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    Dissertação
    O uso metodologias ativas na formação docente de estudantes residentes do curso de Letras - Língua Portuguesa e Libras da UFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-04-30) Brito, Everton da Silva; Viana, Flávia Roldan; ; ; Maia, Dennys Leite; ; Marques, Ivoneide Bezerra de Araújo Santos;
    O uso de mídias digitais em sala de aula tem se intensificado, principalmente pela necessidade de incorporação de metodologias ativas que são potencializadas pelo uso de recursos tecnológicos e visam colocar o estudante como sujeito ativo e protagonista do seu processo de aprendizagem. Um dos desafios paralelos a isso é a necessidade da apropriação dessas ferramentas nas rotinas de sala de aula, de forma a proporcionar práticas pedagógicas personalizadas, interativas, inovadoras e cada vez mais colaborativas, alinhadas com os objetivos de aprendizagem e sequências didáticas inerentes à prática docente. O estudante surdo vivencia experiências que configuram um processo de ensino e aprendizagem visual, necessitando que professores utilizem estratégias didático-pedagógicas mediadas por suas especificidades de aprendizagem. Diante dessas afirmações, o problema de pesquisa está centrado no uso de metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem de estudantes surdos. Parte-se da hipótese de que práticas digitais inclusivas podem vir a proporcionar ao estudante surdo uma maior interação e autonomia em relação a seu próprio processo de aprendizagem. Dessa forma, um atelier formativo foi estruturado para ser aplicado aos residentes surdos e ouvintes do Programa de Residência Pedagógica (RP) do curso de Letras - Língua Portuguesa e Libras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).Para responder ao problema de pesquisa, o objetivo geral da pesquisa é analisar os impactos do atelier formativo com uso das Metodologias Ativas por estudantes residentes (graduandos surdos e ouvintes) do Programa de Residência Pedagógica (RP) do curso de Letras - Língua Portuguesa e Libras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), como recurso de ensino e aprendizagem para estudantes surdos na educação básica, com foco no desenvolvimento de práticas didático-pedagógicas mais flexíveis que possam possibilitar a construção e o compartilhamento do conhecimento. Para isso, foram estabelecidos objetivos específicos, a saber, investigar a percepção docente dos estudantes residentes acerca de suas práticas de ensino com estudantes surdos incluídos quanto às possibilidades do uso das metodologias ativas; desenvolver com os estudantes residentes práticas de ensino tomando como base o uso de ferramentas digitais que auxiliem em sua prática pedagógica; e identificar os possíveis impactos na prática docente dos residentes no tocante ao uso de Metodologias Ativas no processo de ensino e aprendizagem do estudante surdo. Partimos da hipótese de que o uso de metodologias ativas como recurso didático-pedagógico pode tornar mais dinâmica, efetiva e personalizada a educação de estudantes surdos. A fundamentação teórica desta pesquisa foi baseada em pesquisa bibliográfica de autores da metodologia ativa e acerca da formação docente do curso de Letras - Língua Portuguesa e Libras, principalmente, no âmbito da RP. A metodologia do trabalho possuiu uma abordagem qualitativa de natureza aplicada à formação de conhecimentos para soluções de problemas a partir das seguintes fases: a) investigação da percepção docente dos estudantes residentes acerca de suas práticas de ensino com estudantes surdos incluídos quanto às possibilidades do uso das metodologias ativas; b) atelier formativo que teve como missão fomentar a reflexão, e propiciar a construção de práticas educativas efetivas, que encaminhassem para um desenvolvimento significativo do estudante surdo; c) grupo focal com os sujeitos da pesquisa para identificar os possíveis impactos na prática docente no tocante ao uso de Metodologias Ativas no processo de ensino e aprendizagem do estudante surdo. Além disso, o presente estudo foi baseado no design instrucional que é uma ferramenta que abrange planejamento, desenvolvimento e aplicação de técnicas sistemática de ensino, no intuito de provocar a aprendizagem humana. Os resultados encontrados permitem-nos destacar aspectos importantes que possibilitam uma melhor compreensão acerca do uso de metodologias ativas como recurso de ensino e aprendizagem para estudantes surdos na educação básica a partir da formação docente construída no Programa de Residência Pedagógica do curso de Letras - Língua Portuguesa e Libras da UFRN. O estudo apontou para a necessidade de uma mudança de postura docente frente ao processo de ensino e aprendizagem desse alunado. Porém, importa considerar que, apenas o uso de metodologias ativas, sem um efetivo planejamento, com estratégias adequadas, direcionadas, ao contexto de educação de pessoas surdas, não implica em rupturas de práticas metodológicas arraigadas ao longo do tempo. Para que esse uso seja efetivo é demandado esforço, tempo e estudo. E é nesse sentido que novas pesquisas devem surgir para contribuir com a compreensão e a melhoria do ensino para esse alunado.
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