Navegando por Autor "Brito, Anderson Dantas da Silva"
Agora exibindo 1 - 11 de 11
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC A educação escolar oficializada de crianças, jovens e adultos (Rio Grande do Norte, 1930-1947)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-01-16) Melo, Lorena Andréa de Castro; Araújo, Marta Maria; Brito, Anderson Dantas da Silva; Marques, Berenice PintoGetúlio Dornelles Vargas, ao se empossar na chefia do Governo Provisório, a 3 de novembro de 1930, anunciou, de imediato, um Programa de Reconstrução Nacional, para o qual a educação escolar, a saúde pública, a assistência social e a cultura apareciam como prioridades de políticas públicas. O trabalho, metodologicamente, é orientado para análise do corpus documental (legislação educacional, estatística escolar, mensagens dos interventores, quadro de municípios), pelas teorizações de Magalhães (1996), preferencialmente quanto ao entendimento de as políticas de escolarização primária terem como pressuposto uma lógica de mudança por oposição à permanência e à continuidade. O objetivo é refletir acerca das políticas de institucionalização de uma rede de escolas primárias de diversas modalidades (grupo escolar, escolas reunidas, escola isolada e escola rudimentar), criadas nas cidades, vilas, povoações, pequenos lugarejos, sítios e engenhos do Rio Grande do Norte, destinadas às crianças, jovens e adultos nos governos dos Interventores Federais neste Estado (1930-1947). A conclusão indica para a institucionalização de uma rede de escolas primárias públicas que tinha como contraponto a ampliação das oportunidades educacionais para uma população escolar sempre crescente nas áreas urbanas, suburbanas e rurais. Isso equivaleria, por um lado, à intenção de adaptação de crianças, jovens e adultos às mudanças sociais da vida coletiva, ainda, timidamente, pressentidas. Por outro lado, equivaleria àquele entendimento de Magalhães (1996) de que, subjacente às políticas públicas de educação primária, estariam sempre mudanças históricas mais amplas e, em constante, ampliação.TCC A afetividade como pressuposto para uma aprendizagem significativa: um relato de experiência(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-14) Alves, Deyse Gabrielly Rodrigues de Macêdo; Medeiros Neta, Olívia Morais de; http://lattes.cnpq.br/7542482401254815; Brito, Anderson Dantas da Silva; http://lattes.cnpq.br/8675877756294298; Azevedo, Laís Paula de Medeiros Campos; http://lattes.cnpq.br/3942672224334681Este relato de experiência está vinculado ao Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Trata-se de um Trabalho de Conclusão de Curso que tem como questões de estudo: De que maneira a relação afetiva entre professor e o aluno contribui para que o educando tenha um desenvolvimento significativo? Quais os benefícios que a afetividade entre professor/aluno traz para o educando? Tem o objetivo geral de relatar a prática pedagógica no estágio de uma pedagoga em formação, considerando que a afetividade está diretamente relacionada ao desenvolvimento global do educando. E, como objetivos específicos: Perceber de que maneira o pedagogo pode contribuir com uma aprendizagem afetiva. Indicar os benefícios da afetividade para o educando. A metodologia utilizada para desenvolver o trabalho é uma pesquisa com abordagem qualitativa, de natureza básica; quanto aos objetivos descritiva-explicativa, quanto aos procedimentos, por meio da revisão bibliográfica e pesquisa de campo. O trabalho é um relato de experiência do estágio supervisionado na Educação Infantil. Essa produção textual irá agrupar uma série de elementos descritivos por meio da apresentação de uma situação vivenciada. Nesse sentido, trouxe para o trabalho reflexões que foram embasadas pela minha própria experiência, dialogando com teóricos que esclarecem o tema.TCC Celebrações do centenário da lei de 1827 no Rio Grande do Norte: história e(em) imagem(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-10) Victor, Beatriz Raquel Soares; Medeiros Neta, Olívia Morais de; https://orcid.org/0000-0002-4217-2914; http://lattes.cnpq.br/7542482401254815; https://orcid.org/0000-0001-9588-8492; http://lattes.cnpq.br/6078425425558296; Medeiros Neta, Olívia Morais de; https://orcid.org/0000-0002-4217-2914; http://lattes.cnpq.br/7542482401254815; Brito, Anderson Dantas da Silva; Carlos, Nara Lidiana Silva Dias; https://orcid.org/0000-0001-5359-7208; http://lattes.cnpq.br/3621958893761776O presente trabalho é resultado da análise do álbum de fotografia comemorativo ao centenário da lei de 15 de outubro de 1827, encomendado por Nestor Lima na gestão do governador José Augusto, no estado do Rio Grande do Norte. Objetivou-se, assim, analisar o álbum de fotografias no intuito de perceber as representações históricas contidas nas imagens no contexto das comemorações ao centenário da lei que implementou a educação pública no país. A temática se mostrou pertinente ao responder a pergunta norteadora: que representações históricas estão contidas nos registros fotográficos do álbum destinado à celebração do centenário da lei das escolas de primeiras letras, no Rio Grande do Norte? Nos fundamentamos teoricamente em conceitos como história, memória e fotografia como fonte. Pela análise iconográfica do álbum constatamos que este contém celebrações na capital do estado e em cidades do interior, sendo parte de um programa de celebrações para a instrução pública, organizado pelo Diretor do Departamento de Educação, com o apoio do Governador da época. Assim, a história e a memória, a partir da análise do álbum de fotografia comemorativo ao centenário da lei de 15 de outubro de 1827, corroboram com a nossa compreensão de que celebrar a lei de instrução pública de 1827 era expressar que o Estado e sua gestão estavam alinhados com a educação e o processo modernizador à instrução.Dissertação Conflitos decorrente da vinculação extemporânea ao Sistema Nacional de Unidades de Conservação - SNUC: um estudo de caso sobre o Parque Estadual Dunas do Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-01) Álvares, Bety Jakeliny Mendes; Rezende Filho, Mozart Fazito; https://orcid.org/0000-0002-7528-6619; http://lattes.cnpq.br/1500119299281914; http://lattes.cnpq.br/9796263222671264; Brito, Anderson Dantas da Silva; Rodrigues, Camila Gonçalves de OliveiraO Parque Estadual Dunas de Natal é a primeira Unidade de Conservação regulamentada do Estado do Rio Grande do Norte, vinculado ao Sistema Nacional de Unidades de Conservação, no grupo de Proteção Integral, vinte e sete anos após a sua regulamentação. Situado em Natal, capital do estado, o Parque está inserido em Zona Urbana, sendo avizinhado por duas Áreas Especiais de Interesses Social, uma Área de Especial Interesse Turístico e Paisagístico, áreas militares e, em virtude disso, convive com uma gama de conflitos decorrentes da associação entre Unidade de Conservação de Proteção Integral e área urbana. A presente pesquisa tem como objetivo central “Analisar quais os conflitos decorrentes da vinculação extemporânea das Unidades de Conservação do tipo "Parque", localizadas em áreas urbanas, ao Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC, a partir do caso do Parque das Dunas de Natal/RN”. Trata-se de pesquisa qualitativa, entendida como a mais adequada para responder ao problema que se propõe interdisciplinar. Como estratégia definiu-se o Estudo de Caso por configurar-se num exame detalhado de um único exemplo, o que possibilita maior aprofundamento e, consequentemente maior aprendizado acerca do objeto estudado. O Parque das Dunas foi caracterizado como um caso único crítico, definido pela centralidade em relação ao problema de pesquisa. A coleta de dados se deu a partir de dados secundários, compostos por documentos oficiais (Plano de Manejo, Plano de Operação, Manual de Procedimentos, dentre outros identificados durante o percurso), atas das reuniões do Conselho Gestor da UC, Planos Diretores de Natal, reportagens veiculadas em jornais impressos, encontrados nos arquivos da hemeroteca da Biblioteca Nacional, especificamente nos jornais locais O Poty e o Diário de Natal, nos períodos entre 1970-1979 e 1980-1989; além de documentos correlatos, os quais foram analisados recorrendo-se à Análise de Conteúdo, respeitando-se as etapas de pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados, definidas por Bardin (2011). Buscou-se compreender a relação entre meio ambiente natural e urbano, a partir dos instrumentos reguladores. Utilizando-se do Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC como referência, analisou-se os Sistemas Estaduais com vistas a compreender as semelhanças e distinções entre os instrumentos, buscando-se identificar a existência de categorias distintas de Unidades de Conservação às definidas pelo SNUC. Como último lastro teórico, destacou-se o Parque Urbano como uma categoria de área verde mais próxima das realidades urbanas e seu potencial de fornecimento de serviços ecossistêmicos, lazer e turismo, e melhoria de qualidade de vida das populações. Os resultados obtidos apontam para a necessidade de reavaliação das legislações que versam sobre as Unidades de Conservação, especialmente, em âmbitos estadual e municipal, com a criação de categorias distintas das definidas pelo SNUC vislumbrando a a disponibilização de áreas com caracterizas e regramentos mais próximos das realidades dos centros urbanos; para a necessidade de possíveis adequações ou requalificação das UCs vinculadas extemporaneamente ao SNUC, bem como para revisão do Plano de Manejo do Parque das Dunas. Ainda que, apesar da vinculação extemporânea acarretar em descompassos entre o que consta na lei e as realidades das UCs, os conflitos não decorrem apenas desse fato, muitos deles existem desde a criação e se agravam com o tempo.Livro Corografia e produção espaço-identitária do Rio Grande do Norte(Ideia, 2018-07) Brito, Anderson Dantas da Silva; Medeiros Neta, Olivia Morais de; Peixoto, Renato AmadoEste livro tem como temática corografias e imaginário toponímico norte-rio-grandense. E, objetiva analisar os interesses e o imaginário que caracterizaram as corografias enquanto produções intelectuais que elaboraram historicamente uma espacialidade e uma identidade para o Rio Grande do Norte.Tese Em nome(s) da Educação: imaginários toponímicos dos Grupos Escolares do Rio Grande do Norte (1907-1947)(2019-02-27) Brito, Anderson Dantas da Silva; Medeiros Neta, Olivia Morais de; ; ; Souza, Francisco das Chagas Silva; ; Macedo, Helder Alexandre Medeiros de; ; Oliveira, Iranilson Buriti de; ; Lima, Jailma Maria de; ; Aquino, Luciene Chaves de; ; Paiva, Marlucia Menezes de;Neste trabalho, que tem como temática culturas políticas e toponímias dos grupos escolares e como objeto imaginários toponímicos dos grupos escolares do Rio Grande do Norte no período de 1907 a 1947, objetivamos analisar como a cultura política que prevaleceu em cada momento histórico pode determinar a definição dos imaginários relativos às denominações daquelas instituições escolares. Desse modo, nos foi possível a defesa da tese de que a cultura política enredada no sistema de educação pública foi determinante para a definição do(s) imaginário(s) relativo(s) à toponímia dos grupos escolares do Rio Grande do Norte no período de 1907 a 1947. O corpus documental para o estudo dos imaginários toponímicos é composto por Constituições Brasileiras, mensagens de presidentes, mensagens de governadores, relatórios de interventores federais, legislação educacional federal, estadual e municipal, Anais da Primeira Conferência Nacional de Educação, convênios nacionais, estaduais e municipais, relatórios de diretores da instrução pública, estatísticas escolares, artigos de jornais e fotografias. Para o escrutínio das fontes, o estudo assenta-se prioritariamente nas análises e interpretações teóricometodológicas fundamentadas em René Rémond e Serge Berstein para a compreensão das culturas políticas, em Carlos Roberto Jamil Cury quanto ao entendimento de federalismo, em Cornelius Castoriadis para problematizar os imaginários e o magma toponímico dos grupos escolares, em Júlio Aróstegui e Jörn Rüsen para o emprego do método da pesquisa histórica e em Maria Dick no que concerne à aplicação do modelo taxeonômico utilizado para qualificar os topônimos. Assim, localizamos os imaginários toponímicos dos grupos escolares com base na organização familiar, na política local, na história nacional e na história da educação do Rio Grande do Norte, determinados pelas culturas políticas que prevaleceram em cada tempo histórico inscrito no período de 1907 a 1947.Dissertação Em nome(s) dos interesses: imaginários toponímicos do Rio Grande do Norte na Primeira República(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-08-31) Brito, Anderson Dantas da Silva; Peixoto, Renato Amado; ; http://lattes.cnpq.br/4329353374197075; ; http://lattes.cnpq.br/8675877756294298; Oliveira, Iranilson Buriti de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728002Z6; Macedo, Muirakytan Kennedy de; ; http://lattes.cnpq.br/6234766321259493Esse trabalho tem como temática imaginários toponímicos, a partir da qual objetivamos analisar os imaginários e interesses investidos que caracterizaram a implantação e a legitimação da Primeira República (1889-1930) no Rio Grande do Norte, historicizando o processo de toponimização de tal espaço. Para a construção de nosso objeto perscrutamos leis e decretos provinciais, estaduais, e municipais; mensagens anuais de governadores; artigos dos jornais O Povo, A República, Diário do Natal, O Seridóense, A Notícia, e Jornal das Moças; a cartografia, e a historiografia local que trata da toponímia. A utilização dessas fontes aliadas a empiria foram conduzidas por um aporte teórico-metodológico baseado na história do imaginário político através de Cornelius Castoriadis, René Rémond, Michel de Certeau e Maria Dick. Para a compreensão dos imaginários que (de)marcaram toponimicamente os espaços do Rio Grande do Norte durante a Primeira República inicialmente retornaremos às duas últimas décadas imperiais, enquanto momento de clivagem entre Império e República, fundamental para a fomentação dos imaginários que corporificaram a organização de nossa problemática. Este primeiro olhar trata de observar através dos nomes de algumas cidades como o espaço norte-rio-grandense deveria está alinhado com a dinâmica imaginária do novo regime político da nação, seguindo para um processo de redirecionamento das práticas nomeativas em conformidade com a organização familiar Albuquerque Maranhão ao enunciar nos nomes de cidades, vilas, ruas, escolas, edifícios, etc o reconhecimento à memória de seus membros, para na sequência verificar como uma nova dinâmica nomeativa ajudou a entender o processo de transição política do Litoral para o Sertão, e ao mesmo tempo afirmando o poder da elite política e econômica seridoense à frente do governo do estado nas duas últimas décadas da Primeira RepúblicaTCC A escola como instituição de controle?! Uma análise de memórias educativas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-08-04) Silva, Maria Gabriella Guimarães; Medeiros Neta, Olívia Morais de; Medeiros Neta, Olívia Morais de; Gurgel, Rita Diana de Freitas Gurgel; Brito, Anderson Dantas da SilvaO presente trabalho aborda a escola como uma instituição de controle, nas últimas décadas, a partir da análise de memórias educativas produzidas durante o “Projeto Suplementar de Ensino: História e Historiografia da Educação no Rio Grande do Norte”, realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no semestre suplementar de 2020.5. Metodologicamente, os relatos presentes nos memoriais, foram selecionados e catalogados usando da análise temática, como forma de análise. Teoricamente, Michel Foucault (2003) corroborou com o entendimento de dispositivos de controle e sociedade disciplinar, em especial, e Le Goff (1990) com a concepção de memória. A pesquisa apontou para a importância das memórias como um elemento formativo e de como são evidentes os dispositivos de controle dentro das memórias educativas analisadas.Dissertação Leitura nas provas de matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-11-27) Sodré, Leila Telma Lopes; Barbosa, Tatyana Mabel Nobre; http://lattes.cnpq.br/6982452047842223; http://lattes.cnpq.br/9775979165288946; Brito, Anderson Dantas da Silva; Noronha, Claudianny Amorim; https://orcid.org/0000-0002-4238-065X; http://lattes.cnpq.br/3258090174478169; Borowsky, Halana Garcez; Cavalcante, Ilane FerreiraEste trabalho inscreve-se em dois campos articulados do saber: o das ciências da linguagem e o das ciências da educação. Trata-se de uma pesquisa desenvolvida com o propósito de constituir uma reflexão sobre a leitura no contexto das políticas de avaliação em larga escala. Metodologicamente, a pesquisa caracterizou-se por sua natureza documental e bibliográfica e definiu como seu objeto de estudo as concepções de leitura subjacentes nos enunciados das questões das provas de Matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Ao assumir uma abordagem qualitativa, a investigação adotou procedimentos de interpretação de dados para responder à seguinte pergunta norteadora: Como as concepções de leitura fundamentam as questões das provas de Matemática do ENEM? Para encontrar possíveis respostas para essa indagação, a pesquisa dedicou-se à observação metódica do corpus constituído por enunciados constantes nos itens das provas de Matemática do ENEM (1998, 2009 e 2014) e em textos oficiais reguladores dessa avaliação em larga escala. Como parâmetros de interpretação, foram adotados os instrumentos propostos por Bardin (2016), cuja contribuição se insere na análise de conteúdo de enunciados. Os pressupostos teóricos adotados para fundamentar as discussões estão assentados em postulados formulados por Mikhail Bakhtin (2003; 2006), que defende noções relativas ao fazer significar pela linguagem, ao esforço do sujeito para compreender e interpretar o mundo como um todo arquitetônico, na medida em que se dá a interação verbal, o dialogismo, a subjetividade interpelada pela história, pela ideologia, pelo Outro. Nessa linha de abordagem, a pesquisa adere às contribuições teóricas de estudiosos brasileiros que repercutem os fundamentos bakhtinianos: Ângela Kleiman (1993), João Wanderley Geraldi (1995), Carlos Alberto Faraco (2010), Roxane Rojo (2011), Smole e Diniz (2011), Amorim e Barbosa (2014), Araújo e Barbosa (2014) e Lima e Noronha (2016), estas quatro últimas autoras voltadas aos interesses do campo de estudos da leitura no ensino da Matemática.Tese O plano de propaganda contra o analfabetismo e a constituição de Parelhas em um município pedagógico (1928-1930)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-17) Farias, Laísa Fernanda Santos de; Medeiros Neta, Olivia Morais de; https://orcid.org/0000-0002-4217-2914; http://lattes.cnpq.br/7542482401254815; https://orcid.org/0000-0002-2025-1259; http://lattes.cnpq.br/4075872461257574; Azevedo, Crislane Barbosa de; Andrade, Juciene Batista Felix; Bezerra, Maria Irinilda da Silva; Brito, Anderson Dantas da SilvaNeste trabalho propõe-se a análise de como o Plano de Propaganda contra o Analfabetismo, projeto criado, executado e aplicado na cidade de Parelhas, no final dos anos de 1920, mais precisamente entre os anos de 1928 até 1930, correspondentes ao mandato do prefeito Florêncio Luciano, e que contribuiu para a constituição de Parelhas enquanto um município pedagógico. Conceito este que está ancorado nas discussões propostas pelo historiador da Educação Justino Magalhães que junto às análises de outros teóricos utilizados nesta tese, como Michel Foucault, do qual se aproveita a definição sobre as artes de governar, auxiliou na reflexão acerca da compreensão da organização política da República. Atrelado a esta ideia inicial, convoca-se também as afirmações da historiadora Clarisse Nunes, a qual ajudou para refletir sobre a modernização da cidade pelo viés educativo, bem como do historiador Dominique Julia, que amparou na apreensão dos elementos que constituem a cultura escolar, que são: o seu espaço em específico, os cursos que são ofertados e seu corpo profissional. Todos esses teóricos conseguiram dar sentido a uma análise hermenêutica de fontes e que nesta pesquisa estão distribuídas em atas, decretos, leis, relatórios de governadores e do prefeito no contexto de instalação do plano, frequências escolares, recenseamentos, planos de aulas, fotografias das turmas do plano e ofícios sugerindo a manutenção das escolas. Assim, esse vasto acervo documental foi problematizado metodologicamente a partir de pesquisadores como Júlio Aróstegui, que contribuiu para compreender a partir da taxinomia das fontes, ou seja, por meio da sua variedade, os diálogos advindos do cruzamento de uma a documentação que possibilitou pensar a ocorrência de um município pedagógico em conjunto aos investimentos realizados na educação republicana a nível regional e, por consequência, nacional. Para além dele, recorre-se, ainda, ao historiador Jörn Rüssen, em auxílio à heurística, à crítica e à narrativa da documentação, isto é, na compreensão cuidadosa da documentação do plano. Nesse sentido, na pesquisa aqui realizada, percebeu-se uma mudança nos aspectos urbanos da cidade de Parelhas e, principalmente em sua Zona Rural com a ampliação das Escolas Rudimentares nas comunidades. Além disso, foi perceptível também os processos de sociabilidades iniciados a partir das trocas de informações geradas a partir das fiscalizações realizadas pela Prefeitura Municipal de Parelhas, por meio das Comissões Rural, Urbana e Central contra o analfabetismo, além dos contatos realizados pelo Departamento de Educação de Natal, elementos esses que contribuíram para a constituição de Parelhas enquanto um laboratório de formação de um município pedagógico das pretensões de organização social e política da Primeira República.Dissertação Palco-terreiro-quartel: caminhos para autodisciplina do ser-artista(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-03-18) Dantas, Gleydson Rodrigues; Lewinsohn, Ana Caldas; http://lattes.cnpq.br/0090264123376586; http://lattes.cnpq.br/2004738051806103; Brito, Anderson Dantas da Silva; Carrico, André; http://lattes.cnpq.br/5977502527839784Esta dissertação se propõe a investigar a relação entre a disciplina e a formação para a autodisciplina como um processo decorrente de uma imersão em sistemas hierarquizados e monitorados. Subsidiário a este objetivo, pretendemos comparar como esse processo de construção da autodisciplina se dá em dois sistemas sociais, externos às Artes Cênicas, bastante monitorados e hierarquizados, mas percebidos pela sociedade como bastante diferentes: o Candomblé e o militarismo. Por fim, observar como se dá a comparação nesses três cenários entre a modelação/formação disciplinar das atitudes a partir da disciplina do corpo no Método Dança-Educação Física, partindo de uma investigação qualitativa com viés dedutivo tendo por corpus documental as obras: Humbê do Babalorixa Caccioli de Ayrá, Manual de Ordem Unida do Exército Brasileiro e o Método Dança-Educação Física do Proferssor Edson Claro. Tendo por referenciais teóricos o pós-estruturalismo de Michel Foucault e o paradigma da sociedade pós-disciplnar do filósofo Byung-chul Han. Apresetando em sua última parte, o Prólogo, a pertinência contemporânea da autodisciplina na construção profissional das artes cênicas. O trabalho encontra-se dividido em: Prólogo, Atos e Epílogo; e compõe as discussões sobre práticas investigativas da cena: poéticas, estéticas e pedagogias.