Navegando por Autor "Brito, Fabiana Erica de"
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Dissertação As condições do trabalho docente: um estudo em escolas da rede municipal de Currais Novos-RN (2009 a 2012)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-02-07) Brito, Fabiana Erica de; Castro, Alda Maria Duarte Araújo; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771492U8189; ; http://lattes.cnpq.br/5319869538210325; Souza, Antônio Lisboa Leitão de; ; http://lattes.cnpq.br/8288392835017165; Garcia, Luciane Terra dos Santos; ; http://lattes.cnpq.br/2546503141542893; Tavares, Andrezza Maria Batista do Nascimento; ; http://lattes.cnpq.br/5187018279016366O estudo denominado As condições do trabalho docente: um estudo em escolas da rede municipal de Currais Novos-RN (2009 - 2012) tem como objetivo analisar a configuração do trabalho docente em escolas da rede Municipal de Currais Novos-RN, entre os anos de 2009 2012, considerando as dimensões da infraestrutura, da formação inicial e continuada e da intensificação e precarização do trabalho docente, no contexto das reformas educacionais da década de 1990. Parte do pressuposto que o trabalho docente é parte constitutiva da sociedade capitalista tendo sido redimensionado a partir das novas exigências postas pelo mundo do trabalho. Para realização da pesquisa foram considerado os dados da pesquisa survey denominada Trabalho Docente na Educação básica no Brasil, ( 2009 - 2010), realizada em sete estados brasileiros sendo eles: Pará, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Goiás, Paraná, Santa Catarina e Espírito Santo. Especificamente para o aprofundamento desse estudo foram selecionadas escolas no município de Currais Novos nas quais foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 12 professores (regentes de sala de aula) do referido município. A pesquisa se insere em uma abordagem de cunho qualitativo e quantitativo e os instrumentos de pesquisa adotados foram: pesquisa documental, revisão bibliográfica, entrevistas e o questionário. A análise dos dados nos permite inferir que o trabalho docente dos professores dos estados que participaram da pesquisa vem sofrendo a influência das mudanças no mundo do trabalho e das reformas educacionais e tem assumindo características como a flexibilização, precarização e intensificação e essa tendência também está presente nas escolas que foram pesquisadas no município de Currais Novos. No que se refere às condições dos professores de sala de aula, esses indícios são mais acentuados, tendo em vista que tiveram suas funções e competências ampliadas para além da sala de aula. Os dados evidenciam ainda que, de modo geral, as condições de trabalho dos docentes em âmbito nacional, estadual e local são deficitárias e heterogêneas, aprofundando cada vez a distância entre unidades escolares e redes de ensino. Dessa forma, é importante que sejam implementadas políticas públicas que valorizem o trabalhador docente e melhorem suas condições de trabalho em todas as dimensões que interferem diretamente no seu trabalhoTCC PIBID - Alfabetização: a construção de estratégias pedagógicas diante das dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-10) Silva, Amanda Edrielly Pereira da; Souza, Flávia Renata Silva; Brito, Fabiana Erica de; Cunha, Eliane Madza de AlmeidaO presente trabalho relata as experiências vivenciadas durante o desenvolvimento de intervenções pedagógicas no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), vinculado ao curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – CERES, realizadas no 9º período da graduação. As ações ocorreram em uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais de uma escola pública municipal da cidade de Caicó/RN, com foco principal no processo de alfabetização dos estudantes. A atuação concentrou-se especialmente no acompanhamento individualizado do aluno Felipe Sobrinho, de 7 anos, inicialmente classificado no nível silábico com valor sonoro. Com base em uma avaliação diagnóstica inicial, foram planejadas e desenvolvidas intervenções semanais, considerando as necessidades específicas da leitura e da escrita do aluno e seus avanços progressivos ao longo do processo. As propostas pedagógicas envolveram atividades lúdicas e estruturadas, como jogos, leitura mediada, produção textual e exercícios com rimas. Cada intervenção teve como objetivo desenvolver competências específicas relacionadas à leitura, escrita, consciência fonológica, ampliação do vocabulário, fluência e compreensão textual. As atividades priorizaram a ludicidade, a participação ativa, o respeito ao ritmo de aprendizagem e a valorização da autoria do aluno. Durante o acompanhamento, observaram-se avanços significativos na autonomia do estudante, especialmente no reconhecimento de fonemas e grafemas, segmentação silábica, organização de ideias e construção textual. O aluno evoluiu do nível silábico com valor sonoro para o nível alfabético, evidenciando progresso consistente no processo de alfabetização. Além disso, a experiência proporcionou um aprofundamento prático dos conhecimentos adquiridos na formação inicial, favorecendo o desenvolvimento de competências pedagógicas essenciais, como o planejamento de intervenções personalizadas, a mediação intencional e a escuta ativa. Dessa forma, o trabalho reafirma a importância da atuação docente sensível e reflexiva, bem como o potencial do PIBID como instrumento formativo comprometido com a qualidade da educação pública.