino da matemática, nas quais o narrar e o refletir possibilitam a autocompreensão profissional e pessoal, como também o repensar do processo de ensino e aprendizagem da matemática oferecido em cursos de formação de professores que fazem ou não o uso da alternativa do laboratório de ensino da matemática.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM